13735
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Completando o conto: A casa que Pedro fez.

POR: Simone Carvalho De Vellasco 25/11/2018
Código: LPO1_02SQA06

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição narrativas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessário: Folhas A4 com imagens das palavras da sequência acumulativa do conto; folhas A4 para cada dupla, com o trecho lacunado da sequência acumulativa completa do conto.

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Diga que o desafio desta aula é recordar as palavras que se repetem no conto “A casa que Pedro fez” e que irão completar o conto com elas.

Tempo sugerido: 15 minutos (parte 1)

Orientações:

  • Organize as crianças em uma roda.
  • Recorde o conto trabalhado nas aulas anteriores. Se necessário releia o conto na íntegra.
  • Apresente no centro da roda cartões com imagens e palavras do conto.
  • Peça que as crianças digam o nome das imagens e leiam.
  • Peça que as crianças apontem qual a primeira imagem que surge no conto.
  • Fixe a imagem no quadro ou local visível a todos.
  • Peça que as crianças apontem a próxima imagem que surge no conto.
  • Fixe ao lado da primeira imagem.
  • Proceda assim com todas as imagens.
  • Ao finalizar a última imagem, retorne à primeira e leia com as crianças o nome de todas as imagens, agora na sequência acumulativa.

Materiais complementares: Impressão do conto na íntegra para leitura do professor, caso seja necessário.

Dificuldades antecipadas e intervenções:

As crianças podem não conseguir recordar a sequência acumulativa do conto e com isso, não apontarem as imagens na sequência correta.

Ao recordar o conto, questione as crianças sobre o personagem principal: Pedro. Faça perguntas, por exemplo, “o que Pedro fez?”, ou “o que havia na casa que Pedro fez?” para que as respostas deem pistas para que consigam encontrar a palavra da sequência acumulatica.

Leia a primeira frase do conto “Esta é a casa que Pedro fez”. Peça que as crianças apontem para a imagem da CASA. Destaque no quadro ou em local visível a todos. A partir deste exemplo feito coletivamente, dê continuidade.

Releia o conto, omitindo cada nova palavra da sequência acumulativa e solicite que as crianças apontem para as imagens que completaria a ideia.

Tempo sugerido: 20 minutos (parte 2)

Orientações:

  • Organize a turma em duplas.
  • Entregue uma folha A4 para cada dupla com o trecho do conto lacunado.
  • Oriente que as duplas terão que ler o parágrafo final do conto e completar com as palavras que faltam.
  • Mostre que na sequência acumulativa completa a primeira imagem “CASA” é apresentada ao final do parágrafo.
  • Faça com a turma um exemplo.
  • Leia a última linha do parágrafo do conto.
  • Pergunte às crianças qual palavra está faltando. Pergunte como podem descobrir. Sugira que observem e leiam as palavras que estão na linha. Aponte para a palavra Pedro e peça que leiam. Pergunte o que Pedro fez.
  • Escreva a palavra CASA. Releia a linha completa.
  • Retome as imagens fixadas no quadro apresentadas na introdução da aula.
  • Sugira que estas imagens podem dar pistas para que eles pensem nas palavras a serem escritas.
  • Permita que as crianças façam suas primeiras tentativas.
  • Caso necessário, ofereça uma lista com as palavras a serem usadas, ou ainda o parágrafo completo para que elas possam comparar e completar, como apoio a leitura.

Materiais complementares: Folha A4 com lista das palavras do conto para serem usadas para completar o trecho lacunado; trecho completo impresso em folha A4

Dificuldades antecipadas e intervenções:

As crianças podem escrever as palavras na sequência incorreta.

Caso as crianças escrevam as palavras na ordem inversa, ou invertam determinadas palavras no trecho, peça que façam a leitura de cada linha. Acompanhe esta leitura e questione-as se a ideia está de acordo com o conto. Faça perguntas como “quem espalhou o milho?”. Retome as imagens do conto, fixadas no quadro e pergunte às crianças qual seria a resposta.

As crianças podem escrever as palavras com erros ortográficos.

Num primeiro momento, permita que as crianças façam suas tentativas de escrita, mesmo que com erros ortográficos. Ao concluírem, sinalize à lápis com um traço as palavras que precisam ser revistas na escrita e peça que as crianças observe a escrita das palavras nas imagens fixadas no quadro para que façam as devidas correções.

As crianças podem não conseguir ler o trecho e com isso não conseguirem preencher as lacunas.

Faça a leitura com as crianças da primeira linha do trecho. Confirme se realmente elas não conseguiram ler. Caso isso seja observado, ofereça a elas o trecho do conto completo para que observem e localizem as palavras a serem usadas para completar o trecho. Se necessário, leia com elas cada linha e auxilie-as a localizar as palavras para completar.

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Escreva o parágrafo do conto no quadro ou projete o slide.
  • Leia coletivamente o parágrafo do conto.
  • Releia o texto e a cada linha convide uma dupla para marcar as palavras que se repetem ao longo do conto e que foi escrita no trecho lacunado.
  • Numa próxima aula, pode-se solicitar às crianças que observando o trecho corrijam suas produções.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Completando o conto: A casa que Pedro fez.

Finalidade da aula: Espera-se que os alunos completem trechos de um conto, recordando as palavras da sequência acumulativa.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Contos acumulativos

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição narrativas

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP26

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

 

Materiais necessário: Folhas A4 com imagens das palavras da sequência acumulativa do conto; folhas A4 para cada dupla, com o trecho lacunado da sequência acumulativa completa do conto.

 

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.

 

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018


VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes