Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula:Ler e compreender uma reportagem - parte 2
Finalidade da aula: Compreender a ideia central de uma reportagem utilizando as seguintes estratégias: inferir o sentido de palavras, expressões e informações implícitas e recuperar as relações entre partes de um texto por meio de substituições lexicais ou pronominais. Analisar o efeito causado pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em um texto multissemiótico.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objetos do conhecimento: Estratégia de leitura / compreensão em leitura / recursos usados para chamar a atenção do leitor
Prática de linguagem: Leitura e escuta
Habilidade da BNCC: EF15LP04, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.
Materiais necessários: Computador com projetor, texto impresso, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta/fita adesiva/ou painel com folha grande de papel), cópias da atividade de interpretação de textos (1 cópia para cada dupla de alunos).
Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Dificuldades antecipadas:
- Pouca vivência na realização de tarefas em grupo.
- É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta.
- Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.
Referências sobre o assunto:
Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais Acesso em 19 de agosto de 2018.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 19 de agosto de 2018.