Atividade ou texto para impressão - verbete digital
Plano de Aula
Plano de aula: Verbete enciclopédico digital: dados relevantes e secundários
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Computador e projetor multimídia para apresentar a página do verbete enciclopédico digital ou celulares ou laboratório de informática;
- Acesso à internet;
- Verbete de enciclopédia digital: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208.
- Canetas marca-texto;
Observação: Você pode adaptar o material, caso não tenha acesso à internet na escola ou a computadores e projetor de multimídia ou celulares dos alunos, é possível trazer o texto impresso com os hiperlinks marcados. Para ter acesso ao texto impresso, clique aqui.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem ter dificuldades em diferenciar informações essenciais das secundárias.
Referências sobre o assunto:
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acessado em: 03/07/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acessado em: 03/07/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
1. A fim de ativar o conhecimento prévio dos alunos, projete o verbete de enciclopédia digital presente no link abaixo e escolha no verbete enciclopédico o subtítulo “Utilização” da fotografia na sociedade.
Link: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208 (Fonte: Escola Britannica, disponível em https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208. Acessado em: 06 de agosto de 2018)
Observações:
- Você pode adaptar o material, caso não tenha acesso à Internet na escola ou computadores e projetor de multimídia ou celulares dos alunos, é possível trazer o texto impresso com os hiperlinks marcados. Para acessar o texto impresso, clique aqui. Lembrando que é importante o acesso de forma digital devido às diferenças entre o suporte impresso e o digital, como, por exemplo, o acesso aos hiperlinks como meio para acesso a informações secundárias.
- Foi escolhido o verbete “Fotografia” por ser um assunto que faz parte do universo do adolescente em decorrência do uso dos celulares. De acordo com o perfil da turma, se necessário, escolha outro tema.
2. Peça que um aluno leia este trecho do verbete.
3. Após a leitura, faça os seguintes questionamentos, que deverão ser respondidos numa conversa informal, propiciando um momento de reflexão.
A) Existe verbete de dicionário e verbete de enciclopédia. Este que vocês acabaram de ler é de que tipo? Como chegaram a essa conclusão?
B) Sendo assim, qual a finalidade de um verbete de enciclopédia?
Deixe os alunos fazerem suposições e conduza a discussão de modo que percebam que um verbete de dicionário tem como finalidade principal explicar o conceito de uma palavra e que o verbete de enciclopédia traz mais informações além da definição, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Ele pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar os dados e isso que o diferencia de um verbete de dicionário. Também comente que, hoje em dia, a versão mais utilizada é a digital.
4. Em seguida, faça o seguinte questionamento:
- Todas as informações presentes neste trecho de verbete de enciclopédia são essenciais para o entendimento dele?
Conduza a discussão de modo que os alunos percebam que um verbete de enciclopédia pode trazer informações essenciais e secundárias. Para que os alunos percebam isso, cite um exemplo dentro do verbete projetado, como o seguinte trecho: “As pessoas costumam fotografar suas viagens, festas, aniversários, casamentos, nascimento de filhos e reuniões com amigos e familiares”, já que ele é apenas a explicação do termo “hobby” citado anteriormente. Saliente que a informação essencial faz parte do assunto central e que as secundárias não estão no texto como adorno, mas sim para complementar a informação essencial.
5. Se você estiver usando o verbete no seu suporte digital, chame a atenção para os hiperlinks. Explique que eles dão acesso a outros verbetes. Em seguida, faça com que os alunos reflitam se essas informações seriam essenciais para o entendimento do verbete “Fotografia” ou secundárias.
Leve os alunos a perceberem, por meio de questionamentos, que essas informações são secundárias, uma vez que não se referem diretamente à temática do verbete, mas sim a outros verbetes que falam de outros temas. Exemplo de questionamentos: Se esses hiperlinks levaram a outros assuntos, que não são sobre a utilização da fotografia, eles são secundários ou essenciais?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
1. A partir da discussão realizada na introdução, comente que haverá a análise de como as informações essenciais e secundárias aparecem num verbete de enciclopédia digital.
2. Divida a turma em 8 times e distribua cada parte do texto de forma impressa: Introdução, utilização, como fotografar e história. Como são 4 partes e 8 times, então cada parte de ser distribuída para dois times. Peça que os grupos releiam os fragmentos, discutindo essa escolha, baseando-se no conceito construído na introdução. Os alunos deverão pintar as informações principais de uma cor e as secundárias de outra, usando, para isso, canetas marca-texto. Essa técnica de marcação ajuda na organização das informações do texto.
3. Acompanhe as discussões nos grupos, fazendo mediações, a fim de observar as escolhas feitas pelos alunos e reorientar, se necessário.
Observação: Determine a quantidade de alunos em cada time de acordo com o perfil da turma. A sugestão de 8 times foi feita devido a serem quatro subtítulos, mas, manter apenas 4 grupos poderia gerar times muito grandes, sendo assim, optou-se pelo dobro para que fossem utilizados cada parte em dois times. Porém, tenha liberdade para modificar esse quantitativo.
Observação: Não ultrapasse 14 minutos na realização destas ações para não prejudicar o andamento das demais atividades.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Solicite que um representante de cada time apresente, oralmente, o que marcaram como informação essencial e explique o porquê. Os representantes dos dois times que receberam a mesma parte deverão ir à frente juntos. Um apresenta e o outro comenta as diferenças de marcações, caso haja, para que cheguem, junto com a turma, a um consenso sobre a marcação realizada.
Observações:
- Ao fazerem a explicação sobre o porquê de terem escolhido uma informação como essencial, os estudantes já evidenciam implicitamente o que entenderam também sobre as informações secundárias.
Observação: Não ultrapasse 16 minutos, 4 minutos para cada time, na realização desta ação para não prejudicar o andamento da etapa de conclusão.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Projete na tela a seguinte reflexão para os alunos:
Baseando-se na finalidade de um verbete de enciclopédia, reflita: Que prejuízos um estudioso teria se esse tipo de texto não trouxesse informações secundárias?
2. Conduza a reflexão de forma coletiva e peça que, ao final da discussão, anotem, no caderno, a conclusão a que chegarem.
3. Conduza a discussão de modo que os alunos percebam que uma das respostas possíveis é que um verbete enciclopédico traz informações mais completas do que um verbete de dicionário, por exemplo, por isso ele possui dados extras, indo além dos principais, com o objetivo de ampliar o conhecimento do leitor.
Observação: Tome cuidado para não ultrapassar o tempo de 5 minutos nesta atividade.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1. Peça a alguns alunos que leiam a conclusão a que chegaram, salientando que a informação essencial faz parte do assunto central e que as secundárias não estão no texto para adornar, mas sim para complementar a informação essencial.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Tema
Apresente por áudio, via WhatsApp, o tema da aula aos alunos: informações essenciais e secundárias em verbetes de enciclopédias digitais. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.
Introdução
A fim de ativar o conhecimento prévio dos alunos, disponibilize o verbete de enciclopédia digital disponível aqui e escolha o subtítulo “Utilização” da fotografia na sociedade. Você também pode encaminhar o texto impresso com os hiperlinks marcados (disponível aqui), lembrando que é importante o acesso digital devido às diferenças entre o suporte impresso e o digital, como, por exemplo, os hiperlinks como meio de acesso a informações secundárias. Foi escolhido o verbete “Fotografia” por se tratar de um assunto que faz parte do universo do adolescente em decorrência do uso dos celulares. De acordo com o perfil da turma, se necessário, escolha outro tema. Peça aos alunos que leiam esse trecho do verbete. Após a leitura, faça os seguintes questionamentos:
A) Existe verbete de dicionário e verbete de enciclopédia. Este que vocês acabaram de ler é de que tipo? Como chegaram a essa conclusão?
B) Sendo assim, qual a finalidade de um verbete de enciclopédia?
C) Todas as informações presentes neste trecho de verbete de enciclopédia são essenciais para o entendimento dele?
Chame a atenção para os hiperlinks. Explique que eles dão acesso a outros verbetes. Em seguida, faça com que os alunos reflitam se essas informações seriam essenciais ou secundárias para o entendimento do verbete “Fotografia”. Leve os alunos a perceber, por meio de questionamentos, que essas informações são secundárias, uma vez que não se referem diretamente à temática do verbete, mas a outros verbetes que falam de outros temas. Exemplo de questionamento: se esses hiperlinks levaram a outros assuntos que não são sobre a utilização da fotografia, eles são secundários ou essenciais?
Desenvolvimento
A partir da discussão realizada na introdução, comente que haverá a análise de como as informações essenciais e secundárias aparecem num verbete de enciclopédia digital. Divida a turma em grupos de quatro integrantes e indique a parte do texto que deverão ler: introdução, utilização, como fotografar e história. Como são 4 partes e 4 times, cada parte deve ficar com um time. Peça que os grupos releiam os fragmentos e discutam essa escolha baseando-se no conceito construído na introdução (sugira que as discussões aconteçam por meio de chamada de vídeo no WhatsApp ou através de reuniões no Google Meet ou Zoom, que eles mesmos podem agendar). Os alunos deverão pintar as informações principais de uma cor e as secundárias de outra, usando, para isso, canetas marca-texto (caso o imprimam) ou marcador do Word. Essa técnica de marcação ajuda na organização das informações do texto. Solicite que um representante de cada time compartilhe com os demais, pelo WhatsApp, o texto devidamente marcado. É importante também que cada representante explique, por meio de áudio, o porquê de suas marcações. Observações: ao explicar por que escolheram uma informação como essencial, os estudantes já evidenciam, implicitamente, o que entenderam também sobre as informações secundárias. Baseando-se na finalidade de um verbete de enciclopédia, instigue-os a refletir: que prejuízos um estudioso teria se esse tipo de texto não trouxesse informações secundárias?
Fechamento
Peça que registrem no caderno a conclusão a que chegaram, salientando que a informação essencial faz parte do assunto central e que as secundárias não estão no texto para adornar, mas para complementar a informação essencial.
Convite às famílias
Convide os alunos a abrir uma discussão construtiva, em casa, sobre o uso de hiperlinks. Peça que questionem: vocês sabem o que são hiperlinks? Sabem para que servem? Consideram que eles trazem informações essenciais ou secundárias? Conforme os alunos discutem com seus familiares, estão fixando suas respostas e ideias, corroborando ou retificando o que entenderam até então.