13595
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Editando um microconto para a publicação em um e-book

POR: Juliana Pacheco Oliveira Neves 22/11/2018
Código: ING8_05UND15

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Editando um microconto para a publicação em um e-book

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência didática, podendo ser aplicada após ING8_05UN14.

Preparação para a aula: Caso não esteja aplicando as aulas em sequência, os alunos precisarão fazer algumas atividades em casa antes desta aula: 1. Ler sobre o conceito de flash fiction (você também pode abordar o assunto em sala de aula, numa aula anterior). Para ler mais sobre flash fiction, veja os seguintes links https://en.wikipedia.org/wiki/Flash_fiction e https://www.theguardian.com/books/2012/may/14/how-to-write-flash-fiction . 2. Escrever, em casa, um texto de flash fiction, com tamanho decidido previamente em sala. Alguns textos do gênero flash fiction podem ser bem curtos, com 6 palavras, outros podem ter até 1000 palavras. Escolha o tamanho que mais se adapta aos seus objetivos para a turma.

Objective select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o objetivo com os alunos e cheque a compreensão.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Divida os alunos em duplas. Peça que cada aluno da dupla conte sobre o texto que escreveu em casa, anteriormente à aula. Diga que eles devem compartilhar com o colega qual a ideia principal do microconto, quais os personagens, onde é ambientado etc. O colega deve então dizer o que achou da ideia, se leria ou não aquele texto, o que poderia ser melhorado, o que mais gostou…

  • In pairs, let’s think about the flash fiction piece we wrote at home. Tell your classmate about it: what the plot is, what genre it is, who the characters are, etc. Then, listen to their opinions about it. They can tell you what they like the most, what they think you could do to make it even more interesting. Then, change roles: your classmate tells you about their flash fiction and you give them your opinion.

Como conclusão da atividade, peça que alguns alunos compartilhem o que ouviram de mais interessante, seja uma ideia ou um personagem ou uma sugestão para melhora do texto.

Input select-down

Tempo sugerido: 17 minutos

Propósito: Criar uma pauta de revisão e edição do texto produzido pelos alunos em casa, visando o melhoramento para um fim específico.

Expectativa: Que os alunos consigam compreender as dicas apresentadas no texto, mesmo que não compreendam todas as palavras do texto, e consigam explicar essas dicas aos colegas, mesmo que com sentenças simples.

Orientações: Diga aos alunos (ou relembre-os, caso esteja fazendo esta aula como uma sequência de ING8_05UN14) que o microconto que produziram será publicado em formato de e-book. Para isso, eles devem aprimorar o texto para que esteja em sua melhor versão possível.

  • Let’s take the text we made at home and make it ready for publishing in our e-book! We have to edit and revise it, to make sure it is good enough to be there.

Diga que, para ajudá-los a fazer a versão final, vocês construirão, juntos, uma pauta de revisão. Essa pauta será construída com sugestões suas, dos alunos e também com uma ajudinha de dicas vindas de um site voltado para escritores. Explique que eles começarão com essas dicas e, depois, acrescentarão outras à lista.

  • Let’s make some guidelines to help us write the final version of the text. We are going to use some help from a text and then add our own guidelines. Let’s look at the slide and see the guidelines the text offers us.

Mostre o slide aos alunos, dizendo que estas são as diretrizes que o texto dá. Pergunte se conseguem entendê-las. Deixe que falem sobre algumas das dicas, mas não se estenda muito ou fale sobre todas elas, já que eles vão ter a oportunidade de ler sobre cada uma depois.

  • Let’s read the tips. What do you think number 1 means?

Divida os alunos em 8 grupos e entregue a cada um dos grupos a cópia de um dos trechos do texto disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/entry/writing-tips-advice-fiction-authors_n_1628537 . Diga que cada um dos grupos terá 6 minutos para ler o texto e compreender a que se refere, sempre utilizando a ajuda dos colegas. Assim, o vocabulário que for novo para um do grupo, pode não ser para outro etc. Lembre-os também das técnicas de leitura, das palavras cognatas etc. Explique que, depois, cada grupo deverá explicar ao resto da turma o que leu.

  • Each group will have 6 minutes to understand the text and discuss it. After that time, you shall present to your classmates what you have just read by explaining the corresponding tip on the list we have on the slide.

Após o período de leitura, seguindo a ordem do slide, peça que o grupo responsável pelo texto correspondente a cada uma das dicas explique aos colegas um pouco mais sobre ela.

Input select-down

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Criar uma pauta de revisão e edição do texto produzido pelos alunos em casa, visando o melhoramento para um fim específico.

Expectativa: Que os alunos consigam compreender as dicas apresentadas no texto, mesmo que não compreendam todas as palavras do texto, e consigam explicar essas dicas aos colegas, mesmo que com sentenças simples.

Orientações: Agora que já têm algumas dicas para revisar o texto, diga aos alunos que eles construirão juntos mais algumas sugestões de revisão. Comece pedindo por sugestões da turma e vá anotando as mais mencionadas.

  • Now, let’s add our own tips to the list. What are your suggestions?

As sugestões podem variar muito, e é bom que elas tenham a cara da turma, mas cabe ao professor guiar para que elas não repitam as sugestões do texto e para que sejam úteis para a edição final do texto. Aqui vão algumas sugestões de pontos para os quais as sugestões dos alunos podem convergir e que podem ser aceitas por você:

“Check grammar and spelling”

“Make sure you don’t repeat words too much”

“Grab the reader’s attention”

“Do not use words or themes that may offend someone”

“Divide your text in paragraphs, but keep a connection between them”

“Use appropriate punctuation”

Você também pode adaptar a atividade para qualquer conteúdo específico que queira, dando aos alunos alguma “regra” para seguir. Por exemplo, exija que as histórias contenham pelo menos uma oração subordinada utilizando os pronomes who, what, whose ou that. Se estiver estudando um vocabulário específico com a turma, dê uma lista dessas palavras e peça que incluam pelo menos uma quando estiverem reescrevendo o conto. As opções são diversas, e podem ajudar a adaptar a reescrita para a realidade da turma. Mesmo não sendo dicas propriamente ditas, caso deseje acrescentar uma destas exigências, faça-o agora, no momento de elaboração da lista. Ao partir para a reescrita do texto, os alunos devem já saber quais são todos os pontos a serem modificados ou acrescentados.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Trabalhar a revisão, edição e reescrita.

Expectativa: Que os alunos façam mudanças significativas ao texto, baseados nas pautas lidas e construídas em conjunto.

Orientações: Peça aos alunos que releiam os textos que produziram em casa e façam aprimoramentos neles, baseados nas dicas que acabaram de ler e nas que criaram. Diga também que, conforme os alunos forem terminando, caso ainda haja tempo, podem levar os textos para que você leia, assim você pode apontar correções e melhorias a serem feitas.

  • Now, let’s edit and review the texts we wrote at home, based on the tips we read and created. When you finish, bring me your writing, so I can have a quick read and help you improve it even more.

Quando todos tiverem terminado suas produções, recolha para digitá-las ou peça que os alunos o façam em casa e enviem para um e-mail dado por você. A publicação em e-book: Um ebook pode ser uma junção das histórias em um arquivo pdf ou epub (compatível com tablets e e-readers). É possível fazê-lo gratuitamente e o arquivo pode ser compartilhado entre a comunidade escolar e publicado no site ou nas redes sociais da escola, se houver. Para saber mais como fazer o arquivo, sugerimos usar esta plataforma de publicação:http://www.lulu.com/create/ebooks . Outra opção é fazer a formatação você mesmo, fazendo o trabalho de digitação no Word e salvando o arquivo em pdf. Caso deseje, ao invés de um ebook pode ser feito um livro impresso (atenção apenas para os custos envolvidos).

Os alunos podem ser responsáveis, também, por fazer a capa e as ilustrações, caso você deseje. O e-book deve ter a cara da turma e pode ser tão simples ou tão elaborado quanto você desejar.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Sistematizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos forneçam feedback sobre o próprio processo de aprendizagem.

Orientações: Faça a pergunta título do slide para os alunos e deixe que participem em forma de plenária. Se o tempo estiver curto, mostre o slide já completo para os alunos e leia os tópicos com eles, pedindo exemplos quando possível.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência didática, podendo ser aplicada após ING8_05UN14.

Preparação para a aula: Caso não esteja aplicando as aulas em sequência, os alunos precisarão fazer algumas atividades em casa antes desta aula: 1. Ler sobre o conceito de flash fiction (você também pode abordar o assunto em sala de aula, numa aula anterior). Para ler mais sobre flash fiction, veja os seguintes links https://en.wikipedia.org/wiki/Flash_fiction e https://www.theguardian.com/books/2012/may/14/how-to-write-flash-fiction . 2. Escrever, em casa, um texto de flash fiction, com tamanho decidido previamente em sala. Alguns textos do gênero flash fiction podem ser bem curtos, com 6 palavras, outros podem ter até 1000 palavras. Escolha o tamanho que mais se adapta aos seus objetivos para a turma.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o objetivo com os alunos e cheque a compreensão.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Divida os alunos em duplas. Peça que cada aluno da dupla conte sobre o texto que escreveu em casa, anteriormente à aula. Diga que eles devem compartilhar com o colega qual a ideia principal do microconto, quais os personagens, onde é ambientado etc. O colega deve então dizer o que achou da ideia, se leria ou não aquele texto, o que poderia ser melhorado, o que mais gostou…

  • In pairs, let’s think about the flash fiction piece we wrote at home. Tell your classmate about it: what the plot is, what genre it is, who the characters are, etc. Then, listen to their opinions about it. They can tell you what they like the most, what they think you could do to make it even more interesting. Then, change roles: your classmate tells you about their flash fiction and you give them your opinion.

Como conclusão da atividade, peça que alguns alunos compartilhem o que ouviram de mais interessante, seja uma ideia ou um personagem ou uma sugestão para melhora do texto.

Tempo sugerido: 17 minutos

Propósito: Criar uma pauta de revisão e edição do texto produzido pelos alunos em casa, visando o melhoramento para um fim específico.

Expectativa: Que os alunos consigam compreender as dicas apresentadas no texto, mesmo que não compreendam todas as palavras do texto, e consigam explicar essas dicas aos colegas, mesmo que com sentenças simples.

Orientações: Diga aos alunos (ou relembre-os, caso esteja fazendo esta aula como uma sequência de ING8_05UN14) que o microconto que produziram será publicado em formato de e-book. Para isso, eles devem aprimorar o texto para que esteja em sua melhor versão possível.

  • Let’s take the text we made at home and make it ready for publishing in our e-book! We have to edit and revise it, to make sure it is good enough to be there.

Diga que, para ajudá-los a fazer a versão final, vocês construirão, juntos, uma pauta de revisão. Essa pauta será construída com sugestões suas, dos alunos e também com uma ajudinha de dicas vindas de um site voltado para escritores. Explique que eles começarão com essas dicas e, depois, acrescentarão outras à lista.

  • Let’s make some guidelines to help us write the final version of the text. We are going to use some help from a text and then add our own guidelines. Let’s look at the slide and see the guidelines the text offers us.

Mostre o slide aos alunos, dizendo que estas são as diretrizes que o texto dá. Pergunte se conseguem entendê-las. Deixe que falem sobre algumas das dicas, mas não se estenda muito ou fale sobre todas elas, já que eles vão ter a oportunidade de ler sobre cada uma depois.

  • Let’s read the tips. What do you think number 1 means?

Divida os alunos em 8 grupos e entregue a cada um dos grupos a cópia de um dos trechos do texto disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/entry/writing-tips-advice-fiction-authors_n_1628537 . Diga que cada um dos grupos terá 6 minutos para ler o texto e compreender a que se refere, sempre utilizando a ajuda dos colegas. Assim, o vocabulário que for novo para um do grupo, pode não ser para outro etc. Lembre-os também das técnicas de leitura, das palavras cognatas etc. Explique que, depois, cada grupo deverá explicar ao resto da turma o que leu.

  • Each group will have 6 minutes to understand the text and discuss it. After that time, you shall present to your classmates what you have just read by explaining the corresponding tip on the list we have on the slide.

Após o período de leitura, seguindo a ordem do slide, peça que o grupo responsável pelo texto correspondente a cada uma das dicas explique aos colegas um pouco mais sobre ela.

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Criar uma pauta de revisão e edição do texto produzido pelos alunos em casa, visando o melhoramento para um fim específico.

Expectativa: Que os alunos consigam compreender as dicas apresentadas no texto, mesmo que não compreendam todas as palavras do texto, e consigam explicar essas dicas aos colegas, mesmo que com sentenças simples.

Orientações: Agora que já têm algumas dicas para revisar o texto, diga aos alunos que eles construirão juntos mais algumas sugestões de revisão. Comece pedindo por sugestões da turma e vá anotando as mais mencionadas.

  • Now, let’s add our own tips to the list. What are your suggestions?

As sugestões podem variar muito, e é bom que elas tenham a cara da turma, mas cabe ao professor guiar para que elas não repitam as sugestões do texto e para que sejam úteis para a edição final do texto. Aqui vão algumas sugestões de pontos para os quais as sugestões dos alunos podem convergir e que podem ser aceitas por você:

“Check grammar and spelling”

“Make sure you don’t repeat words too much”

“Grab the reader’s attention”

“Do not use words or themes that may offend someone”

“Divide your text in paragraphs, but keep a connection between them”

“Use appropriate punctuation”

Você também pode adaptar a atividade para qualquer conteúdo específico que queira, dando aos alunos alguma “regra” para seguir. Por exemplo, exija que as histórias contenham pelo menos uma oração subordinada utilizando os pronomes who, what, whose ou that. Se estiver estudando um vocabulário específico com a turma, dê uma lista dessas palavras e peça que incluam pelo menos uma quando estiverem reescrevendo o conto. As opções são diversas, e podem ajudar a adaptar a reescrita para a realidade da turma. Mesmo não sendo dicas propriamente ditas, caso deseje acrescentar uma destas exigências, faça-o agora, no momento de elaboração da lista. Ao partir para a reescrita do texto, os alunos devem já saber quais são todos os pontos a serem modificados ou acrescentados.

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Trabalhar a revisão, edição e reescrita.

Expectativa: Que os alunos façam mudanças significativas ao texto, baseados nas pautas lidas e construídas em conjunto.

Orientações: Peça aos alunos que releiam os textos que produziram em casa e façam aprimoramentos neles, baseados nas dicas que acabaram de ler e nas que criaram. Diga também que, conforme os alunos forem terminando, caso ainda haja tempo, podem levar os textos para que você leia, assim você pode apontar correções e melhorias a serem feitas.

  • Now, let’s edit and review the texts we wrote at home, based on the tips we read and created. When you finish, bring me your writing, so I can have a quick read and help you improve it even more.

Quando todos tiverem terminado suas produções, recolha para digitá-las ou peça que os alunos o façam em casa e enviem para um e-mail dado por você. A publicação em e-book: Um ebook pode ser uma junção das histórias em um arquivo pdf ou epub (compatível com tablets e e-readers). É possível fazê-lo gratuitamente e o arquivo pode ser compartilhado entre a comunidade escolar e publicado no site ou nas redes sociais da escola, se houver. Para saber mais como fazer o arquivo, sugerimos usar esta plataforma de publicação:http://www.lulu.com/create/ebooks . Outra opção é fazer a formatação você mesmo, fazendo o trabalho de digitação no Word e salvando o arquivo em pdf. Caso deseje, ao invés de um ebook pode ser feito um livro impresso (atenção apenas para os custos envolvidos).

Os alunos podem ser responsáveis, também, por fazer a capa e as ilustrações, caso você deseje. O e-book deve ter a cara da turma e pode ser tão simples ou tão elaborado quanto você desejar.

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Sistematizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos forneçam feedback sobre o próprio processo de aprendizagem.

Orientações: Faça a pergunta título do slide para os alunos e deixe que participem em forma de plenária. Se o tempo estiver curto, mostre o slide já completo para os alunos e leia os tópicos com eles, pedindo exemplos quando possível.

Contents

  1. INPUT: ‘Writing Advice: Tips For New Fiction Authors’ - An article by the Huffpost
  2. OUTPUT: Flash Fiction story

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Juliana Neves

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes