13835
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A função social do gênero resenha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre o gênero resenha

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Envie aos alunos o link do trailer de Liga da Justiça e, por áudio ou mensagem de texto, apresente as informações do filme (slide). Depois, entregue aos alunos o link do trailer honesto de Liga da Justiça e peça que comparem os dois trailers, de forma que percebam que o trailer honesto é produzido por leigos ou fãs de cinema, o que faz com que aspectos negativos apareçam em cena. Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).

Desenvolvimento
Em um áudio, explique sobre o gênero resenha (a sua finalidade, circulação, campo de atuação e características). Depois, entregue aos alunos a resenha disponível no slide Desenvolvimento, pedindo que eles a leiam (envie também, se possível, um áudio lendo o texto em voz alta) e respondam às questões: quem seria possivelmente o produtor desta resenha? Para que público, provavelmente, ela teria sido escrita? Qual dos três textos (trailer honesto, trailer oficial e resenha crítica) apresentados nessa aula é mais imparcial? Por quê? Estipule um prazo de entrega para essas duas atividades, seja via WhatsApp, e-mail ou mesmo fotografias das produções dos alunos. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.

Fechamento
Para finalizar, envie a tabela do slide Fechamento aos alunos. Peça, por áudio, para que os estudantes identifiquem semelhanças e diferenças entre os três gêneros abordados na aula: trailer oficial, trailer honesto e resenha crítica. Por fim, proponha a seguinte pergunta aos alunos: a qual dos três gêneros você recorreria se estivesse procurando por uma avaliação sólida e imparcial sobre a obra? Convide alguns alunos para contar o resultado da atividade, por meio de um áudio a ser enviado a todos os alunos da turma.

Convite às famílias
Convide a família a assistir ao filme Liga da Justiça para apreciar seus conteúdos e criar julgamentos de valor sobre a produção fílmica. Incentive, em casa, os alunos a assistirem a filmes de forma ativa, analisando a construção dos personagens feitas pelos atores, a construção do cenário, o desenvolvimento do enredo etc.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_10SQA01

(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.

(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas