13835
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A função social do gênero resenha

POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca 27/11/2018
Código: LPO9_10SQA01

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.

(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre o gênero resenha

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Computador, projetor de multimídia e tela; Impressão e cópia. Cópias da resenha do filme “Liga da justiça”. Na ausência de recursos de multimídia, leve para a sala de aula alguns livros e/ou filmes já conhecidos e selecione uma resenha sobre a obra escolhida.

Informações sobre o gênero: A resenha é um texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. A resenha circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs.

Dificuldades antecipadas: Provavelmente os alunos não têm acesso frequente a esse gênero, tampouco reconhecem seu contexto de produção, sua circulação e finalidade. As atividades propostas nesta aula enfatizam o gênero resenha e visam a superar essas dificuldades.

Referências sobre o assunto:

BEZERRA, Benedito Gomes. A resenha acadêmica em uso por autores proficientes e iniciantes. In BIASI-RODRIGUES, Bernadete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia (orgs.) Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela H. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Faça o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o gênero e apresente a proposta da aula para os alunos. Projete o slide ou escreva no quadro.

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Faça a apresentação do trailer oficial do filme Liga da justiça (2’58”). Disponível no Link
  • Projete o slide e dê informações técnicas sobre o filme (Warner Bros, lançado em novembro de 2017, com exibição no Brasil em 2018, dirigido por Zack Snyder).
  • Proponha uma discussão sobre o que os alunos sabem sobre o filme (impressões, opiniões, informações) e faça questionamentos como: Vocês já assistiram a este filme? Se não assistiram, ficaram curiosos depois de verem o trailer? Quais as impressões que vocês têm do roteiro e dos personagens?

Material Complementar: Caso julgue necessário, acesse a sugestão de respostas aqui.

Orientações:

  • Projete o Trailer honesto do filme “Liga da Justiça” disponível no Link.
  • Mostre à turma o posicionamento defendido no trailer honesto e faça um contraste em relação ao trailer oficial. Ao fazer isso, lembre-se de que o trailer oficial traz informações gerais sobre o filme e é elaborado pela indústria do cinema; enquanto o trailer honesto é produzido por leigos ou fãs de cinema, o que faz com que aspectos negativos apareçam em cena.
  • Projete a tela, escreva no quadro ou distribua cópias e faça os questionamentos.
  • Levante questionamentos sobre onde os alunos buscam informações antes de assistirem a um filme ou lerem um livro: indicação de amigos? Anúncios na TV? Anúncios na Internet? Resenhas? Questione: Quais critérios vocês utilizam para selecionar um filme ou um livro?

Material complementar: Caso julgue necessário, acesse as sugestões de respostas aqui.

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Informe aos estudantes que existe um gênero, a resenha, que é utilizado com a finalidade de comentar e avaliar obras.
  • Explore as finalidades da resenha em comparação às apresentadas no trailer. Lembre-se de que a resenha é um gênero que apresenta um caráter crítico em relação a livros, filmes, espetáculos, assim como às mais diversas manifestações culturais de modo a descrever uma obra, comentar e avaliar determinado conteúdo.
  • Exponha os principais veículos de circulação do gênero, quem o produz e público a que se destina, uma vez que a resenha pode ser encontrada em jornais, revistas, blogs, vlogs, podendo ser produzida por especialistas ou não, apresentando maior ou menor grau de formalidade, tendo em vista o público a que se volta.
  • Projete no quadro ou distribua cópias da resenha do filme, extraída do site ‘Adoro cinema’ .
  • Proponha a leitura coletiva.
  • Questione os estudantes:
  • Quem seria possivelmente o produtor desta resenha?
  • Para que público, provavelmente, ela teria sido escrita?
  • Qual dos três textos (trailer honesto, trailer oficial, resenha crítica) apresentados nessa aula é mais imparcial? Por quê?
  • Quando encerrarem a leitura, peça que compartilhem suas respostas com os colegas. A socialização das explicações/hipóteses dos alunos é um momento importante da aula. Ela possibilita a participação oral de todos da classe e também permite fazer um breve levantamento das hipóteses que cada um tem sobre os gêneros.

Material Complementar: Para acessar a resenha na íntegra, clique aqui. Caso julgue necessário, acesse as sugestões de respostas aqui.

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Projete a tabela, escreva no quadro ou distribua cópias.
  • Peça para que os estudantes identifiquem semelhanças e diferenças entre os três gêneros abordados na aula: trailer oficial, trailer honesto e resenha crítica.
  • Por fim, proponha a seguinte pergunta aos alunos:

A qual dos três gêneros você recorreria, se estivesse procurando por uma avaliação sólida e imparcial sobre a obra? Espera-se que o aluno aponte a resenha crítica como o gênero mais consistente e imparcial

4. Levante questionamentos sobre o impacto da leitura da resenha sobre as escolhas do aluno. Como por exemplo: “Supondo que você ainda não assistiu a este filme, após a leitura desta resenha, ficaria curioso para assistir?” ou ainda, “Sabendo que a resenha é um gênero recomendável para conhecer mais sobre determinadas obras, antes ou depois de assisti-las ou lê-las, onde você as procuraria: na internet, em revistas, blogs, vlogs?” “Você saberia indicar e recomendar outras fontes?”

Material Complementar: Caso julgue necessário, acesse aqui a resolução da atividade.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A função social do gênero resenha

Finalidade da aula: Conhecer o gênero a partir de dois trailers distintos e uma resenha crítica do filme “Liga da Justiça”, exercitando a leitura crítica com o objetivo de reconhecer a função social da resenha, seus veículos de circulação, o público a que se destina e quem a produz.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Resenha/Vlog

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica

Prática de linguagem:Leitura e oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP45, EF69LP46

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Computador, projetor de multimídia e tela; Impressão e cópia. Cópias da resenha do filme “Liga da justiça”. Na ausência de recursos de multimídia, leve para a sala de aula alguns livros e/ou filmes já conhecidos e selecione uma resenha sobre a obra escolhida.

Informações sobre o gênero: A resenha é um texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. A resenha circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs.

Dificuldades antecipadas: Provavelmente os alunos não têm acesso frequente a esse gênero, tampouco reconhecem seu contexto de produção, sua circulação e finalidade.  As atividades propostas nesta aula enfatizam o gênero resenha e visam a superar essas dificuldades.

Referências sobre o assunto:

BEZERRA, Benedito Gomes. A resenha acadêmica em uso por autores proficientes e iniciantes. In BIASI-RODRIGUES, Bernadete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia (orgs.) Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela H. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola, 2010.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 01

A função social do gênero resenha

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes