14096
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Cordel e rap: contexto social e visões de mundo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Cordel e rap: contexto social e visões de mundo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.

Opcionais: xilogravuras alternativas (tutorial disponível aqui).

Tema
Professor, utilize o WhatsApp ou outro canal de áudio, mensagens e vídeos para explicar aos alunos que, nesta aula, vocês estudarão dois gêneros textuais com características muito comuns, mas que apresentam também algumas diferenças. Para aguçar a imaginação deles, pergunte se conhecem o Rap, se já ouviram um Rap e se conseguem identificar alguma semelhança desse gênero com o Cordel. Ouça algumas respostas e sugira, então, que assistam aos vídeos selecionados, que trazem um assunto em comum: o preconceito racial.

Introdução
Compartilhe com a turma, por WhatsApp, os dois vídeos indicados: Poesia com Rapadura, disponível aqui, e Racistas Otários, disponível aqui. Em seguida, encaminhe à turma as letras dos textos junto a alguns questionamentos:
1) Qual o tema retratado nos dois textos?
2) Quais semelhanças podemos perceber entre os dois textos, além do tema? (O professor deverá conduzir de forma que eles consigam perceber que, como semelhanças, há as rimas, a musicalidade e a intencionalidade da crítica social.)
3) Faça uma breve apresentação dos autores (sugestões para pesquisa: textos de apoio disponíveis aqui; site oficial de Braulio Bessa, disponível aqui; artigo da Wikipédia sobre os Racionais Mc’s, disponível aqui).

Desenvolvimento
Professor, nesta etapa da aula, será desenvolvida a capacidade de olhares múltiplos sobre diferentes gêneros textuais: sua diferenças e semelhanças, sua finalidade, seu contexto social e principalmente o tema social tratado. Para tanto, retome os dois textos contemplados nos vídeos. Encaminhe aos alunos alguns roteiros para leitura (disponíveis aqui). Oriente-os a respeito do desenvolvimento da atividade e dê dois dias para que leiam, em grupos de quatro integrantes (sugira que façam chamadas de vídeo pelo WhatsApp) e, posteriormente, socializem suas respostas com os colegas de sala. Para isso, peça que produzam um relato reflexivo, escrito ou por áudio, e o encaminhem ao grupo da turma.

Fechamento
Com a socialização das respostas do roteiro de leitura, certamente o professor deverá comentar sobre a segregação racial nos EUA e como Martin Luther King (mencionado no Cordel de Braulio Bessa) lutou para que os negros tivessem os mesmos direitos que os brancos. Explique que, em 1963, sua luta alcançou um dos momentos culminantes ao liderar a “Marcha sobre Washington”, que reuniu 250 mil pessoas e onde fez seu mais importante discurso, intitulado “I have a dream” (Eu tenho um sonho). Solicite, então, para o fechamento da aula, que os alunos produzam o esboço de um Cordel com duas estrofes, preferencialmente com rimas, sobre o preconceito racial, intitulado “Eu tenho um sonho”. Depois, os alunos poderão compartilhar suas produções no grupo da turma. Compartilhe com os alunos o vídeo que ensina a fazer uma xilogravura alternativa (veja em Recursos Opcionais). Sugira que se inspirem no processo e criem uma xilogravura a seu modo e com os recursos que tiverem em casa.

Convite às famílias
As famílias poderão ser convidadas a auxiliar os alunos com a produção de seus primeiros versos em estilo de Cordel e de suas xilogravuras alternativas.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_03SQA03

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas