13995
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Descobrindo a estrutura composicional do gênero exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Descobrindo a estrutura composicional do gênero exposição oral

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Material para anotar (caderno), computador, acesso à internet e amplificador de áudio.

Para esta aula, sugerimos a exibição do vídeo da exposição oral TEDxSãoSebastião, Arqueologia e Paradigmas, Wagner Bornal. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4PUIlvR2PB4>. Acesso em: 5 set. 2018.

Informações sobre o gênero:

A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades em reconhecer a estrutura composicional dos gêneros de exposição oral, principalmente quanto ao planejamento do roteiro da exposição, dividido em abertura, introdução ao tema, encadeamento de temas e subtemas, síntese final, fechamento da exposição oral.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

GOULART, Claudia. Olhares & Trilhas | Uberlândia | vol. 19, n. 2 | jul./dez. 2017 ISSN 1983-3857. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40811/21546>. Acesso em: 24 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia a pergunta do slide para apresentar o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de descoberta das características composicionais do gênero exposição oral. Os alunos deverão assistir a uma exposição oral gravada em vídeo e fazer uma atividade de anotação durante a exibição. Em grupos, os alunos terão chances de produzir mais anotações e poderão trocar ideias entre si para compartilhar com a turma.
  • Faça as perguntas do slide. Incentive os alunos a comentar suas experiências. Eles poderão falar das exposições orais dos professores em sala de aula e, também, se já experimentaram trocar de papel com o professor, expondo temas de pesquisa para um público. Observe, professor, quais são as hipóteses dos alunos a respeito da preparação da exposição oral. É possível que os alunos comentem que o orador tem de conhecer bem o tema que vai expor e que precisa falar bem para ser compreendido.
  • Explique aos alunos que eles vão assistir a uma exposição que foi feita no evento “TEDx São Sebastião”. Conte que essas exposições do tipo TEDx têm como lema: “ideias que merecem ser compartilhadas”. Pergunte se eles já assistiram a uma exposição desse tipo na internet. Explique aos alunos que pessoas com ideias e pesquisas de impacto social podem ser convidadas a apresentar seus trabalhos nessas conferências.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que, durante a exibição, observem a forma de fazer a exposição oral nesta conferência. Você pode explicar o título “Arqueologia e Paradigmas” para ajudar os alunos a acompanhar a exposição, mas reforce que o foco da aula é observar a forma de organizar a fala na exposição oral.
  • Faça a primeira exibição do vídeo Arqueologia e Paradigmas, de Wagner Bornal, na TEDxSãoSebastião, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4PUIlvR2PB4>. Acesso em: 5 set. 2018.
  • Depois da exibição, permita que os alunos troquem ideias sobre a exposição oral. Pergunte aos alunos: o que chamou a atenção de vocês nesta exposição? Caso os alunos não mencionem, pergunte-lhes também: Como vocês acham que o orador se preparou para esta exposição? Qual é a vantagem de usar slides em uma exposição oral?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos. Explique que este é um roteiro de perguntas com a finalidade de descobrir como o orador preparou sua exposição oral. Leia as perguntas com os alunos e peça que eles discutam em grupos esse roteiro. Oriente-os a usar as anotações que fizeram para ajudar a respondê-las.
  • Incentive os alunos a tomar uma atitude investigativa para descobrir como está organizada a exposição oral. Para isso, apresente mais uma vez o trecho de abertura do vídeo (do início até o minuto 3:00). Depois disso, reapresente o encerramento (minuto 8:00 até o final). Oriente-os a fazer anotações durante a exibição.
  • Permita que os alunos troquem ideias em grupos para analisar a estrutura da exposição e responder às perguntas do slide no caderno.
  • Observe, professor, que a abertura de uma exposição oral prototípica contém: 1. saudação do público, 2. apresentação do expositor, 3. identificação do espaço em que ocorre a exposição e 4. introdução do tema da exposição. O encerramento pode conter 1. anúncio do final da exposição ou síntese, 2. agradecimento e 3. despedida. Esteja atento à forma como os alunos reconhecem essa estrutura ao ouvir pela segunda vez a uma exposição oral.
  • Note, professor, que o expositor se apresenta para o público, à medida em que narra sua história pessoal, desde a infância, o início da carreira profissional, até começar a desenvolver a pesquisa que está apresentada na conferência. Ele identifica o espaço em que ocorre a exposição ao agradecer à cidade de São Sebastião por tê-lo acolhido e conta que trabalha na região desde que descobriu o sítio arqueológico. Uma das formas possíveis de compreender que a exposição está chegando ao final é o momento em que o expositor diz “Eu aprendi uma grande lição”. Por fim, ele encerra a exposição, dizendo “muito obrigado” ao público.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Faça uma síntese da aula de descoberta com os alunos, usando a pergunta do slide para retomar a finalidade da aula. Pergunte aos alunos: como preparar (e se preparar) para fazer uma exposição oral? Ouça os comentários da turma. Observe se os alunos fazem inferências sobre a necessidade de fazer um roteiro prévio como parte do planejamento da exposição oral.
  • Explique aos alunos que o roteiro, assim como a preparação de slides, são feitos na fase de planejamento da exposição oral. Reforce que o planejamento é importante para que o expositor tenha mais confiança diante do público e para que as informações sejam apresentadas de forma clara, em uma ordem lógica, ajudando a audiência a acompanhar a exposição. Fale para os alunos que, nas próximas aulas desta sequência, vocês vão exercitar a abertura e o encerramento de exposições orais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Material para anotar (caderno), computador, acesso à internet e amplificador de áudio.

Para esta aula, sugerimos a exibição do vídeo da exposição oral TEDxSãoSebastião, Arqueologia e Paradigmas, Wagner Bornal. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4PUIlvR2PB4>. Acesso em: 5 set. 2018.

Informações sobre o gênero:

A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades em reconhecer a estrutura composicional dos gêneros de exposição oral, principalmente quanto ao planejamento do roteiro da exposição, dividido em abertura, introdução ao tema, encadeamento de temas e subtemas, síntese final, fechamento da exposição oral.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

GOULART, Claudia. Olhares & Trilhas | Uberlândia | vol. 19, n. 2 | jul./dez. 2017 ISSN 1983-3857. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40811/21546>. Acesso em: 24 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia a pergunta do slide para apresentar o tema da aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de descoberta das características composicionais do gênero exposição oral. Os alunos deverão assistir a uma exposição oral gravada em vídeo e fazer uma atividade de anotação durante a exibição. Em grupos, os alunos terão chances de produzir mais anotações e poderão trocar ideias entre si para compartilhar com a turma.
  • Faça as perguntas do slide. Incentive os alunos a comentar suas experiências. Eles poderão falar das exposições orais dos professores em sala de aula e, também, se já experimentaram trocar de papel com o professor, expondo temas de pesquisa para um público. Observe, professor, quais são as hipóteses dos alunos a respeito da preparação da exposição oral. É possível que os alunos comentem que o orador tem de conhecer bem o tema que vai expor e que precisa falar bem para ser compreendido.
  • Explique aos alunos que eles vão assistir a uma exposição que foi feita no evento “TEDx São Sebastião”. Conte que essas exposições do tipo TEDx têm como lema: “ideias que merecem ser compartilhadas”. Pergunte se eles já assistiram a uma exposição desse tipo na internet. Explique aos alunos que pessoas com ideias e pesquisas de impacto social podem ser convidadas a apresentar seus trabalhos nessas conferências.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que, durante a exibição, observem a forma de fazer a exposição oral nesta conferência. Você pode explicar o título “Arqueologia e Paradigmas” para ajudar os alunos a acompanhar a exposição, mas reforce que o foco da aula é observar a forma de organizar a fala na exposição oral.
  • Faça a primeira exibição do vídeo Arqueologia e Paradigmas, de Wagner Bornal, na TEDxSãoSebastião, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4PUIlvR2PB4>. Acesso em: 5 set. 2018.
  • Depois da exibição, permita que os alunos troquem ideias sobre a exposição oral. Pergunte aos alunos: o que chamou a atenção de vocês nesta exposição? Caso os alunos não mencionem, pergunte-lhes também: Como vocês acham que o orador se preparou para esta exposição? Qual é a vantagem de usar slides em uma exposição oral?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos. Explique que este é um roteiro de perguntas com a finalidade de descobrir como o orador preparou sua exposição oral. Leia as perguntas com os alunos e peça que eles discutam em grupos esse roteiro. Oriente-os a usar as anotações que fizeram para ajudar a respondê-las.
  • Incentive os alunos a tomar uma atitude investigativa para descobrir como está organizada a exposição oral. Para isso, apresente mais uma vez o trecho de abertura do vídeo (do início até o minuto 3:00). Depois disso, reapresente o encerramento (minuto 8:00 até o final). Oriente-os a fazer anotações durante a exibição.
  • Permita que os alunos troquem ideias em grupos para analisar a estrutura da exposição e responder às perguntas do slide no caderno.
  • Observe, professor, que a abertura de uma exposição oral prototípica contém: 1. saudação do público, 2. apresentação do expositor, 3. identificação do espaço em que ocorre a exposição e 4. introdução do tema da exposição. O encerramento pode conter 1. anúncio do final da exposição ou síntese, 2. agradecimento e 3. despedida. Esteja atento à forma como os alunos reconhecem essa estrutura ao ouvir pela segunda vez a uma exposição oral.
  • Note, professor, que o expositor se apresenta para o público, à medida em que narra sua história pessoal, desde a infância, o início da carreira profissional, até começar a desenvolver a pesquisa que está apresentada na conferência. Ele identifica o espaço em que ocorre a exposição ao agradecer à cidade de São Sebastião por tê-lo acolhido e conta que trabalha na região desde que descobriu o sítio arqueológico. Uma das formas possíveis de compreender que a exposição está chegando ao final é o momento em que o expositor diz “Eu aprendi uma grande lição”. Por fim, ele encerra a exposição, dizendo “muito obrigado” ao público.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Faça uma síntese da aula de descoberta com os alunos, usando a pergunta do slide para retomar a finalidade da aula. Pergunte aos alunos: como preparar (e se preparar) para fazer uma exposição oral? Ouça os comentários da turma. Observe se os alunos fazem inferências sobre a necessidade de fazer um roteiro prévio como parte do planejamento da exposição oral.
  • Explique aos alunos que o roteiro, assim como a preparação de slides, são feitos na fase de planejamento da exposição oral. Reforce que o planejamento é importante para que o expositor tenha mais confiança diante do público e para que as informações sejam apresentadas de forma clara, em uma ordem lógica, ajudando a audiência a acompanhar a exposição. Fale para os alunos que, nas próximas aulas desta sequência, vocês vão exercitar a abertura e o encerramento de exposições orais.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP40 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano