Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.
Materiais necessários: Computador com projetor e/ou textos impressos, caderno, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta ou painel com folha grande de papel).
Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta nesta aula. Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.
Referências sobre o assunto:
Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/generos-do-discurso acesso em 16 de agosto de 2018
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 16 de agosto de 2018
Disponível em: https://www.infoescola.com/jornalismo/reportagem/ Acesso em 16 de agosto de 2018.
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade Acesso em 16 de agosto de 2018
Tema da Aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em um grande semicírculo, de modo que possam ver e ouvir a todos.
- Projete ou apresente o título da aula impresso.
- Peça que os alunos o leiam silenciosamente. A leitura silenciosa é uma estratégia que pode ser bastante interessante, pois ajuda a criar um clima de atenção e tranquilidade e a preparar o grupo para as etapas posteriores da aula, quando deverão exercitar a capacidade de elaborar argumentos, ouvir e/ou conciliar pontos de vista.
- Pergunte às crianças o que entendem por reportagem e faça um breve levantamento dos conhecimentos prévios da turma.
- Não se preocupe em fazer correções conceituais nesse momento. Se considerar necessário, anote dúvidas ou enganos que surgirem e esclareça-os durante a aula.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete o slide e/ou apresente o enunciado impresso, leia-o para a turma ou peça a uma das crianças que o faça em voz alta.
Esse é um momento da aula que tem como objetivo levar o aluno a acionar seus conhecimentos prévios sobre o tema que será abordado, como forma de dar significado à leitura e favorecer o levantamento de hipóteses e compreensão do texto. Assim, estimule a reflexão e a socialização de ideias, proponha às crianças questões como:
- Quem de vocês conhecia essa informação?
- Imaginem a quantidade de água desperdiçada e comentem de que maneiras poderia ter sido aproveitada.
- Em quais situações vocês já presenciaram o desperdício de água e como evitá-lo?
Materiais complementares
Complemente a introdução da aula com a informação divulgada pela ONU: a quantidade diária de água necessária para o consumo e higiene de uma pessoa é de 110 litros, mas no Brasil chega a ser quase o dobro, cerca de 200 litros (para mais informações, links abaixo).
Disponível em : http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=140 Acesso em 14 de agosto de 2018.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/02/05/e-possivel-viver-com-110-litros-de-agua-por-dia-veja-como-seria-a-sua-vida.htm Acesso em 14 de agosto de 2018.
Disponível em : http://especiais.g1.globo.com/economia/crise-da-agua/calculadora-do-consumo/ Acesso em 14 e agosto de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 12min para este slide e 4min para cada um dos slides 5 a 10.
- Apresente o vídeo que faz parte da reportagem (ver link abaixo - tempo de duração: 4’46”).
- Leia o texto completo com a turma e esclareça eventuais dúvidas durante a leitura.
- Projete o slide ou apresente impressos a manchete e o título auxiliar da reportagem, releia-os com as crianças. Faça intervenções no sentido de ajudá-las a dialogar sobre as características da diagramação da página (cores, símbolos etc.) e nomenclaturas:
- Em qual tipo de meio de comunicação foi publicada esta reportagem (online/impresso)? Como vocês chegaram a essa conclusão?
- Em qual seção esta reportagem foi publicada? Como é possível localizar esta informação? Há algo na página que ajuda o leitor a fazer isso?
- Quais características da página de abertura indicam que o leitor terá acesso a uma reportagem?
- Que nome recebe o título que está em letras maiores e mais escuras? E o texto que vem logo abaixo?
- Quem e quando escreveu a reportagem?
- Na opinião de vocês, por qual motivo essa reportagem foi publicada? Qual é a intenção da autora do texto?
Materiais complementares:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Projete ou entregue o texto impresso e pergunte aos alunos:
- Que tipo de efeito visual é usado no início da reportagem para destacar o texto e chamar a atenção do leitor?
- De que modo a reportagem é iniciada?
- Os dados apresentados no início da reportagem são resultado de um estudo realizado por qual instituição?
- Podemos dizer que o primeiro parágrafo oferece ao leitor um breve resumo da reportagem? Explique.
- Como as informações do terceiro parágrafo confirmam o que diz o título da reportagem?
Materiais complementares:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Projete o gráfico de linhas “Evolução de perdas na distribuição de água” e peça que as crianças expliquem a que se refere. Questione:
- Ler as informações em forma de gráfico facilita o entendimento do leitor? Por quê?
- O que mais chamou a atenção de vocês no gráfico?
- Na opinião de vocês, por que as linhas do gráfico são azuis?
Materiais complementares:
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes. Acesso em 15 de setembro de 2018.
Reportagem - Disponível em:
https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Chame a atenção do grupo para o fato de haver uma entrevista na reportagem. Localize, com os alunos, as falas do entrevistado Édison Carlos, do Trata Brasil. Em seguida pergunte:
- Quem é o entrevistado na reportagem?
- Em nome de qual instituição ele deu o seu depoimento?
- Na reportagem, como é possível diferenciar a fala do entrevistado do texto escrito pela jornalista ?
- Qual é a função da entrevista em uma reportagem?
- Passe para a análise do gráfico de setores. Pergunte às crianças:
- Que informações o gráfico apresenta?
- Com qual intenção a cor azul foi usada no gráfico? Uma outra cor teria o mesmo efeito? Por quê?
- Qual a fonte dos dados apresentados no gráfico?
Materiais complementares:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Mostre o gráfico de setores “Balanço hídrico de 2016” e analise-o com a turma. Pergunte às crianças:
- Que informação o gráfico apresenta?
- Com qual intenção a cor azul foi usada no gráfico? Uma outra cor teria o mesmo efeito? Por quê?
- Qual é a fonte dos dados apresentados no gráfico?
Materiais complementares:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Projete o gráfico de barras “Perda de água no mundo”.
- Peça que os alunos expliquem o assunto do gráfico e indiquem a fonte dos dados apresentados. Em seguida, analise o gráfico com a turma:
- Vocês conhecem este tipo de gráfico e sabem que nome ele recebe?
- As cores do gráfico favorecem a leitura e o entendimento dos dados? Expliquem.
- Assim como nos anteriores, outra cor teria o mesmo efeito neste gráfico? Por quê?
- Por qual motivo há somente uma barra do gráfico em tom mais claro de azul?
- Quais são os dois países em que a perda de água é maior do que no Brasil?
- Na opinião de vocês, qual dos três gráficos apresentados é mais fácil de ser compreendido? Por quê?
Materiais complementares:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
1. Leia com a turma o depoimento de Édison Carlos que vem logo após o gráfico de barras “Perda de água no mundo.” Pergunte às crianças:
(a) Sem fazer uma leitura das informações, é possível localizar o depoimento de uma pessoa nesta parte da reportagem? Como?
(b) Que estratégia foi usada nesta parte do texto para indicar que um assunto novo será abordado dentro do mesmo tema da reportagem?
2. Finalize a projeção da reportagem lendo com os alunos os dois últimos parágrafos (a partir do subtítulo “Cenários futuros”) e solicitando que:
(a) Citem o assunto do trecho da entrevista que aparece no final da reportagem e expliquem como é possível identificar o nome do entrevistado.
(b) Apontem o recurso gráfico usado nesta parte da reportagem para separar os dois parágrafos finais do texto da fala do especialista.
Materiais complementares:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/desperdicio-de-agua-potavel-aumenta-no-brasil-e-perdas-chegam-a-mais-de-r-10-bilhoes-ao-ano-aponta-estudo.ghtml Acesso em 14 de agosto de 2018
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Nesta fase da aula, é importante que as conclusões da turma sejam elaboradas coletivamente e que seja feito um registro escrito. Escolha a forma que for mais adequada para você (no quadro, computador, folha grande afixada em um painel) e garanta que os alunos também o façam. Elaborar as conclusões conjuntamente é uma maneira de estimular a reflexão, a análise e a organização das ideias a respeito do que foi discutido. Além disso, é na relação horizontal (relação dos alunos entre si) que se forjam as condições mais propícias para que os alunos desenvolvam seu potencial para a participação, cooperação, respeito mútuo e elaboração/expressão de crítica (aqui entendida como um conjunto bem estruturado de opiniões fundamentadas). Da mesma forma, é fundamental documentar o trabalho por escrito, pois, além de organizar o pensamento, a escrita garante a possibilidade de consulta, estudo, revisão e até mesmo alteração do que foi concluído em dado momento. Para orientar o registro, pergunte às crianças:
- Qual é o tema da aula de hoje?
- Os textos que lemos e assistimos contêm elementos de uma reportagem? Quais são eles?
- Qual é a função do vídeo, dos gráficos e da entrevista na reportagem?
- Qual desses elementos (vídeo, gráficos, entrevista) mais favoreceu a compreensão do conteúdo da reportagem? Por quê?
- Após ler, discutir e analisar os elementos do texto, a qual conclusão podemos chegar em relação à função social da reportagem? Que tipo de contribuição uma reportagem pode oferecer às pessoas?
2. O registro deverá conter os seguintes elementos:
A reportagem é um gênero de texto que tem como objetivo investigar um assunto para informar e ajudar o leitor a formar a sua opinião. Por esta razão, pode conter observações ou o ponto de vista do jornalista e de pessoas envolvidas com o tema abordado, imagens, gráficos, mapas, vídeos. Uma reportagem deve trazer sempre o nome do autor do texto, a data e em alguns casos, o horário de publicação. O título de uma reportagem apresenta letras maiores, cor diferente do corpo do texto e um pequeno resumo do assunto que será abordado; essas características têm o objetivo de atrair a atenção do leitor.