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Plano de aula - Utilizando some, any, many e much para produzir um questionário

POR: Juliana Pacheco Oliveira Neves 14/11/2018
Código: ING8_05UND09

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI16) Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Utilizando some, any, many e much para produzir um questionário

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de 3 sobre o uso de some, any, many e much (ING8_05UN08 a ING8_05UN10). Os planos exigem produções mais complexas gradativamente, portanto este plano pressupõe que os alunos tenham algum conhecimento do tema.

Preparação para a aula: Descreva, se houver, o que o professor precisa fazer para se preparar para esta aula. Se tem que separar materiais como revistas ou livros seus, ou uma imagem. Se precisa dar alguma lição de casa aos alunos antes dessa aula etc,

Material Complementar: Caso não tenha feito a aula ING8_05UN08 antes dessa, esta atividade (AQUI ) pode ser utilizada para o estudo das regras de uso de some, any, many e much.

(resolução da atividade aqui)

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o objetivo da aula com os alunos e cheque a compreensão. Caso esteja aplicando esta aula como uma sequência de ING8_05UN08, chame atenção para a continuidade do uso de some, any, many e much.

Context select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Distribua para cada um dos alunos uma das tabelas do documento AQUI. Nas tabelas, os alunos terão as mesmas frases que estão no slide. Leia cada uma das frases com eles e cheque a compreensão, dando atenção especial aos quantificadores some e any. Esclarecido o significado de todas as frases, pergunte se eles acham que as frases que têm nas mãos são verdadeiras ou falsas. Diga, então, que só há um jeito de saber, perguntando aos colegas para saber.

  • Do you think these statements are true or false about our class?
  • There’s only one way to know for sure: making questions to our classmates, then counting the answers to check it out.

Se for necessário, revise com os alunos as perguntas que seriam necessárias para checar a veracidade das afirmações:

  • To check if the first statement is true, what question can we make our classmates? (Ss: Did you have any fruit for breakfast before class? - essa pergunta é um excelente momento para revisar o uso predominante de some em afirmativas e any em interrogativas). T: Remember, you only need 8 answers ‘yes’ to know this statement is true!
  • To check if the second statement is true, what question can we make our classmates? (Ss: Did you have any breakfast yesterday?) T: To know if this statement is true, we need a ‘no’ from at least half of the class.
  • To check if the third statement is true, what question can we make our classmates? (Ss: Do you usually have breakfast at the kitchen table?) T: We only need 10 answers ‘yes’ to know if this statement is true or false.

Diga aos alunos que eles deverão, portanto, fazer as perguntas para checar as afirmações. Deixe que o façam em formato coquetel, com todos os alunos de pé, circulando pela sala e fazendo e respondendo as perguntas. Mostre, também, que há na tabela um espaço para que tomem notas, caso necessário. Eles podem, por exemplo, na primeira pergunta, fazer uma pequena marca para cada colega que responder ‘sim’, assim não perdem as contas para quando chegar a 8.

  • Now we are going to stand up and walk around the room asking our classmates the questions and answering their questions. Pay attention to the ‘notes’ space on your table, it may be useful to write down or to have some marks made for every answer you get.

Delimite o tempo de 4 minutos para a atividade ou faça como um jogo: ganha o aluno que conseguir confirmar ou desmentir as três afirmações primeiro. Finalize a atividade checando se as afirmações eram verdadeiras ou falsas.

Input select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos suporte linguístico e de conteúdo para a produção do output.

Expectativa: Que os alunos se interessem pelo tema, leiam o post e consigam extrair informações para fomentar a discussão que irá gerar a produção do output.

Orientações: Para fazer o link da atividade anterior com esta, comece perguntando aos alunos se eles notaram muitas diferenças entre os hábitos de café da manhã dos colegas.

  • Were the answers for the last activity what you expected? Were your classmates’ breakfast habits similar or different to yours?

Mostre o slide para os alunos e leia com eles o título. Veja se compreendem e diga que vão ver que há ainda mais formas diferentes de se tomar café da manhã, considerando os diferentes países. Faça algumas perguntas para preparar os alunos para a leitura:

  • What type of text is this? (Ss: It’s a post on a website/ a BuzzFeed post)
  • Based on the title and the website the text is on, what do you expect to see in this post? Interviews? Photos? Graphs? (Ss: Buzzfeed posts generally have lots of images, sometimes gifs, and short texts. Also, the title says ‘looks like’, so you can expect a lot of images)
  • Do you read this type of post on the internet? Why are you/aren’t you interested in it?

Faça a leitura do texto com os alunos. Caso a escola tenha acesso à internet, você pode acessar o texto completo pelo link https://www.buzzfeed.com/juliegerstein/heres-what-breakfast-looks-like-in-28-countries-around-the?utm_term=.mqRyG85k6#.thYmO49wn e ler com os alunos. Caso o tempo esteja curto, escolha alguns países para ler com mais detalhamento, enquanto sobre os outros, faça uma leitura mais dinâmica. Caso não haja internet disponível, você pode usar a seguinte apresentação de slides: AQUI. Nesta apresentação já foi feita uma seleção dentro dos 28 países presentes no texto original. Deixe claro para os alunos que se trata de uma seleção, e que eles podem acessar o texto completo para ver os 28 países. Caso não haja data-show disponível, imprima 10 das fotos do post e seus respectivos títulos e textos em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga ver. Ao fazer a seleção, privilegie países de diferentes continentes, cafés da manhã que sejam diversos e textos que acrescentem ao vocabulário dos alunos.

A leitura feita pelo professor, como leitor mais experiente, pode guiar os alunos e ensinar, na prática, técnicas de leitura. Evite que a leitura seja apenas uma entediante atividade centrada no professor através de estímulos para que os alunos participem, façam inferências e dêem opiniões. Para tanto, durante a leitura, faça perguntas motivadoras, como:

  • What do you think people in Europe/Africa/Asia eat in the morning?
  • Look at the picture, do you find it appetizing?
  • Would you eat a turkish breakfast?
  • Looking at the picture and at the title, what do you think (palavra que os alunos desconhecem) means?
  • Looking only at the picture, what is in a (nome do país) breakfast?

Ao terminar, peça que alguns alunos compartilhem suas opiniões. Para tanto, escreva os seguintes modelos no quadro, para que os alunos percebam como usar some, any, many e much nessas respostas:

  • I would love to have toast with some nutella, like in Netherlands.
  • I would like to try some of the typical polish pastry.
  • I have never eaten any lunch foods, like rice or beans, for breakfast.
  • I like that in Germany they have many options for breakfast.
  • I think eating too much sugar for breakfast, like in (name of the country) can be bad for you.

Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões, dando espaço para que pelo menos 5 alunos se expressem.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Exercitar o uso de some, any, many e much através de um questionário.

Expectativa: Que os alunos elaborem as perguntas e as alternativas utilizando corretamente o vocabulário, as estruturas e os quantificadores.

Orientações: Mostre aos alunos o slide, trecho do texto da atividade anterior, e pergunte se essa imagem representa o café da manhã típico da casa deles e da cidade, de uma forma geral.

  • Look at this image, it is from the Buzzfeed post we just read. Do you think this is an accurate representation of a Brazilian breakfast? Is it similar to what your family generally has for breakfast? Do you think here in (nome da cidade ou do estado) people eat like that in the morning?

Diga aos alunos que para saber sobre os hábitos de café da manhã da região onde vivem, a melhor maneira é fazer uma pesquisa. Pergunte-lhes como eles acham que poderiam fazer isso. Os alunos devem chegar à sugestão de um questionário sozinhos, caso não aconteça, vá direcionando com perguntas até que cheguem nessa alternativa.

  • How can we know about the breakfast habits in our city, in our community? Are there any ways we could do some research, maybe, to have more accurate information? (Ss: We could do interviews, we could ask people to take pictures of their breakfasts and send us, we could make a questionnaire and count the results).
  • That’s what we are going to do, we are going to make a questionnaire, so that we can apply it and have a more accurate image of what breakfasts look like to people in our school.

Divida os alunos em duplas e entregue a cada dupla uma cópia desta atividade. Ela tem um modelo de questão e serve também como folha de respostas para a versão final do questionário. Esclareça, no entanto, que os alunos devem fazer a versão de rascunho nos cadernos primeiro, para só depois de instruídos passarem para a versão final. Também estabeleça como regra o uso de some, any, many e much o máximo possível (pelo menos um dos quantitativos na pergunta ou nas alternativas). Se achar necessário, revise brevemente as regras de uso com eles.

  • Let’s write our questionnaire. Remember to have a draft first, don’t write on the final answer sheet till I tell you to do so. Your questions should help you map the school’s breakfast habits, so keep focused on that. Also, you have to use some, any, many or much at least once in every question, either on the alternatives or the question itself.

Dê aos alunos 18 minutos para fazerem a atividade. Após os 18 minutos, entregue às duplas a seguinte rubrica, pedindo que eles chequem se o trabalho segue todas as características pedidas para poder ser passado para a versão definitiva: aqui. Caso a resposta a todas as perguntas seja sim, eles podem passar o questionário para a versão final.

  • Check and evaluate your work. If you answer yes to all of the questions, you may write the final version of your questionnaire.

Como atividade final, peça que os alunos apliquem o questionário com o máximo de alunos da escola. Os resultados do questionário serão usados em ING8_05UN10. Caso não pretenda aplicar o plano seguinte, os resultados do questionário podem ser transformados em um gráfico ou tabela, fazendo interdisciplinaridade com a disciplina de matemática, e apresentados em formato de cartaz para o mural da escola.

  • Material complementar: Outra opção para esta atividade é transformar o questionário em um formulário do Google. Além de ser um gênero mais próximo da realidade dos alunos, o formulário online possibilita o compartilhamento através de links, que os alunos podem enviar para os colegas da escola, ou por QR code, que pode ser espalhado pela escola para conseguir um número maior de respostas. Para saber mais sobre como criar formulários do google, e passar isso para os alunos, veja o seguinte material: https://support.google.com/docs/answer/6281888?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop .

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Sistematizar os saberes ativados na aula.

Expectativa: Que os alunos consigam fornecer feedback relevante sobre o próprio aprendizado.

Orientações: Faça aos alunos a pergunta título do slide, e deixe que dêem as respostas em forma de plenária. Caso o tempo esteja curto, mostre o slide e leia com os alunos, checando a compreensão e pedindo exemplos quando necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de 3 sobre o uso de some, any, many e much (ING8_05UN08 a ING8_05UN10). Os planos exigem produções mais complexas gradativamente, portanto este plano pressupõe que os alunos tenham algum conhecimento do tema.

Preparação para a aula: Descreva, se houver, o que o professor precisa fazer para se preparar para esta aula. Se tem que separar materiais como revistas ou livros seus, ou uma imagem. Se precisa dar alguma lição de casa aos alunos antes dessa aula etc,

Material Complementar: Caso não tenha feito a aula ING8_05UN08 antes dessa, esta atividade (AQUI ) pode ser utilizada para o estudo das regras de uso de some, any, many e much.

(resolução da atividade aqui)

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o objetivo da aula com os alunos e cheque a compreensão. Caso esteja aplicando esta aula como uma sequência de ING8_05UN08, chame atenção para a continuidade do uso de some, any, many e much.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Distribua para cada um dos alunos uma das tabelas do documento AQUI. Nas tabelas, os alunos terão as mesmas frases que estão no slide. Leia cada uma das frases com eles e cheque a compreensão, dando atenção especial aos quantificadores some e any. Esclarecido o significado de todas as frases, pergunte se eles acham que as frases que têm nas mãos são verdadeiras ou falsas. Diga, então, que só há um jeito de saber, perguntando aos colegas para saber.

  • Do you think these statements are true or false about our class?
  • There’s only one way to know for sure: making questions to our classmates, then counting the answers to check it out.

Se for necessário, revise com os alunos as perguntas que seriam necessárias para checar a veracidade das afirmações:

  • To check if the first statement is true, what question can we make our classmates? (Ss: Did you have any fruit for breakfast before class? - essa pergunta é um excelente momento para revisar o uso predominante de some em afirmativas e any em interrogativas). T: Remember, you only need 8 answers ‘yes’ to know this statement is true!
  • To check if the second statement is true, what question can we make our classmates? (Ss: Did you have any breakfast yesterday?) T: To know if this statement is true, we need a ‘no’ from at least half of the class.
  • To check if the third statement is true, what question can we make our classmates? (Ss: Do you usually have breakfast at the kitchen table?) T: We only need 10 answers ‘yes’ to know if this statement is true or false.

Diga aos alunos que eles deverão, portanto, fazer as perguntas para checar as afirmações. Deixe que o façam em formato coquetel, com todos os alunos de pé, circulando pela sala e fazendo e respondendo as perguntas. Mostre, também, que há na tabela um espaço para que tomem notas, caso necessário. Eles podem, por exemplo, na primeira pergunta, fazer uma pequena marca para cada colega que responder ‘sim’, assim não perdem as contas para quando chegar a 8.

  • Now we are going to stand up and walk around the room asking our classmates the questions and answering their questions. Pay attention to the ‘notes’ space on your table, it may be useful to write down or to have some marks made for every answer you get.

Delimite o tempo de 4 minutos para a atividade ou faça como um jogo: ganha o aluno que conseguir confirmar ou desmentir as três afirmações primeiro. Finalize a atividade checando se as afirmações eram verdadeiras ou falsas.

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos suporte linguístico e de conteúdo para a produção do output.

Expectativa: Que os alunos se interessem pelo tema, leiam o post e consigam extrair informações para fomentar a discussão que irá gerar a produção do output.

Orientações: Para fazer o link da atividade anterior com esta, comece perguntando aos alunos se eles notaram muitas diferenças entre os hábitos de café da manhã dos colegas.

  • Were the answers for the last activity what you expected? Were your classmates’ breakfast habits similar or different to yours?

Mostre o slide para os alunos e leia com eles o título. Veja se compreendem e diga que vão ver que há ainda mais formas diferentes de se tomar café da manhã, considerando os diferentes países. Faça algumas perguntas para preparar os alunos para a leitura:

  • What type of text is this? (Ss: It’s a post on a website/ a BuzzFeed post)
  • Based on the title and the website the text is on, what do you expect to see in this post? Interviews? Photos? Graphs? (Ss: Buzzfeed posts generally have lots of images, sometimes gifs, and short texts. Also, the title says ‘looks like’, so you can expect a lot of images)
  • Do you read this type of post on the internet? Why are you/aren’t you interested in it?

Faça a leitura do texto com os alunos. Caso a escola tenha acesso à internet, você pode acessar o texto completo pelo link https://www.buzzfeed.com/juliegerstein/heres-what-breakfast-looks-like-in-28-countries-around-the?utm_term=.mqRyG85k6#.thYmO49wn e ler com os alunos. Caso o tempo esteja curto, escolha alguns países para ler com mais detalhamento, enquanto sobre os outros, faça uma leitura mais dinâmica. Caso não haja internet disponível, você pode usar a seguinte apresentação de slides: AQUI. Nesta apresentação já foi feita uma seleção dentro dos 28 países presentes no texto original. Deixe claro para os alunos que se trata de uma seleção, e que eles podem acessar o texto completo para ver os 28 países. Caso não haja data-show disponível, imprima 10 das fotos do post e seus respectivos títulos e textos em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga ver. Ao fazer a seleção, privilegie países de diferentes continentes, cafés da manhã que sejam diversos e textos que acrescentem ao vocabulário dos alunos.

A leitura feita pelo professor, como leitor mais experiente, pode guiar os alunos e ensinar, na prática, técnicas de leitura. Evite que a leitura seja apenas uma entediante atividade centrada no professor através de estímulos para que os alunos participem, façam inferências e dêem opiniões. Para tanto, durante a leitura, faça perguntas motivadoras, como:

  • What do you think people in Europe/Africa/Asia eat in the morning?
  • Look at the picture, do you find it appetizing?
  • Would you eat a turkish breakfast?
  • Looking at the picture and at the title, what do you think (palavra que os alunos desconhecem) means?
  • Looking only at the picture, what is in a (nome do país) breakfast?

Ao terminar, peça que alguns alunos compartilhem suas opiniões. Para tanto, escreva os seguintes modelos no quadro, para que os alunos percebam como usar some, any, many e much nessas respostas:

  • I would love to have toast with some nutella, like in Netherlands.
  • I would like to try some of the typical polish pastry.
  • I have never eaten any lunch foods, like rice or beans, for breakfast.
  • I like that in Germany they have many options for breakfast.
  • I think eating too much sugar for breakfast, like in (name of the country) can be bad for you.

Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões, dando espaço para que pelo menos 5 alunos se expressem.

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Exercitar o uso de some, any, many e much através de um questionário.

Expectativa: Que os alunos elaborem as perguntas e as alternativas utilizando corretamente o vocabulário, as estruturas e os quantificadores.

Orientações: Mostre aos alunos o slide, trecho do texto da atividade anterior, e pergunte se essa imagem representa o café da manhã típico da casa deles e da cidade, de uma forma geral.

  • Look at this image, it is from the Buzzfeed post we just read. Do you think this is an accurate representation of a Brazilian breakfast? Is it similar to what your family generally has for breakfast? Do you think here in (nome da cidade ou do estado) people eat like that in the morning?

Diga aos alunos que para saber sobre os hábitos de café da manhã da região onde vivem, a melhor maneira é fazer uma pesquisa. Pergunte-lhes como eles acham que poderiam fazer isso. Os alunos devem chegar à sugestão de um questionário sozinhos, caso não aconteça, vá direcionando com perguntas até que cheguem nessa alternativa.

  • How can we know about the breakfast habits in our city, in our community? Are there any ways we could do some research, maybe, to have more accurate information? (Ss: We could do interviews, we could ask people to take pictures of their breakfasts and send us, we could make a questionnaire and count the results).
  • That’s what we are going to do, we are going to make a questionnaire, so that we can apply it and have a more accurate image of what breakfasts look like to people in our school.

Divida os alunos em duplas e entregue a cada dupla uma cópia desta atividade. Ela tem um modelo de questão e serve também como folha de respostas para a versão final do questionário. Esclareça, no entanto, que os alunos devem fazer a versão de rascunho nos cadernos primeiro, para só depois de instruídos passarem para a versão final. Também estabeleça como regra o uso de some, any, many e much o máximo possível (pelo menos um dos quantitativos na pergunta ou nas alternativas). Se achar necessário, revise brevemente as regras de uso com eles.

  • Let’s write our questionnaire. Remember to have a draft first, don’t write on the final answer sheet till I tell you to do so. Your questions should help you map the school’s breakfast habits, so keep focused on that. Also, you have to use some, any, many or much at least once in every question, either on the alternatives or the question itself.

Dê aos alunos 18 minutos para fazerem a atividade. Após os 18 minutos, entregue às duplas a seguinte rubrica, pedindo que eles chequem se o trabalho segue todas as características pedidas para poder ser passado para a versão definitiva: aqui. Caso a resposta a todas as perguntas seja sim, eles podem passar o questionário para a versão final.

  • Check and evaluate your work. If you answer yes to all of the questions, you may write the final version of your questionnaire.

Como atividade final, peça que os alunos apliquem o questionário com o máximo de alunos da escola. Os resultados do questionário serão usados em ING8_05UN10. Caso não pretenda aplicar o plano seguinte, os resultados do questionário podem ser transformados em um gráfico ou tabela, fazendo interdisciplinaridade com a disciplina de matemática, e apresentados em formato de cartaz para o mural da escola.

  • Material complementar: Outra opção para esta atividade é transformar o questionário em um formulário do Google. Além de ser um gênero mais próximo da realidade dos alunos, o formulário online possibilita o compartilhamento através de links, que os alunos podem enviar para os colegas da escola, ou por QR code, que pode ser espalhado pela escola para conseguir um número maior de respostas. Para saber mais sobre como criar formulários do google, e passar isso para os alunos, veja o seguinte material: https://support.google.com/docs/answer/6281888?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop .

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Sistematizar os saberes ativados na aula.

Expectativa: Que os alunos consigam fornecer feedback relevante sobre o próprio aprendizado.

Orientações: Faça aos alunos a pergunta título do slide, e deixe que dêem as respostas em forma de plenária. Caso o tempo esteja curto, mostre o slide e leia com os alunos, checando a compreensão e pedindo exemplos quando necessário.

Contents

  1. INPUT: “Here's What Breakfast Looks Like In 28 Countries Around The World” - BuzzFeed article
  2. OUTPUT: Questionnaire to know more about the classmates’ breakfasts

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI16) Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Juliana Neves

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


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