13761
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Ler e compreender uma reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reportagens

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.

Materiais necessários: Computador com projetor, texto impresso, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta/fita adesiva/ou painel com folha grande de papel), cópias da atividade de interpretação de textos (1 cópia para cada dupla de alunos).

Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

  • Pouca vivência na realização de tarefas em grupo.
  • É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta.
  • Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.

Referências sobre o assunto:

Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais Acesso em 19 de agosto de 2018.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 19 de agosto de 2018.

Tema da Aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou apresente impresso o título da aula e peça aos alunos que o expliquem. Vale destacar que o número 2 do título é uma referência à aula anterior, indicando que são aulas complementares.

Materiais complementares

Reportagem trabalhada no plano anterior, disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/vacinacao-de-criancas-no-pais-atinge-indice-mais-baixo-em-16-anos.shtml. Acesso em 16 de agosto de 2018.

Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/interpretacao-de-leitura Acesso em 26 de outubro de 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos, dispondo-os na classe de modo que consigam ver e ouvir a todos. Considere que cada grupo, posteriormente, deverá conversar sobre o texto, responder uma das sete questões e socializar as respostas com o classe, assim, calcule a quantidade de crianças de cada grupo levando em conta o total de questões que serão divididas entre elas.

É importante também considerar que a elaboração de respostas irá exigir diferentes competências, como: a localização de informações, o uso de elementos do texto para justificar e fundamentar argumentos, a realização de inferências, compreensão das relações entre as partes do texto, estratégias usadas para evitar a repetição de palavras. Assim, é interessante planejar a organização das equipes de trabalho, a fim de agrupar crianças que possam apoiar-se mutuamente na realização das tarefas. Então, divida as questões da maneira que melhor possam ser aproveitadas em cada grupo.

  • Leia a pergunta do slide para os alunos e peça que comentem. O objetivo da pergunta é provocar a reflexão e estimular a expressão oral de forma que, ao iniciar a leitura do texto, o grupo esteja “aquecido” e disposto.
  • Peça que respondam imaginando quais motivos pais ou mães teriam para não vacinar os filhos. Tenha claro que, nesse momento, o exercício de elaboração de argumentos é o foco do trabalho e que por isso é importante que não sejam feitos juízos de valor ou julgamentos. Anote no quadro os argumentos apresentados e deixe-os expostos, pois serão retomados ao final da aula.
  • Apresente às crianças a reportagem Movimento anti vacinação vem provocando a volta de doenças já erradicadas (link nos materiais complementares). O vídeo tem curta duração (2’04’’) e traz um breve resumo das ideias que embasam o movimento antivacina. Essa é uma boa maneira de reforçar o interesse pelo assunto e favorecer a compreensão de argumentos que auxiliem na compreensão da leitura da reportagem e posterior exercício argumentativo em favor de um ou outro posicionamento.

Materiais complementares

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LImubYDcAfA - Movimento anti- vacinação vem provocando a volta de doenças já erradicadas ( 2”04’’ ) - Acesso em 25 de agosto de 2018.

title>Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula title>Desenvolvimento

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para a turma, informando que a imagem faz parte de uma reportagem.
  • Pergunte às crianças:
  • O que a imagem nos informa?
  • Observando apenas a imagem, a qual conclusão podemos chegar quanto ao assunto da reportagem?
  • É possível saber onde se passa a cena retratada na imagem? Como?

Materiais complementares

Reportagem a ser trabalhada neste plano retirada da Revista Veja - publicada em 7 de março de 2018 -edição nº 2572

title>Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula title>Desenvolvimento

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e solicite a um aluno que leia o título da reportagem em voz alta. Em seguida, pergunte às crianças se a impressão que tiveram a respeito da imagem foi alterada após a leitura do título da reportagem e como isso ocorreu.
  • Solicite aos alunos que elaborem hipóteses sobre o conteúdo da reportagem e compare, junto com eles, as diferentes antecipações enunciadas pelo grupo.
  • Questione as crianças se, agora, a partir do título, é possível saber em que local se passa a cena.

Materiais complementares

Reportagem a ser trabalhada neste plano retirada da Revista Veja - publicada em 7 de março de 2018 -edição nº 2572

title>Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula title>Desenvolvimento

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para a turma e entregue o texto impresso (clique aqui).
  • Analise a página de abertura da reportagem junto com as crianças. Peça que comentem os elementos da página que ajudam o leitor a localizar qual é o modo de publicação (online ou impressa), tipo e nome do veículo de comunicação (jornal ou revista), autor da reportagem e data.
  • Peça às crianças que comparem essa imagem com as anteriores e pergunte-lhes o que perceberam de diferente. Caso seja necessário, ajude a turma a localizar o “olho” da reportagem (logo abaixo do título) e a legenda.
  • Solicite a um aluno que leia o “olho” da reportagem e a legenda em voz alta. Em seguida, pergunte às crianças se a impressão que tiveram a respeito da imagem foi alterada após a leitura do “olho” e da legenda e como isso ocorreu. Peça ainda que expliquem a importância desses textos verbais para compreender a imagem de uma reportagem.
  • Chame agora outro aluno e deixe que faça a leitura do slide (título, “olho” e legenda) em voz alta. Peça à turma para ouvir com atenção e observar a imagem. Questione:
  • Qual impressão um título desse tipo causa no leitor? Na opinião de vocês, por que a autora do texto escolheu esse título para a reportagem?
  • De que modo o título auxiliar (“olho”) complementa as informações sobre a reportagem para o leitor?
  • Retome a informação do título auxiliar que localiza em qual continente ocorreu uma “ explosão” de casos de sarampo (Europa) e aproveite também para verificar se todas as crianças compreenderam que a imagem da reportagem se refere à Ucrânia (Kiev), país da Europa.
  • Organize os alunos em duplas.
  • Distribua uma cópia da folha contendo as perguntas de interpretação de texto para cada dupla. Clique aqui para imprimi-la.
  • Solicite que as duplas leiam o texto completo da reportagem e, em seguida, respondam às questões recebidas. Neste momento, circule entre os grupos e faça as mediações necessárias, esclarecendo dúvidas ou auxiliando os alunos na elaboração das respostas.
  • Após a conclusão da atividade, faça a correção de forma coletiva, comparando as respostas e sugerindo os aprimoramentos necessários.

Materiais complementares

Reportagem a ser trabalhada neste plano, retirada da Revista Veja - publicada em 7 de março de 2018 - edição nº 2572

Caso queira consultar as respostas das questões, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Solicite à crianças que releiam silenciosamente os registros feitos no início da aula para responder à pergunta: Você deixaria de vacinar seus filhos? A leitura silenciosa é uma estratégia que favorece a reflexão individual, agora facilitada pelas atividades já realizadas de leitura, discussão e análise do texto. Além disso, ajuda a criar um ambiente de tranquilidade, necessário ao momento de fechamento do trabalho, após a “ efervescência” de ideias e criação de argumentos durante o desenvolvimento do trabalho.
  • Peça aos grupos que respondam novamente à questão proposta e justifiquem os motivos para manterem ou não os argumentos apresentados anteriormente.
  • Relembre os dados apresentados na aula 2 em relação à queda no índice de vacinação e questione as crianças: como as informações da reportagem da aula passada e dessa aula estão relacionadas? Na opinião de vocês, os dois textos cumprem a função do gênero textual reportagem? Expliquem.
  • Finalize a aula elaborando, juntamente com as crianças, a resposta à questão proposta acima e garanta que todos a registrem no caderno. Dessa forma, poderão retomar as conclusões ou consultá-las em outro momento do trabalho.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.

Materiais necessários: Computador com projetor, texto impresso, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta/fita adesiva/ou painel com folha grande de papel), cópias da atividade de interpretação de textos (1 cópia para cada dupla de alunos).

Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

  • Pouca vivência na realização de tarefas em grupo.
  • É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta.
  • Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.

Referências sobre o assunto:

Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais Acesso em 19 de agosto de 2018.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 19 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou apresente impresso o título da aula e peça aos alunos que o expliquem. Vale destacar que o número 2 do título é uma referência à aula anterior, indicando que são aulas complementares.

Materiais complementares

Reportagem trabalhada no plano anterior, disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/vacinacao-de-criancas-no-pais-atinge-indice-mais-baixo-em-16-anos.shtml. Acesso em 16 de agosto de 2018.

Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/interpretacao-de-leitura Acesso em 26 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos, dispondo-os na classe de modo que consigam ver e ouvir a todos. Considere que cada grupo, posteriormente, deverá conversar sobre o texto, responder uma das sete questões e socializar as respostas com o classe, assim, calcule a quantidade de crianças de cada grupo levando em conta o total de questões que serão divididas entre elas.

É importante também considerar que a elaboração de respostas irá exigir diferentes competências, como: a localização de informações, o uso de elementos do texto para justificar e fundamentar argumentos, a realização de inferências, compreensão das relações entre as partes do texto, estratégias usadas para evitar a repetição de palavras. Assim, é interessante planejar a organização das equipes de trabalho, a fim de agrupar crianças que possam apoiar-se mutuamente na realização das tarefas. Então, divida as questões da maneira que melhor possam ser aproveitadas em cada grupo.

  • Leia a pergunta do slide para os alunos e peça que comentem. O objetivo da pergunta é provocar a reflexão e estimular a expressão oral de forma que, ao iniciar a leitura do texto, o grupo esteja “aquecido” e disposto.
  • Peça que respondam imaginando quais motivos pais ou mães teriam para não vacinar os filhos. Tenha claro que, nesse momento, o exercício de elaboração de argumentos é o foco do trabalho e que por isso é importante que não sejam feitos juízos de valor ou julgamentos. Anote no quadro os argumentos apresentados e deixe-os expostos, pois serão retomados ao final da aula.
  • Apresente às crianças a reportagem Movimento anti vacinação vem provocando a volta de doenças já erradicadas (link nos materiais complementares). O vídeo tem curta duração (2’04’’) e traz um breve resumo das ideias que embasam o movimento antivacina. Essa é uma boa maneira de reforçar o interesse pelo assunto e favorecer a compreensão de argumentos que auxiliem na compreensão da leitura da reportagem e posterior exercício argumentativo em favor de um ou outro posicionamento.

Materiais complementares

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LImubYDcAfA - Movimento anti- vacinação vem provocando a volta de doenças já erradicadas ( 2”04’’ ) - Acesso em 25 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula
title>Desenvolvimento

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para a turma, informando que a imagem faz parte de uma reportagem.
  • Pergunte às crianças:
  • O que a imagem nos informa?
  • Observando apenas a imagem, a qual conclusão podemos chegar quanto ao assunto da reportagem?
  • É possível saber onde se passa a cena retratada na imagem? Como?

Materiais complementares

Reportagem a ser trabalhada neste plano retirada da Revista Veja - publicada em 7 de março de 2018 -edição nº 2572

Slide Plano Aula
title>Desenvolvimento

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e solicite a um aluno que leia o título da reportagem em voz alta. Em seguida, pergunte às crianças se a impressão que tiveram a respeito da imagem foi alterada após a leitura do título da reportagem e como isso ocorreu.
  • Solicite aos alunos que elaborem hipóteses sobre o conteúdo da reportagem e compare, junto com eles, as diferentes antecipações enunciadas pelo grupo.
  • Questione as crianças se, agora, a partir do título, é possível saber em que local se passa a cena.

Materiais complementares

Reportagem a ser trabalhada neste plano retirada da Revista Veja - publicada em 7 de março de 2018 -edição nº 2572

Slide Plano Aula
title>Desenvolvimento

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para a turma e entregue o texto impresso (clique aqui).
  • Analise a página de abertura da reportagem junto com as crianças. Peça que comentem os elementos da página que ajudam o leitor a localizar qual é o modo de publicação (online ou impressa), tipo e nome do veículo de comunicação (jornal ou revista), autor da reportagem e data.
  • Peça às crianças que comparem essa imagem com as anteriores e pergunte-lhes o que perceberam de diferente. Caso seja necessário, ajude a turma a localizar o “olho” da reportagem (logo abaixo do título) e a legenda.
  • Solicite a um aluno que leia o “olho” da reportagem e a legenda em voz alta. Em seguida, pergunte às crianças se a impressão que tiveram a respeito da imagem foi alterada após a leitura do “olho” e da legenda e como isso ocorreu. Peça ainda que expliquem a importância desses textos verbais para compreender a imagem de uma reportagem.
  • Chame agora outro aluno e deixe que faça a leitura do slide (título, “olho” e legenda) em voz alta. Peça à turma para ouvir com atenção e observar a imagem. Questione:
  • Qual impressão um título desse tipo causa no leitor? Na opinião de vocês, por que a autora do texto escolheu esse título para a reportagem?
  • De que modo o título auxiliar (“olho”) complementa as informações sobre a reportagem para o leitor?
  • Retome a informação do título auxiliar que localiza em qual continente ocorreu uma “ explosão” de casos de sarampo (Europa) e aproveite também para verificar se todas as crianças compreenderam que a imagem da reportagem se refere à Ucrânia (Kiev), país da Europa.
  • Organize os alunos em duplas.
  • Distribua uma cópia da folha contendo as perguntas de interpretação de texto para cada dupla. Clique aqui para imprimi-la.
  • Solicite que as duplas leiam o texto completo da reportagem e, em seguida, respondam às questões recebidas. Neste momento, circule entre os grupos e faça as mediações necessárias, esclarecendo dúvidas ou auxiliando os alunos na elaboração das respostas.
  • Após a conclusão da atividade, faça a correção de forma coletiva, comparando as respostas e sugerindo os aprimoramentos necessários.

Materiais complementares

Reportagem a ser trabalhada neste plano, retirada da Revista Veja - publicada em 7 de março de 2018 - edição nº 2572

Caso queira consultar as respostas das questões, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Solicite à crianças que releiam silenciosamente os registros feitos no início da aula para responder à pergunta: Você deixaria de vacinar seus filhos? A leitura silenciosa é uma estratégia que favorece a reflexão individual, agora facilitada pelas atividades já realizadas de leitura, discussão e análise do texto. Além disso, ajuda a criar um ambiente de tranquilidade, necessário ao momento de fechamento do trabalho, após a “ efervescência” de ideias e criação de argumentos durante o desenvolvimento do trabalho.
  • Peça aos grupos que respondam novamente à questão proposta e justifiquem os motivos para manterem ou não os argumentos apresentados anteriormente.
  • Relembre os dados apresentados na aula 2 em relação à queda no índice de vacinação e questione as crianças: como as informações da reportagem da aula passada e dessa aula estão relacionadas? Na opinião de vocês, os dois textos cumprem a função do gênero textual reportagem? Expliquem.
  • Finalize a aula elaborando, juntamente com as crianças, a resposta à questão proposta acima e garanta que todos a registrem no caderno. Dessa forma, poderão retomar as conclusões ou consultá-las em outro momento do trabalho.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano