13759
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O que é uma reportagem?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reportagem

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Tema da Aula 3. Introdução 4. Desenvolvimento 5. Fechamento Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.

Materiais necessários: Computador com projetor e/ou textos impressos, caderno, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta ou painel com folha grande de papel).

Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta nesta aula. Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.

Referências sobre o assunto:

Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/generos-do-discurso acesso em 16 de agosto de 2018

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 16 de agosto de 2018

Disponível em: https://www.infoescola.com/jornalismo/reportagem/ Acesso em 16 de agosto de 2018.

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade Acesso em 16 de agosto de 2018

Tema da Aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em um grande semicírculo, de modo que possam ver e ouvir a todos.
  • Projete ou apresente o título da aula impresso.
  • Peça que os alunos o leiam silenciosamente. A leitura silenciosa é uma estratégia que pode ser bastante interessante, pois ajuda a criar um clima de atenção e tranquilidade e a preparar o grupo para as etapas posteriores da aula, quando deverão exercitar a capacidade de elaborar argumentos, ouvir e/ou conciliar pontos de vista.
  • Pergunte às crianças o que entendem por reportagem e faça um breve levantamento dos conhecimentos prévios da turma.
  • Não se preocupe em fazer correções conceituais nesse momento. Se considerar necessário, anote dúvidas ou enganos que surgirem e esclareça-os durante a aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e/ou apresente o enunciado impresso, leia-o para a turma ou peça a uma das crianças que o faça em voz alta.

Esse é um momento da aula que tem como objetivo levar o aluno a acionar seus conhecimentos prévios sobre o tema que será abordado, como forma de dar significado à leitura e favorecer o levantamento de hipóteses e compreensão do texto. Assim, estimule a reflexão e a socialização de ideias, proponha às crianças questões como:

  • Quem de vocês conhecia essa informação?
  • Imaginem a quantidade de água desperdiçada e comentem de que maneiras poderia ter sido aproveitada.
  • Em quais situações vocês já presenciaram o desperdício de água e como evitá-lo?

Materiais complementares

Complemente a introdução da aula com a informação divulgada pela ONU: a quantidade diária de água necessária para o consumo e higiene de uma pessoa é de 110 litros, mas no Brasil chega a ser quase o dobro, cerca de 200 litros (para mais informações, links abaixo).

Disponível em : http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=140 Acesso em 14 de agosto de 2018.

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/02/05/e-possivel-viver-com-110-litros-de-agua-por-dia-veja-como-seria-a-sua-vida.htm Acesso em 14 de agosto de 2018.

Disponível em : http://especiais.g1.globo.com/economia/crise-da-agua/calculadora-do-consumo/ Acesso em 14 e agosto de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 12min para este slide e 4min para cada um dos slides 5 a 10.
  • Apresente o vídeo que faz parte da reportagem (ver link abaixo - tempo de duração: 4’46”).
  • Leia o texto completo com a turma e esclareça eventuais dúvidas durante a leitura.
  • Projete o slide ou apresente impressos a manchete e o título auxiliar da reportagem, releia-os com as crianças. Faça intervenções no sentido de ajudá-las a dialogar sobre as características da diagramação da página (cores, símbolos etc.) e nomenclaturas:
  • Em qual tipo de meio de comunicação foi publicada esta reportagem (online/impresso)? Como vocês chegaram a essa conclusão?
  • Em qual seção esta reportagem foi publicada? Como é possível localizar esta informação? Há algo na página que ajuda o leitor a fazer isso?
  • Quais características da página de abertura indicam que o leitor terá acesso a uma reportagem?
  • Que nome recebe o título que está em letras maiores e mais escuras? E o texto que vem logo abaixo?
  • Quem e quando escreveu a reportagem?
  • Na opinião de vocês, por qual motivo essa reportagem foi publicada? Qual é a intenção da autora do texto?

Materiais complementares:

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue o texto impresso e pergunte aos alunos:
  • Que tipo de efeito visual é usado no início da reportagem para destacar o texto e chamar a atenção do leitor?
  • De que modo a reportagem é iniciada?
  • Os dados apresentados no início da reportagem são resultado de um estudo realizado por qual instituição?
  • Podemos dizer que o primeiro parágrafo oferece ao leitor um breve resumo da reportagem? Explique.
  • Como as informações do terceiro parágrafo confirmam o que diz o título da reportagem?

Materiais complementares:

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Projete o gráfico de linhas “Evolução de perdas na distribuição de água” e peça que as crianças expliquem a que se refere. Questione:
  • Ler as informações em forma de gráfico facilita o entendimento do leitor? Por quê?
  • O que mais chamou a atenção de vocês no gráfico?
  • Na opinião de vocês, por que as linhas do gráfico são azuis?

Materiais complementares:

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes. Acesso em 15 de setembro de 2018.

Reportagem - Disponível em:

https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Chame a atenção do grupo para o fato de haver uma entrevista na reportagem. Localize, com os alunos, as falas do entrevistado Édison Carlos, do Trata Brasil. Em seguida pergunte:
  • Quem é o entrevistado na reportagem?
  • Em nome de qual instituição ele deu o seu depoimento?
  • Na reportagem, como é possível diferenciar a fala do entrevistado do texto escrito pela jornalista ?
  • Qual é a função da entrevista em uma reportagem?

  • Passe para a análise do gráfico de setores. Pergunte às crianças:
  • Que informações o gráfico apresenta?
  • Com qual intenção a cor azul foi usada no gráfico? Uma outra cor teria o mesmo efeito? Por quê?
  • Qual a fonte dos dados apresentados no gráfico?

Materiais complementares:

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Mostre o gráfico de setores “Balanço hídrico de 2016” e analise-o com a turma. Pergunte às crianças:
  • Que informação o gráfico apresenta?
  • Com qual intenção a cor azul foi usada no gráfico? Uma outra cor teria o mesmo efeito? Por quê?
  • Qual é a fonte dos dados apresentados no gráfico?

Materiais complementares:

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Projete o gráfico de barras “Perda de água no mundo”.
  • Peça que os alunos expliquem o assunto do gráfico e indiquem a fonte dos dados apresentados. Em seguida, analise o gráfico com a turma:
  • Vocês conhecem este tipo de gráfico e sabem que nome ele recebe?
  • As cores do gráfico favorecem a leitura e o entendimento dos dados? Expliquem.
  • Assim como nos anteriores, outra cor teria o mesmo efeito neste gráfico? Por quê?
  • Por qual motivo há somente uma barra do gráfico em tom mais claro de azul?
  • Quais são os dois países em que a perda de água é maior do que no Brasil?
  • Na opinião de vocês, qual dos três gráficos apresentados é mais fácil de ser compreendido? Por quê?

Materiais complementares:

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

1. Leia com a turma o depoimento de Édison Carlos que vem logo após o gráfico de barras “Perda de água no mundo.” Pergunte às crianças:

(a) Sem fazer uma leitura das informações, é possível localizar o depoimento de uma pessoa nesta parte da reportagem? Como?

(b) Que estratégia foi usada nesta parte do texto para indicar que um assunto novo será abordado dentro do mesmo tema da reportagem?

2. Finalize a projeção da reportagem lendo com os alunos os dois últimos parágrafos (a partir do subtítulo “Cenários futuros”) e solicitando que:

(a) Citem o assunto do trecho da entrevista que aparece no final da reportagem e expliquem como é possível identificar o nome do entrevistado.

(b) Apontem o recurso gráfico usado nesta parte da reportagem para separar os dois parágrafos finais do texto da fala do especialista.

Materiais complementares:

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Nesta fase da aula, é importante que as conclusões da turma sejam elaboradas coletivamente e que seja feito um registro escrito. Escolha a forma que for mais adequada para você (no quadro, computador, folha grande afixada em um painel) e garanta que os alunos também o façam. Elaborar as conclusões conjuntamente é uma maneira de estimular a reflexão, a análise e a organização das ideias a respeito do que foi discutido. Além disso, é na relação horizontal (relação dos alunos entre si) que se forjam as condições mais propícias para que os alunos desenvolvam seu potencial para a participação, cooperação, respeito mútuo e elaboração/expressão de crítica (aqui entendida como um conjunto bem estruturado de opiniões fundamentadas). Da mesma forma, é fundamental documentar o trabalho por escrito, pois, além de organizar o pensamento, a escrita garante a possibilidade de consulta, estudo, revisão e até mesmo alteração do que foi concluído em dado momento. Para orientar o registro, pergunte às crianças:
  • Qual é o tema da aula de hoje?
  • Os textos que lemos e assistimos contêm elementos de uma reportagem? Quais são eles?
  • Qual é a função do vídeo, dos gráficos e da entrevista na reportagem?
  • Qual desses elementos (vídeo, gráficos, entrevista) mais favoreceu a compreensão do conteúdo da reportagem? Por quê?
  • Após ler, discutir e analisar os elementos do texto, a qual conclusão podemos chegar em relação à função social da reportagem? Que tipo de contribuição uma reportagem pode oferecer às pessoas?

2. O registro deverá conter os seguintes elementos:

A reportagem é um gênero de texto que tem como objetivo investigar um assunto para informar e ajudar o leitor a formar a sua opinião. Por esta razão, pode conter observações ou o ponto de vista do jornalista e de pessoas envolvidas com o tema abordado, imagens, gráficos, mapas, vídeos. Uma reportagem deve trazer sempre o nome do autor do texto, a data e em alguns casos, o horário de publicação. O título de uma reportagem apresenta letras maiores, cor diferente do corpo do texto e um pequeno resumo do assunto que será abordado; essas características têm o objetivo de atrair a atenção do leitor.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.

Materiais necessários: Computador com projetor e/ou textos impressos, caderno, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta ou painel com folha grande de papel).

Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta nesta aula. Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.

Referências sobre o assunto:

Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/generos-do-discurso acesso em 16 de agosto de 2018

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 16 de agosto de 2018

Disponível em: https://www.infoescola.com/jornalismo/reportagem/ Acesso em 16 de agosto de 2018.

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade Acesso em 16 de agosto de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em um grande semicírculo, de modo que possam ver e ouvir a todos.
  • Projete ou apresente o título da aula impresso.
  • Peça que os alunos o leiam silenciosamente. A leitura silenciosa é uma estratégia que pode ser bastante interessante, pois ajuda a criar um clima de atenção e tranquilidade e a preparar o grupo para as etapas posteriores da aula, quando deverão exercitar a capacidade de elaborar argumentos, ouvir e/ou conciliar pontos de vista.
  • Pergunte às crianças o que entendem por reportagem e faça um breve levantamento dos conhecimentos prévios da turma.
  • Não se preocupe em fazer correções conceituais nesse momento. Se considerar necessário, anote dúvidas ou enganos que surgirem e esclareça-os durante a aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e/ou apresente o enunciado impresso, leia-o para a turma ou peça a uma das crianças que o faça em voz alta.

Esse é um momento da aula que tem como objetivo levar o aluno a acionar seus conhecimentos prévios sobre o tema que será abordado, como forma de dar significado à leitura e favorecer o levantamento de hipóteses e compreensão do texto. Assim, estimule a reflexão e a socialização de ideias, proponha às crianças questões como:

  • Quem de vocês conhecia essa informação?
  • Imaginem a quantidade de água desperdiçada e comentem de que maneiras poderia ter sido aproveitada.
  • Em quais situações vocês já presenciaram o desperdício de água e como evitá-lo?

Materiais complementares

Complemente a introdução da aula com a informação divulgada pela ONU: a quantidade diária de água necessária para o consumo e higiene de uma pessoa é de 110 litros, mas no Brasil chega a ser quase o dobro, cerca de 200 litros (para mais informações, links abaixo).

Disponível em : http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=140 Acesso em 14 de agosto de 2018.

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/02/05/e-possivel-viver-com-110-litros-de-agua-por-dia-veja-como-seria-a-sua-vida.htm Acesso em 14 de agosto de 2018.

Disponível em : http://especiais.g1.globo.com/economia/crise-da-agua/calculadora-do-consumo/ Acesso em 14 e agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 12min para este slide e 4min para cada um dos slides 5 a 10.
  • Apresente o vídeo que faz parte da reportagem (ver link abaixo - tempo de duração: 4’46”).
  • Leia o texto completo com a turma e esclareça eventuais dúvidas durante a leitura.
  • Projete o slide ou apresente impressos a manchete e o título auxiliar da reportagem, releia-os com as crianças. Faça intervenções no sentido de ajudá-las a dialogar sobre as características da diagramação da página (cores, símbolos etc.) e nomenclaturas:
  • Em qual tipo de meio de comunicação foi publicada esta reportagem (online/impresso)? Como vocês chegaram a essa conclusão?
  • Em qual seção esta reportagem foi publicada? Como é possível localizar esta informação? Há algo na página que ajuda o leitor a fazer isso?
  • Quais características da página de abertura indicam que o leitor terá acesso a uma reportagem?
  • Que nome recebe o título que está em letras maiores e mais escuras? E o texto que vem logo abaixo?
  • Quem e quando escreveu a reportagem?
  • Na opinião de vocês, por qual motivo essa reportagem foi publicada? Qual é a intenção da autora do texto?

Materiais complementares:

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue o texto impresso e pergunte aos alunos:
  • Que tipo de efeito visual é usado no início da reportagem para destacar o texto e chamar a atenção do leitor?
  • De que modo a reportagem é iniciada?
  • Os dados apresentados no início da reportagem são resultado de um estudo realizado por qual instituição?
  • Podemos dizer que o primeiro parágrafo oferece ao leitor um breve resumo da reportagem? Explique.
  • Como as informações do terceiro parágrafo confirmam o que diz o título da reportagem?

Materiais complementares:

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Projete o gráfico de linhas “Evolução de perdas na distribuição de água” e peça que as crianças expliquem a que se refere. Questione:
  • Ler as informações em forma de gráfico facilita o entendimento do leitor? Por quê?
  • O que mais chamou a atenção de vocês no gráfico?
  • Na opinião de vocês, por que as linhas do gráfico são azuis?

Materiais complementares:

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes. Acesso em 15 de setembro de 2018.

Reportagem - Disponível em:

https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Chame a atenção do grupo para o fato de haver uma entrevista na reportagem. Localize, com os alunos, as falas do entrevistado Édison Carlos, do Trata Brasil. Em seguida pergunte:
  • Quem é o entrevistado na reportagem?
  • Em nome de qual instituição ele deu o seu depoimento?
  • Na reportagem, como é possível diferenciar a fala do entrevistado do texto escrito pela jornalista ?
  • Qual é a função da entrevista em uma reportagem?

  • Passe para a análise do gráfico de setores. Pergunte às crianças:
  • Que informações o gráfico apresenta?
  • Com qual intenção a cor azul foi usada no gráfico? Uma outra cor teria o mesmo efeito? Por quê?
  • Qual a fonte dos dados apresentados no gráfico?

Materiais complementares:

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Mostre o gráfico de setores “Balanço hídrico de 2016” e analise-o com a turma. Pergunte às crianças:
  • Que informação o gráfico apresenta?
  • Com qual intenção a cor azul foi usada no gráfico? Uma outra cor teria o mesmo efeito? Por quê?
  • Qual é a fonte dos dados apresentados no gráfico?

Materiais complementares:

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Projete o gráfico de barras “Perda de água no mundo”.
  • Peça que os alunos expliquem o assunto do gráfico e indiquem a fonte dos dados apresentados. Em seguida, analise o gráfico com a turma:
  • Vocês conhecem este tipo de gráfico e sabem que nome ele recebe?
  • As cores do gráfico favorecem a leitura e o entendimento dos dados? Expliquem.
  • Assim como nos anteriores, outra cor teria o mesmo efeito neste gráfico? Por quê?
  • Por qual motivo há somente uma barra do gráfico em tom mais claro de azul?
  • Quais são os dois países em que a perda de água é maior do que no Brasil?
  • Na opinião de vocês, qual dos três gráficos apresentados é mais fácil de ser compreendido? Por quê?

Materiais complementares:

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

1. Leia com a turma o depoimento de Édison Carlos que vem logo após o gráfico de barras “Perda de água no mundo.” Pergunte às crianças:

(a) Sem fazer uma leitura das informações, é possível localizar o depoimento de uma pessoa nesta parte da reportagem? Como?

(b) Que estratégia foi usada nesta parte do texto para indicar que um assunto novo será abordado dentro do mesmo tema da reportagem?

2. Finalize a projeção da reportagem lendo com os alunos os dois últimos parágrafos (a partir do subtítulo “Cenários futuros”) e solicitando que:

(a) Citem o assunto do trecho da entrevista que aparece no final da reportagem e expliquem como é possível identificar o nome do entrevistado.

(b) Apontem o recurso gráfico usado nesta parte da reportagem para separar os dois parágrafos finais do texto da fala do especialista.

Materiais complementares:

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Nesta fase da aula, é importante que as conclusões da turma sejam elaboradas coletivamente e que seja feito um registro escrito. Escolha a forma que for mais adequada para você (no quadro, computador, folha grande afixada em um painel) e garanta que os alunos também o façam. Elaborar as conclusões conjuntamente é uma maneira de estimular a reflexão, a análise e a organização das ideias a respeito do que foi discutido. Além disso, é na relação horizontal (relação dos alunos entre si) que se forjam as condições mais propícias para que os alunos desenvolvam seu potencial para a participação, cooperação, respeito mútuo e elaboração/expressão de crítica (aqui entendida como um conjunto bem estruturado de opiniões fundamentadas). Da mesma forma, é fundamental documentar o trabalho por escrito, pois, além de organizar o pensamento, a escrita garante a possibilidade de consulta, estudo, revisão e até mesmo alteração do que foi concluído em dado momento. Para orientar o registro, pergunte às crianças:
  • Qual é o tema da aula de hoje?
  • Os textos que lemos e assistimos contêm elementos de uma reportagem? Quais são eles?
  • Qual é a função do vídeo, dos gráficos e da entrevista na reportagem?
  • Qual desses elementos (vídeo, gráficos, entrevista) mais favoreceu a compreensão do conteúdo da reportagem? Por quê?
  • Após ler, discutir e analisar os elementos do texto, a qual conclusão podemos chegar em relação à função social da reportagem? Que tipo de contribuição uma reportagem pode oferecer às pessoas?

2. O registro deverá conter os seguintes elementos:

A reportagem é um gênero de texto que tem como objetivo investigar um assunto para informar e ajudar o leitor a formar a sua opinião. Por esta razão, pode conter observações ou o ponto de vista do jornalista e de pessoas envolvidas com o tema abordado, imagens, gráficos, mapas, vídeos. Uma reportagem deve trazer sempre o nome do autor do texto, a data e em alguns casos, o horário de publicação. O título de uma reportagem apresenta letras maiores, cor diferente do corpo do texto e um pequeno resumo do assunto que será abordado; essas características têm o objetivo de atrair a atenção do leitor.

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 02

Ler e compreender uma reportagem

AULA 03

Ler e compreender uma reportagem

AULA 04

Analisar o título e a linha fina de textos jornalísticos

AULA 05

Exercitar a forma de composição do título e da linha fina de...

AULA 06

Elaborar o título e a linha fina de textos jornalísticos

AULA 07

O uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero notícia

AULA 08

Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos - gêner...

AULA 09

Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos 2 - gê...

AULA 10

Apreciar entrevistas veiculadas oralmente

AULA 11

Planejar uma entrevista a ser apresentada oralmente

AULA 12

Realizar, gravar e expor uma entrevista oral

AULA 13

Como planejar uma reportagem?

AULA 14

Escrever uma reportagem

AULA 15

Editar, revisar e formatar uma reportagem

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano :

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Resenha Crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Vlog de críticas

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Compreensão leitora

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo O que é uma reportagem?

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Crônica: uma leitura do cotidiano

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Ler e interpretar o gênero Crônica

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Roda de notícias

5º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

5º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Emprego de -o ou -u

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

O Emprego do -O ou -U

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Emprego das vogais “o” ou “u”

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Resenha Crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Vlog de críticas

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Compreensão leitora

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Ortografia: Correspondências regulares e irregulares

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Ortografia: Correspondências regulares e irregulares

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Ortografia: Correspondências regulares e irregulares

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

O que é uma reportagem?

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Crônica: uma leitura do cotidiano

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Ler e interpretar o gênero Crônica

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Acentuação de oxítonas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP01 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo o gênero “cantiga”

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Para que servem os textos de instrução de montagem

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Trabalhando com textos publicitários

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Apresentando a notícia em sala de aula

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário: conhecendo o gênero.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Fábulas na escola

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo texto científico

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de leitor: Descobrindo o gênero

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Você conhece? É o gênero dramático!

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de acumular ideias

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Notícias e manchetes

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Resenha Crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O que é uma reportagem?

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Crônica: uma leitura do cotidiano

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando o gênero curiosidades

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O que são os verbetes das enciclopédias?

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo poemas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Função dos poemas concretos e visuais.

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Evolução do verbete

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ouvir e contar histórias

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo as lendas indígenas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura colaborativa de uma canção

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Apresentando a notícia em sala de aula

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e compreendendo as manchetes

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário: conhecendo o gênero.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Fábulas na escola

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreendendo as fábulas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ampliando o conhecimento sobre o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A fábula na sala de aula

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura colaborativa de textos expositivos

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ler para conhecer o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo texto científico

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo protocolos científicos

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler textos científicos para conhecer um tema

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de leitor: Descobrindo o gênero

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Notícias e manchetes

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Resenha Crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Vlog de críticas

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreensão leitora

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O que é uma reportagem?

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Crônica: uma leitura do cotidiano

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e interpretar o gênero Crônica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Estratégias de leitura em ação

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando títulos e imagens de contos de fadas

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo novos contos de fadas

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo poemas

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita: compreensão textual de textos escritos.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita que te quero ler!

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Evolução do verbete

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Como ler textos de divulgação científica?

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de verbete de enciclopédia infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de verbete

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre fotos e texto lido

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo um conto acumulativo

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre imagem e texto lido

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo as lendas indígenas

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Texto fatiado - Lenda indígena

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann