A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.
Materiais necessários: Computador com projetor e/ou textos impressos, caderno, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta ou painel com folha grande de papel).
Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta nesta aula. Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.
Referências sobre o assunto:
Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/generos-do-discurso acesso em 16 de agosto de 2018
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 16 de agosto de 2018
Disponível em: https://www.infoescola.com/jornalismo/reportagem/ Acesso em 16 de agosto de 2018.
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade Acesso em 16 de agosto de 2018
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Esse é um momento da aula que tem como objetivo levar o aluno a acionar seus conhecimentos prévios sobre o tema que será abordado, como forma de dar significado à leitura e favorecer o levantamento de hipóteses e compreensão do texto. Assim, estimule a reflexão e a socialização de ideias, proponha às crianças questões como:
Materiais complementares
Complemente a introdução da aula com a informação divulgada pela ONU: a quantidade diária de água necessária para o consumo e higiene de uma pessoa é de 110 litros, mas no Brasil chega a ser quase o dobro, cerca de 200 litros (para mais informações, links abaixo).
Disponível em : http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=140 Acesso em 14 de agosto de 2018.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/02/05/e-possivel-viver-com-110-litros-de-agua-por-dia-veja-como-seria-a-sua-vida.htm Acesso em 14 de agosto de 2018.
Disponível em : http://especiais.g1.globo.com/economia/crise-da-agua/calculadora-do-consumo/ Acesso em 14 e agosto de 2018.
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes. Acesso em 15 de setembro de 2018.
Reportagem - Disponível em:
https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
1. Leia com a turma o depoimento de Édison Carlos que vem logo após o gráfico de barras “Perda de água no mundo.” Pergunte às crianças:
(a) Sem fazer uma leitura das informações, é possível localizar o depoimento de uma pessoa nesta parte da reportagem? Como?
(b) Que estratégia foi usada nesta parte do texto para indicar que um assunto novo será abordado dentro do mesmo tema da reportagem?
2. Finalize a projeção da reportagem lendo com os alunos os dois últimos parágrafos (a partir do subtítulo “Cenários futuros”) e solicitando que:
(a) Citem o assunto do trecho da entrevista que aparece no final da reportagem e expliquem como é possível identificar o nome do entrevistado.
(b) Apontem o recurso gráfico usado nesta parte da reportagem para separar os dois parágrafos finais do texto da fala do especialista.
Materiais complementares:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
2. O registro deverá conter os seguintes elementos:
A reportagem é um gênero de texto que tem como objetivo investigar um assunto para informar e ajudar o leitor a formar a sua opinião. Por esta razão, pode conter observações ou o ponto de vista do jornalista e de pessoas envolvidas com o tema abordado, imagens, gráficos, mapas, vídeos. Uma reportagem deve trazer sempre o nome do autor do texto, a data e em alguns casos, o horário de publicação. O título de uma reportagem apresenta letras maiores, cor diferente do corpo do texto e um pequeno resumo do assunto que será abordado; essas características têm o objetivo de atrair a atenção do leitor.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Texto para leitura, disponível aqui.
- Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Google Meet, Hangouts, Zoom etc.
Introdução
Envie aos alunos um áudio, vídeo ou mensagem de texto com orientações sobre a atividade. Disponibilize a questão proposta no slide da Introdução do plano da aula e solicite aos alunos que reflitam sobre o tema. Use as questões norteadoras, sugeridas nas orientações da Introdução do plano. Oriente os alunos a dialogar com os familiares sobre como usam a água no dia a dia.
Desenvolvimento
Explicite para os alunos o objetivo da atividade, deixando claro que lerão uma reportagem. Solicite que, antes de ler o texto, reflitam sobre o que sabem a respeito de reportagens: qual a função da reportagem; quem costuma ler reportagens; quais temas são abordados. Envie o link da reportagem aos alunos e oriente que leiam com atenção e assistam ao vídeo que a complementa, tomando notas das seguintes questões:
- De qual tema trata a reportagem?
- Na reportagem, aparecem elementos como vídeo, gráficos e entrevista. Para que servem esses elementos na reportagem? Eles lhe ajudaram a compreender melhor o tema da reportagem?
- A reportagem começa com um texto em letras grandes e em cores mais intensas (negrito). Qual é a função dessa parte do texto?
- Para que serve essa reportagem? O que você aprendeu com ela?
Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo com os alunos, utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Hangouts, Zoom ou outra de sua preferência, e possibilite que os alunos dialoguem sobre as impressões acerca da reportagem. Aproveite para regular possíveis compreensões equivocadas e fale um pouco sobre os aspectos básicos da reportagem.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma nota no caderno sobre o que aprenderam a respeito de reportagens para usar nas próximas aulas.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem o tema da reportagem com os familiares e dialoguem com eles sobre o desperdício de água. Proponha que convidem os familiares a buscar estratégias para economizar a água no cotidiano da casa.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: O que é uma reportagem?
Finalidade da aula: Compreender a função social e principais características do gênero reportagem
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, recepção de textos e estratégias de leitura
Prática de linguagem: Leitura e escuta
Habilidade da BNCC: EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.
Materiais necessários: Computador com projetor e/ou textos impressos, caderno, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta ou painel com folha grande de papel).
Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta nesta aula. Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.
Referências sobre o assunto:
Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/generos-do-discurso acesso em 16 de agosto de 2018
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 16 de agosto de 2018
Disponível em: https://www.infoescola.com/jornalismo/reportagem/ Acesso em 16 de agosto de 2018.
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade Acesso em 16 de agosto de 2018
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: