13652
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Carta de Leitor: Encontrando informações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre gênero cartas ao leitor

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de Leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ou não ser publicada.

Dificuldades antecipadas: Encontrar as informações implícitas nos textos.

Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.

Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos.
  • Projete o slide e, se possível imprima-o, distribuindo para os grupos.
  • Faça a leitura coletiva dos textos com a turma. Você poderá solicitar para que cada aluno leia uma parte do texto.

Materiais complementares:

O LIVRO QUE VIROU PARQUE, publicado em Ciência Hoje das Crianças. Disponível em http://chc.org.br/o-livro-que-virou-parque/ Acesso em 23 de outubro de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Dobre as seguintes perguntas e coloque-as em um recipiente como um saquinho plástico, copo plástico, caixinha ou outro:

  • Na opinião do seu grupo, por que o texto tem como título “ O livro que virou parque”? Poderia ter outro título? Qual?
  • Na opinião do seu grupo, por que Guimarães Rosa ficou maravilhado com a paisagem que visitou?
  • Na opinião do seu grupo, por que a aventura que Guimarães Rosa participaria ficaria marcada para sempre em sua vida?
  • Na opinião do seu grupo, por que o parque criado com o intuito de evitar que as paisagens do cerrado descritas por Guimarães Rosa fossem destruídas foi chamado de Parque Nacional Grande Sertão Veredas?
  • Na opinião do seu grupo, por que Guimarães Rosa escolheu o cerrado para ser cenário das aventuras de Riobaldo Tatarana, personagem principal de seu livro?
  • Na opinião do seu grupo, por que as veredas abrigam espécies típicas de flora e fauna?

  • Peça para que um aluno de cada grupo sorteie uma pergunta e leia para os colegas do seu grupo. Em seguida, cada grupo deverá discutir a pergunta chegando a uma conclusão.
  • Peça para que cada grupo leia a sua pergunta sorteada e apresente para a turma a conclusão que chegaram.
  • Compare com a turma as respostas dos grupos que pegaram a mesma pergunta (se houver).
  • Pergunte à turma se alguém tem uma opinião diferente e permita que os outros grupos comentem seus pontos de vistas para a pergunta dos grupos em questão.

Materiais complementares: Perguntas para impressão - acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e, se possível, imprima-o, distribuindo para os grupos.
  • Faça a leitura coletiva do texto com a turma. Você poderá solicitar para que cada aluno leia uma parte do texto.
  • Converse com a turma sobre a carta apresentada:
  • Você sabe qual foi o gênero que acabamos de ler? (Espera-se que o aluno responda que foi lida uma carta de leitor). Se os alunos não chegarem a essa conclusão, peça para que leiam o título do texto novamente.
  • A quem endereçou-se essa carta? (Espera-se que os alunos respondam que endereçou-se aos leitores do site). Se os alunos não chegarem a essa conclusão peça para que leiam o título do texto e o início do texto novamente.)
  • Quem são os autores da carta lida? ( Espera-se que os alunos respondam Maria Eduarda, Talita, Geovana e Mirele. Se os alunos responderem o site, por exemplo, pergunte o que o texto diz, se os editores do site escreveriam que acharam o texto, publicado pelo próprio site, legal. Peça para que leiam o título mais uma vez.)
  • Houve resposta para essa carta? Quem respondeu? ( Espera-se que os alunos respondam que sim, que houve resposta do site. Se os alunos não chegarem a essa conclusão, peça para que eles voltem ao texto e leiam o que vem após o nome das leitoras.)
  • Você acha que a resposta foi eficiente para o conteúdo da carta? Na sua opinião, por que o site pede para que os leitores mandem uma mensagem por email, ou uma carta para o endereço apresentado?
  • Discuta com a turma:
  • Qual é o assunto do texto? (Espera-se que os alunos respondam o texto fala sobre o cerrado.)
  • Você acha que essa carta de leitor corresponde ao texto lido no início da aula? Por quê? ( Alguns alunos podem responder que sim, pois os dois textos falam sobre o mesmo assunto. Peça que os alunos observem as datas de publicação dos dois textos.)
  • Observando a foto apresentada anteriormente, podemos afirmar que essa carta poderia descrevê-la de maneira eficaz? O que aparece no texto que também aparece na foto? (Os alunos poderão observar as árvores baixas, o sol forte, o céu azul.)

Materiais complementares: Texto para impressão - acesse aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva no quadro para que os alunos concluam a aula, registrando no caderno. Você também poderá montar um painel em forma de cartaz, para que as descobertas sejam registradas e expostas na sala de aula.
  • Faça perguntas aos alunos, levando-os a refletirem, chegando a conclusões:
  • Nessa aula tivemos a oportunidade de analisarmos dois textos diferentes, quais foram? (Espera-se que os alunos constatem que foram analisadas uma reportagem e uma carta de leitor).
  • Observando o primeiro texto, como ele foi organizado? (Espera-se que os estudantes concluam que o primeiro texto apresenta o título ”O livro que virou parque”, apresenta uma primeira frase introduzindo o assunto - “Em 1952, o escritor Guimarães Rosa participou de uma aventura no sertão de Minas Gerais que marcaria para sempre sua vida” - e que em seguida o autor discorre sobre o tema, desenvolvendo-o. No fim o autor conclui descrevendo a paisagem do cerrado e das veredas.)
  • E o segundo, como foi organizado? (Espera-se que os alunos concluam que o segundo texto apresenta uma saudação “ Olá, tudo bem?” e em seguida uma opinião sobre algum texto publicado pela revista e uma sugestão.)
  • O primeiro texto requer resposta? (Espera-se que os alunos concluam que o primeiro texto não requer uma resposta, já que não se trata de uma carta e não faz nenhum questionamento.)
  • E o segundo texto? (Espera-se que os estudantes concluam que o segundo texto, por se tratar de uma carta, requer uma resposta, principalmente porque diz: “Agora, eu quero saber mais sobre a Amazônia.”, esperando que a revista publique algo sobre o assunto sugerido.)
  • Qual a função do primeiro texto? (Espera-se que os estudantes concluam que o primeiro texto tem a função de informar sobre o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, contando porque recebeu esse nome, bem como explicando a paisagem das veredas.)
  • E do segundo texto? (Espera-se que os alunos concluam que o segundo texto tem a função de comunicar as opiniões e sugestões das leitoras ao texto publicado.)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de Leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ou não ser publicada.

Dificuldades antecipadas: Encontrar as informações implícitas nos textos.

Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.

Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos.
  • Projete o slide e, se possível imprima-o, distribuindo para os grupos.
  • Faça a leitura coletiva dos textos com a turma. Você poderá solicitar para que cada aluno leia uma parte do texto.

Materiais complementares:

O LIVRO QUE VIROU PARQUE, publicado em Ciência Hoje das Crianças. Disponível em http://chc.org.br/o-livro-que-virou-parque/ Acesso em 23 de outubro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Dobre as seguintes perguntas e coloque-as em um recipiente como um saquinho plástico, copo plástico, caixinha ou outro:

  • Na opinião do seu grupo, por que o texto tem como título “ O livro que virou parque”? Poderia ter outro título? Qual?
  • Na opinião do seu grupo, por que Guimarães Rosa ficou maravilhado com a paisagem que visitou?
  • Na opinião do seu grupo, por que a aventura que Guimarães Rosa participaria ficaria marcada para sempre em sua vida?
  • Na opinião do seu grupo, por que o parque criado com o intuito de evitar que as paisagens do cerrado descritas por Guimarães Rosa fossem destruídas foi chamado de Parque Nacional Grande Sertão Veredas?
  • Na opinião do seu grupo, por que Guimarães Rosa escolheu o cerrado para ser cenário das aventuras de Riobaldo Tatarana, personagem principal de seu livro?
  • Na opinião do seu grupo, por que as veredas abrigam espécies típicas de flora e fauna?

  • Peça para que um aluno de cada grupo sorteie uma pergunta e leia para os colegas do seu grupo. Em seguida, cada grupo deverá discutir a pergunta chegando a uma conclusão.
  • Peça para que cada grupo leia a sua pergunta sorteada e apresente para a turma a conclusão que chegaram.
  • Compare com a turma as respostas dos grupos que pegaram a mesma pergunta (se houver).
  • Pergunte à turma se alguém tem uma opinião diferente e permita que os outros grupos comentem seus pontos de vistas para a pergunta dos grupos em questão.

Materiais complementares: Perguntas para impressão - acesse aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e, se possível, imprima-o, distribuindo para os grupos.
  • Faça a leitura coletiva do texto com a turma. Você poderá solicitar para que cada aluno leia uma parte do texto.
  • Converse com a turma sobre a carta apresentada:
  • Você sabe qual foi o gênero que acabamos de ler? (Espera-se que o aluno responda que foi lida uma carta de leitor). Se os alunos não chegarem a essa conclusão, peça para que leiam o título do texto novamente.
  • A quem endereçou-se essa carta? (Espera-se que os alunos respondam que endereçou-se aos leitores do site). Se os alunos não chegarem a essa conclusão peça para que leiam o título do texto e o início do texto novamente.)
  • Quem são os autores da carta lida? ( Espera-se que os alunos respondam Maria Eduarda, Talita, Geovana e Mirele. Se os alunos responderem o site, por exemplo, pergunte o que o texto diz, se os editores do site escreveriam que acharam o texto, publicado pelo próprio site, legal. Peça para que leiam o título mais uma vez.)
  • Houve resposta para essa carta? Quem respondeu? ( Espera-se que os alunos respondam que sim, que houve resposta do site. Se os alunos não chegarem a essa conclusão, peça para que eles voltem ao texto e leiam o que vem após o nome das leitoras.)
  • Você acha que a resposta foi eficiente para o conteúdo da carta? Na sua opinião, por que o site pede para que os leitores mandem uma mensagem por email, ou uma carta para o endereço apresentado?
  • Discuta com a turma:
  • Qual é o assunto do texto? (Espera-se que os alunos respondam o texto fala sobre o cerrado.)
  • Você acha que essa carta de leitor corresponde ao texto lido no início da aula? Por quê? ( Alguns alunos podem responder que sim, pois os dois textos falam sobre o mesmo assunto. Peça que os alunos observem as datas de publicação dos dois textos.)
  • Observando a foto apresentada anteriormente, podemos afirmar que essa carta poderia descrevê-la de maneira eficaz? O que aparece no texto que também aparece na foto? (Os alunos poderão observar as árvores baixas, o sol forte, o céu azul.)

Materiais complementares: Texto para impressão - acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva no quadro para que os alunos concluam a aula, registrando no caderno. Você também poderá montar um painel em forma de cartaz, para que as descobertas sejam registradas e expostas na sala de aula.
  • Faça perguntas aos alunos, levando-os a refletirem, chegando a conclusões:
  • Nessa aula tivemos a oportunidade de analisarmos dois textos diferentes, quais foram? (Espera-se que os alunos constatem que foram analisadas uma reportagem e uma carta de leitor).
  • Observando o primeiro texto, como ele foi organizado? (Espera-se que os estudantes concluam que o primeiro texto apresenta o título ”O livro que virou parque”, apresenta uma primeira frase introduzindo o assunto - “Em 1952, o escritor Guimarães Rosa participou de uma aventura no sertão de Minas Gerais que marcaria para sempre sua vida” - e que em seguida o autor discorre sobre o tema, desenvolvendo-o. No fim o autor conclui descrevendo a paisagem do cerrado e das veredas.)
  • E o segundo, como foi organizado? (Espera-se que os alunos concluam que o segundo texto apresenta uma saudação “ Olá, tudo bem?” e em seguida uma opinião sobre algum texto publicado pela revista e uma sugestão.)
  • O primeiro texto requer resposta? (Espera-se que os alunos concluam que o primeiro texto não requer uma resposta, já que não se trata de uma carta e não faz nenhum questionamento.)
  • E o segundo texto? (Espera-se que os estudantes concluam que o segundo texto, por se tratar de uma carta, requer uma resposta, principalmente porque diz: “Agora, eu quero saber mais sobre a Amazônia.”, esperando que a revista publique algo sobre o assunto sugerido.)
  • Qual a função do primeiro texto? (Espera-se que os estudantes concluam que o primeiro texto tem a função de informar sobre o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, contando porque recebeu esse nome, bem como explicando a paisagem das veredas.)
  • E do segundo texto? (Espera-se que os alunos concluam que o segundo texto tem a função de comunicar as opiniões e sugestões das leitoras ao texto publicado.)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano