Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- E-mail, WhatsApp, Google Classroom, Facebook ou Messenger (para envio do documento com as imagens e as atividades escritas que serão utilizadas nesta aula, e recebimento da devolutiva da produção dos alunos);
Optativas:
- Zoom, Google Meet ou Messenger Rooms (para aulas síncronas);
- Gravador de áudio do seu próprio celular (para aulas assíncronas, você pode gravar a explicação das atividades em áudio e enviar aos alunos junto com o documento com as atividades escritas, disponível aqui).
Em aulas síncronas, é possível aplicar este plano sem alterar muito a proposta original.
Context
Em aulas assíncronas, explique aos alunos: “Today you will read a text to understand its main topic.” Você pode criar um post ou enviar uma mensagem na rede social de sua preferência contendo: um breve roteiro de estudos semanal (um passo a passo do que os alunos precisam fazer na atividade) e o documento com as imagens e as atividades escritas, disponível aqui.
Compartilhe com os alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou WhatsApp) a imagem do Context, disponível aqui. Peça que circulem as palavras que podemos relacionar à imagem:
mother / cat / school / teacher / father / dog / sister
bird / baby / child / brother / plant / family / parents
Input
Envie aos alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou WhatsApp) o link para o texto “Family Time”, disponível aqui. Informe-os de que, nesta aula, leremos o 1º, o 2º e o último parágrafo desse texto. É importante que os alunos compreendam que, para ler um texto em língua estrangeira, eles não precisam conhecer o significado de todas as palavras. Explique a eles que o objetivo de nossa leitura será identificar o assunto principal do texto.
Como se trata de uma aula de leitura, é interessante ir lendo o texto junto os alunos para localizar palavras cognatas, identificar as palavras-chave e o assunto principal do texto. Isso poderá ser feito facilmente em aulas síncronas (pelo Zoom, Google Meet ou Messenger Rooms). Já em aulas assíncronas, o ideal seria que professor gravasse e compartilhasse com os alunos uma videoaula ou um áudio, junto com a folha de atividades escritas, disponível aqui, para ir guiando, passo a passo, a leitura do texto, ensinando-os as estratégias de leitura.
Ofereça o link para um dicionário online (disponível aqui), caso eles precisem consultar o significado de alguma palavra.
Output
Os alunos irão responder às perguntas sobre o texto (exercícios 4 e 5, disponíveis aqui). Sugestão: você pode criar um formulário com as perguntas no Google Forms; usando o formato “Quiz”, os alunos terão feedback imediato e você receberá os resultados direto em sua conta do Google.
Nas aulas assíncronas, o ideal é que o professor determine um prazo para entrega das atividades (por e-mail, WhatsApp, Facebook, Messenger ou Google Classroom). A correção pode ser feita individual ou coletivamente, enviando um documento escrito, um áudio ou um vídeo mostrando a correção comentada das atividades.
Feedback
Para aulas síncronas: pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. Você pode abrir um documento em branco, do Microsoft Word ou do Google Docs, compartilhar sua tela e ir escrevendo o feedback deles. Ou pode ainda usar o Mentimeter (disponível aqui): você cria uma apresentação com a pergunta “What have you learnt today?”, seleciona o formato nuvem de palavras ou resposta aberta, e envia o link e o código para que respondam.
Para aulas assíncronas: peça aos alunos que, após finalizarem a atividade escrita, escrevam em uma mensagem do Whatsapp ou em um comentário do Facebook o que aprenderam na atividade desta semana.
Convite às famílias
Como tarefa de casa, você pode pedir aos alunos que assistam ao vídeo disponível aqui para aprender mais palavras relacionadas à família. Depois, eles podem compartilhar com seus pais, responsáveis e/ou familiares as palavras que aprenderam nesta aula.