13760
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Ler e compreender uma reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reportagens

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.

Materiais necessários: Computador com projetor, texto impresso, folhas A4, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta/fita adesiva/ou painel com folha grande de papel).

Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital) e portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

  • Pouca vivência na realização de tarefas em grupo.
  • É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta.
  • Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.

Referências sobre o assunto:

Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais Acesso em 19 de agosto de 2018.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 19 de agosto de 2018.

Tema da Aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou apresente impresso o título da aula e peça aos alunos que expliquem a qual assunto se refere.
  • Certifique-se de que toda a turma compreendeu o que será trabalhado nesta aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em trios, dispondo-os na classe de modo que consigam ver e ouvir a todos. Considere que cada trio deverá ler, conversar sobre o texto e responder uma das sete questões que serão posteriormente socializadas com a classe. Nesse sentido, calcule a quantidade de crianças de cada grupo levando em conta que há sete questões para serem divididas entre eles. Um outro aspecto que vale a pena considerar diz respeito às perguntas que foram elaboradas e seus objetivos: as questões propostas apresentam níveis diferentes de dificuldade, podendo exigir que o aluno elabore argumentos, realize inferências, perceba as relações entre as partes do texto, perceba estratégias usadas para evitar a repetição de palavras, localize informações e justifique suas respostas fazendo uso dos elementos do texto. Assim, é interessante planejar a organização das equipes de trabalho de modo a agrupar crianças que possam apoiar-se mutuamente na realização das tarefas. Da mesma forma, é importante dividir as questões de modo que possam ser bem aproveitadas em cada grupo.
  • Leia a pergunta do slide para os alunos.
  • Estimule as crianças a expressarem os seus posicionamentos sobre o assunto e não faça julgamento de valor sobre os mesmos, orientando a turma a também não fazê-lo. Deixe que comentem por alguns minutos a informação apresentada no slide e anote no quadro as argumentações a favor e contra. O objetivo desta etapa da aula é estimular as crianças a expressarem o seu ponto de vista antes da leitura da reportagem para que, ao final da aula, essas ideias sejam retomadas, analisadas à luz da leitura e as conclusões dessa análise subsidiem a formulação da resposta para a pergunta: qual é a função social deste gênero textual?
  • Apresente o vídeo sugerido nos materiais complementares (tempo de duração: 1’38”). Assistir ao vídeo é uma maneira de facilitar a compreensão das crianças sobre o conteúdo do texto, pois, como ele apresenta um breve resumo das ideias principais da reportagem a ser lida, enriquece o conhecimento prévio dos alunos, facilitando, assim, a compreensão leitora.

Materiais complementares

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TAUC8oHwSLk. Acesso em 16 de agosto de 2018.

title>Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula title>Desenvolvimento

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide da página de abertura da reportagem para a turma.
  • Leia com as crianças a manchete e o título auxiliar.
  • Realize um breve exercício de oralidade com a classe toda. Estimule os alunos a rememorar a aula anterior, ajudando-os a localizar os elementos da reportagem trabalhados no plano de aula 1: Nome do veículo de comunicação, modo de publicação (impresso ou online), elementos da página (símbolos, palavras, etc.) que indicam que se trata de uma publicação online, ícones, nome da autora do texto, tipo e cor da letra da manchete.
  • Peça que expliquem o assunto da reportagem a partir dos dados presentes na manchete e no título auxiliar. Questione-os:
  • O que a manchete nos informa? Como é possível concluir que a informação diz respeito ao Brasil?
  • Ao ler o título auxiliar, a quais conclusões podemos chegar em relação à vacinação contra o sarampo?
  • Entregue o texto impresso e distribua uma folha A4 e uma questão para cada grupo, lembrando que são sete questões para serem divididas entre o total de grupos (para imprimi-las, clique aqui).
  • Solicite que os alunos leiam o texto em grupo e respondam à questão recebida, registrando a sua resposta na folha A4. Combine com as crianças o horário em que deverão finalizar a tarefa. Controle o tempo. Após 20 minutos, encerre esta etapa do trabalho. Veja aqui as respostas que devem orientar o trabalho neste momento da aula.
  • Releia a reportagem com a turma, agora de forma coletiva. À medida que, durante a leitura, forem citados os trechos do texto que correspondem às perguntas recebidas pelos grupos, pare a leitura e solicite ao grupo que leia a pergunta e a resposta para a turma. A tarefa dos colegas será a de avaliar se a resposta está adequada ou não, sugerindo o aprimoramento necessário, se for o caso.
  • Elabore, em conjunto com os alunos, uma breve síntese da reportagem, a qual deverá citar: A queda nos índices de vacinação, quais os perigos que essa queda ocasiona, quais as estratégias do governo para resolver esse problema.

Materiais complementares

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/vacinacao-de-criancas-no-pais-atinge-indice-mais-baixo-em-16-anos.shtml Acesso em 16 de agosto de 2018.

Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/interpretacao-de-leitura Acesso em 26 de outubro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

1. Retome com os alunos os registros feitos no início da aula sobre as respostas à pergunta inicial: “O índice de vacinação no Brasil atualmente é muito baixo. Você acha que esse assunto é importante? Por quê?”

2. Verifique se o posicionamento da turma em relação ao assunto permanece o mesmo ou não e por quais motivos. Em seguida, retome com os alunos qual é o objetivo de uma reportagem e a função social deste gênero textual (oferecer informações de mais de uma fonte a respeito de determinado assunto ao leitor para que ele possa formar sua opinião e em alguns casos, tomar posição).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.

Materiais necessários: Computador com projetor, texto impresso, folhas A4, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta/fita adesiva/ou painel com folha grande de papel).

Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital) e portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

  • Pouca vivência na realização de tarefas em grupo.
  • É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta.
  • Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.

Referências sobre o assunto:

Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais Acesso em 19 de agosto de 2018.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 19 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou apresente impresso o título da aula e peça aos alunos que expliquem a qual assunto se refere.
  • Certifique-se de que toda a turma compreendeu o que será trabalhado nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em trios, dispondo-os na classe de modo que consigam ver e ouvir a todos. Considere que cada trio deverá ler, conversar sobre o texto e responder uma das sete questões que serão posteriormente socializadas com a classe. Nesse sentido, calcule a quantidade de crianças de cada grupo levando em conta que há sete questões para serem divididas entre eles. Um outro aspecto que vale a pena considerar diz respeito às perguntas que foram elaboradas e seus objetivos: as questões propostas apresentam níveis diferentes de dificuldade, podendo exigir que o aluno elabore argumentos, realize inferências, perceba as relações entre as partes do texto, perceba estratégias usadas para evitar a repetição de palavras, localize informações e justifique suas respostas fazendo uso dos elementos do texto. Assim, é interessante planejar a organização das equipes de trabalho de modo a agrupar crianças que possam apoiar-se mutuamente na realização das tarefas. Da mesma forma, é importante dividir as questões de modo que possam ser bem aproveitadas em cada grupo.
  • Leia a pergunta do slide para os alunos.
  • Estimule as crianças a expressarem os seus posicionamentos sobre o assunto e não faça julgamento de valor sobre os mesmos, orientando a turma a também não fazê-lo. Deixe que comentem por alguns minutos a informação apresentada no slide e anote no quadro as argumentações a favor e contra. O objetivo desta etapa da aula é estimular as crianças a expressarem o seu ponto de vista antes da leitura da reportagem para que, ao final da aula, essas ideias sejam retomadas, analisadas à luz da leitura e as conclusões dessa análise subsidiem a formulação da resposta para a pergunta: qual é a função social deste gênero textual?
  • Apresente o vídeo sugerido nos materiais complementares (tempo de duração: 1’38”). Assistir ao vídeo é uma maneira de facilitar a compreensão das crianças sobre o conteúdo do texto, pois, como ele apresenta um breve resumo das ideias principais da reportagem a ser lida, enriquece o conhecimento prévio dos alunos, facilitando, assim, a compreensão leitora.

Materiais complementares

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TAUC8oHwSLk. Acesso em 16 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula
title>Desenvolvimento

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide da página de abertura da reportagem para a turma.
  • Leia com as crianças a manchete e o título auxiliar.
  • Realize um breve exercício de oralidade com a classe toda. Estimule os alunos a rememorar a aula anterior, ajudando-os a localizar os elementos da reportagem trabalhados no plano de aula 1: Nome do veículo de comunicação, modo de publicação (impresso ou online), elementos da página (símbolos, palavras, etc.) que indicam que se trata de uma publicação online, ícones, nome da autora do texto, tipo e cor da letra da manchete.
  • Peça que expliquem o assunto da reportagem a partir dos dados presentes na manchete e no título auxiliar. Questione-os:
  • O que a manchete nos informa? Como é possível concluir que a informação diz respeito ao Brasil?
  • Ao ler o título auxiliar, a quais conclusões podemos chegar em relação à vacinação contra o sarampo?
  • Entregue o texto impresso e distribua uma folha A4 e uma questão para cada grupo, lembrando que são sete questões para serem divididas entre o total de grupos (para imprimi-las, clique aqui).
  • Solicite que os alunos leiam o texto em grupo e respondam à questão recebida, registrando a sua resposta na folha A4. Combine com as crianças o horário em que deverão finalizar a tarefa. Controle o tempo. Após 20 minutos, encerre esta etapa do trabalho. Veja aqui as respostas que devem orientar o trabalho neste momento da aula.
  • Releia a reportagem com a turma, agora de forma coletiva. À medida que, durante a leitura, forem citados os trechos do texto que correspondem às perguntas recebidas pelos grupos, pare a leitura e solicite ao grupo que leia a pergunta e a resposta para a turma. A tarefa dos colegas será a de avaliar se a resposta está adequada ou não, sugerindo o aprimoramento necessário, se for o caso.
  • Elabore, em conjunto com os alunos, uma breve síntese da reportagem, a qual deverá citar: A queda nos índices de vacinação, quais os perigos que essa queda ocasiona, quais as estratégias do governo para resolver esse problema.

Materiais complementares

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/vacinacao-de-criancas-no-pais-atinge-indice-mais-baixo-em-16-anos.shtml Acesso em 16 de agosto de 2018.

Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/interpretacao-de-leitura Acesso em 26 de outubro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

1. Retome com os alunos os registros feitos no início da aula sobre as respostas à pergunta inicial: “O índice de vacinação no Brasil atualmente é muito baixo. Você acha que esse assunto é importante? Por quê?”

2. Verifique se o posicionamento da turma em relação ao assunto permanece o mesmo ou não e por quais motivos. Em seguida, retome com os alunos qual é o objetivo de uma reportagem e a função social deste gênero textual (oferecer informações de mais de uma fonte a respeito de determinado assunto ao leitor para que ele possa formar sua opinião e em alguns casos, tomar posição).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano