13735
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Completando o conto: A casa que Pedro fez.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição narrativas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessário: Folhas A4 com imagens das palavras da sequência acumulativa do conto; folhas A4 para cada dupla, com o trecho lacunado da sequência acumulativa completa do conto.

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Diga que o desafio desta aula é recordar as palavras que se repetem no conto “A casa que Pedro fez” e que irão completar o conto com elas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (parte 1)

Orientações:

  • Organize as crianças em uma roda.
  • Recorde o conto trabalhado nas aulas anteriores. Se necessário releia o conto na íntegra.
  • Apresente no centro da roda cartões com imagens e palavras do conto.
  • Peça que as crianças digam o nome das imagens e leiam.
  • Peça que as crianças apontem qual a primeira imagem que surge no conto.
  • Fixe a imagem no quadro ou local visível a todos.
  • Peça que as crianças apontem a próxima imagem que surge no conto.
  • Fixe ao lado da primeira imagem.
  • Proceda assim com todas as imagens.
  • Ao finalizar a última imagem, retorne à primeira e leia com as crianças o nome de todas as imagens, agora na sequência acumulativa.

Materiais complementares: Impressão do conto na íntegra para leitura do professor, caso seja necessário.

Dificuldades antecipadas e intervenções:

As crianças podem não conseguir recordar a sequência acumulativa do conto e com isso, não apontarem as imagens na sequência correta.

Ao recordar o conto, questione as crianças sobre o personagem principal: Pedro. Faça perguntas, por exemplo, “o que Pedro fez?”, ou “o que havia na casa que Pedro fez?” para que as respostas deem pistas para que consigam encontrar a palavra da sequência acumulatica.

Leia a primeira frase do conto “Esta é a casa que Pedro fez”. Peça que as crianças apontem para a imagem da CASA. Destaque no quadro ou em local visível a todos. A partir deste exemplo feito coletivamente, dê continuidade.

Releia o conto, omitindo cada nova palavra da sequência acumulativa e solicite que as crianças apontem para as imagens que completaria a ideia.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (parte 2)

Orientações:

  • Organize a turma em duplas.
  • Entregue uma folha A4 para cada dupla com o trecho do conto lacunado.
  • Oriente que as duplas terão que ler o parágrafo final do conto e completar com as palavras que faltam.
  • Mostre que na sequência acumulativa completa a primeira imagem “CASA” é apresentada ao final do parágrafo.
  • Faça com a turma um exemplo.
  • Leia a última linha do parágrafo do conto.
  • Pergunte às crianças qual palavra está faltando. Pergunte como podem descobrir. Sugira que observem e leiam as palavras que estão na linha. Aponte para a palavra Pedro e peça que leiam. Pergunte o que Pedro fez.
  • Escreva a palavra CASA. Releia a linha completa.
  • Retome as imagens fixadas no quadro apresentadas na introdução da aula.
  • Sugira que estas imagens podem dar pistas para que eles pensem nas palavras a serem escritas.
  • Permita que as crianças façam suas primeiras tentativas.
  • Caso necessário, ofereça uma lista com as palavras a serem usadas, ou ainda o parágrafo completo para que elas possam comparar e completar, como apoio a leitura.

Materiais complementares: Folha A4 com lista das palavras do conto para serem usadas para completar o trecho lacunado; trecho completo impresso em folha A4

Dificuldades antecipadas e intervenções:

As crianças podem escrever as palavras na sequência incorreta.

Caso as crianças escrevam as palavras na ordem inversa, ou invertam determinadas palavras no trecho, peça que façam a leitura de cada linha. Acompanhe esta leitura e questione-as se a ideia está de acordo com o conto. Faça perguntas como “quem espalhou o milho?”. Retome as imagens do conto, fixadas no quadro e pergunte às crianças qual seria a resposta.

As crianças podem escrever as palavras com erros ortográficos.

Num primeiro momento, permita que as crianças façam suas tentativas de escrita, mesmo que com erros ortográficos. Ao concluírem, sinalize à lápis com um traço as palavras que precisam ser revistas na escrita e peça que as crianças observe a escrita das palavras nas imagens fixadas no quadro para que façam as devidas correções.

As crianças podem não conseguir ler o trecho e com isso não conseguirem preencher as lacunas.

Faça a leitura com as crianças da primeira linha do trecho. Confirme se realmente elas não conseguiram ler. Caso isso seja observado, ofereça a elas o trecho do conto completo para que observem e localizem as palavras a serem usadas para completar o trecho. Se necessário, leia com elas cada linha e auxilie-as a localizar as palavras para completar.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Escreva o parágrafo do conto no quadro ou projete o slide.
  • Leia coletivamente o parágrafo do conto.
  • Releia o texto e a cada linha convide uma dupla para marcar as palavras que se repetem ao longo do conto e que foi escrita no trecho lacunado.
  • Numa próxima aula, pode-se solicitar às crianças que observando o trecho corrijam suas produções.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessário: Folhas A4 com imagens das palavras da sequência acumulativa do conto; folhas A4 para cada dupla, com o trecho lacunado da sequência acumulativa completa do conto.

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Diga que o desafio desta aula é recordar as palavras que se repetem no conto “A casa que Pedro fez” e que irão completar o conto com elas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (parte 1)

Orientações:

  • Organize as crianças em uma roda.
  • Recorde o conto trabalhado nas aulas anteriores. Se necessário releia o conto na íntegra.
  • Apresente no centro da roda cartões com imagens e palavras do conto.
  • Peça que as crianças digam o nome das imagens e leiam.
  • Peça que as crianças apontem qual a primeira imagem que surge no conto.
  • Fixe a imagem no quadro ou local visível a todos.
  • Peça que as crianças apontem a próxima imagem que surge no conto.
  • Fixe ao lado da primeira imagem.
  • Proceda assim com todas as imagens.
  • Ao finalizar a última imagem, retorne à primeira e leia com as crianças o nome de todas as imagens, agora na sequência acumulativa.

Materiais complementares: Impressão do conto na íntegra para leitura do professor, caso seja necessário.

Dificuldades antecipadas e intervenções:

As crianças podem não conseguir recordar a sequência acumulativa do conto e com isso, não apontarem as imagens na sequência correta.

Ao recordar o conto, questione as crianças sobre o personagem principal: Pedro. Faça perguntas, por exemplo, “o que Pedro fez?”, ou “o que havia na casa que Pedro fez?” para que as respostas deem pistas para que consigam encontrar a palavra da sequência acumulatica.

Leia a primeira frase do conto “Esta é a casa que Pedro fez”. Peça que as crianças apontem para a imagem da CASA. Destaque no quadro ou em local visível a todos. A partir deste exemplo feito coletivamente, dê continuidade.

Releia o conto, omitindo cada nova palavra da sequência acumulativa e solicite que as crianças apontem para as imagens que completaria a ideia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (parte 2)

Orientações:

  • Organize a turma em duplas.
  • Entregue uma folha A4 para cada dupla com o trecho do conto lacunado.
  • Oriente que as duplas terão que ler o parágrafo final do conto e completar com as palavras que faltam.
  • Mostre que na sequência acumulativa completa a primeira imagem “CASA” é apresentada ao final do parágrafo.
  • Faça com a turma um exemplo.
  • Leia a última linha do parágrafo do conto.
  • Pergunte às crianças qual palavra está faltando. Pergunte como podem descobrir. Sugira que observem e leiam as palavras que estão na linha. Aponte para a palavra Pedro e peça que leiam. Pergunte o que Pedro fez.
  • Escreva a palavra CASA. Releia a linha completa.
  • Retome as imagens fixadas no quadro apresentadas na introdução da aula.
  • Sugira que estas imagens podem dar pistas para que eles pensem nas palavras a serem escritas.
  • Permita que as crianças façam suas primeiras tentativas.
  • Caso necessário, ofereça uma lista com as palavras a serem usadas, ou ainda o parágrafo completo para que elas possam comparar e completar, como apoio a leitura.

Materiais complementares: Folha A4 com lista das palavras do conto para serem usadas para completar o trecho lacunado; trecho completo impresso em folha A4

Dificuldades antecipadas e intervenções:

As crianças podem escrever as palavras na sequência incorreta.

Caso as crianças escrevam as palavras na ordem inversa, ou invertam determinadas palavras no trecho, peça que façam a leitura de cada linha. Acompanhe esta leitura e questione-as se a ideia está de acordo com o conto. Faça perguntas como “quem espalhou o milho?”. Retome as imagens do conto, fixadas no quadro e pergunte às crianças qual seria a resposta.

As crianças podem escrever as palavras com erros ortográficos.

Num primeiro momento, permita que as crianças façam suas tentativas de escrita, mesmo que com erros ortográficos. Ao concluírem, sinalize à lápis com um traço as palavras que precisam ser revistas na escrita e peça que as crianças observe a escrita das palavras nas imagens fixadas no quadro para que façam as devidas correções.

As crianças podem não conseguir ler o trecho e com isso não conseguirem preencher as lacunas.

Faça a leitura com as crianças da primeira linha do trecho. Confirme se realmente elas não conseguiram ler. Caso isso seja observado, ofereça a elas o trecho do conto completo para que observem e localizem as palavras a serem usadas para completar o trecho. Se necessário, leia com elas cada linha e auxilie-as a localizar as palavras para completar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Escreva o parágrafo do conto no quadro ou projete o slide.
  • Leia coletivamente o parágrafo do conto.
  • Releia o texto e a cada linha convide uma dupla para marcar as palavras que se repetem ao longo do conto e que foi escrita no trecho lacunado.
  • Numa próxima aula, pode-se solicitar às crianças que observando o trecho corrijam suas produções.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano