13784
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Notícia de esportes: impresso versus digital

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre notícias de esporte e as diferenças entre impresso e digital

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Quadro, pincel, computadores com acesso à internet e projetor multimídia, notícia impressa, tablets ou computadores para acesso em duplas. Professor, caso não seja possível a utilização da internet, sugerimos que o link da notícia que será utilizada seja salvo em pen drive, e utilizado o projetor. Caso não haja a possibilidade de uso do projetor, ambas as notícias deverão ser impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem não identificar as relações sinonímicas que ajudam a construir o sentido da notícia nos diferentes meios

Referências sobre o assunto: CANAN, A. A não linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p.141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos de forma bem empolgada.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em pequenos grupos, pois isso possibilita que eles troquem informações entre si e se sintam à vontade para compartilhar as descobertas realizadas.
  • Diga aos estudantes que hoje vão ler uma notícia de esportes no suporte digital; e que, em seguida, lerão a mesma notícia retirada de um jornal impresso.
  • Comente com os alunos que, ao realizar as leituras, deverão ficar atentos a forma como o fato é abordado em cada notícia e às palavras utilizadas em cada meio, buscando estabelecer semelhanças e diferenças.
  • Diga aos alunos que as notícias a serem lidas são sobre Fórmula I e pergunte-lhes o que conhecem sobre esse esporte e os competidores que participam dos campeonatos. Mencione Lewis Hamilton e pergunte o que os alunos conhecem sobre o piloto.
  • Lewis Carl Davidson Hamilton MBE Stevenage, (7 de janeiro de 1985) é um automobilista britânico, cinco vezes campeão mundial de Fórmula 1, nos anos de 2008, 2014, 2015, 2017 e 2018. Atualmente corre pela Mercedes.
  • Fórmula 1 (também F1) é a mais popular modalidade de automobilismo do mundo. É a categoria mais avançada do esporte a motor e é regulamentada pela Federação Internacional de Automobilismo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Projete a notícia retirada da versão impressa do Jornal NH, veiculado na cidade de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, e publicada em 10/10/2018. É importante que os alunos recebam a cópia impressa da notícia para que possam acompanhar a leitura e fazer anotações. Para a impressão, acesse o material complementar.
  • Realize a leitura oral e coletiva com os alunos. Ao possibilitar uma primeira leitura conjunta e em voz alta, você amplia as possibilidades de mediação da leitura com seus alunos, uma vez que pode fazer a entonação adequada, pode fazer paradas para ouvir perguntas e dúvidas, pode questionar sobre os diferentes entendimentos, etc. Isso possibilita uma melhor compreensão da leitura e auxilia os alunos na construção de estratégias para a compreensão daquilo que leem.
  • Estimule os alunos a fazerem anotações durante a leitura e alerte para que percebam as diferentes formas que o jornalista usa para nomear o piloto, para retomar aspectos já citados, o uso da voz do piloto para reforçar as ideias apresentadas na notícia. Oriente os alunos para que sublinhem nos textos os aspectos principais e as palavras que fazem referências aos aspectos citados anteriormente.

Material complementar:

Clique aqui para acessar a notícia do Jornal NH para impressão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Acesse a notícia on-line e compartilhe o link com os alunos para que possam acessar em computadores ou tablets para acompanhar a leitura. Caso não tenha acesso aos equipamentos eletrônicos, entregue uma versão impressa da notícia on-line para os alunos.
  • Novamente realize a leitura oral e coletiva.
  • Solicite que os alunos façam anotações e registros sobre as diferenças que perceberam nas duas notícias lidas.
  • Atente para alguns aspectos importantes de serem analisados nessa comparação entre as duas notícias, vendo especialmente que ambas tratam sobre a posição do piloto para a corrida de Interlagos, porém é evidente que a notícia impressa apresenta a notícia de forma mais completa. No material complementar você pode acessar mais sugestões de análise comparativa entre as notícias.
  • Solicite que os alunos, em grupos, comentem os aspectos observados e anotados nas duas notícias lidas e peça que façam um breve registro sobre o que consideraram relevante.

Material complementar:

Clique aqui para acessar a notícia on-line publicada no site FOX esportes.

Clique aqui para acessar as sugestões de análise comparativa entre as duas notícias.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Leia a questão do slide com os alunos e solicite que comentem as observações que fizeram durante a leitura das duas notícias.
  • Solicite que cada grupo apresente os aspectos elencados e comente com a turma sobre o que perceberam.

Professor, é importante fazer esta comparação, para que os alunos percebam as mudanças que ocorrem no formato da notícia de um suporte para o outro. Por exemplo: as diferenças na formatação; a percepção de que no suporte online poucos minutos são necessários para se conseguir as informações de que se precisa; a possibilidade de comunicação com o autor e com outros leitores; a existência de hiperlinks, que levam o leitor a outras notícias relacionadas em apenas um clique, algo impossível no formato tradicional impresso; a possibilidade de se compartilhar o conteúdo e fazer comentários com dúvidas, sugestões e ideias; e também a análise de relevância da notícia publicada, mensurando-se os links e os compartilhamentos da mesma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Quadro, pincel, computadores com acesso à internet e projetor multimídia, notícia impressa, tablets ou computadores para acesso em duplas. Professor, caso não seja possível a utilização da internet, sugerimos que o link da notícia que será utilizada seja salvo em pen drive, e utilizado o projetor. Caso não haja a possibilidade de uso do projetor, ambas as notícias deverão ser impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem não identificar as relações sinonímicas que ajudam a construir o sentido da notícia nos diferentes meios

Referências sobre o assunto: CANAN, A. A não linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p.141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos de forma bem empolgada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em pequenos grupos, pois isso possibilita que eles troquem informações entre si e se sintam à vontade para compartilhar as descobertas realizadas.
  • Diga aos estudantes que hoje vão ler uma notícia de esportes no suporte digital; e que, em seguida, lerão a mesma notícia retirada de um jornal impresso.
  • Comente com os alunos que, ao realizar as leituras, deverão ficar atentos a forma como o fato é abordado em cada notícia e às palavras utilizadas em cada meio, buscando estabelecer semelhanças e diferenças.
  • Diga aos alunos que as notícias a serem lidas são sobre Fórmula I e pergunte-lhes o que conhecem sobre esse esporte e os competidores que participam dos campeonatos. Mencione Lewis Hamilton e pergunte o que os alunos conhecem sobre o piloto.
  • Lewis Carl Davidson Hamilton MBE Stevenage, (7 de janeiro de 1985) é um automobilista britânico, cinco vezes campeão mundial de Fórmula 1, nos anos de 2008, 2014, 2015, 2017 e 2018. Atualmente corre pela Mercedes.
  • Fórmula 1 (também F1) é a mais popular modalidade de automobilismo do mundo. É a categoria mais avançada do esporte a motor e é regulamentada pela Federação Internacional de Automobilismo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Projete a notícia retirada da versão impressa do Jornal NH, veiculado na cidade de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, e publicada em 10/10/2018. É importante que os alunos recebam a cópia impressa da notícia para que possam acompanhar a leitura e fazer anotações. Para a impressão, acesse o material complementar.
  • Realize a leitura oral e coletiva com os alunos. Ao possibilitar uma primeira leitura conjunta e em voz alta, você amplia as possibilidades de mediação da leitura com seus alunos, uma vez que pode fazer a entonação adequada, pode fazer paradas para ouvir perguntas e dúvidas, pode questionar sobre os diferentes entendimentos, etc. Isso possibilita uma melhor compreensão da leitura e auxilia os alunos na construção de estratégias para a compreensão daquilo que leem.
  • Estimule os alunos a fazerem anotações durante a leitura e alerte para que percebam as diferentes formas que o jornalista usa para nomear o piloto, para retomar aspectos já citados, o uso da voz do piloto para reforçar as ideias apresentadas na notícia. Oriente os alunos para que sublinhem nos textos os aspectos principais e as palavras que fazem referências aos aspectos citados anteriormente.

Material complementar:

Clique aqui para acessar a notícia do Jornal NH para impressão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Acesse a notícia on-line e compartilhe o link com os alunos para que possam acessar em computadores ou tablets para acompanhar a leitura. Caso não tenha acesso aos equipamentos eletrônicos, entregue uma versão impressa da notícia on-line para os alunos.
  • Novamente realize a leitura oral e coletiva.
  • Solicite que os alunos façam anotações e registros sobre as diferenças que perceberam nas duas notícias lidas.
  • Atente para alguns aspectos importantes de serem analisados nessa comparação entre as duas notícias, vendo especialmente que ambas tratam sobre a posição do piloto para a corrida de Interlagos, porém é evidente que a notícia impressa apresenta a notícia de forma mais completa. No material complementar você pode acessar mais sugestões de análise comparativa entre as notícias.
  • Solicite que os alunos, em grupos, comentem os aspectos observados e anotados nas duas notícias lidas e peça que façam um breve registro sobre o que consideraram relevante.

Material complementar:

Clique aqui para acessar a notícia on-line publicada no site FOX esportes.

Clique aqui para acessar as sugestões de análise comparativa entre as duas notícias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Leia a questão do slide com os alunos e solicite que comentem as observações que fizeram durante a leitura das duas notícias.
  • Solicite que cada grupo apresente os aspectos elencados e comente com a turma sobre o que perceberam.

Professor, é importante fazer esta comparação, para que os alunos percebam as mudanças que ocorrem no formato da notícia de um suporte para o outro. Por exemplo: as diferenças na formatação; a percepção de que no suporte online poucos minutos são necessários para se conseguir as informações de que se precisa; a possibilidade de comunicação com o autor e com outros leitores; a existência de hiperlinks, que levam o leitor a outras notícias relacionadas em apenas um clique, algo impossível no formato tradicional impresso; a possibilidade de se compartilhar o conteúdo e fazer comentários com dúvidas, sugestões e ideias; e também a análise de relevância da notícia publicada, mensurando-se os links e os compartilhamentos da mesma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano