Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- E-mail, WhatsApp, Google Classroom, Facebook ou Messenger (para envio de atividades e devolutiva da produção dos alunos);
Optativas:
- Zoom, Google Hangouts/Meet ou Messenger Room (para momentos síncronos);
- Gravador de áudio do próprio celular (para aulas assíncronas, você pode gravar a explicação das atividades em áudio e enviar aos alunos junto com o documento com as atividades escritas);
- Mentimeter ou Google Forms.
Context
Compartilhe com os alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou WhatsApp) as imagens de três pessoas dançando, disponíveis aqui.
Peça que escolham palavras para completar as frases:
a) In the pictures, I can see…
houses/ people/ children/ food/ plants/ dancers/ cars/ movement
b) They are…
playing cards/ listening to music/ dancing
c) To learn how to dance, I can go to…
a diving school/ a dance school/ a theater
d) To register for the lessons, I need to...
fill out a registration form/ write an email/ create an account
Em seguida, diga a eles que o objetivo desta aula é: “to identify the textual organization of a registration form”.
Input
Envie aos alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou WhatsApp) a imagem do formulário. Explique: “This is a registration form. A paper you have to fill out when you register at a course, a hotel or a new school, for example.”
Peça que observem o texto e localizem as palavras que já conhecem (incluindo as cognatas). Em seguida, pergunte a eles quanto conseguiram compreender do texto (em uma escala de zero a dez). Ofereça o link para um dicionário online (disponível aqui), caso precisem consultar o significado de alguma palavra.
Para aulas assíncronas, é necessário que essas orientações estejam escritas passo-a-passo na folha de atividades que será enviada aos alunos (por e-mail, Whatsapp, Facebook ou outro meio).
Output
Apresente aos alunos a Olívia (personagem do slide). Diga que ela quer adotar um cachorro e, para isso, precisa preencher um formulário.
Explique que eles irão utilizar as informações pessoais de Olívia, apresentadas no balão, para preencher o formulário de adoção de animais.
Você pode incluir o formulário na própria folha de atividades escritas (.pdf; .doc) ou criar o formulário no Google Forms e enviar o link para que eles preencham online.
Em aulas assíncronas, o ideal é que o professor determine um prazo para entrega das atividades (por e-mail, Whatsapp, Facebook, Messenger ou Google Classroom). A correção pode ser feita individualmente ou coletivamente (enviando um documento escrito, um áudio ou vídeo mostrando a correção comentada das atividades).
Feedback
Para aulas síncronas: pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. Você pode abrir um documento em branco, do Microsoft Word ou do Google Docs, compartilhar sua tela e ir escrevendo o feedback deles. Ou pode ainda usar o Mentimeter (disponível aqui): você cria uma apresentação com a pergunta “What have you learnt today?”, seleciona o formato nuvem de palavras ou resposta aberta e envia o link e o código para que eles respondam.
Para aulas assíncronas: peça aos alunos que, após finalizarem a atividade escrita, escrevam em uma mensagem do WhatsApp ou em um comentário do Facebook o que aprenderam sobre formulários.
Convite às famílias
Como tarefa de casa, você pode pedir aos alunos que entrevistem dois ou três membros da família e preencham o formulário proposto no Output.