14009
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Roda de Conversa sobre Contos Populares

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Roda de Conversa sobre Contos Populares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Sorteador online (disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão trabalhar com histórias contadas de pais para filhos, passadas de geração para geração. Diga que irá enviar uma série de Emojis pelo WhatsApp e que os alunos deverão pensar em histórias contadas pelos pais, avós, familiares, amigos ou até mesmo ouvidas na escola, e pensar qual história está relacionada a cada Emoji. Envie as imagens e diga para os alunos tentarem acertar, via WhatsApp da turma. Caso prefira, sorteie alguns alunos para dar a resposta, utilizando o Sorteador online, disponível aqui. Para realizar essa atividade com os Emojis, aproveite as sugestões de imagens disponíveis aqui, dadas pelo Plano, para enviá-las no formato de Emoji. Por exemplo, o anel, a pena, o ovo e o sapo são Emojis comuns de encontrar para envio. Caso saiba como fazer, há uma brincadeira de formar títulos de filmes (disponível aqui) com os Emojis. Você pode formar títulos de contos populares bem conhecidos e desafiá-los dessa forma, se preferir. Também é possível enviar os Emojis por escrito com todas essas orientações.

Desenvolvimento
Após todos terem entrado na brincadeira, compartilhe com eles as respostas. Envie a imagem do Fechamento e orientações por escrito, para que respondam (sobre a figura): a. O que está acontecendo na imagem?; b. Você acha que as crianças estão aprendendo alguma coisa assim? Por quê?; c. Nós aprendemos algo hoje, lembrando das histórias com os Emojis? O quê?; d. Lembram de já ter vivido uma situação parecida com esta da imagem? Estabeleça um prazo para que respondam e salvem suas respostas em um Google Doc compartilhado na pasta desta atividade no Google Drive, já preparada por você (se não for possível utilizar esses recursos, use o WhatsApp ou o e-mail).

Fechamento
Leia as anotações e respostas de seus alunos, faça uma compilação com o que você observou e, para encerrar esta aula, envie seus comentários aos alunos via WhatsApp ou e-mail, enfatizando que a prática de contação de histórias, textualmente, é denominada “Conto Popular”. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.

Convite às famílias
Convide as famílias a conversar sobre que contos populares conhecem. Podem, inclusive, fazer a brincadeira dos Emojis juntos para iniciar o assunto. Solicite que, se possível, os membros mais velhos recontem aos mais novos as histórias que ouviam quando crianças. Esse momento formará uma memória afetiva que ajudará os alunos a compreender o contexto de produção e a finalidade do gênero que está sendo estudado. Peça às famílias que realizem a atividade para enviarem fotos ou vídeos desse momento.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_08SQA01

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas