13733
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Compreensão leitora

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre compreensão de leitura

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura, prática de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

O gênero visitado nesta aula é uma notícia (De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo), texto da esfera jornalística sobre um fato polêmico que gerou muita discussão por suscitar opiniões divergentes a respeito do assunto. Essa notícia instiga a manifestação de pontos de vista diferentes sobre o assunto; é muito importante encorajar os alunos a exercitarem o direito de expressar opiniões sobre questões polêmicas do cotidiano, além de oferecer a oportunidade para ouvir e respeitar opiniões diferentes, compreender que cada pessoa tem o direito de ter a sua opinião, expressá-la com respeito e tê-la respeitada.

A notícia informa, ajuda a formar a opinião do público leitor e permite a reprodução, em sala de aula, das práticas sociais de leitura que o aluno encontrará fora da escola. Utilizar a notícia como objeto de ensino permite também a compreensão da polifonia existente nesse gênero textual, reconhecer as diferentes vozes presentes no texto leva ao entendimento de como os sujeitos se colocam diante do fato noticiado. Embora a notícia utilizada nesta aula tenha sido publicada em 2013, o assunto de que trata é bem atual e possibilita que a leitura e a discussão do assunto contribuam para o desenvolvimento do olhar crítico dos alunos em relação à influência dos acontecimentos na vida das pessoas.

Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola. Se na escola sua não houver possibilidade de utilizar computador com acesso à internet durante a aula, imprima o texto ou projete os slides em telão.

Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME. Disponível em:

https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/

Materiais necessários:

Telão e computador com acesso à internet.

Texto impresso.

Atividade impressa.

Informações sobre o gênero: Segundo João Canavilhas, “a redação da notícia começa pelos dados mais importantes: a resposta às perguntas o quê, quem, onde, como, quando e por quê, seguidas de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse. Essa técnica é chamada de pirâmide invertida. De acordo com esse autor, no webjornalismo o uso da técnica da pirâmide invertida limita a organização de uma notícia aberta e de livre navegação em que o jornalista pode oferecer novos horizontes de leitura, através de ligações entre pequenos textos e outros elementos de multimídia”.

Exemplo disso na notícia desta aula são as palavras em vermelho que levam a outros textos, possibilitando vários percursos de leitura. O leitor de notícia na Web tem a liberdade de escolher o percurso de leitura que desejar.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para entender o que é sexismo.

Durante as discussões, alguns alunos podem apresentar dificuldade para expressar o que pensam e outros podem querer falar sempre primeiro e não respeitar a vez do colega. À medida em que os estudantes participam de discussões em que possam se expressar e ouvir o outro, desenvolvem uma postura mais ativa e respeitosa para se posicionarem criticamente diante de fatos ou situações e exercerem plenamente sua cidadania.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em: 01/08/2018

CANAVILHAS, João. Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada. Disponível em:

http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em: 30/07/2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que na aula de hoje será feita leitura e discussão de uma notícia sobre sexismo e brinquedos infantis.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos.
  • Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola.

Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME.com, disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/

  • Promova uma breve conversa a partir das informações do título principal (De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo) e do título auxiliar (Ovos de Páscoa com brindes por gênero dividiu opiniões entre consumidores) com o objetivo de estimular os alunos a anteciparem o conteúdo do texto que lerão.
  • A partir da leitura do título principal e do título auxiliar, o que você entende que é sexismo?
  • O que você pensa sobre o fato relatado na notícia?
  • Esse assunto interfere em sua vida de alguma forma? Por quê?
  • O título auxiliar diz que houve divisão de opiniões entre os consumidores. Por que esse assunto teria provocado essa divisão de opiniões?
  • Quando essa notícia foi publicada?
  • O que vocês imaginam que encontrarão nesse texto?
  • Considerando o lugar de publicação (EXAME), qual é o público principal dessa notícia? (A marca EXAME é considerada a mais influente publicação de negócios e economia do país.)

Materiais complementares: Clique aqui para imprimir o texto De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet durante as aulas.

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações para os slides 4 e 5:

  • Mantenha a organização dos alunos em grupos de 4 ou 5 alunos.
  • Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola.

Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME.com, disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/

  • Convide os alunos a realizarem a leitura silenciosa do texto.
  • Após a leitura, convide os alunos para uma discussão do texto com a finalidade de auxiliá-los a compreenderem melhor o texto lido e confirmarem as antecipações feitas antes da leitura.
  • A partir da finalização da leitura do texto, é possível explicar o que é ser sexista?
  • O seu entendimento sobre o que é “sexismo” mudou após a leitura?
  • De acordo com o texto, por que alguns consumidores consideraram que a marca Kinder Ovo foi sexista?
  • Você concorda com qual grupo de consumidores: os que criticam ou os que apoiam a Kinder Ovo? Por quê?
  • O que você pensa sobre a separação de brinquedos específicos para meninos ou meninas?
  • Em que outras situações é possível perceber atitudes sexistas?
  • Qual é a função desse texto?
  • De que forma o fato noticiado interfere na vida das pessoas em geral e na sua especificamente?
  • Chame a atenção dos alunos para as diferentes vozes que aparecem na notícia e como cada uma chega até o leitor: jornalista, empresa, consumidores. A compreensão da polifonia existente nesse gênero textual, reconhecendo as diferentes vozes presentes no texto, leva ao entendimento de como os sujeitos se colocam diante do fato noticiado.
  • Reforce a importância da leitura atenta para a compreensão das informações contidas no texto.
  • Após a leitura, oriente a realização de síntese oral e coletiva do texto. Caso você perceba que algum aluno apresenta dúvidas, retome a discussão, peça para que colegas da turma o ajudem a compreender, faça perguntas que o ajudem a chegar ao entendimento. Evite dizer “está errado”, “não é isso”; prefira dizer: “Vamos pensar juntos?”, “Quem pode ajudar o colega a complementar a sua ideia?”, “Como podemos expressar de forma mais clara a ideia que o colega sugeriu?”. Dessa forma o aluno com dificuldade na compreensão do texto sente-se acolhido e incentivado a compreender e os demais alunos têm a oportunidade de colaborar com o colega para caminharem juntos.

Materiais complementares: Clique aqui para imprimir o texto De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet durante as aulas.

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações para os slides 4 e 5:

  • Mantenha a organização dos alunos em grupos de 4 ou 5 alunos.
  • Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola.

Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME.com, disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/

  • Convide os alunos a realizarem a leitura silenciosa do texto. Reserve 10 minutos para a leitura e discussão do texto.
  • Após a leitura, convide os alunos para uma discussão do texto com a finalidade de auxiliá-los a compreenderem melhor o texto lido e confirmarem as antecipações feitas antes da leitura.
  • A partir da finalização da leitura do texto, é possível explicar o que é ser sexismo?
  • O seu entendimento sobre o que é “sexismo” mudou após a leitura?
  • De acordo com o texto, por que alguns consumidores consideraram que a marca Kinder Ovo foi sexista?
  • Você concorda com qual grupo de consumidores: os que criticam ou os que apoiam a Kinder Ovo? Por quê?
  • O que você pensa sobre a separação de brinquedos específicos para meninos ou meninas?
  • Em que outras situações é possível perceber atitudes sexistas?
  • Qual é a função desse texto?
  • De que forma o fato noticiado interfere na vida das pessoas em geral e na sua especificamente?
  • Chame a atenção dos alunos para as diferentes vozes que aparecem na notícia e como cada uma chega até o leitor: jornalista, empresa, consumidores. A compreensão da polifonia existente nesse gênero textual, reconhecendo as diferentes vozes presentes no texto, leva ao entendimento de como os sujeitos se colocam diante do fato noticiado.
  • Reforce a importância da leitura atenta para a compreensão das informações contidas no texto.
  • Após a leitura, oriente a realização de síntese oral e coletiva do texto. Caso você perceba que algum aluno apresenta dúvidas, retome a discussão, peça para que colegas da turma o ajudem a compreender, faça perguntas que o ajudem a chegar ao entendimento. Evite dizer “está errado”, “não é isso”; prefira dizer: “Vamos pensar juntos?”, “Quem pode ajudar o colega a complementar a sua ideia?”, “Como podemos expressar de forma mais clara a ideia que o colega sugeriu?”. Dessa forma o aluno com dificuldade na compreensão do texto sente-se acolhido e incentivado a compreender e os demais alunos têm a oportunidade de colaborar com o colega para caminharem juntos.

Materiais complementares: Clique aqui para imprimir o texto De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet durante as aulas.

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações para os slides 5 e 6:

  • Mantenha a turma organizada em grupos de 4 ou 5 alunos.
  • Imprima a atividade e distribua uma cópia para cada aluno ou projete-a no telão.
  • Oriente os alunos a trocarem ideias com os colegas do grupo, confirmarem hipóteses entre os pares e registrarem suas respostas no caderno.
  • Durante a realização das atividades, circule pelos grupos, verifique se todos entenderam a comanda de cada atividade. Se perceber que algum aluno está com dúvidas, peça para que ele explique a você o que não entendeu, oriente-o a ler a questão e verbalizar a dúvida, encoraje-o a dizer o que imagina que deve escrever na resposta. É importante que o aluno tenha consciência de sua dúvida (entendimento do enunciado, compreensão do texto, localização das informações no texto) para que possa verbalizá-la e você possa auxiliá-lo a compreender a atividade e desenvolver a autonomia do pensamento. Evite dizer “está errado”, prefira dizer “vamos pensar juntos” e vá orientando o aluno a separar as informações relevantes das não relevantes, a considerar várias informações simultaneamente, a utilizar um repertório rico de conceitos para concluir as questões com respostas bem planejadas e refletidas.
  • Incentive a troca de ideias entre os componentes dos grupos durante a realização das atividades. Faça perguntas aos grupos, enquanto estiver circulando pela sala, a fim de ajudá-los a encontrar a solução.
  • Promova a socialização das respostas ao final da atividade. Convide os alunos mais tímidos a participarem da socialização para que esse momento não fique centrado em apenas um grupo de alunos mais extrovertidos e que gostam de falar mais.

Materiais complementares:

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações para os slides 5 e 6:

  • Mantenha a turma organizada em grupos de 4 ou 5 alunos.
  • Imprima a atividade e distribua uma cópia para cada aluno ou projete-a no telão.
  • Oriente os alunos a trocarem ideias com os colegas do grupo, confirmarem hipóteses entre os pares e registrarem suas respostas no caderno.
  • Circule pelos grupos, durante a realização da atividade, verificando se todos entenderam a comanda de cada atividade. Se perceber que algum aluno está com dúvidas, peça para que ele te explique o que não entendeu, oriente-o a ler a questão e verbalizar a dúvida, encoraje-o a dizer o que imagina que deve escrever na resposta. É importante que o aluno tenha consciência de sua dúvida (entendimento do enunciado, compreensão do texto, localização das informações no texto) para que possa verbalizá-la e você possa auxiliá-lo a compreender a atividade e desenvolver a autonomia do pensamento. Evite dizer “está errado”, prefira dizer “vamos pensar juntos” e vá orientando o aluno a separar as informações relevantes das não relevantes, a considerar várias informações simultaneamente, a utilizar um repertório rico de conceitos para concluir as questões com respostas bem planejadas e refletidas.
  • Incentive a troca de ideias entre os componentes dos grupos durante a realização das atividades. Faça perguntas aos grupos, enquanto estiver circulando pela sala, a fim de ajudá-los a encontrar a solução.
  • Promova a socialização das respostas ao final da atividade. Convide os alunos mais tímidos a participarem da socialização para que esse momento não fique centrado em apenas um grupo de alunos mais extrovertidos e que gostam de falar mais.

Materiais complementares:

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Oriente os alunos a pensarem o que já sabiam sobre os conceitos de “notícia” e de “sexismo” antes da leitura do texto e da realização das atividades e compararem com o que sabem agora.
  • Peça para que conversem com os colegas do grupo e registrem no caderno o que aprenderam na aula de hoje. Os registros não precisam ser iguais.
  • Espera-se que eles percebam que aprenderam:
  • Ler, compreender e localizar informações no texto.
  • Fatos noticiados podem tratar de assuntos que interferem na vida das pessoas.
  • É possível discutir um assunto que foi noticiado e, a partir da discussão formar opinião sobre o assunto.
  • É possível que as opiniões sejam diferentes, porém precisam ser respeitadas.
  • A notícia informa e ajuda a formar opinião.
  • Não deixe de fazer o fechamento da aula, pois é importante que a aula tenha uma finalização. Nesse momento, os alunos retomam o que foi aprendido, organizam seu pensamento para expressá-lo, conversam com seus parceiros nos grupos e sistematizam o que aprenderam.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura, prática de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

O gênero visitado nesta aula é uma notícia (De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo), texto da esfera jornalística sobre um fato polêmico que gerou muita discussão por suscitar opiniões divergentes a respeito do assunto. Essa notícia instiga a manifestação de pontos de vista diferentes sobre o assunto; é muito importante encorajar os alunos a exercitarem o direito de expressar opiniões sobre questões polêmicas do cotidiano, além de oferecer a oportunidade para ouvir e respeitar opiniões diferentes, compreender que cada pessoa tem o direito de ter a sua opinião, expressá-la com respeito e tê-la respeitada.

A notícia informa, ajuda a formar a opinião do público leitor e permite a reprodução, em sala de aula, das práticas sociais de leitura que o aluno encontrará fora da escola. Utilizar a notícia como objeto de ensino permite também a compreensão da polifonia existente nesse gênero textual, reconhecer as diferentes vozes presentes no texto leva ao entendimento de como os sujeitos se colocam diante do fato noticiado. Embora a notícia utilizada nesta aula tenha sido publicada em 2013, o assunto de que trata é bem atual e possibilita que a leitura e a discussão do assunto contribuam para o desenvolvimento do olhar crítico dos alunos em relação à influência dos acontecimentos na vida das pessoas.

Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola. Se na escola sua não houver possibilidade de utilizar computador com acesso à internet durante a aula, imprima o texto ou projete os slides em telão.

Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME. Disponível em:

https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/

Materiais necessários:

Telão e computador com acesso à internet.

Texto impresso.

Atividade impressa.

Informações sobre o gênero: Segundo João Canavilhas, “a redação da notícia começa pelos dados mais importantes: a resposta às perguntas o quê, quem, onde, como, quando e por quê, seguidas de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse. Essa técnica é chamada de pirâmide invertida. De acordo com esse autor, no webjornalismo o uso da técnica da pirâmide invertida limita a organização de uma notícia aberta e de livre navegação em que o jornalista pode oferecer novos horizontes de leitura, através de ligações entre pequenos textos e outros elementos de multimídia”.

Exemplo disso na notícia desta aula são as palavras em vermelho que levam a outros textos, possibilitando vários percursos de leitura. O leitor de notícia na Web tem a liberdade de escolher o percurso de leitura que desejar.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para entender o que é sexismo.

Durante as discussões, alguns alunos podem apresentar dificuldade para expressar o que pensam e outros podem querer falar sempre primeiro e não respeitar a vez do colega. À medida em que os estudantes participam de discussões em que possam se expressar e ouvir o outro, desenvolvem uma postura mais ativa e respeitosa para se posicionarem criticamente diante de fatos ou situações e exercerem plenamente sua cidadania.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em: 01/08/2018

CANAVILHAS, João. Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada. Disponível em:

http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em: 30/07/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que na aula de hoje será feita leitura e discussão de uma notícia sobre sexismo e brinquedos infantis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos.
  • Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola.

Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME.com, disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/

  • Promova uma breve conversa a partir das informações do título principal (De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo) e do título auxiliar (Ovos de Páscoa com brindes por gênero dividiu opiniões entre consumidores) com o objetivo de estimular os alunos a anteciparem o conteúdo do texto que lerão.
  • A partir da leitura do título principal e do título auxiliar, o que você entende que é sexismo?
  • O que você pensa sobre o fato relatado na notícia?
  • Esse assunto interfere em sua vida de alguma forma? Por quê?
  • O título auxiliar diz que houve divisão de opiniões entre os consumidores. Por que esse assunto teria provocado essa divisão de opiniões?
  • Quando essa notícia foi publicada?
  • O que vocês imaginam que encontrarão nesse texto?
  • Considerando o lugar de publicação (EXAME), qual é o público principal dessa notícia? (A marca EXAME é considerada a mais influente publicação de negócios e economia do país.)

Materiais complementares: Clique aqui para imprimir o texto De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet durante as aulas.

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações para os slides 4 e 5:

  • Mantenha a organização dos alunos em grupos de 4 ou 5 alunos.
  • Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola.

Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME.com, disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/

  • Convide os alunos a realizarem a leitura silenciosa do texto.
  • Após a leitura, convide os alunos para uma discussão do texto com a finalidade de auxiliá-los a compreenderem melhor o texto lido e confirmarem as antecipações feitas antes da leitura.
  • A partir da finalização da leitura do texto, é possível explicar o que é ser sexista?
  • O seu entendimento sobre o que é “sexismo” mudou após a leitura?
  • De acordo com o texto, por que alguns consumidores consideraram que a marca Kinder Ovo foi sexista?
  • Você concorda com qual grupo de consumidores: os que criticam ou os que apoiam a Kinder Ovo? Por quê?
  • O que você pensa sobre a separação de brinquedos específicos para meninos ou meninas?
  • Em que outras situações é possível perceber atitudes sexistas?
  • Qual é a função desse texto?
  • De que forma o fato noticiado interfere na vida das pessoas em geral e na sua especificamente?
  • Chame a atenção dos alunos para as diferentes vozes que aparecem na notícia e como cada uma chega até o leitor: jornalista, empresa, consumidores. A compreensão da polifonia existente nesse gênero textual, reconhecendo as diferentes vozes presentes no texto, leva ao entendimento de como os sujeitos se colocam diante do fato noticiado.
  • Reforce a importância da leitura atenta para a compreensão das informações contidas no texto.
  • Após a leitura, oriente a realização de síntese oral e coletiva do texto. Caso você perceba que algum aluno apresenta dúvidas, retome a discussão, peça para que colegas da turma o ajudem a compreender, faça perguntas que o ajudem a chegar ao entendimento. Evite dizer “está errado”, “não é isso”; prefira dizer: “Vamos pensar juntos?”, “Quem pode ajudar o colega a complementar a sua ideia?”, “Como podemos expressar de forma mais clara a ideia que o colega sugeriu?”. Dessa forma o aluno com dificuldade na compreensão do texto sente-se acolhido e incentivado a compreender e os demais alunos têm a oportunidade de colaborar com o colega para caminharem juntos.

Materiais complementares: Clique aqui para imprimir o texto De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet durante as aulas.

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Slide Plano Aula

Orientações para os slides 4 e 5:

  • Mantenha a organização dos alunos em grupos de 4 ou 5 alunos.
  • Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola.

Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME.com, disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/

  • Convide os alunos a realizarem a leitura silenciosa do texto. Reserve 10 minutos para a leitura e discussão do texto.
  • Após a leitura, convide os alunos para uma discussão do texto com a finalidade de auxiliá-los a compreenderem melhor o texto lido e confirmarem as antecipações feitas antes da leitura.
  • A partir da finalização da leitura do texto, é possível explicar o que é ser sexismo?
  • O seu entendimento sobre o que é “sexismo” mudou após a leitura?
  • De acordo com o texto, por que alguns consumidores consideraram que a marca Kinder Ovo foi sexista?
  • Você concorda com qual grupo de consumidores: os que criticam ou os que apoiam a Kinder Ovo? Por quê?
  • O que você pensa sobre a separação de brinquedos específicos para meninos ou meninas?
  • Em que outras situações é possível perceber atitudes sexistas?
  • Qual é a função desse texto?
  • De que forma o fato noticiado interfere na vida das pessoas em geral e na sua especificamente?
  • Chame a atenção dos alunos para as diferentes vozes que aparecem na notícia e como cada uma chega até o leitor: jornalista, empresa, consumidores. A compreensão da polifonia existente nesse gênero textual, reconhecendo as diferentes vozes presentes no texto, leva ao entendimento de como os sujeitos se colocam diante do fato noticiado.
  • Reforce a importância da leitura atenta para a compreensão das informações contidas no texto.
  • Após a leitura, oriente a realização de síntese oral e coletiva do texto. Caso você perceba que algum aluno apresenta dúvidas, retome a discussão, peça para que colegas da turma o ajudem a compreender, faça perguntas que o ajudem a chegar ao entendimento. Evite dizer “está errado”, “não é isso”; prefira dizer: “Vamos pensar juntos?”, “Quem pode ajudar o colega a complementar a sua ideia?”, “Como podemos expressar de forma mais clara a ideia que o colega sugeriu?”. Dessa forma o aluno com dificuldade na compreensão do texto sente-se acolhido e incentivado a compreender e os demais alunos têm a oportunidade de colaborar com o colega para caminharem juntos.

Materiais complementares: Clique aqui para imprimir o texto De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet durante as aulas.

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Slide Plano Aula

Orientações para os slides 5 e 6:

  • Mantenha a turma organizada em grupos de 4 ou 5 alunos.
  • Imprima a atividade e distribua uma cópia para cada aluno ou projete-a no telão.
  • Oriente os alunos a trocarem ideias com os colegas do grupo, confirmarem hipóteses entre os pares e registrarem suas respostas no caderno.
  • Durante a realização das atividades, circule pelos grupos, verifique se todos entenderam a comanda de cada atividade. Se perceber que algum aluno está com dúvidas, peça para que ele explique a você o que não entendeu, oriente-o a ler a questão e verbalizar a dúvida, encoraje-o a dizer o que imagina que deve escrever na resposta. É importante que o aluno tenha consciência de sua dúvida (entendimento do enunciado, compreensão do texto, localização das informações no texto) para que possa verbalizá-la e você possa auxiliá-lo a compreender a atividade e desenvolver a autonomia do pensamento. Evite dizer “está errado”, prefira dizer “vamos pensar juntos” e vá orientando o aluno a separar as informações relevantes das não relevantes, a considerar várias informações simultaneamente, a utilizar um repertório rico de conceitos para concluir as questões com respostas bem planejadas e refletidas.
  • Incentive a troca de ideias entre os componentes dos grupos durante a realização das atividades. Faça perguntas aos grupos, enquanto estiver circulando pela sala, a fim de ajudá-los a encontrar a solução.
  • Promova a socialização das respostas ao final da atividade. Convide os alunos mais tímidos a participarem da socialização para que esse momento não fique centrado em apenas um grupo de alunos mais extrovertidos e que gostam de falar mais.

Materiais complementares:

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Slide Plano Aula

Orientações para os slides 5 e 6:

  • Mantenha a turma organizada em grupos de 4 ou 5 alunos.
  • Imprima a atividade e distribua uma cópia para cada aluno ou projete-a no telão.
  • Oriente os alunos a trocarem ideias com os colegas do grupo, confirmarem hipóteses entre os pares e registrarem suas respostas no caderno.
  • Circule pelos grupos, durante a realização da atividade, verificando se todos entenderam a comanda de cada atividade. Se perceber que algum aluno está com dúvidas, peça para que ele te explique o que não entendeu, oriente-o a ler a questão e verbalizar a dúvida, encoraje-o a dizer o que imagina que deve escrever na resposta. É importante que o aluno tenha consciência de sua dúvida (entendimento do enunciado, compreensão do texto, localização das informações no texto) para que possa verbalizá-la e você possa auxiliá-lo a compreender a atividade e desenvolver a autonomia do pensamento. Evite dizer “está errado”, prefira dizer “vamos pensar juntos” e vá orientando o aluno a separar as informações relevantes das não relevantes, a considerar várias informações simultaneamente, a utilizar um repertório rico de conceitos para concluir as questões com respostas bem planejadas e refletidas.
  • Incentive a troca de ideias entre os componentes dos grupos durante a realização das atividades. Faça perguntas aos grupos, enquanto estiver circulando pela sala, a fim de ajudá-los a encontrar a solução.
  • Promova a socialização das respostas ao final da atividade. Convide os alunos mais tímidos a participarem da socialização para que esse momento não fique centrado em apenas um grupo de alunos mais extrovertidos e que gostam de falar mais.

Materiais complementares:

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Oriente os alunos a pensarem o que já sabiam sobre os conceitos de “notícia” e de “sexismo” antes da leitura do texto e da realização das atividades e compararem com o que sabem agora.
  • Peça para que conversem com os colegas do grupo e registrem no caderno o que aprenderam na aula de hoje. Os registros não precisam ser iguais.
  • Espera-se que eles percebam que aprenderam:
  • Ler, compreender e localizar informações no texto.
  • Fatos noticiados podem tratar de assuntos que interferem na vida das pessoas.
  • É possível discutir um assunto que foi noticiado e, a partir da discussão formar opinião sobre o assunto.
  • É possível que as opiniões sejam diferentes, porém precisam ser respeitadas.
  • A notícia informa e ajuda a formar opinião.
  • Não deixe de fazer o fechamento da aula, pois é importante que a aula tenha uma finalização. Nesse momento, os alunos retomam o que foi aprendido, organizam seu pensamento para expressá-lo, conversam com seus parceiros nos grupos e sistematizam o que aprenderam.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano