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Plano de aula - Diário

POR: Isabela Sued 22/11/2018
Código: ING8_06UND10

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Diário

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias do texto de input (o texto não abre automaticamente na parte que será abordada, então, antes de imprimir, clique em read an excerpt);
  • Se houver a possibilidade, usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Se não houver a possibilidade, imprimir o slide 3 em tamanho grande o suficiente para que toda a turma possa enxergar.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, explicando que a aula será focada na produção de um rascunho e de uma versão final de um texto para diário.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Como um warm-up, divida os alunos em trios. Mostre o slide (ou escreva a frase no quadro) e pergunte: What does this quote mean? Do you believe it’s true? Why?
  • Peça que os alunos discutam e, enquanto o fazem, ande pela sala monitorando a atividade e prestando atenção no que dizem.
  • Conclua a atividade mencionando algumas ideias que você ouviu enquanto os alunos discutiam. Convide, então, dois alunos a dividirem as suas opiniões com o resto do grupo.

Input select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Ler um fragmento de um livro em que a personagem escreve em seu diário.

Expectativa: Que os alunos percebam a estrutura e o tom usado em um texto para diário.

Orientações:

  • Mostre o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam enxergar.
  • Pergunte: Have you ever heard of this book? What do you think it’s about?
  • Depois de ouvir as respostas dos alunos, contextualize: This book was written by Anne Frank, a German girl and a victim of the Holocaust. Caso os seus alunos não saibam muito sobre o Holocausto, converse um pouco com eles sobre isso. No material complementar, há uma sugestão de leitura sobre o assunto para você, professor.
  • Continue: The book was written as a diary, so we get to see Anne Frank talking about her life a little bit on each day. Have you ever had a diary? What’s that like?
  • Depois de ouvir as ideias dos alunos, distribua cópias do texto dizendo: Let’s check if her diary is anything similar to yours.
  • Você pode dividir os alunos em duplas e distribuir uma cópia por dupla para que eles leiam juntos.
  • Sinalize aos alunos que eles não devem ler o texto inteiro, mas somente a passagem do dia 20 de junho (Saturday, June 20, 1942).
  • Caso você sinta necessidade, em vez de pedir que os alunos leiam silenciosamente, você pode propor uma leitura guiada em que você dá pausas entre parágrafos para esclarecer dúvidas ou contextualizar cenários.
  • Ao fim da leitura, faça as perguntas abaixo:
  • Why did Anne Frank first buy a diary? (Ss: Because she didn’t have a friend.)
  • How old is she? (Ss: 13 years old.)
  • How does she call the diary? (Ss: Kitty.)
  • How does she feel about her dad? (Ss: He’s the most adorable father.)
  • Why did her family suffer? (Ss: Because they were suffering under Hitler’s anti-Jewish laws.)
  • She mentions a lot of anti-Jewish decrees. Can you name one of them? (Os alunos podem mencionar qualquer uma dessas: Jews were required to wear a yellow star; Jews were required to turn in their bicycles; Jews were forbidden to use streetcars; Jews were forbidden to ride in cars, even their own; Jews were required to do their shopping between 3 and 5 p.m.; Jews were required to frequent only Jewish-owned barbershops and beauty parlors; Jews were forbidden to be out on the streets between 8 p.m. and 6 a.m.; Jews were forbidden to go to theaters, movies or any other forms of entertainment; Jews were forbidden to use swimming pools, tennis courts, hockey fields or any other athletic fields; Jews were forbidden to go rowing; Jews were forbidden to take part in any athletic activity in public; Jews were forbidden to sit in their gardens or those of their friends after 8 p.m.; Jews were forbidden to visit Christians in their homes; Jews were required to attend Jewish schools.)
  • Então prossiga para a próxima etapa.

Output select-down

Tempo sugerido: 29 minutos

Propósito: Criar um rascunho e, em seguida, a versão final de um diary entry.

Expectativa: Que os alunos escrevam sobre um dia de que gostaram, dando detalhes sobre o que aconteceu como em um diário.

Orientações:

  • Diga: What did you think about Anne Frank’s diary fragment?
  • Depois de ouvir as respostas, continue dizendo: In this fragment, she talks about her life in general but in a diary people usually talk about a specific day at a time. For example, if you were writing in your diary today, you would include what you did today and how the things you did today made you feel.
  • Então proponha: In pairs, tell your classmate what you would write in your diary today if you had one.
  • Dê até dois minutos para os alunos discutirem e, quando terminarem, convide alguns a dividirem suas ideias com a turma toda.
  • Ao fim, diga: Think about the best day you had this month. What happened? How did you feel?
  • Peça que os alunos escrevam um rascunho em seus cadernos usando o início sugerido no slide, falando sobre o melhor dia que tiveram no mês. Caso você não possa exibir o slide, escreva no quadro: Dear diary, today I…
  • Diga: First, you’re going to write a draft and then the final version, OK?
  • Enquanto os alunos trabalham, caminhe pela sala verificando seus trabalhos e ajudando se necessário. Incentive-os a usar o passado simples para escrever, como o fariam se estivessem escrevendo em português.
  • Dê aos alunos cerca de dez minutos para fazê-lo.
  • Ao fim, peça que os alunos juntem-se em duplas e leiam seus textos uns para os outros. Em duplas, eles devem avaliar os dois textos e comentar sobre o que está satisfatório e o que ainda pode ser melhorado.
  • Depois de cinco minutos, diga: Now that you’ve discussed about your texts, it’s time to write your final version.
  • Enquanto escrevem, caminhe pela sala ajudando se necessário e lembrando-os de implementar as mudanças que discutiram em duplas na sua versão final do texto.
  • Deixe que escrevam por até cinco minutos para, então, recolher seus trabalhos e prosseguir para a última etapa.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre a produção escrita de um diário.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula cientes das características de uma escrita para diário.

Orientações:

  • Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
  • Enquanto você explora os tópicos, pode fazer perguntas conceituais e utilizar exemplos das produções dos alunos que você recolheu na etapa anterior. Algumas perguntas que você pode fazer aos alunos são:
  • How do you write a diary entry?
  • Should you write in the present or in the past? Why?
  • Why is it more useful to write a draft and a final version than to write only one version?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias do texto de input (o texto não abre automaticamente na parte que será abordada, então, antes de imprimir, clique em read an excerpt);
  • Se houver a possibilidade, usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Se não houver a possibilidade, imprimir o slide 3 em tamanho grande o suficiente para que toda a turma possa enxergar.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, explicando que a aula será focada na produção de um rascunho e de uma versão final de um texto para diário.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Como um warm-up, divida os alunos em trios. Mostre o slide (ou escreva a frase no quadro) e pergunte: What does this quote mean? Do you believe it’s true? Why?
  • Peça que os alunos discutam e, enquanto o fazem, ande pela sala monitorando a atividade e prestando atenção no que dizem.
  • Conclua a atividade mencionando algumas ideias que você ouviu enquanto os alunos discutiam. Convide, então, dois alunos a dividirem as suas opiniões com o resto do grupo.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Ler um fragmento de um livro em que a personagem escreve em seu diário.

Expectativa: Que os alunos percebam a estrutura e o tom usado em um texto para diário.

Orientações:

  • Mostre o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam enxergar.
  • Pergunte: Have you ever heard of this book? What do you think it’s about?
  • Depois de ouvir as respostas dos alunos, contextualize: This book was written by Anne Frank, a German girl and a victim of the Holocaust. Caso os seus alunos não saibam muito sobre o Holocausto, converse um pouco com eles sobre isso. No material complementar, há uma sugestão de leitura sobre o assunto para você, professor.
  • Continue: The book was written as a diary, so we get to see Anne Frank talking about her life a little bit on each day. Have you ever had a diary? What’s that like?
  • Depois de ouvir as ideias dos alunos, distribua cópias do texto dizendo: Let’s check if her diary is anything similar to yours.
  • Você pode dividir os alunos em duplas e distribuir uma cópia por dupla para que eles leiam juntos.
  • Sinalize aos alunos que eles não devem ler o texto inteiro, mas somente a passagem do dia 20 de junho (Saturday, June 20, 1942).
  • Caso você sinta necessidade, em vez de pedir que os alunos leiam silenciosamente, você pode propor uma leitura guiada em que você dá pausas entre parágrafos para esclarecer dúvidas ou contextualizar cenários.
  • Ao fim da leitura, faça as perguntas abaixo:
  • Why did Anne Frank first buy a diary? (Ss: Because she didn’t have a friend.)
  • How old is she? (Ss: 13 years old.)
  • How does she call the diary? (Ss: Kitty.)
  • How does she feel about her dad? (Ss: He’s the most adorable father.)
  • Why did her family suffer? (Ss: Because they were suffering under Hitler’s anti-Jewish laws.)
  • She mentions a lot of anti-Jewish decrees. Can you name one of them? (Os alunos podem mencionar qualquer uma dessas: Jews were required to wear a yellow star; Jews were required to turn in their bicycles; Jews were forbidden to use streetcars; Jews were forbidden to ride in cars, even their own; Jews were required to do their shopping between 3 and 5 p.m.; Jews were required to frequent only Jewish-owned barbershops and beauty parlors; Jews were forbidden to be out on the streets between 8 p.m. and 6 a.m.; Jews were forbidden to go to theaters, movies or any other forms of entertainment; Jews were forbidden to use swimming pools, tennis courts, hockey fields or any other athletic fields; Jews were forbidden to go rowing; Jews were forbidden to take part in any athletic activity in public; Jews were forbidden to sit in their gardens or those of their friends after 8 p.m.; Jews were forbidden to visit Christians in their homes; Jews were required to attend Jewish schools.)
  • Então prossiga para a próxima etapa.

Tempo sugerido: 29 minutos

Propósito: Criar um rascunho e, em seguida, a versão final de um diary entry.

Expectativa: Que os alunos escrevam sobre um dia de que gostaram, dando detalhes sobre o que aconteceu como em um diário.

Orientações:

  • Diga: What did you think about Anne Frank’s diary fragment?
  • Depois de ouvir as respostas, continue dizendo: In this fragment, she talks about her life in general but in a diary people usually talk about a specific day at a time. For example, if you were writing in your diary today, you would include what you did today and how the things you did today made you feel.
  • Então proponha: In pairs, tell your classmate what you would write in your diary today if you had one.
  • Dê até dois minutos para os alunos discutirem e, quando terminarem, convide alguns a dividirem suas ideias com a turma toda.
  • Ao fim, diga: Think about the best day you had this month. What happened? How did you feel?
  • Peça que os alunos escrevam um rascunho em seus cadernos usando o início sugerido no slide, falando sobre o melhor dia que tiveram no mês. Caso você não possa exibir o slide, escreva no quadro: Dear diary, today I…
  • Diga: First, you’re going to write a draft and then the final version, OK?
  • Enquanto os alunos trabalham, caminhe pela sala verificando seus trabalhos e ajudando se necessário. Incentive-os a usar o passado simples para escrever, como o fariam se estivessem escrevendo em português.
  • Dê aos alunos cerca de dez minutos para fazê-lo.
  • Ao fim, peça que os alunos juntem-se em duplas e leiam seus textos uns para os outros. Em duplas, eles devem avaliar os dois textos e comentar sobre o que está satisfatório e o que ainda pode ser melhorado.
  • Depois de cinco minutos, diga: Now that you’ve discussed about your texts, it’s time to write your final version.
  • Enquanto escrevem, caminhe pela sala ajudando se necessário e lembrando-os de implementar as mudanças que discutiram em duplas na sua versão final do texto.
  • Deixe que escrevam por até cinco minutos para, então, recolher seus trabalhos e prosseguir para a última etapa.

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre a produção escrita de um diário.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula cientes das características de uma escrita para diário.

Orientações:

  • Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
  • Enquanto você explora os tópicos, pode fazer perguntas conceituais e utilizar exemplos das produções dos alunos que você recolheu na etapa anterior. Algumas perguntas que você pode fazer aos alunos são:
  • How do you write a diary entry?
  • Should you write in the present or in the past? Why?
  • Why is it more useful to write a draft and a final version than to write only one version?

Contents

  1. INPUT: Fragment of The Diary of a Young Girl
  2. OUTPUT: Diary entry

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce Filho

Especialista: Celina Fernandes


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