Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- E-mail, WhatsApp, Google Classroom, Facebook ou Messenger (para envio do documento com as imagens e as atividades escritas que serão utilizadas nesta aula, e recebimento da devolutiva da produção dos alunos);
Optativas:
- Zoom, Google Meet ou Messenger Rooms (para aulas síncronas);
- Gravador de áudio do seu próprio celular (para aulas assíncronas, você pode gravar a explicação das atividades em áudio e enviar aos alunos junto com o documento com as atividades escritas).
Em aulas síncronas, é possível aplicar este plano sem alterar muito a proposta original.
Context
Em aulas assíncronas, explique aos alunos que nesta aula: “You will read and relate questions and answers in an interview”.
Compartilhe com os alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) a imagem do Context, disponível aqui. Você pode usar a folha de atividade disponível aqui.
Peça que os alunos observem a imagem e completem as frases:
a) The people in the picture are…
( ) Will Smith and Chris Evans ( ) Barack Obama and Prince Harry
b)They are...
( ) singing ( ) writing a book ( ) talking
c)The picture shows...
( ) an interview ( ) a theatrical performance ( ) a debate
Para envolver os alunos no assunto da aula, peça que eles citem programas de rádio ou TV, revistas, jornais e/ou sites nos quais podemos encontrar entrevistas. Sugestão: você pode fazer isso por meio de uma enquete rápida no Google Forms ou no Mentimeter.
Input
Envie (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) a imagem do Input aos alunos.
Em aulas assíncronas, explique que o garoto que aparece na imagem foi entrevistado. Peça que eles:
- Leiam a transcrição da entrevista focando em palavras que eles já conhecem e em palavras cognatas;
- Marquem (X) os temas que foram abordados na entrevista.
Reforce a importância de eles buscarem compreender o texto por meio das palavras que já conhecem (incluindo as cognatas). Ofereça o link para um dicionário online (disponível aqui), caso precisem consultar o significado de alguma palavra.
Output
Para jogar esse jogo da memória em aulas síncronas, imprima a folha de atividade com as perguntas e respostas do Output, disponíveis aqui, e numere-as aleatoriamente de 1 a 14. Escreva em um documento, slide ou quadro virtual os números de 1 a 14. Você pode preparar esse quadro usando o Google Docs, o Google Slides ou o Google Jamboard. Explique aos alunos que vocês irão jogar um memory game! Eles irão se organizar em dois grupos. Mostre a eles o quadro com os números de 1 a 14. Cada grupo, na sua vez, irá escolher dois números do quadro. Você consultará sua folha impressa com as perguntas e respostas numeradas, e lerá as frases correspondentes aos números escolhidos pelo grupo. Se formarem um par correto de pergunta e resposta, o grupo marca o ponto e você apaga os números escolhidos do quadro. Se os números escolhidos não formarem um par de pergunta e resposta, o outro grupo tem a vez de jogar. Vence o grupo que formar o maior número de pares de perguntas e respostas. Lembre-se de ir marcando a pontuação dos grupos (no chat da videoconferência ou no próprio quadro virtual)!
Em aulas assíncronas, você pode compartilhar o link para o jogo online com seus alunos, disponível aqui. Os alunos têm 14 jogadas. No final, eles poderão conferir os pares de perguntas e respostas. Se preferir, você pode montar seu próprio jogo da memória online; basta acessar o site Educaplay (disponível aqui) e fazer um cadastro rápido com seu e-mail.
Nas aulas assíncronas, o ideal é que o professor determine um prazo para entrega das atividades (por e-mail, Whatsapp, Facebook, Messenger ou Google Classroom). A correção pode ser feita individual ou coletivamente, enviando um documento escrito, um áudio ou vídeo mostrando a correção comentada das atividades.
Feedback
Para aulas síncronas: pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. Você pode abrir um documento em branco, do Microsoft Word ou do Google Docs, compartilhar sua tela e ir escrevendo o feedback deles. Ou pode ainda usar o Mentimeter (disponível aqui): você cria uma apresentação com a pergunta “What have you learnt today?”, seleciona o formato nuvem de palavras ou resposta aberta, e envia o link e o código para que respondam.
Para aulas assíncronas: peça aos alunos que, após finalizarem a atividade escrita, escrevam em uma mensagem do Whatsapp ou em um comentário do Facebook o que aprenderam sobre entrevistas.
Convite às famílias
Como tarefa de casa, você pode pedir aos alunos que entrevistem um membro da família. Eles podem perguntar:
- What is your name?
- How are you?
- When is your birthday?
- Where are you from?
- Who is your favorite actor?
- How are you today?
Incentive-os a ler as perguntas em inglês para o membro da família, explicando o significado em português, se necessário. Eles podem gravar o áudio da entrevista com o gravador de voz do próprio celular e enviar a você.