13592
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Planejando um microconto

POR: Juliana Pacheco Oliveira Neves 22/11/2018
Código: ING8_05UND14

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Planejando um microconto

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano forma uma sequência didática com ING8_05UN15, podendo ser aplicado antes dele. O plano em ING8_02UN06 aborda contos, por isso pode ser interessante utilizar este plano depois que os alunos já tenham feito o estudo das short stories, já que ficará mais fácil o entendimento do gênero trabalhado aqui.

Objective select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o objetivo da aula com os alunos e verifique a compreensão deles.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Provoque os alunos fazendo a pergunta do slide. Eles não precisam responder em detalhe, apenas começar a pensar sobre o assunto. Chame os alunos para uma brincadeira: filmes em 6 palavras. O jogo é simples: uma pessoa resume a história de um filme bastante conhecido em seis palavras e os outros têm que adivinhar qual o filme.

  • We are going to play ‘six word movie plots’. All you have to do is to think about a movie, a very famous one, and summarize it in 6 words. You can’t use the title of the movie or the name of the characters in your summary, so be creative! Also, the summary can’t be a copy of one of the lines in the movie.

Comece a brincadeira, para dar o exemplo de como fazer. Escolha um filme que você acha que a maior parte da turma conhece, e faça um resumo em seis palavras. Peça para a turma adivinhar. Aqui vão algumas sugestões, mas você pode criar a sua. Quanto mais recente e de interesse dos seus alunos for o filme, mais fácil para que eles entendam e se engajem na atividade:

“Boy with scar is a wizard” (Harry Potter)

“Ogre saves princess, who’s also an ogre” (Shrek)

“Secret letters sent, fake relationship starts” (Para todos os garotos que já amei /To all the boys I loved before)

“Men recreate dinosaurs, things go wrong” (Jurassic Park)

“Team of heroes fight Norse God” (Os vingadores/ The Avengers)

A depender do tamanho e do nível de autonomia da turma, você pode pedir que os alunos venham à frente da sala dizer seus resumos, e que todos os outros tentem adivinhar ou você pode pedir que eles façam em duplas, um dos alunos falando seu resumo para que o outro adivinhe e então trocando a vez.

Input 1 select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos informações necessárias para a produção que farão a seguir.

Expectativa: Que os alunos compreendam as características do gênero.

Orientações: Mostre aos alunos a imagem do slide (ou uma cópia em tamanho grande o suficiente para que todos possam ler). Prepare a leitura com algumas perguntas:

  • What type of text is that? (Ss: It’s a wikipedia entry)
  • What is its main goal? (Ss: To give a definition or an explanation about a word or term, in this case, of Flash fiction)

Leia com eles a definição da wikipedia, verificando se eles compreendem ou se precisam de mais esclarecimentos. Lembre-se de que os alunos não precisam traduzir o texto palavra por palavra para entendê-lo. Caso esteja fazendo a leitura em voz alta, dê ênfase, com uso da entonação, às palavras-chave, para garantir que eles consigam entender o sentido. Após a leitura, peça aos alunos que digam as principais características do gênero flash fiction de forma sucinta, para que você possa fazer uma lista no quadro.

  • Can you give me the main characteristics of flash fiction, using one or two words for each of them? I’m going to write them on the board, because it is going to be important for our class.

Algumas das características que a lista deve conter são: short, character development, plot development, fictional. Compartilhe com os alunos (pode ser de forma impressa, em slides ou em cartazes que todos possam ver) alguns exemplos de flash fiction. Escolha as que julgar mais adequadas para o nível da turma e para os interesses deles. Leia com eles alguns parágrafos, histórias completas (caso sejam bastante curtas) ou distribua para que os alunos leiam sozinhos ou em duplas. Com o término da leitura, pode pedir que compartilhem o que mais gostaram. Você pode encontrar exemplos de flash fiction aqui: https://www.newyorker.com/books/flash-fiction , aqui https://www.huffpostbrasil.com/entry/flash-fiction_n_5481868 , ou aqui https://blog.oxforddictionaries.com/2017/04/05/what-is-flash-fiction/ . Caso a turma tenha interesse em histórias de terror, você pode encontrar alguns nanocontos aqui : https://imgur.com/gallery/mrPZK .

Output select-down

Tempo sugerido: 18 minutos

Propósito: Praticar o planejamento de escrita.

Expectativa: Que os alunos consigam planejar suas próprias flash fictions.

Orientações: Diga aos alunos que agora que eles já estão familiarizados com as Flash fictions, que eles vão escrever uma. Tranquilize-os dizendo que eles terão tempo para escrever, que hoje eles farão apenas a primeira parte de um texto escrito, que é o planejamento.

  • Now that we are all involved with the idea of flash fictions, we are going to write our own! But don’t worry, we are going to do it in steps. The first step to write a text is planning it.

Entregue aos alunos uma cópia da tabela de planejamento, que pode ser encontrada aqui. Leia com os alunos as questões e verifique se conseguem compreender todas elas. Diga aos alunos que eles têm tempo para pensar sobre o que querem escrever, que podem se inspirar nas histórias que leram, por exemplo, ou em quaisquer outras fontes. Podem preencher a tabela com sentenças simples, mas devem evitar palavras soltas, já que não escreverão o texto final hoje, e, ao reler o planejamento, podem não se lembrar das ideias que tiveram caso elas não estejam anotadas com um certo grau de detalhe. Dê 18 minutos para que façam a atividade.

  • Material complementar: A depender do perfil da turma, pode ser difícil para alguns dos alunos ter as ideias para o planejamento, mesmo sendo estimulados pela leitura das flash fictions. Neste caso, você pode utilizar cards com sugestões de personagens e locais (deixe que os alunos definam o plot, no entanto, para que ainda precisem utilizar a criatividade). Não precisa dar os cards para todos os alunos, apenas para aqueles que estiverem mais “emperrados” na produção. Você pode encontrar modelos de cards aqui. .

Input 2 select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos uma pauta para a revisão do texto que escreveram.

Expectativa: Que os alunos percebam quais edições podem ser feitas a seus textos.

Orientações: Diga aos alunos que você tem uma surpresa. Que as histórias que eles escreverem a partir do planejamento que acabaram de fazer serão publicadas em formato de e-book (orientações sobre como publicar um e-book são fornecidas no Material complementar do slide 8). Mas, para tanto, é preciso garantir a qualidade delas. Por isso, você precisa que eles revisem o planejamento, com a ajudinha de uma lista feita por um escritor profissional.

  • I have a surprise for you, we are going to publish your flash fiction in an e-book! But we need to make sure it is very neat and professional, so I need you to revise and edit your planning table. We are going to use some advice from a professional writer.

Mostre aos alunos ou entregue uma cópia) do texto do slide (link para o texto: https://www.theguardian.com/books/2012/may/14/how-to-write-flash-fiction ). Leia com eles os tópicos, se assegurando da compreensão de todos. Veja que os títulos já ajudam muito na compreensão, então os alunos não devem ter grandes dificuldades. Após a leitura, pergunte aos alunos quais características eles consideram que podem acrescentar à lista que foi feita no quadro durante o primeiro input. Algumas sugestões são: Few characters, interesting title, good last line.

Output 2 select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Propósito: Praticar a edição e reescrita.

Expectativa: Que os alunos façam edições significativas ao seu texto.

Orientações: Diga aos alunos que agora que eles têm novas informações, eles podem reavaliar o planejamento feito e fazer edições nele. Aproveite para acrescentar mais um motivo para a revisão: a definição de flash fiction inclui textos com tamanhos diversos, desde as histórias de 6 palavras até pequenos contos com mais de mil palavras. Cada um deles é nomeado de forma diferente. Escreva os nomes num papel (você pode encontrá-los no artigo da wikipedia do primeiro input) e faça um sorteio determinando qual será o tamanho da flash fiction que eles deverão planejar a escrita. Isto deve influenciar o planejamento, já que mais ou menos personagens podem ser necessários, edições no plot etc.

  • So, now let’s take a look at our plans, and edit it according to the list of characteristics we wrote. Also, take into consideration the length your flash fiction should have. You may have to add or remove part of your planning because of it.

*Caso ache necessário, exclua alguns dos tipos de flash fiction do sorteio. Se considera que as histórias em 6 palavras são curtas demais para o trabalho de escrita que pretende desenvolver, não inclua essa modalidade dentre as possibilidades. Se acha que mil palavras é um texto longo demais para a produção, não coloque esta duração no sorteio.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Sistematizar os conhecimentos ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos forneçam feedback relevante sobre o próprio processo de aprendizagem.

Orientações: Faça aos alunos a pergunta título do slide e deixe que participem em forma de plenária. Se o tempo estiver curto, mostre o slide já com os tópicos e leia com eles, pedindo exemplos quando possível.

Como atividade de casa, peça que os alunos escrevam o microconto que planejaram.

  • Material complementar: A publicação do ebook, promessa feita em aula, deve acontecer quando os alunos fizerem o texto completo do microconto que acabaram de planejar. Um ebook pode ser uma junção das histórias em um arquivo pdf ou epub (compatível com tablets e e-readers). É possível fazê-lo gratuitamente e o arquivo pode ser compartilhado entre a comunidade escolar e publicado no site ou nas redes sociais da escola, se houver. Para saber mais como fazer o arquivo, sugerimos usar esta plataforma de publicação:http://www.lulu.com/create/ebooks . Outra opção é fazer a formatação você mesmo, fazendo o trabalho de digitação no Word e salvando o arquivo em pdf. Caso deseje, ao invés de um ebook pode ser feito um livro impresso (atenção apenas para os custos envolvidos).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano forma uma sequência didática com ING8_05UN15, podendo ser aplicado antes dele. O plano em ING8_02UN06 aborda contos, por isso pode ser interessante utilizar este plano depois que os alunos já tenham feito o estudo das short stories, já que ficará mais fácil o entendimento do gênero trabalhado aqui.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o objetivo da aula com os alunos e verifique a compreensão deles.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Provoque os alunos fazendo a pergunta do slide. Eles não precisam responder em detalhe, apenas começar a pensar sobre o assunto. Chame os alunos para uma brincadeira: filmes em 6 palavras. O jogo é simples: uma pessoa resume a história de um filme bastante conhecido em seis palavras e os outros têm que adivinhar qual o filme.

  • We are going to play ‘six word movie plots’. All you have to do is to think about a movie, a very famous one, and summarize it in 6 words. You can’t use the title of the movie or the name of the characters in your summary, so be creative! Also, the summary can’t be a copy of one of the lines in the movie.

Comece a brincadeira, para dar o exemplo de como fazer. Escolha um filme que você acha que a maior parte da turma conhece, e faça um resumo em seis palavras. Peça para a turma adivinhar. Aqui vão algumas sugestões, mas você pode criar a sua. Quanto mais recente e de interesse dos seus alunos for o filme, mais fácil para que eles entendam e se engajem na atividade:

“Boy with scar is a wizard” (Harry Potter)

“Ogre saves princess, who’s also an ogre” (Shrek)

“Secret letters sent, fake relationship starts” (Para todos os garotos que já amei /To all the boys I loved before)

“Men recreate dinosaurs, things go wrong” (Jurassic Park)

“Team of heroes fight Norse God” (Os vingadores/ The Avengers)

A depender do tamanho e do nível de autonomia da turma, você pode pedir que os alunos venham à frente da sala dizer seus resumos, e que todos os outros tentem adivinhar ou você pode pedir que eles façam em duplas, um dos alunos falando seu resumo para que o outro adivinhe e então trocando a vez.

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos informações necessárias para a produção que farão a seguir.

Expectativa: Que os alunos compreendam as características do gênero.

Orientações: Mostre aos alunos a imagem do slide (ou uma cópia em tamanho grande o suficiente para que todos possam ler). Prepare a leitura com algumas perguntas:

  • What type of text is that? (Ss: It’s a wikipedia entry)
  • What is its main goal? (Ss: To give a definition or an explanation about a word or term, in this case, of Flash fiction)

Leia com eles a definição da wikipedia, verificando se eles compreendem ou se precisam de mais esclarecimentos. Lembre-se de que os alunos não precisam traduzir o texto palavra por palavra para entendê-lo. Caso esteja fazendo a leitura em voz alta, dê ênfase, com uso da entonação, às palavras-chave, para garantir que eles consigam entender o sentido. Após a leitura, peça aos alunos que digam as principais características do gênero flash fiction de forma sucinta, para que você possa fazer uma lista no quadro.

  • Can you give me the main characteristics of flash fiction, using one or two words for each of them? I’m going to write them on the board, because it is going to be important for our class.

Algumas das características que a lista deve conter são: short, character development, plot development, fictional. Compartilhe com os alunos (pode ser de forma impressa, em slides ou em cartazes que todos possam ver) alguns exemplos de flash fiction. Escolha as que julgar mais adequadas para o nível da turma e para os interesses deles. Leia com eles alguns parágrafos, histórias completas (caso sejam bastante curtas) ou distribua para que os alunos leiam sozinhos ou em duplas. Com o término da leitura, pode pedir que compartilhem o que mais gostaram. Você pode encontrar exemplos de flash fiction aqui: https://www.newyorker.com/books/flash-fiction , aqui https://www.huffpostbrasil.com/entry/flash-fiction_n_5481868 , ou aqui https://blog.oxforddictionaries.com/2017/04/05/what-is-flash-fiction/ . Caso a turma tenha interesse em histórias de terror, você pode encontrar alguns nanocontos aqui : https://imgur.com/gallery/mrPZK .

Tempo sugerido: 18 minutos

Propósito: Praticar o planejamento de escrita.

Expectativa: Que os alunos consigam planejar suas próprias flash fictions.

Orientações: Diga aos alunos que agora que eles já estão familiarizados com as Flash fictions, que eles vão escrever uma. Tranquilize-os dizendo que eles terão tempo para escrever, que hoje eles farão apenas a primeira parte de um texto escrito, que é o planejamento.

  • Now that we are all involved with the idea of flash fictions, we are going to write our own! But don’t worry, we are going to do it in steps. The first step to write a text is planning it.

Entregue aos alunos uma cópia da tabela de planejamento, que pode ser encontrada aqui. Leia com os alunos as questões e verifique se conseguem compreender todas elas. Diga aos alunos que eles têm tempo para pensar sobre o que querem escrever, que podem se inspirar nas histórias que leram, por exemplo, ou em quaisquer outras fontes. Podem preencher a tabela com sentenças simples, mas devem evitar palavras soltas, já que não escreverão o texto final hoje, e, ao reler o planejamento, podem não se lembrar das ideias que tiveram caso elas não estejam anotadas com um certo grau de detalhe. Dê 18 minutos para que façam a atividade.

  • Material complementar: A depender do perfil da turma, pode ser difícil para alguns dos alunos ter as ideias para o planejamento, mesmo sendo estimulados pela leitura das flash fictions. Neste caso, você pode utilizar cards com sugestões de personagens e locais (deixe que os alunos definam o plot, no entanto, para que ainda precisem utilizar a criatividade). Não precisa dar os cards para todos os alunos, apenas para aqueles que estiverem mais “emperrados” na produção. Você pode encontrar modelos de cards aqui. .

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos uma pauta para a revisão do texto que escreveram.

Expectativa: Que os alunos percebam quais edições podem ser feitas a seus textos.

Orientações: Diga aos alunos que você tem uma surpresa. Que as histórias que eles escreverem a partir do planejamento que acabaram de fazer serão publicadas em formato de e-book (orientações sobre como publicar um e-book são fornecidas no Material complementar do slide 8). Mas, para tanto, é preciso garantir a qualidade delas. Por isso, você precisa que eles revisem o planejamento, com a ajudinha de uma lista feita por um escritor profissional.

  • I have a surprise for you, we are going to publish your flash fiction in an e-book! But we need to make sure it is very neat and professional, so I need you to revise and edit your planning table. We are going to use some advice from a professional writer.

Mostre aos alunos ou entregue uma cópia) do texto do slide (link para o texto: https://www.theguardian.com/books/2012/may/14/how-to-write-flash-fiction ). Leia com eles os tópicos, se assegurando da compreensão de todos. Veja que os títulos já ajudam muito na compreensão, então os alunos não devem ter grandes dificuldades. Após a leitura, pergunte aos alunos quais características eles consideram que podem acrescentar à lista que foi feita no quadro durante o primeiro input. Algumas sugestões são: Few characters, interesting title, good last line.

Tempo sugerido: 7 minutos

Propósito: Praticar a edição e reescrita.

Expectativa: Que os alunos façam edições significativas ao seu texto.

Orientações: Diga aos alunos que agora que eles têm novas informações, eles podem reavaliar o planejamento feito e fazer edições nele. Aproveite para acrescentar mais um motivo para a revisão: a definição de flash fiction inclui textos com tamanhos diversos, desde as histórias de 6 palavras até pequenos contos com mais de mil palavras. Cada um deles é nomeado de forma diferente. Escreva os nomes num papel (você pode encontrá-los no artigo da wikipedia do primeiro input) e faça um sorteio determinando qual será o tamanho da flash fiction que eles deverão planejar a escrita. Isto deve influenciar o planejamento, já que mais ou menos personagens podem ser necessários, edições no plot etc.

  • So, now let’s take a look at our plans, and edit it according to the list of characteristics we wrote. Also, take into consideration the length your flash fiction should have. You may have to add or remove part of your planning because of it.

*Caso ache necessário, exclua alguns dos tipos de flash fiction do sorteio. Se considera que as histórias em 6 palavras são curtas demais para o trabalho de escrita que pretende desenvolver, não inclua essa modalidade dentre as possibilidades. Se acha que mil palavras é um texto longo demais para a produção, não coloque esta duração no sorteio.

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Sistematizar os conhecimentos ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos forneçam feedback relevante sobre o próprio processo de aprendizagem.

Orientações: Faça aos alunos a pergunta título do slide e deixe que participem em forma de plenária. Se o tempo estiver curto, mostre o slide já com os tópicos e leia com eles, pedindo exemplos quando possível.

Como atividade de casa, peça que os alunos escrevam o microconto que planejaram.

  • Material complementar: A publicação do ebook, promessa feita em aula, deve acontecer quando os alunos fizerem o texto completo do microconto que acabaram de planejar. Um ebook pode ser uma junção das histórias em um arquivo pdf ou epub (compatível com tablets e e-readers). É possível fazê-lo gratuitamente e o arquivo pode ser compartilhado entre a comunidade escolar e publicado no site ou nas redes sociais da escola, se houver. Para saber mais como fazer o arquivo, sugerimos usar esta plataforma de publicação:http://www.lulu.com/create/ebooks . Outra opção é fazer a formatação você mesmo, fazendo o trabalho de digitação no Word e salvando o arquivo em pdf. Caso deseje, ao invés de um ebook pode ser feito um livro impresso (atenção apenas para os custos envolvidos).

Contents

  1. INPUT: “Flash fiction”, an article by wikipedia; “Stories in your pocket: how to write flash fiction”, an article by The Guardian
  2. OUTPUT: Planning table for a short story

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Juliana Neves

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes