13626
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Orações Condicionais (tipo 2)

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Orações Condicionais (tipo 2)

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renan da Silva Portolan,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão o second conditional, através de situações que envolvem preconceito e discriminação. Durante toda a aula, os alunos serão convidados a se colocar no lugar do outro e refletir sobre o que fariam em tais situações. Na contextualização, os alunos serão apresentados a algumas perguntas que os farão pensar em situações irreais e que serão compartilhadas com o colega em uma primeira interação. Ao final desta mesma seção, os alunos serão direcionados a pensar sobre as perguntas e se elas se referem a situações reais ou não. Nos slides de input, os alunos serão apresentados à estrutura do second conditional através das perguntas utilizadas no context e escutarão parte da música If I were a boy, da cantora Beyoncé, sendo convidados a refletir e expressar oralmente o que fariam no lugar da mulher do vídeo e a reconhecer as estruturas apresentadas anteriormente. Já no output, dividido em dois slides, os alunos: a) trabalharão com situações de violência e discriminação envolvendo minorias; e b) trabalharão com situações de violência, discriminação e bullying no contexto escolar. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

  • Nota aos professores:
  • Impressões do material listado acima: Antes da aula, providencie uma cópia da Folha de situações para o Output (slide 7) (que pode ser encontrada no ponto b, acima) para cada grupo de quatro alunos;
  • Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 4, 6, 7 e 8 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Com relação ao objetivo da aula e as perguntas do contexto, você pode escrever tais informações no quadro antes da aula.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide acima aos alunos. Brevemente, explore as imagens. Você pode perguntar: What can you see in the pictures?. Diga aos alunos: These pictures are related to the questions you can see next to each of them. Leia as perguntas aos alunos. Modele a atividade pedindo a eles: Could you ask me the first question, please? Após os alunos terem feito a pergunta, dê sua resposta, prestando atenção no uso adequado do second conditional (If I were born in another country, it’d be __________, because __________). Após o modelo, diga aos alunos: In pairs, ask these questions to each other and give your answers. Be honest and say why!
  • Finalizada a atividade, pergunte aos alunos:
  • Have you given similar answers to the questions? (Os alunos poderão responder Yes ou No.)
  • Think of the questions. Is there a possibility to be born in another country? Are you a color? Are you a song? (Idealmente, os alunos dirão: No.)
  • Do these questions refer to real or unreal conditions? (Idealmente, os alunos responderão: Unreal conditions.)
  • Based on this activity, what do you think you’ll learn about in this lesson? (Idealmente, os alunos dirão: We’ll learn about unreal conditions in this lesson.)
  • Diga Let’s check, then. e vá para o próximo slide.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique: In this lesson, we’ll learn and think about unreal conditions.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Introduzir o second conditional e explorar sua estrutura através das perguntas do context e de uma música.

Expectativa: Que os alunos possam perceber e compreender a lógica existente no second conditional, identificando qual parte da oração se refere a uma condição irreal e qual parte se refere a uma possível consequência (consequência hipotética). Não se espera que os alunos consigam, imediatamente, demonstrar a compreensão e uso, mas que consigam identificar elementos e construir o conhecimento acerca do second conditional.

Orientações:

  • Vá para perto da projeção do slide, aponte para as frases e pergunte: You said that these sentences talk about unreal conditions and you are right. What makes them conditions? What makes them unreal?. Dê aos alunos cerca de 2 minutos para que possam analisar as frases novamente e trocar ideias com os colegas. Finalizado o tempo, pergunte: What makes them conditions? What makes them unreal?
  • Pergunte aos alunos:
  • How many parts are these questions split into?
  • Which one represents the unreal condition? How about the possible consequence?
  • What special word is used to express the probable result (consequence)?
  • Diga aos alunos: You are going to listen to a song called “If I were a boy”, from Beyoncé. What do you think she would do if she were a boy?

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação do input.

Propósito: Introduzir o second conditional e explorar sua estrutura através das perguntas do context e de uma música.

Expectativa: Que os alunos possam perceber e compreender a lógica existente no second conditional, identificando qual parte da oração se refere a uma condição irreal e qual parte se refere a uma possível consequência (consequência hipotética). Não se espera que os alunos consigam, imediatamente, demonstrar a compreensão e o uso, mas que consigam identificar elementos e construir o conhecimento acerca do second conditional.

Orientações:

  • Diga aos alunos: You are going to listen to part of a song called “If I were a boy”, by Beyoncé. What do you think the woman in the song would do if she were a boy? Dê aos alunos 2 minutos para que troquem ideias usando o prompt do slide. Você pode dizer: Think of possibilities and share them with your partner. Use: “If she were a boy, she would…”. You have two minutes.
  • Finalizado o tempo, diga aos alunos: Now, you are going to listen to part of the song and check what she would do. Pay attention to that part of the song and check if she presents ideas similar to yours. Take notes whenever you listen to them. Execute o vídeo a partir de 0:18 até 1:23 (ele pode ser encontrado através do link https://www.youtube.com/watch?v=AWpsOqh8q0M). Ao final do vídeo, pergunte: Has she presented similar or different ideas to yours as to if she were a boy? Which? Permita aos alunos que compartilhem as anotações que tenham feito e anote algumas delas no quadro. Finalmente, diga aos alunos: In this song, the woman thinks about what she would do in the shoes of a man. Pergunte:
  • Is it easy to be in another person’s shoes?
  • What would you do if you were a boy or a girl? Would you do the same things you do at the moment? Would society see you the same way?

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Promover prática oral controlada sobre condições irreais e suas possíveis consequências (second conditional) através da reflexão sobre grupos minoritários.

Expectativa: Que os alunos possam expressar possíveis consequências para as condições irreais apresentadas, bem como fazer perguntas adicionais sobre as condições, colocando-se no lugar dos grupos minoritários apresentados. Espera-se que os alunos consigam produzir perguntas e respostas simples utilizando o second conditional. É importante ter em mente que o assunto, embora muito discutido dentro e fora de sala de aula, é ainda muito delicado. Esteja ciente do fato de que os alunos entendam que é preciso altruísmo e respeito ao se colocarem no lugar do outro.

Orientações:

  • Diga aos alunos: In the part of the song you have listened to, the girl says what she would do in the shoes of a boy. Mostre as imagens do slide aos alunos. Pergunte a eles:
  • What can you see in the pictures?
  • What do you think they represent?
  • What do you know about the minority groups represented in the pictures?
  • Após os alunos terem feito suas contribuições, leia a pergunta do slide (What would you do if you were in their shoes?) e explique a atividade: You are going to work in pairs and put yourselves in these people’s shoes to answer the question on the slide. You can ask other questions. (Você pode perguntar aos alunos que outras perguntas podem ser feitas e escrever os prompts no quadro. Você pode perguntar: What other questions can you ask? ou: Can you think of different questions to ask for more information?). Organize os alunos em pares e dê a eles 6 minutos para a realização da tarefa.
  • Ao final da tarefa, peça que os alunos socializem com a turma uma das respostas do colega. Escreva o modelo no quadro (If ________ were a/an __________ he/she would ____________), exemplifique e peça para os alunos que repitam a estrutura com você, para checar a pronúncia.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Promover prática oral controlada sobre condições irreais e suas possíveis consequências (second conditional) através de situações de bullying, preconceito e discriminação no contexto escolar.

Expectativa: Que os alunos reconheçam nas situações apresentadas situações enfrentadas cotidianamente por muito sujeitos, inclusive por eles mesmos, refletindo sobre seu papel de cidadãos no mundo e de agentes transformadores da sociedade. Apesar de estas propostas serem apresentadas no ambiente de sala de aula e, portanto, serem simulacro da vida real, não podemos nos esquecer de seu lugar de preparação para a vida social, superação da violência e promoção do diálogo e da paz. Que, muito mais do que conseguir produzir frases simples usando o second conditional ao se posicionarem diante de uma situação injusta, os alunos possam aguçar seus olhares de alteridade e respeito, dando seus primeiros passos de cidadania. Que os alunos possam compreender as situações apresentadas e dar algum encaminhamento a ela (seja para a direção da escola, aluno agressor ou o agredido). Espera-se que os alunos consigam produzir frases simples utilizando o second conditional.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos:
  • Have you ever witnessed prejudice or discrimination towards minority groups? Where was it? At school? On the street? At the supermarket? At the park/square? If so, what did you do?
  • In your opinion, what should people do when they witness prejudice or discrimination at school, on the streets, at the park/square, etc.?
  • Diga aos alunos: Every day, different people from minority groups are insulted and discriminated just because of who they are. Do you agree that something should be done to stop it? What? Permita que os alunos compartilhem suas ideias no grande grupo. Após as contribuições dos alunos, divida a turma em grupos de quatro alunos e entregue um handout com situações de preconceito e discriminação no contexto escolar. Leia a instrução da atividade no slide e pergunte aos alunos: Do you have any questions? Caso a resposta seja No, diga: You have 8 minutes to read and share with your classmates what you would do. Atenção: Enquanto os alunos estiverem trabalhando, tome notas de suas produções. Abaixo, sugerimos algumas atividades complementares que podem ser utilizadas durante este momento da aula e em outras aulas em que as propostas do Eixo Oralidade sejam desenvolvidas.
  • Finalizada a atividade, peça a cada grupo que compartilhe uma das respostas para as situações apresentadas. Caso você tenha tempo o suficiente (ou esta aula seja dada em dois períodos), você pode ler as situações e pedir para que os grupos apresentem suas respostas, como em uma grande discussão.

  • Atividade Complementar
  • A tomada de notas de usos inadequados da língua e seu trabalho posterior podem ser muito ricos em sala de aula como elementos de feedback e, até mesmo, de checagem da aprendizagem. O trabalho com as notas tomadas pode ser realizado em formatos diferentes. Deixamos abaixo algumas sugestões.
  • Sugestão 1: handout. Caso o conteúdo que você esteja trabalhando continue sendo abordado nas aulas seguintes, crie um handout com as frases ditas pelos alunos e anotadas por você. Comumente, os professores criam este tipo de atividade focando apenas nas inadequações do uso da língua durante uma prática oral feita em aula, solicitando aos alunos que as corrijam individualmente ou em pares. Nossa sugestão é de que você inclua, também, bons exemplos do uso da língua para que os alunos possam desenvolver sua capacidade de análise e julgamento sobre a frase dada, apontando o erro caso ele exista ou justificando os motivos que levam determinada frase a estar adequada;
  • Sugestão 2: board. Muito semelhante à Sugestão 1 é escrever no quadro bons exemplos de uso da língua e exemplos de inadequação da mesma, produzidas pelos alunos durante a prática oral, e pedir aos pares que identifiquem quais estão adequadas e quais não, justificando suas opiniões. Quando uma frase for classificada como inadequada, peça a justificativa e a possível correção, oralmente. Atenção: as justificativas serão, possivelmente, a própria correção da frase.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).

Orientações:

  • Mostre a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente. Caso não tenha tempo o suficiente, leia os pontos do slide e peça exemplos, sempre que possível.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão o second conditional, através de situações que envolvem preconceito e discriminação. Durante toda a aula, os alunos serão convidados a se colocar no lugar do outro e refletir sobre o que fariam em tais situações. Na contextualização, os alunos serão apresentados a algumas perguntas que os farão pensar em situações irreais e que serão compartilhadas com o colega em uma primeira interação. Ao final desta mesma seção, os alunos serão direcionados a pensar sobre as perguntas e se elas se referem a situações reais ou não. Nos slides de input, os alunos serão apresentados à estrutura do second conditional através das perguntas utilizadas no context e escutarão parte da música If I were a boy, da cantora Beyoncé, sendo convidados a refletir e expressar oralmente o que fariam no lugar da mulher do vídeo e a reconhecer as estruturas apresentadas anteriormente. Já no output, dividido em dois slides, os alunos: a) trabalharão com situações de violência e discriminação envolvendo minorias; e b) trabalharão com situações de violência, discriminação e bullying no contexto escolar. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

  • Nota aos professores:
  • Impressões do material listado acima: Antes da aula, providencie uma cópia da Folha de situações para o Output (slide 7) (que pode ser encontrada no ponto b, acima) para cada grupo de quatro alunos;
  • Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 4, 6, 7 e 8 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Com relação ao objetivo da aula e as perguntas do contexto, você pode escrever tais informações no quadro antes da aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide acima aos alunos. Brevemente, explore as imagens. Você pode perguntar: What can you see in the pictures?. Diga aos alunos: These pictures are related to the questions you can see next to each of them. Leia as perguntas aos alunos. Modele a atividade pedindo a eles: Could you ask me the first question, please? Após os alunos terem feito a pergunta, dê sua resposta, prestando atenção no uso adequado do second conditional (If I were born in another country, it’d be __________, because __________). Após o modelo, diga aos alunos: In pairs, ask these questions to each other and give your answers. Be honest and say why!
  • Finalizada a atividade, pergunte aos alunos:
  • Have you given similar answers to the questions? (Os alunos poderão responder Yes ou No.)
  • Think of the questions. Is there a possibility to be born in another country? Are you a color? Are you a song? (Idealmente, os alunos dirão: No.)
  • Do these questions refer to real or unreal conditions? (Idealmente, os alunos responderão: Unreal conditions.)
  • Based on this activity, what do you think you’ll learn about in this lesson? (Idealmente, os alunos dirão: We’ll learn about unreal conditions in this lesson.)
  • Diga Let’s check, then. e vá para o próximo slide.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique: In this lesson, we’ll learn and think about unreal conditions.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Introduzir o second conditional e explorar sua estrutura através das perguntas do context e de uma música.

Expectativa: Que os alunos possam perceber e compreender a lógica existente no second conditional, identificando qual parte da oração se refere a uma condição irreal e qual parte se refere a uma possível consequência (consequência hipotética). Não se espera que os alunos consigam, imediatamente, demonstrar a compreensão e uso, mas que consigam identificar elementos e construir o conhecimento acerca do second conditional.

Orientações:

  • Vá para perto da projeção do slide, aponte para as frases e pergunte: You said that these sentences talk about unreal conditions and you are right. What makes them conditions? What makes them unreal?. Dê aos alunos cerca de 2 minutos para que possam analisar as frases novamente e trocar ideias com os colegas. Finalizado o tempo, pergunte: What makes them conditions? What makes them unreal?
  • Pergunte aos alunos:
  • How many parts are these questions split into?
  • Which one represents the unreal condition? How about the possible consequence?
  • What special word is used to express the probable result (consequence)?
  • Diga aos alunos: You are going to listen to a song called “If I were a boy”, from Beyoncé. What do you think she would do if she were a boy?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação do input.

Propósito: Introduzir o second conditional e explorar sua estrutura através das perguntas do context e de uma música.

Expectativa: Que os alunos possam perceber e compreender a lógica existente no second conditional, identificando qual parte da oração se refere a uma condição irreal e qual parte se refere a uma possível consequência (consequência hipotética). Não se espera que os alunos consigam, imediatamente, demonstrar a compreensão e o uso, mas que consigam identificar elementos e construir o conhecimento acerca do second conditional.

Orientações:

  • Diga aos alunos: You are going to listen to part of a song called “If I were a boy”, by Beyoncé. What do you think the woman in the song would do if she were a boy? Dê aos alunos 2 minutos para que troquem ideias usando o prompt do slide. Você pode dizer: Think of possibilities and share them with your partner. Use: “If she were a boy, she would…”. You have two minutes.
  • Finalizado o tempo, diga aos alunos: Now, you are going to listen to part of the song and check what she would do. Pay attention to that part of the song and check if she presents ideas similar to yours. Take notes whenever you listen to them. Execute o vídeo a partir de 0:18 até 1:23 (ele pode ser encontrado através do link https://www.youtube.com/watch?v=AWpsOqh8q0M). Ao final do vídeo, pergunte: Has she presented similar or different ideas to yours as to if she were a boy? Which? Permita aos alunos que compartilhem as anotações que tenham feito e anote algumas delas no quadro. Finalmente, diga aos alunos: In this song, the woman thinks about what she would do in the shoes of a man. Pergunte:
  • Is it easy to be in another person’s shoes?
  • What would you do if you were a boy or a girl? Would you do the same things you do at the moment? Would society see you the same way?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Promover prática oral controlada sobre condições irreais e suas possíveis consequências (second conditional) através da reflexão sobre grupos minoritários.

Expectativa: Que os alunos possam expressar possíveis consequências para as condições irreais apresentadas, bem como fazer perguntas adicionais sobre as condições, colocando-se no lugar dos grupos minoritários apresentados. Espera-se que os alunos consigam produzir perguntas e respostas simples utilizando o second conditional. É importante ter em mente que o assunto, embora muito discutido dentro e fora de sala de aula, é ainda muito delicado. Esteja ciente do fato de que os alunos entendam que é preciso altruísmo e respeito ao se colocarem no lugar do outro.

Orientações:

  • Diga aos alunos: In the part of the song you have listened to, the girl says what she would do in the shoes of a boy. Mostre as imagens do slide aos alunos. Pergunte a eles:
  • What can you see in the pictures?
  • What do you think they represent?
  • What do you know about the minority groups represented in the pictures?
  • Após os alunos terem feito suas contribuições, leia a pergunta do slide (What would you do if you were in their shoes?) e explique a atividade: You are going to work in pairs and put yourselves in these people’s shoes to answer the question on the slide. You can ask other questions. (Você pode perguntar aos alunos que outras perguntas podem ser feitas e escrever os prompts no quadro. Você pode perguntar: What other questions can you ask? ou: Can you think of different questions to ask for more information?). Organize os alunos em pares e dê a eles 6 minutos para a realização da tarefa.
  • Ao final da tarefa, peça que os alunos socializem com a turma uma das respostas do colega. Escreva o modelo no quadro (If ________ were a/an __________ he/she would ____________), exemplifique e peça para os alunos que repitam a estrutura com você, para checar a pronúncia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Promover prática oral controlada sobre condições irreais e suas possíveis consequências (second conditional) através de situações de bullying, preconceito e discriminação no contexto escolar.

Expectativa: Que os alunos reconheçam nas situações apresentadas situações enfrentadas cotidianamente por muito sujeitos, inclusive por eles mesmos, refletindo sobre seu papel de cidadãos no mundo e de agentes transformadores da sociedade. Apesar de estas propostas serem apresentadas no ambiente de sala de aula e, portanto, serem simulacro da vida real, não podemos nos esquecer de seu lugar de preparação para a vida social, superação da violência e promoção do diálogo e da paz. Que, muito mais do que conseguir produzir frases simples usando o second conditional ao se posicionarem diante de uma situação injusta, os alunos possam aguçar seus olhares de alteridade e respeito, dando seus primeiros passos de cidadania. Que os alunos possam compreender as situações apresentadas e dar algum encaminhamento a ela (seja para a direção da escola, aluno agressor ou o agredido). Espera-se que os alunos consigam produzir frases simples utilizando o second conditional.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos:
  • Have you ever witnessed prejudice or discrimination towards minority groups? Where was it? At school? On the street? At the supermarket? At the park/square? If so, what did you do?
  • In your opinion, what should people do when they witness prejudice or discrimination at school, on the streets, at the park/square, etc.?
  • Diga aos alunos: Every day, different people from minority groups are insulted and discriminated just because of who they are. Do you agree that something should be done to stop it? What? Permita que os alunos compartilhem suas ideias no grande grupo. Após as contribuições dos alunos, divida a turma em grupos de quatro alunos e entregue um handout com situações de preconceito e discriminação no contexto escolar. Leia a instrução da atividade no slide e pergunte aos alunos: Do you have any questions? Caso a resposta seja No, diga: You have 8 minutes to read and share with your classmates what you would do. Atenção: Enquanto os alunos estiverem trabalhando, tome notas de suas produções. Abaixo, sugerimos algumas atividades complementares que podem ser utilizadas durante este momento da aula e em outras aulas em que as propostas do Eixo Oralidade sejam desenvolvidas.
  • Finalizada a atividade, peça a cada grupo que compartilhe uma das respostas para as situações apresentadas. Caso você tenha tempo o suficiente (ou esta aula seja dada em dois períodos), você pode ler as situações e pedir para que os grupos apresentem suas respostas, como em uma grande discussão.

  • Atividade Complementar
  • A tomada de notas de usos inadequados da língua e seu trabalho posterior podem ser muito ricos em sala de aula como elementos de feedback e, até mesmo, de checagem da aprendizagem. O trabalho com as notas tomadas pode ser realizado em formatos diferentes. Deixamos abaixo algumas sugestões.
  • Sugestão 1: handout. Caso o conteúdo que você esteja trabalhando continue sendo abordado nas aulas seguintes, crie um handout com as frases ditas pelos alunos e anotadas por você. Comumente, os professores criam este tipo de atividade focando apenas nas inadequações do uso da língua durante uma prática oral feita em aula, solicitando aos alunos que as corrijam individualmente ou em pares. Nossa sugestão é de que você inclua, também, bons exemplos do uso da língua para que os alunos possam desenvolver sua capacidade de análise e julgamento sobre a frase dada, apontando o erro caso ele exista ou justificando os motivos que levam determinada frase a estar adequada;
  • Sugestão 2: board. Muito semelhante à Sugestão 1 é escrever no quadro bons exemplos de uso da língua e exemplos de inadequação da mesma, produzidas pelos alunos durante a prática oral, e pedir aos pares que identifiquem quais estão adequadas e quais não, justificando suas opiniões. Quando uma frase for classificada como inadequada, peça a justificativa e a possível correção, oralmente. Atenção: as justificativas serão, possivelmente, a própria correção da frase.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).

Orientações:

  • Mostre a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente. Caso não tenha tempo o suficiente, leia os pontos do slide e peça exemplos, sempre que possível.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 9º ano :

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano