Arquivo 1 - Adaptação Context ING8_06UN10
Plano de Aula
Plano de aula: Diário
Plano 10 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills II: write and revise one's text regarding accuracy and coherence to the communicative proposal (genre)
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula:
- Cópias do texto de input (o texto não abre automaticamente na parte que será abordada, então, antes de imprimir, clique em read an excerpt);
- Se houver a possibilidade, usar os slides do plano no datashow ou na TV;
- Se não houver a possibilidade, imprimir o slide 3 em tamanho grande o suficiente para que toda a turma possa enxergar.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, explicando que a aula será focada na produção de um rascunho e de uma versão final de um texto para diário.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Como um warm-up, divida os alunos em trios. Mostre o slide (ou escreva a frase no quadro) e pergunte: What does this quote mean? Do you believe it’s true? Why?
- Peça que os alunos discutam e, enquanto o fazem, ande pela sala monitorando a atividade e prestando atenção no que dizem.
- Conclua a atividade mencionando algumas ideias que você ouviu enquanto os alunos discutiam. Convide, então, dois alunos a dividirem as suas opiniões com o resto do grupo.
Input
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Ler um fragmento de um livro em que a personagem escreve em seu diário.
Expectativa: Que os alunos percebam a estrutura e o tom usado em um texto para diário.
Orientações:
- Mostre o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam enxergar.
- Pergunte: Have you ever heard of this book? What do you think it’s about?
- Depois de ouvir as respostas dos alunos, contextualize: This book was written by Anne Frank, a German girl and a victim of the Holocaust. Caso os seus alunos não saibam muito sobre o Holocausto, converse um pouco com eles sobre isso. No material complementar, há uma sugestão de leitura sobre o assunto para você, professor.
- Continue: The book was written as a diary, so we get to see Anne Frank talking about her life a little bit on each day. Have you ever had a diary? What’s that like?
- Depois de ouvir as ideias dos alunos, distribua cópias do texto dizendo: Let’s check if her diary is anything similar to yours.
- Você pode dividir os alunos em duplas e distribuir uma cópia por dupla para que eles leiam juntos.
- Sinalize aos alunos que eles não devem ler o texto inteiro, mas somente a passagem do dia 20 de junho (Saturday, June 20, 1942).
- Caso você sinta necessidade, em vez de pedir que os alunos leiam silenciosamente, você pode propor uma leitura guiada em que você dá pausas entre parágrafos para esclarecer dúvidas ou contextualizar cenários.
- Ao fim da leitura, faça as perguntas abaixo:
- Why did Anne Frank first buy a diary? (Ss: Because she didn’t have a friend.)
- How old is she? (Ss: 13 years old.)
- How does she call the diary? (Ss: Kitty.)
- How does she feel about her dad? (Ss: He’s the most adorable father.)
- Why did her family suffer? (Ss: Because they were suffering under Hitler’s anti-Jewish laws.)
- She mentions a lot of anti-Jewish decrees. Can you name one of them? (Os alunos podem mencionar qualquer uma dessas: Jews were required to wear a yellow star; Jews were required to turn in their bicycles; Jews were forbidden to use streetcars; Jews were forbidden to ride in cars, even their own; Jews were required to do their shopping between 3 and 5 p.m.; Jews were required to frequent only Jewish-owned barbershops and beauty parlors; Jews were forbidden to be out on the streets between 8 p.m. and 6 a.m.; Jews were forbidden to go to theaters, movies or any other forms of entertainment; Jews were forbidden to use swimming pools, tennis courts, hockey fields or any other athletic fields; Jews were forbidden to go rowing; Jews were forbidden to take part in any athletic activity in public; Jews were forbidden to sit in their gardens or those of their friends after 8 p.m.; Jews were forbidden to visit Christians in their homes; Jews were required to attend Jewish schools.)
- Então prossiga para a próxima etapa.
Output
Tempo sugerido: 29 minutos
Propósito: Criar um rascunho e, em seguida, a versão final de um diary entry.
Expectativa: Que os alunos escrevam sobre um dia de que gostaram, dando detalhes sobre o que aconteceu como em um diário.
Orientações:
- Diga: What did you think about Anne Frank’s diary fragment?
- Depois de ouvir as respostas, continue dizendo: In this fragment, she talks about her life in general but in a diary people usually talk about a specific day at a time. For example, if you were writing in your diary today, you would include what you did today and how the things you did today made you feel.
- Então proponha: In pairs, tell your classmate what you would write in your diary today if you had one.
- Dê até dois minutos para os alunos discutirem e, quando terminarem, convide alguns a dividirem suas ideias com a turma toda.
- Ao fim, diga: Think about the best day you had this month. What happened? How did you feel?
- Peça que os alunos escrevam um rascunho em seus cadernos usando o início sugerido no slide, falando sobre o melhor dia que tiveram no mês. Caso você não possa exibir o slide, escreva no quadro: Dear diary, today I…
- Diga: First, you’re going to write a draft and then the final version, OK?
- Enquanto os alunos trabalham, caminhe pela sala verificando seus trabalhos e ajudando se necessário. Incentive-os a usar o passado simples para escrever, como o fariam se estivessem escrevendo em português.
- Dê aos alunos cerca de dez minutos para fazê-lo.
- Ao fim, peça que os alunos juntem-se em duplas e leiam seus textos uns para os outros. Em duplas, eles devem avaliar os dois textos e comentar sobre o que está satisfatório e o que ainda pode ser melhorado.
- Depois de cinco minutos, diga: Now that you’ve discussed about your texts, it’s time to write your final version.
- Enquanto escrevem, caminhe pela sala ajudando se necessário e lembrando-os de implementar as mudanças que discutiram em duplas na sua versão final do texto.
- Deixe que escrevam por até cinco minutos para, então, recolher seus trabalhos e prosseguir para a última etapa.
Feedback
Tempo sugerido: 4 minutos
Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre a produção escrita de um diário.
Expectativa: Que os alunos terminem a aula cientes das características de uma escrita para diário.
Orientações:
- Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
- Enquanto você explora os tópicos, pode fazer perguntas conceituais e utilizar exemplos das produções dos alunos que você recolheu na etapa anterior. Algumas perguntas que você pode fazer aos alunos são:
- How do you write a diary entry?
- Should you write in the present or in the past? Why?
- Why is it more useful to write a draft and a final version than to write only one version?
#NovaEscolaEmCasa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Edição colaborativa de textos: Google Docs.
Context
Divida os alunos em duplas ou trios e compartilhe o arquivo (disponível nos materiais complementares), orientando-os a discutirem as questões (de modo síncrono ou assíncrono, via Google Meet ou WhatsApp) e se prepararem para compartilhar as respostas no encontro síncrono. Incentive a pesquisa com familiares para realização dessa tarefa.
Input
No encontro síncrono, peça para que os alunos relatem o resultado das discussões em grupo.
Contextualize o texto conforme o slide e faça a leitura compartilhada conforme sugerido nas orientações. Após a leitura, faça as perguntas e peça para compartilharem as respostas oralmente com a turma:
- Why did Anne Frank first buy a diary?
- How old is she?
- How does she call the diary?
- How does she feel about her dad?
- Why did her family suffer?
- Can you name one of them?
Output
Envie outro arquivo (disponível nos materiais complementares) para as duplas ou trios discutirem nos mesmos moldes da atividade do Context. No próximo encontro síncrono, peça para que os alunos relatem o resultado das discussões em grupo.
Encerre o encontro orientando a produção individual, de acordo com o slide, e peça para que os alunos façam as produções no Google Docs. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como marcar horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário. Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, 3 dias).
Solicite que os estudantes acessem os documentos das duplas ou demais colegas do grupo e adicionem comentários, com exemplos, demonstrando como esses aspectos podem ser melhorados. Dê um dia para isso e solicite que confiram os comentários nos textos e reescrevam o que for necessário.
Feedback
No próximo encontro síncrono, oriente as reflexões conforme as orientações do slide.
Convite às famílias
Os familiares podem ajudar na pesquisa sobre o livro, contando aos alunos o que sabem sobre ele.
Contents
- INPUT: Fragment of The Diary of a Young Girl
- OUTPUT: Diary entry
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabela Sued
Mentor: Newton Murce Filho
Especialista: Celina Fernandes