13760
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Ler e compreender uma reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reportagens

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Vídeo disponível aqui
Texto para leitura, disponível aqui
PowerPoint ou Padlet.

- Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Google Meet, Hangouts etc.

Introdução
Envie aos alunos a orientação da atividade por áudio, vídeo ou mensagem de texto, pelo whatsApp, orientando-os a assistir ao vídeo e, em seguida, refletir sobre a questão apresentada no slide de Introdução do plano de aula, respondendo-a no caderno. Solicite que os alunos enviem suas respostas por mensagem de texto e prepare um mural com a síntese das respostas, utilizando o PowerPoint. Envie-o aos alunos para socializar as reflexões. Outra opção é criar um mural virtual colaborativo no Padlet e solicitar que os alunos insiram suas respostas. Para saber como usar o Padlet, veja o tutorial disponível aqui.

Desenvolvimento
Envie a reportagem aos alunos e solicite que, antes de ler o texto completo, leiam apenas a manchete e o título auxiliar, e reflitam sobre as questões sugeridas nas orientações da Introdução do plano de aula. Solicite que os alunos leiam o texto e respondam às seguintes questões:
     - O que essa reportagem nos alerta?
     - Para que servem os gráficos apresentados na reportagem?
     - Quais medidas a reportagem cita como possíveis soluções para o problema?
     - Quais são os fatores que contribuem para a diminuição da vacinação, segundo a reportagem?
     - Qual a vacina que apresenta resultado dentro da meta? Por quê?
Depois, envie as respostas das questões para que os alunos comparem com as suas, e oriente-os a voltar ao texto para conferir as respostas. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Hangouts, e possibilite que os alunos exponham suas respostas.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem no caderno uma nota sobre o que aprenderam a respeito de reportagens, com base na consigna: o que é e para que serve uma reportagem?

Convite às famílias
Proponha aos alunos que leiam a reportagem para os familiares e conversem com eles sobre o tema, dialogando sobre a importância da vacinação.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_04SQA02

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas