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Plano de aula - Biografia

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 18/11/2018
Código: ING6_08UND07

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Biografia

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se organizar.

Sobre esta aula:

Nesta aula, os alunos irão escrever uma biografia seguindo a estrutura proposta. Conhecimento prévio necessário: Leitura de um texto biográfico - Unidade 02, Aula 08 (no eixo Leitura); Leitura de uma linha do tempo biográfica - Unidade 08, Aula 04 (no eixo Leitura). Conhecimento prévio sugerido: Identificação de assunto geral do texto - Unidade 08, Aula 05 (no eixo Leitura); Escrita de poema biográfico - Unidade 08, Aula 06 (no eixo Escrita).

Preparação para a aula:

Nesta aula você precisará de: cópias dos textos e das folhas de atividade (veja Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output) e um projetor multimídia (datashow) ou uma TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para aos alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output).

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma e diga: Today you will read a biography and write another one about a person you know.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Para esta atividade, você precisará imprimir (se possível em um papel mais grosso, como papel color set ou papel para desenho) e recortar um conjunto de cartas para cada grupo.

  • Mostre as imagens aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
  • What do these pictures relate to? (Os alunos provavelmente responderão: to a person’s life)
  • What events or information do these images represent? (Espera-se que os alunos respondam: being born, growing up, doing different activities, falling in love, etc). Explique que estas imagens representam: being born/date of birth, family, profession, accomplishments and personal life.
  • If this were a visual biography representing a person's life, would you say that this person is young or old? (Os alunos provavelmente responderão: young) Diga: Yes, this person is young. They are just falling in love and have not formed a family. The person is still alive.
  • Explique: Biographies contain key information about a person's life, usually in chronological order, including: date of birth, early life, professional life, accomplishments, personal life etc;
  • Explique que agora eles irão jogar um jogo da memória. Para isso, peça que eles formem grupos com 3 a 5 alunos;
  • Entregue a cada grupo um conjunto de cartões com as imagens deste slide e com informações sobre a vida da cantora Ariana Grande disponível aqui. (Você encontrará informações biográficas sobre Ariana Grande no link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ariana_Grande). Pergunte: Do you know Ariana Grande? (Os alunos provavelmente responderão: Yes, she is an American singer);
  • Como jogar: Explique que para começar o jogo, todas as cartas devem ser dispostas sobre a mesa com as imagens e informações viradas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada aluno irá, na sua vez, virar duas cartas de modo que ele e os colegas possam ver. Se os cartões formarem um par correspondente de imagem e informação, o aluno fica com esse par. Se os cartões não formarem um par correspondente, as duas cartas devem ser viradas novamente e o jogo continua, sendo passada a vez para o próximo aluno. Vence o aluno que tiver mais pares de perguntas e respostas correspondentes no final do jogo.
  • Tendo explicado as regras, deixe que os alunos joguem por aproximadamente 4 minutos. Enquanto as duplas jogam, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta.

Fonte:

Person climbing a mountain- https://www.pexels.com/photo/man-wearing-hoodie-and-black-pants-climbing-up-pile-of-rocks-1058958/

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Analisar uma biografia identificando os assuntos tratados, sua a estrutura e propósito comunicativo.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber, por meio de conhecimento prévio e de palavras cognatas, os assuntos tratados e o propósito comunicativo de uma biografia.

Orientações: Agora, peça aos alunos que se organizem em duplas para facilitar o desenvolvimento das atividades a seguir.

1) (5’) Mostre a imagem a eles (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input).

  • Explique: Today you are going to read a biography. E pergunte:
  • What is a biography? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: It is a text about a person’s life.) Se eles não souberem responder, tudo bem!
  • Explique: A biography is “a usually written history of a person's life” (fonte: https://www.merriam-webster.com/dictionary/biography). É importante destacar que biografias não tratam apenas de pessoas mais velhas, ou mesmo que já faleceram. Também pode-se escrever biografias sobre pessoas vivas (de qualquer idade) que tenham alguma relevância na sociedade. Cite como exemplos as biografias da ativista paquistanesa Malala Yousafsai (Malala: a menina que queria ir para a escola) e do cartunista brasileiro Maurício de Sousa (Maurício: a história que não está no gibi).
  • Why do we read biographies? (Os alunos provavelmente responderão: to learn about people’s lives)
  • Whose biography would you read? (As respostas dos alunos irão variar de acordo com seus interesses pessoais.)
  • Who is this biography about? (Os alunos provavelmente responderão: It is about Rosa Parks.)
  • Do you know anything about Rosa Parks? (Os alunos provavelmente responderão: No.)
  • Explique que Rosa Parks foi uma ativista no Movimento pelos Direitos Civis (Civil Rights Movement) nos Estados Unidos. Ela ficou conhecida por se recusar a ceder seu assento no ônibus a um passageiro branco. (_!_) Nota Cultural: Para saber mais sobre Rosa Parks e o Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos, acesse: https://www.britannica.com/biography/Rosa-Parks e https://www.britannica.com/event/American-civil-rights-movement.
  • Now that you know that a biography contains information about a person’s life, tell me: what kind of information about Rosa Parks do you expect to find in her biography? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: full name, name of her parents, date and place of birth, etc.)
  • Se necessário, mostre o slide 5 (próximo slide) aos alunos para revisar e/ou apresentar vocabulário essencial para a leitura e compreensão da biografia.

2) (15’) Entregue uma cópia impressa do texto (para ver e imprimir o texto na íntegra, clique aqui) e da folha de atividades (veja Atividades para impressão - Input) para cada aluno. Explique que, em duplas, eles devem ler o texto e localizar as informações específicas para responder às questões. Destaque que eles só precisarão ler os parágrafos 1, 2, 3, 9 e 10 do texto. Os parágrafos restantes abordam a participação de Rosa Parks no Movimento pelos Direitos Civis e o Boicote aos ônibus de Montgomery.

  • Read the text and answer the questions:
  • What is her full name?

( ) Rosa Parks ( ) Rosa McCauley ( ) Rosa Louise McCauley

  • When was she born?

( ) In 1913. ( ) In 1943. ( ) 1955.

  • Where was she born?

( ) In Montgomery, Alabama. ( ) In Pine Level, Alabama. ( ) In Tuskegee, Alabama.

  • Where did she grow up?

( ) In Montgomery, Alabama. ( ) In Pine Level, Alabama. ( ) In Tuskegee, Alabama.

  • Who did she get married to?

( ) Raymond Parks. ( ) John Parks. ( ) Albert Parks.

  • Where did she move after the bus boycott ended?

( ) Montgomery ( ) New York City ( ) Detroit

  • When did she die?

( ) In 2000, at age 87. ( ) In 2005, at age 92. ( ) In 2017.

  • How old was she when she passed away?

( ) 87 years old. ( ) 92 years old. ( ) 104 years old.

? Lembre-os de focar na localização de informações específicas (marcadores temporais, datas e nomes, por exemplo) para facilitar na resposta das questões.

? O ideal é que nenhuma dupla seja muito heterogênea. É preciso que eles tenham algum grau de troca, ou seja, que um não desconsidere o outro e acabe fazendo sozinho. Por isso, a sugestão é fazer as duplas com alunos de saberes parecidos.

? Enquanto as duplas respondem a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.

Após 10 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar o texto e marcas as respostas na folha), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia as perguntas e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que responderam. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão da biografia. Confira a resolução das atividades aqui.

Fonte: https://www.commonlit.org/en/texts/rosa-parks-beyond-the-bus?search_id=2875251

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Analisar uma biografia identificando os assuntos tratados, sua a estrutura e propósito comunicativo.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber, por meio de conhecimento prévio e de palavras cognatas, os assuntos tratados e o propósito comunicativo de uma biografia.

Orientações:

  • Use este slide para revisar alguns verbos que facilitarão a leitura (e, posteriormente, a escrita) da biografia;
  • Caso você tenha apresentado a Aula 08 da Unidade 02 (Leitura de um texto biográfico) e/ou a Aula 04 da Unidade 08 (Leitura de uma linha do tempo biográfica) na sua aula anterior, os alunos estarão familiarizados e, provavelmente, se lembrarão desses verbos. É importante remarcar que em uma biografia muitos desses verbos serão usados no passado.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Escrever um texto biográfico sobre uma pessoa da família, um colega de classe ou um professor.

Expectativa: Que os alunos escrevam um texto biográfico seguindo o modelo proposto.

Orientações:

Professor, nesta etapa da aula os alunos irão escrever textos biográficos.

Mostre o slide (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output) e leia as orientações para os alunos;

  • Explique que eles irão escrever um texto biográfico seguindo o modelo apresentado;
  • Destaque as informações que o texto deve conter. Diga a eles que usem como base o texto lido no Input para escrever seus textos;
  • Ao final, se houver tempo e vontade, eles podem compartilhar seus textos com um colega, ou você, professor, pode ler alguns em voz alta para a turma.

Tempo sugerido: 1 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem ler, compreender (mesmo sem conhecer o significado de todas as palavras) e escrever textos biográficos em inglês.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de ler, compreender e escrever um texto biográfico em língua inglesa em um contexto real!

Contents

  1. INPUT: Biography of a famous person
  2. OUTPUT: To write a biography about a friend or family member.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI15) Produzir textos escritos e língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogs, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


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