Atividades para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Poema biográfico
Plano 6 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Everyday Interactions
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se organizar.
Sobre esta aula:
Nesta aula, os alunos irão escrever um poema biográfico (bio poem) seguindo a estrutura proposta. Conhecimento prévio sugerido: Escrever sobre coisas favoritas - Unidade 09, Aula 02 (no eixo Escrita); Usar o caso genitivo (‘s) - Unidade 09, Aula 03 (no eixo Gramática); Usar adjetivos possessivos - Unidade 09, Aula 04 (no eixo Gramática).
Preparação para a aula:
Nesta aula você precisará de: cópias dos textos e das folhas de atividade (veja Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output) e um projetor multimídia (datashow) ou uma TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output).
Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Professor, nesta aula os alunos irão produzir um poema autobiográfico. Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma e diga: Today you will write a poem about yourself.
Context
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
Nesta aula, sugerimos que os alunos sentem-se em duplas.
Antes de começar, proponha um desafio para estimular a curiosidade e preparar os alunos para as atividades a seguir.
- Explique que nesta atividade, eles irão ler três excertos e tentar relacionar cada texto ao seu respectivo título. São dois trechos de música (What a Wonderful World, de Louis Armstrong, e Perfect, de Ed Sheeran) e um trecho de um poema (Bed in Summer, de Robert Louis Stevenson);
- Escreva os títulos das músicas e do poema no quadro: Perfect; What a Wonderful World; Bed in Summer. Pergunte se eles conhecem aqueles títulos. Se eles não conseguirem identificar sozinhos, você pode dizer que Perfect é uma música do cantor Ed Sheeran, What a Wonderful World é uma música do cantor Louis Armstrong, e Bed in Summer é um poema do escritor Robert Louis Stevenson;
- Entregue a cada aluno uma folha com os textos (veja Atividades para impressão - Context);
- Diga: “Read the passages and match the titles. You have 2 minutes!”;
- Após os dois minutos de leitura, pergunte: “Which of these passages is part of Ed Sheeran’s song, Perfect?”. Ouça as respostas e peça que eles justifiquem por que eles escolherem determinado trecho. Faça o mesmo com os títulos seguintes (What a Wonderful World e Bed in Summer). Resolução: (1) What a Wonderful World, de Louis Armstrong; (2) Bed in Summer, de Robert Louis Stevenson; (3) Perfect, de Ed Sheeran;
- Pergunte se eles já conheciam as músicas e o poema, e também qual mais os agradou;
- Pergunte: Can you think of other forms of art which people use to express their feelings and ideas? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: dancing, painting, theater, literature).
Fonte:
What a wonderful world, de Louis Armstrong - https://www.google.com.br/search?safe=active&ei=rF6hW8KOHsOowASwm7XIDA&q=what+a+wonderful+world&oq=what+a+&gs_l=psy-ab.3.0.0l10.781840.798173.0.800157.12.12.0.0.0.0.174.643.0j4.8.0....0...1.1.64.psy-ab..4.4.631.0..0i131k1j0i67k1.120.CIULdRr2tdY
Bed in Summer, de Robert Louis Stevenson - https://www.familyfriendpoems.com/poem/bed-in-summer-by-robert-louis-stevenson
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Apresentar poemas biográficos.
Expectativa: Que os alunos leiam e percebam a estrutura e o propósito comunicativo de (dois tipos de) poemas biográficos.
Orientações:
1) (10’) Entregue uma cópia do texto para cada aluno. Para imprimir, accese o link http://www.teenink.com/poetry/free_verse/article/131401/Me-myself-and-I/ (também disponívem em Atividades para impressão - Input). Pergunte:
- What is this? (Espera-se que os alunos responderam: It is a poem.) Se eles tiverem dificuldade para responder, você pode ajudar.
- What is a poem? (As respostas dos alunos irão variar. Eles provavelmente dirão coisas parecidas com: poemas são escritos em versos, poemas são organizados em estrofes, poemas têm rimas, poemas falam de amor, etc. Anote no quadro as respostas mais relevantes para que você retome a pergunta ao final desta etapa e os alunos confirmem e/ou descartem suas hipóteses.)
- Do you like to read poems? (Os alunos provavelmente responderão: Yes; No; Sometimes.)
- Do you know any poem by heart? (Se algum aluno souber, peça que recite um trecho.)
- What is the title of this poem? (Os alunos provavelmente responderão: Me, myself and I)
- Who wrote this poem? (Espera-se que os alunos localizem o nome de usuário abaixo do título do poema e respondam: liltrinhle) Você pode explicar que a autora do poema é uma garota chamada Trinh (esta informação está disponível no perfil da autora no site Teen Ink, http://www.teenink.com/users/liltrinhle).
- Based on the title, what do you think this poem is about? (Espera-se que os alunos identifiquem as palavras me e I no título e respondam: It is about her; It is about Trinh; It is about the author.)
Leia o poema com os alunos. Em seguida, pergunte:
- How does Trinh describe herself in the first stanza? (Espera-se que os alunos respondam: She says she is a dreamer, an artist, a believer, a leader and a follower.) Se os alunos não conhecerem alguma dessas palavras, você pode explicar.
- What does she do? (Espera-se que os alunos respondam: She imagines, creates and discovers.)
- Who does she believe? (Os alunos provavelmente responderão: She believes herself.)
- What occasionally happens to her? (Espera-se que os alunos localizem a informação explícita na terceira estrofe e respondam: She loses faith in herself.)
- What frightens her sometimes? (Espera-se que os alunos localizem a informação explícita na terceira estrofe e respondam: Thunderstorms.)
- What gives her hope? (Espera-se que os alunos localizem a informação explícita na quarta estrofe e respondam: Her dreams.)
- What are her passions? (Espera-se que os alunos localizem a informação explícita na quinta estrofe e respondam: Music and art.)
- How does she feel about herself? (Espera-se que os alunos localizem a informação na última estrofe e respondam: She loves being herself.)
- Does the author mention anybody else in her poem? (Espera-se que os alunos localizem os pronomes you e your na terceira e na sétima estrofe e respondam: Yes; She mentions “you”/ “your”.) Se eles tiverem dificuldade em responder essa pergunta, você pode mostrar as frases e explicar.
- Is she in love with anybody? (Os alunos provavelmente responderão: Yes; I don’t know.) How do you know that? (Espera-se que os alunos consigam localizar e interpretar as conotações para responder algo parecido com: She says “Your voice, a sweet melody to me” and “your heart is beating with mine”.) Se eles tiverem dificuldade em responder essa pergunta, você pode mostrar as frases e explicar.
- How is this poem organized: in paragraphs or in verses? (Os alunos provavelmente responderão: It is organized in verses.)
Fonte: http://www.teenink.com/poetry/free_verse/article/131401/Me-myself-and-I/ (Acesso em: 15/09/2018)
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Apresentar poemas biográficos.
Expectativa: Que os alunos leiam e percebam a estrutura e o propósito comunicativo de (dois tipos de) poemas biográficos.
Orientações:
2) (10’) Entregue uma cópia do texto para cada aluno Para imprimir, accese o link http://classroomsol.weebly.com/work-samples.html (também disponívem em Atividades para impressão - Input). Pergunte:
- What is this? (Espera-se que os alunos responderam: It is a poem.) Se eles tiverem dificuldade para responder, você pode ajudar.
- Does this poem have a title? (Os alunos provavelmente responderão: No.)
- Based on the first line, what do you think this poem is about? (Espera-se que os alunos identifiquem o nome na primeira linha e respondam: It is about a person named Austin.)
Leia o poema para os alunos. Em seguida, pergunte:
- How does Austin describe himself in the second line? (Os alunos provavelmente responderão: He says he is helpful, friendly, thoughtful and adventurous.) Se os alunos não conhecerem alguma dessas palavras, você pode explicar.
- Is Austin an only child? (Os alunos provavelmente responderão: No, he isn’t; I don’t know.) Se necessário, explique a eles que only child significa “filho único”.
- How many brothers or sisters does he have? (Os alunos provavelmente responderão: He has two sisters.) What are their names? (Os alunos provavelmente responderão: Sarah and Emily.)
- Name two books Austin mentions in his poem. (Espera-se que os alunos localizem a informação específica na terceira linha do poema e respondam: Nate the Great and Henry Huggins.)
- How does Austin feel about life? (Os alunos provavelmente responderão: He feels excited.)
- What does he like doing? (Os alunos provavelmente responderão: He enjoys riding his bike.)
- What does he love? (Os alunos provavelmente responderão: He loves animals, chocolate milk and his family.)
- What is he afraid of? (Espera-se que os alunos consigam relacionar o termo be afraid of na pergunta com a palavra fears no texto e respondam: He is afraid of/ He fears the dark, spiders and broccoli.) Se eles tiverem dificuldade para responder, você pode fazer uma mímica para explicar o significado de afraid of e de fear. Acrescente: Is it common for a person to be afraid of vegetables like broccoli? (Os alunos provavelmente responderão: No, it’s not.)
- What does he offer to/ share with other people? (Os alunos provavelmente responderão: big hugs)
- What does he need in life? (Os alunos provavelmente responderão: He needs food, water and love.)
- What would he like to see? (Os alunos provavelmente responderão: the Atlantic Ocean)
- Where does he live? (Os alunos provavelmente responderão: He lives in Vancouver, Washington.) _!_Nota Cultural: Explique a eles que Vancouver é uma cidade localizada no estado norte-americano de Washington. Se tiver tempo, e considerar relevante, você pode mostrar a localização a eles no mapa: https://www.google.com.br/maps/place/Vancouver,+WA,+EUA/@45.6398446,-123.7397218,8z/data=!4m5!3m4!1s0x5495af63c85914f9:0x8456d5112c91e3f3!8m2!3d45.6272259!4d-122.6727305.
- What is Peterson? (Espera-se que os alunos respondam: Peterson is Austin’s last name.)
- Is this a love poem? (Os alunos provavelmente responderão: No, it isn’t.)
- How is this poem organized: in paragraphs or in verses? (Os alunos provavelmente responderão: It is organized in verses.)
- At the beginning of this lesson, you said a poem is... (Leia as respostas dos alunos que você anotou no quadro no início da aula.) Based on the poems we just read, do you still agree with these answers? (Deixe que os alunos confirmem ou descartem suas respostas com base nos textos lidos.)
- Explique: “A poem is ‘a piece of writing in which the words are arranged in separate lines, often ending in rhyme, and are chosen for their sound and for the images and ideas they suggest’.” (Fonte: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/poem) E pergunte: Do the lines in the poems you read rhyme? (Espera-se que eles respondam: No.)
- What do people write poems for? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: to express themselves) Explique: Poetry is literature, another form of art which people use for self-expression.
- Is Austin the author of the poem? (Os alunos provavelmente responderão: I don’t know; Probably yes.)
Explique que os textos lidos nesta aula são autobiography poems. Acrescente: This means that Amber wrote a poem about herself and Austin wrote a poem about himself.
Fonte: http://classroomsol.weebly.com/work-samples.html (Acesso em: 15/09/2018)
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Escrever um poema autobiográfico.
Expectativa: Que os alunos escrevam um poema autobiográfico seguindo o modelo proposto.
Orientações:
Professor, nesta etapa da aula os alunos irão escrever poemas autobiográficos.
Mostre o slide (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output) e leia as orientações para os alunos;
- Explique que eles irão escrever um poema autobiográfico seguindo o modelo apresentado;
- Destaque como eles irão iniciar as frases e as informações que o poema deve conter. Diga a eles que usem como base os dois textos lidos no Input para escrever seus poemas;
- Ao final, se houver tempo e vontade, eles podem compartilhar seus poemas com um colega ou você, professor, pode ler alguns em voz alta para a turma.
Feedback
Tempo sugerido: 1 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem ler e escrever poemas biográficos em inglês.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam, e de que foram capazes de ler e escrever um poema sobre eles em língua inglesa!
Esses recursos colaboram para que o estudante tenha acesso à língua que estão aprendendo em fontes de qualidade.
Você pode criar roteiros que transformem as etapas do plano em orientações para serem feitas em casa, enviar por WhatsApp, email ou outro meio de comunicação que vocês tenham.
Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância.
Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.
Contents
- INPUT: Read three bio poems
- OUTPUT: Write a bio poem
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI15) Produzir textos escritos e língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogs, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes