13247
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Utilizando some, any, many e much

POR: Juliana Pacheco Oliveira Neves 11/11/2018
Código: ING8_05UND10

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI16) Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Utilizando some, any, many e much

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o último de 3 sobre o uso de some, any, many e much (ING8_05UN08 a ING8_05UN10). Os planos exigem produções gradativamente mais complexas, portanto, este plano pressupõe que os alunos já tenham estudado o tema e o fechem com uma produção um pouco mais complexa, utilizando os quantificadores.

Preparação para a aula: Caso essa aula seja feita em sequência, após ING8_05UN09, os alunos deverão ter aplicado os questionários produzidos naquela aula com outros alunos da escola e organizado os dados obtidos, e trazer esse material para aula. Caso não tenha aplicado o plano anterior, na aula antes desta passe o seguinte questionário para os alunos como atividade de casa: (link aqui). Os alunos deverão aplicar o questionário para o máximo de colegas possível (de outras turmas da escola), organizar os resultados obtidos e trazê-los para a aula.

Essa aula também pressupõe que os alunos já estejam estudando as regras de uso dos quantificadores some, any, many e much. As regras podem ser estudadas e revisadas através desta atividade , em um momento anterior a esta aula, caso não esteja fazendo as aulas em sequência. (resolução da atividade anterior disponível neste link aqui)

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos o objetivo da aula e cheque a compreensão deles. Caso esteja fazendo a sequência completa de aulas (ING8_05UN08 a ING8_05UN10), chame atenção dos alunos para a continuação do tema abordado nas últimas aulas.

Context select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Prepare a sala para a atividade: faça antes da aula três cópias da lista de palavras apresentada neste documento: (aqui). Caso o vocabulário seja novo para a turma, você pode refazer a lista, colocando imagens junto com as palavras. Você também pode refazer a lista adaptando o vocabulário para acrescentar ou retirar palavras, de acordo com o que for mais significativo e adequado para sua turma. O importante é que a lista seja composta de nomes de alimentos, alguns que são consumidos no café da manhã e outros não. Também é importante que haja substantivos contáveis e incontáveis na lista. Recorte as palavras individualmente em tirinhas de papel e dobre-as, colocando cada um dos três grupos em um caixinha, saco ou envelope separados. Divida o quadro em três partes iguais, uma para cada equipe, e em cada parte desenhe três círculos com os títulos “many”, “much” e “any”, conforme mostrado no slide. Divida a turma em três grupos, coloque os grupos em fila em frente ao quadro. Na frente da fila de cada grupo coloque o envelope, saco ou caixa com as palavras recortadas. Dê a cada grupo um piloto (caso a escola tenha quadro branco) ou giz (caso use quadro negro).

Comece contextualizando a atividade perguntando para os alunos o que eles comeram no café da manhã hoje. Deixe que dois ou três alunos compartilhem.

  • What have you had for breakfast today?

Com a turma preparada, explique a atividade: Cada aluno que estiver na frente da fila de seu grupo deve ir até o local onde estão as palavras, pegar uma das palavras do envelope, ler, e então reescrevê-la no grupo que considera apropriado, pensando no café da manhã: “many” para palavras contáveis, “much” para palavras incontáveis e “any” para comidas que não são tipicamente comidas no café da manhã. Caso necessário, faça uma revisão breve do uso desses quantificadores. Caso tenha dúvida sobre o significado da palavra ou em qual grupo ela se encaixa, o aluno pode consultar seu grupo. Quando terminar de escrever a palavra, o aluno deve entregar o giz ou piloto para o próximo da fila e seguir para o final da fila. A atividade prossegue até que os grupos tenham distribuído todas as palavras. O grupo que terminar primeiro ganha cinco pontos, mais um ponto para cada palavra colocada no grupo correto. Some os pontos e veja qual dos grupos é o vencedor.

  • We are going to play a game. The students who are the first ones in their lines are going to run to the boxes, get a piece of paper and read it. In the paper you will find a food name. Then you have to write that name in one of these categories, thinking about breakfast. “Many” for countable food and “much” for uncountable food. But there are also some names that don’t belong to the category of breakfast food, in that case you have to write it in the category “any”, remember that “any” often means “zero” or “no”. You may consult with your group if you are not sure of your answer. After the first student finishes writing, he/she will pass the marker to the next student in line and they will do the same. You’ll do it till you have used all the pieces of paper. The first group to finish gets five bonus points, plus one more point for every word in the correct place. The other groups will get points for every word in the correct place. When you finish I’m going to tally up the points and we will have a winner.

Caso a turma não tenha perfil para atividades competitivas, faça a atividade como uma dinâmica colaborativa. Os grupos vão juntos ao quadro, abrem as palavras e decidem onde colocá-las. Dê cinco minutos para que o façam, ao terminar o tempo, um dos alunos de cada grupo deve ir ao outro grupo e verificar se fizeram alguma coisa diferente. Em caso afirmativo, os grupos discutem brevemente as razões para as escolhas, buscando aprender uns com os outros. O professor então corrige a atividade.

Input select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos recursos linguísticos e temáticos para a produção do output.

Expectativa: Que os alunos se engajem no tema e tenham um modelo linguístico para estruturas do output.

Orientações: Link para o texto: https://www.buzzfeed.com/juliegerstein/heres-what-breakfast-looks-like-in-28-countries-around-the?utm_term=.wbyZ0A4La#.brNVje6Gg

Caso tenha feito a aula ING8_05UN09 antes dessa, esta etapa deverá ser bem breve, pois a exploração do texto já foi feita com os alunos anteriormente, e eles deverão apenas ter a memória reavivada. Caso esteja fazendo só essa aula, mostre o slide aos alunos e deixe que leiam. Direcione a leitura dos alunos com algumas perguntas-guia:

  • What type of text is this? (Ss: It’s a post on a website/ a BuzzFeed post)
  • Based on the title and the website the text is on, what do you expect to see in this post? Interviews? Photos? Graphs? (Ss: Buzzfeed posts generally have lots of images, sometimes gifs, and short texts. Also, the title says ‘looks like’, so you can expect a lot of images)
  • Do you read this type of post on the internet? Why are you/aren’t you interested in it?
  • Do you think breakfast in Brazil is very different from other countries?
  • Do you think people all over Brazil eat the same things for breakfast? (Ss: No, the different regions in Brazil can have very different eating habits)
  • How do you think other countries see the Brazilian breakfast?

Input select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos recursos linguísticos e temáticos para a produção do output.

Expectativa: Que os alunos se engajem no tema e tenham um modelo linguístico para estruturas do output.

Orientações: Mostre aos alunos o slide e deixe que leiam o texto. Faça algumas perguntas:

  • Can you see the relation between the picture and the text? (Ss: Yes, the picture mentions most of the items in the picture)
  • What are the items mentioned in the text which are not in the picture or vice-versa? (Ss: The text mentions cassava, but there isn’t any in the picture. There is a melon and a cheese bread [pão de queijo] in the picture, butt the text does not mention them.)
  • What do they mean by saying cassava and papaya are “breakfast faves”? (Ss: It’s slang for favorites, it is common to use slang in this type of informal online text.)
  • Would you say that it is an accurate representation of Brazilian breakfast? (Ss: Yes, but people can have very different eating habits in Brazil)
  • Do you think someone could write about all the variety of Brazilian breakfast habits in that type of post? (Ss: No, that type of text is made to be short, and, because of that, it is normally a generalization of a topic, it does not approach it deeply.)

Caso não tenha feito a aula anterior a esta na sequência, escolha alguns dos países mencionados no post do buzzfeed e faça a leitura com a turma. Procure pedir que descrevam o que vêem nas imagens (o post é muito visual, com textos curtos), preferencialmente pedindo para que usem some, any, many e much nas suas descrições.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Praticar a escrita e o uso de some, any, many e much, através de uma situação comunicativa real.

Expectativa: Que os alunos consigam produzir textos de média a alta complexidade, fazendo uso correto dos quantitativos estudados e atendendo ao propósito de comunicação do texto.

Orientações: Divida os alunos em duplas. Caso esteja fazendo as aulas em sequência, mantenha as mesmas duplas da aula anterior. Mostre o slide aos alunos e explique que é assim que o post do buzzfeed termina, pedindo contribuições aos leitores. Diga a eles que, agora que eles já perceberam que as informações no post são curtas e, por isso, incompletas, eles podem escrever um comentário com mais detalhamento para ser postado no site. Para isso, devem usar os resultados da pesquisa que fizeram com os colegas da escola, assim terão informações suficientes para mapear como é o café da manhã daquela comunidade escolar. Deverão também utilizar o próprio café da manhã e o apresentado no post lido anteriormente para fazer comparações na sua escrita.

  • The BuzzFeed post ends with that call for contribution. Since we found out the information about Brazilian breakfast was too short, do you think we can make it more complete? We have done some research about breakfast, haven’t we?
  • Let’s take the results of our research, analyze them and write a comprehensive comment on the breakfast habits of our school. You should include information you found in your research, in one or two paragraphs, comparing the different breakfast habits (including the one on the post!) and finish it with a paragraph telling about your breakfast and how it compares to the rest of the school. Use some, any, many and much throughout the text. You have about 20 minutes to finish it.

Dê o tempo para que terminem o texto, circulando entre as duplas e monitorando o andamento da atividade. Caso considere necessário, permita que os alunos utilizem dicionários para ajudar com algum vocabulário de que precisem.

Após vinte minutos, peça que os alunos troquem seus textos com o de outra dupla. A dupla que receber o texto deve verificar todos os usos de some, any, many e much. Caso encontre algum erro, deve circular a palavra e devolver o texto para a dupla que o escreveu, mas sem dizer o que está errado. A dupla autora do texto deve analisar a palavra circulada e se assegurar do uso correto. Caso ache necessário, escreva as regras de uso dos quantitativos no quadro, para que os alunos tenham referência visual para a avaliação dos textos.

  • Now that your texts are finished, exchange texts with another pair. Check the use of come, any, many and much in the text you received. In case you are not sure about the use of some of the words, circle them and give them back to the authors without saying why you think they are wrong. If you get your text back with any words circled, check it to make sure you are following the grammar rules.

Terminada a produção dos textos, recolha-os, corrija e devolva para que os alunos postem os comentários no post do buzzfeed. Lembre-se de passar o link do post para que os alunos saibam onde postar e de estabelecer um prazo para que o façam, assim você saberá quando acessar o post para conferir o produto final da atividade.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar a caminhada em direção aos objetivos de aprendizado proporcionada pela aula.

Orientações: Faça aos alunos a pergunta do título do slide e deixe que participem livremente. Caso tenha feito as três aulas da sequência sobre some, any, many e much, é esperado que os alunos não digam que aprenderam como usar o quantitativos, mas que praticaram o uso de uma forma mais complexa do que o feito nas aulas anteriores. Como fechamento dessa sequência, pode revisar com eles as regras de uso, para garantir que estão bem internalizadas.

  • Material complementar: Caso ache necessário, algumas atividades para casa podem garantir uma prática gramatical mais “formal”, sendo uma boa forma de fechar o conteúdo ou de revisá-lo, depois de três aulas de prática. Nos seguintes links você pode encontrar esse tipo de atividades:

https://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-85526.php

https://elt.oup.com/student/solutions/preint/grammar/grammar_03_012e?cc=global&selLanguage=en

https://www.examenglish.com/grammar/A2_some_any_much_many.htm

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o último de 3 sobre o uso de some, any, many e much (ING8_05UN08 a ING8_05UN10). Os planos exigem produções gradativamente mais complexas, portanto, este plano pressupõe que os alunos já tenham estudado o tema e o fechem com uma produção um pouco mais complexa, utilizando os quantificadores.

Preparação para a aula: Caso essa aula seja feita em sequência, após ING8_05UN09, os alunos deverão ter aplicado os questionários produzidos naquela aula com outros alunos da escola e organizado os dados obtidos, e trazer esse material para aula. Caso não tenha aplicado o plano anterior, na aula antes desta passe o seguinte questionário para os alunos como atividade de casa: (link aqui). Os alunos deverão aplicar o questionário para o máximo de colegas possível (de outras turmas da escola), organizar os resultados obtidos e trazê-los para a aula.

Essa aula também pressupõe que os alunos já estejam estudando as regras de uso dos quantificadores some, any, many e much. As regras podem ser estudadas e revisadas através desta atividade , em um momento anterior a esta aula, caso não esteja fazendo as aulas em sequência. (resolução da atividade anterior disponível neste link aqui)

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos o objetivo da aula e cheque a compreensão deles. Caso esteja fazendo a sequência completa de aulas (ING8_05UN08 a ING8_05UN10), chame atenção dos alunos para a continuação do tema abordado nas últimas aulas.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Prepare a sala para a atividade: faça antes da aula três cópias da lista de palavras apresentada neste documento: (aqui). Caso o vocabulário seja novo para a turma, você pode refazer a lista, colocando imagens junto com as palavras. Você também pode refazer a lista adaptando o vocabulário para acrescentar ou retirar palavras, de acordo com o que for mais significativo e adequado para sua turma. O importante é que a lista seja composta de nomes de alimentos, alguns que são consumidos no café da manhã e outros não. Também é importante que haja substantivos contáveis e incontáveis na lista. Recorte as palavras individualmente em tirinhas de papel e dobre-as, colocando cada um dos três grupos em um caixinha, saco ou envelope separados. Divida o quadro em três partes iguais, uma para cada equipe, e em cada parte desenhe três círculos com os títulos “many”, “much” e “any”, conforme mostrado no slide. Divida a turma em três grupos, coloque os grupos em fila em frente ao quadro. Na frente da fila de cada grupo coloque o envelope, saco ou caixa com as palavras recortadas. Dê a cada grupo um piloto (caso a escola tenha quadro branco) ou giz (caso use quadro negro).

Comece contextualizando a atividade perguntando para os alunos o que eles comeram no café da manhã hoje. Deixe que dois ou três alunos compartilhem.

  • What have you had for breakfast today?

Com a turma preparada, explique a atividade: Cada aluno que estiver na frente da fila de seu grupo deve ir até o local onde estão as palavras, pegar uma das palavras do envelope, ler, e então reescrevê-la no grupo que considera apropriado, pensando no café da manhã: “many” para palavras contáveis, “much” para palavras incontáveis e “any” para comidas que não são tipicamente comidas no café da manhã. Caso necessário, faça uma revisão breve do uso desses quantificadores. Caso tenha dúvida sobre o significado da palavra ou em qual grupo ela se encaixa, o aluno pode consultar seu grupo. Quando terminar de escrever a palavra, o aluno deve entregar o giz ou piloto para o próximo da fila e seguir para o final da fila. A atividade prossegue até que os grupos tenham distribuído todas as palavras. O grupo que terminar primeiro ganha cinco pontos, mais um ponto para cada palavra colocada no grupo correto. Some os pontos e veja qual dos grupos é o vencedor.

  • We are going to play a game. The students who are the first ones in their lines are going to run to the boxes, get a piece of paper and read it. In the paper you will find a food name. Then you have to write that name in one of these categories, thinking about breakfast. “Many” for countable food and “much” for uncountable food. But there are also some names that don’t belong to the category of breakfast food, in that case you have to write it in the category “any”, remember that “any” often means “zero” or “no”. You may consult with your group if you are not sure of your answer. After the first student finishes writing, he/she will pass the marker to the next student in line and they will do the same. You’ll do it till you have used all the pieces of paper. The first group to finish gets five bonus points, plus one more point for every word in the correct place. The other groups will get points for every word in the correct place. When you finish I’m going to tally up the points and we will have a winner.

Caso a turma não tenha perfil para atividades competitivas, faça a atividade como uma dinâmica colaborativa. Os grupos vão juntos ao quadro, abrem as palavras e decidem onde colocá-las. Dê cinco minutos para que o façam, ao terminar o tempo, um dos alunos de cada grupo deve ir ao outro grupo e verificar se fizeram alguma coisa diferente. Em caso afirmativo, os grupos discutem brevemente as razões para as escolhas, buscando aprender uns com os outros. O professor então corrige a atividade.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos recursos linguísticos e temáticos para a produção do output.

Expectativa: Que os alunos se engajem no tema e tenham um modelo linguístico para estruturas do output.

Orientações: Link para o texto: https://www.buzzfeed.com/juliegerstein/heres-what-breakfast-looks-like-in-28-countries-around-the?utm_term=.wbyZ0A4La#.brNVje6Gg

Caso tenha feito a aula ING8_05UN09 antes dessa, esta etapa deverá ser bem breve, pois a exploração do texto já foi feita com os alunos anteriormente, e eles deverão apenas ter a memória reavivada. Caso esteja fazendo só essa aula, mostre o slide aos alunos e deixe que leiam. Direcione a leitura dos alunos com algumas perguntas-guia:

  • What type of text is this? (Ss: It’s a post on a website/ a BuzzFeed post)
  • Based on the title and the website the text is on, what do you expect to see in this post? Interviews? Photos? Graphs? (Ss: Buzzfeed posts generally have lots of images, sometimes gifs, and short texts. Also, the title says ‘looks like’, so you can expect a lot of images)
  • Do you read this type of post on the internet? Why are you/aren’t you interested in it?
  • Do you think breakfast in Brazil is very different from other countries?
  • Do you think people all over Brazil eat the same things for breakfast? (Ss: No, the different regions in Brazil can have very different eating habits)
  • How do you think other countries see the Brazilian breakfast?

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos recursos linguísticos e temáticos para a produção do output.

Expectativa: Que os alunos se engajem no tema e tenham um modelo linguístico para estruturas do output.

Orientações: Mostre aos alunos o slide e deixe que leiam o texto. Faça algumas perguntas:

  • Can you see the relation between the picture and the text? (Ss: Yes, the picture mentions most of the items in the picture)
  • What are the items mentioned in the text which are not in the picture or vice-versa? (Ss: The text mentions cassava, but there isn’t any in the picture. There is a melon and a cheese bread [pão de queijo] in the picture, butt the text does not mention them.)
  • What do they mean by saying cassava and papaya are “breakfast faves”? (Ss: It’s slang for favorites, it is common to use slang in this type of informal online text.)
  • Would you say that it is an accurate representation of Brazilian breakfast? (Ss: Yes, but people can have very different eating habits in Brazil)
  • Do you think someone could write about all the variety of Brazilian breakfast habits in that type of post? (Ss: No, that type of text is made to be short, and, because of that, it is normally a generalization of a topic, it does not approach it deeply.)

Caso não tenha feito a aula anterior a esta na sequência, escolha alguns dos países mencionados no post do buzzfeed e faça a leitura com a turma. Procure pedir que descrevam o que vêem nas imagens (o post é muito visual, com textos curtos), preferencialmente pedindo para que usem some, any, many e much nas suas descrições.

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Praticar a escrita e o uso de some, any, many e much, através de uma situação comunicativa real.

Expectativa: Que os alunos consigam produzir textos de média a alta complexidade, fazendo uso correto dos quantitativos estudados e atendendo ao propósito de comunicação do texto.

Orientações: Divida os alunos em duplas. Caso esteja fazendo as aulas em sequência, mantenha as mesmas duplas da aula anterior. Mostre o slide aos alunos e explique que é assim que o post do buzzfeed termina, pedindo contribuições aos leitores. Diga a eles que, agora que eles já perceberam que as informações no post são curtas e, por isso, incompletas, eles podem escrever um comentário com mais detalhamento para ser postado no site. Para isso, devem usar os resultados da pesquisa que fizeram com os colegas da escola, assim terão informações suficientes para mapear como é o café da manhã daquela comunidade escolar. Deverão também utilizar o próprio café da manhã e o apresentado no post lido anteriormente para fazer comparações na sua escrita.

  • The BuzzFeed post ends with that call for contribution. Since we found out the information about Brazilian breakfast was too short, do you think we can make it more complete? We have done some research about breakfast, haven’t we?
  • Let’s take the results of our research, analyze them and write a comprehensive comment on the breakfast habits of our school. You should include information you found in your research, in one or two paragraphs, comparing the different breakfast habits (including the one on the post!) and finish it with a paragraph telling about your breakfast and how it compares to the rest of the school. Use some, any, many and much throughout the text. You have about 20 minutes to finish it.

Dê o tempo para que terminem o texto, circulando entre as duplas e monitorando o andamento da atividade. Caso considere necessário, permita que os alunos utilizem dicionários para ajudar com algum vocabulário de que precisem.

Após vinte minutos, peça que os alunos troquem seus textos com o de outra dupla. A dupla que receber o texto deve verificar todos os usos de some, any, many e much. Caso encontre algum erro, deve circular a palavra e devolver o texto para a dupla que o escreveu, mas sem dizer o que está errado. A dupla autora do texto deve analisar a palavra circulada e se assegurar do uso correto. Caso ache necessário, escreva as regras de uso dos quantitativos no quadro, para que os alunos tenham referência visual para a avaliação dos textos.

  • Now that your texts are finished, exchange texts with another pair. Check the use of come, any, many and much in the text you received. In case you are not sure about the use of some of the words, circle them and give them back to the authors without saying why you think they are wrong. If you get your text back with any words circled, check it to make sure you are following the grammar rules.

Terminada a produção dos textos, recolha-os, corrija e devolva para que os alunos postem os comentários no post do buzzfeed. Lembre-se de passar o link do post para que os alunos saibam onde postar e de estabelecer um prazo para que o façam, assim você saberá quando acessar o post para conferir o produto final da atividade.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar a caminhada em direção aos objetivos de aprendizado proporcionada pela aula.

Orientações: Faça aos alunos a pergunta do título do slide e deixe que participem livremente. Caso tenha feito as três aulas da sequência sobre some, any, many e much, é esperado que os alunos não digam que aprenderam como usar o quantitativos, mas que praticaram o uso de uma forma mais complexa do que o feito nas aulas anteriores. Como fechamento dessa sequência, pode revisar com eles as regras de uso, para garantir que estão bem internalizadas.

  • Material complementar: Caso ache necessário, algumas atividades para casa podem garantir uma prática gramatical mais “formal”, sendo uma boa forma de fechar o conteúdo ou de revisá-lo, depois de três aulas de prática. Nos seguintes links você pode encontrar esse tipo de atividades:

https://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-85526.php

https://elt.oup.com/student/solutions/preint/grammar/grammar_03_012e?cc=global&selLanguage=en

https://www.examenglish.com/grammar/A2_some_any_much_many.htm

Contents

  1. INPUT: Here's What Breakfast Looks Like In 28 Countries Around The World” - BuzzFeed article
  2. OUTPUT: Text about breakfast habits

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI16) Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Juliana Neves

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes