13808
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconstrução de uma entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre reconstrução de uma entrevista

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert


Título da aula: 
Reconstrução de uma entrevista

Finalidade da aula: Reconstruir o texto de uma entrevista a partir da aplicação das inferências sobre sua construção composicional e discutir seus efeitos de sentido.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Entrevista 

Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16


Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: computador com projetor multimídia e acesso à internet (na ausência de recursos tecnológicos, imprimir fotos da atriz Camila Márdila; texto impresso da entrevista (um por grupo de alunos ou um por aluno) e o mesmo texto dividido em partes (u por grupo). Para a divisão do texto em diferentes fichas, monte a fonte e os destaques originais. Coloque os seguintes itens em fichas separadas: título, subtítulo, primeiro parágrafo da apresentação, segundo parágrafo da apresentação, cada pergunta e cada resposta. Texto: Oliveira, D. Um furacão chamado Camila Márdila. O tempo, 14 set. 2015. Disponível em: https://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/um-furac%C3%A3o-chamado-camila-m%C3%A1rdila-1.1112514. Acesso em: 19 set. 2018.

Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permita, ou também ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre gênero, consulte: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldades em analisar observar, além dos elementos analisados sobre construção composicional, aqueles referentes à coesão e à coerência textual.

Referências sobre o assunto: FÁVERO, L. L. A entrevista na fala e na escrita. In: PRETI, D. (org.). Fala e escrita em questão. Projetos Paralelos Nurc/SP. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2000. pp. 79-97.

 


Código: LPO6_02SQA06

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas