13602
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Sufixo -ly em um conto de suspense (thriller)

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Sufixo -ly em um conto de suspense (thriller)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafaela Xavier de Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Edição colaborativa de textos: Google Docs.

Context
Divida os alunos em duplas ou trios e compartilhe o slide, oriente-os a discutirem as questões (de modo síncrono ou assíncrono, via Google Meet ou WhatsApp, por exemplo) e se prepararem para compartilhar as respostas no encontro síncrono.

Input
No encontro síncrono, peça para que compartilhem o resultado das discussões. Compartilhe ou exiba o texto e conduza o debate, conforme as orientações, até a pergunta sobre a relação entre o título e a passagem. Dê tempo para os alunos acessarem o texto e contribuírem com as respostas. Encerre o encontro explicando que as demais perguntas de leitura serão feitas individualmente.

Encaminhe o slide do texto e as perguntas abaixo, que devem ser respondidas a partir da leitura do texto e antes do próximo encontro síncrono.

- What is the character’s story about?
- Why does the character say he/she is not crazy?
- As Edgar Allan Poe wrote mystery stories, what can be the mystery in this story?
- Do you think the character is an emotional person? Why?
- What words reinforce his/her emotions?
- What do these words have in common?

No próximo encontro síncrono, peça para os alunos compartilharem as respostas e deixe que comentem livremente. Exiba ou compartilhe o slide de exemplificação dos usos do sufixo -ly e proceda à explicação, conforme a orientação. Encerre o encontro explicando que as demais perguntas de leitura serão feitas individualmente.
.
Encaminhe o slide do segundo excerto do texto e as perguntas abaixo, que devem ser respondidas a partir da leitura do texto e antes do próximo encontro síncrono. Explique que consiste na continuação do conto e que eles vão descobrir mais sobre a história do narrador.

- What is this passage about?
- Who was murdered?
- What probably happened to the character after his/her crime?

Output
No próximo encontro síncrono, peça que os alunos compartilhem as respostas. Exiba ou envie o slide e explique a produção conforme as orientações. Encerre o encontro orientando que os alunos façam as produções no Google Docs. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como pode um marcar horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário. Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, 3 dias).

Peça para que leiam o final criado por dois ou três colegas.

No próximo encontro síncrono, conduza o debate sobre a leitura:
- Do you like your friends’ final version?
- Do your stories have anything in common?
- What is the most interesting ending?

Exiba ou encaminhe o final original do conto, conduza a discussão conforme as orientações e encerre o encontro.

Feedback
No próximo encontro síncrono, exiba o slide e realize as atividades conforme são orientadas.

Convite às famílias
Os familiares podem ser os interlocutores da atividade do Input, assim como podem ser convidados a sugerirem ideias para os finais criados pelos alunos.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_06UND14

(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas