Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Ler e compreender uma reportagem - parte 1
Finalidade da aula: Compreender a ideia central de uma reportagem utilizando as seguintes estratégias: inferir o sentido de palavras, expressões e informações implícitas e recuperar as relações entre partes de um texto por meio de substituições lexicais ou pronominais. Analisar o efeito causado pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em um texto multissemiótico.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objetos do conhecimento: Estratégia de leitura / compreensão em leitura / recursos usados para chamar a atenção do leitor
Prática de linguagem: Leitura e escuta
Habilidade da BNCC: EF15LP04, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.
Materiais necessários: Computador com projetor, texto impresso, folhas A4, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta/fita adesiva/ou painel com folha grande de papel).
Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital) e portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Dificuldades antecipadas:
- Pouca vivência na realização de tarefas em grupo.
- É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta.
- Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.
Referências sobre o assunto:
Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais Acesso em 19 de agosto de 2018.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 19 de agosto de 2018.