14089
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Introdução ao gênero conto de suspense e terror

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Introdução ao gênero conto de suspense e terror

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
WhatsApp, gravador de áudio (smartphone) e YouTube.

Tema
Encaminhe aos alunos, via Whatsapp ou outra forma de comunicação, uma trilha sonora de terror. Veja indicações de trilhas de terror no plano original. Aconselhe-os a, primeiramente, apreciar o áudio, ficando em posição confortável, fechando os olhos e deixando-se levar pelo som, atentando-se para as sensações que ele provoca.

Introdução
Envie pelo WhatsApp à turma o link do vídeo “A Noiva Cadáver” (veja no plano original). Peça que assistam ao vídeo sugerido e socializem o que sentiram enquanto exploravam os materiais. Para isso, instigue-os com questionamentos, também por áudio: quais sensações você teve? Por que você sentiu isso? Você já ouviu algo parecido? Fale para eles que, assim como a música, existem outros recursos na esfera artística utilizados para provocar medo. Peça para que deem exemplos (filmes, histórias etc.). Essa etapa pode ser realizada por WhatsApp, com o envio de áudios, ou durante uma aula online.

Desenvolvimento
Encaminhe, como anexo, o texto “Conto Carioca”, de Vinícius de Moraes, indicado no plano. Antes do texto propriamente dito insira no anexo, questionamentos sobre o título da obra: do que possivelmente se trata o texto? Em que contexto está inserido? Como relacionar o contexto geográfico apresentado no título com um conto de terror? Peça que façam a primeira leitura individualmente e que, em seguida, formem grupos de 4 integrantes por WhatsApp, com o intuito de trocar impressões e socializar suas respostas às perguntas iniciais.

Fechamento
Instrua os alunos a conversar nos grupos e escolher uma sugestão de algo que poderia ser inserido e/ou modificado no conto lido, para contribuir com a finalidade de provocar o medo ou o clima de suspense. A ideia é que os alunos insiram elementos provenientes do seu conhecimento prévio sobre esse gênero. Oriente os grupos a encaminhar ao grande grupo (da turma) suas impressões, bem como a inserção dos elementos ou a modificação da história lida. Para isso, é necessário que um representante de cada grupo faça um relato escrito ou oral e encaminhe à turma.

Convite às famílias
As famílias normalmente trazem consigo conhecimentos prévios de contos amedrontadores ou lendas urbanas locais. Peça aos alunos que conversem com seus familiares, questionando-os sobre histórias aterrorizantes conhecidas por eles, para que possam utilizar também esses elementos na modificação da história lida.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_01SQA01

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas