13296
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reconhecer como pessoas de culturas diferentes se cumprimentam

POR: Michelle de Sousa Bahury 14/11/2018
Código: ING6_02UND07

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Reconhecer como pessoas de culturas diferentes se cumprimentam

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o segundo de uma sequência de três planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador e internet a fim de que seja projetado o texto do input que foi extraído da internet. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Today you will learn how to find general and specific information in a text which describes places.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre as imagens desse slide aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:

  • Antes de explicar sobre as imagens desse slide, proponha uma atividade de aquecimento para a turma. Escolha alguns alunos para representar a queen, a king, a friend, a mother, a father, a teacher, a school principal, a dog. Os demais alunos deverão cumprimentar os que estiverem representando os papéis listados acima. Faça assim: peça para os alunos todos caminharem pela sala e quando disser STOP!, todos devem achar alguém rapidamente para cumprimentar. Uma pessoa deve ser o aluno e a outra tomar o papel da rainha. O comando será esse: Greet the queen!. Repita o comando mudando apenas os papéis nessa sequência: a queen, a king, a friend, a mother, a father, a teacher, a school principal, a dog. Feito isso, proponha aos alunos uma conversa sobre os diferentes cumprimentos.
  • Agora trabalhe as imagens do slide. Pergunte assim: Do you know these images? (Os alunos devem reconhecer as imagens e responder: Yes!) Continue perguntando: What are these people from? (os alunos devem responder: China, France, Brazil and Saudi Arabia.)
  • Verifique se os alunos conseguem relacionar os nomes dos países apresentados no slide com as imagens apresentadas. Faça assim: leia a legenda de todas as imagens com os alunos. Após perguntar sobre todas as imagens, explore as informações trabalhadas até agora e pergunte: Are the cultures of these countries similar or different? (os alunos devem responder: different), When people greet each other, is it different from country to country? (os alunos devem responder: Yes!), How do you think Brazilian people greet each other: with a hug, kiss or a handshake? (Deixe os alunos livres para responderem). Continue perguntando sobre as demais imagens eliciando maneiras de cumprimnetar nessas culturas.
  • Agora que os alunos já reconhecem o que cada palavra significa, peça para os alunos pronunciarem as novas expressões em voz alta. Repita com a turma em forma de coral. Enfatize que as imagens apresentadas são símbolos característicos de culturas diferentes.

Tempo sugerido: 19 minutos.

Propósito: Apresentar um texto que explica como as pessoas se cumprimentam em diversas culturas a fim de que os alunos reconheçam informações específicas de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar palavras em inglês que retratam o modo de cumprimentos de pessoas em diferentes países a partir de estratégias de leitura. Aqui está o link para a página de onde foi extraído o material para esse input: How to greet people in 19 different countries in the world. Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o texto, tente imprimi-lo.

Orientações: O input dessa aula será um texto descritivo disponível no link acima em que há informações culturais sobre como as pessoas se cumprimentam em 19 países diferentes. No suporte de texto disponibilizado é possível perceber que muitas palavras em inglês são de fácil dedução por conta da popularização de muitos termos em inglês difundidos no Brasil. Grande parte delas não precisa mais ser traduzida para que os alunos entendam, uma vez que já fazem parte do conhecimento prévio dos alunos. Antes de mostrar o verbete, contextualize o assunto a ser tratado. We are going to read a text about greetings around the world. To greet is a way of saying Hello! Agora exemplifique essa explicação com a ajuda de um aluno voluntário. For example: in Brazil when we arrive in a place in the morning, we say: Good Morning! But we can also shake hands with someone. Shaking hands is a way of greeting. In other places (countries), like Japan, France, Argentina people greet each other in other ways. Agora introduza a leitura do blog sutilmente a partir dessas perguntas: When was the information about greeting people posted? Os alunos devem responder “On August 23, 2016”). Em seguida questione: What kind of text is this? (os alunos podem responder: It’s a blog! / a site!) Explique que blog e site não são gêneros, mas suportes de textos. O gênero trabalhado nesse plano de aula é o verbete. São textos de caráter expositivo que buscam oferecer aos leitores informações de forma organizada. São geralmente escritos no presente.

Explique para os alunos o significado das palavras: shake hands, hug, kiss, bow, touch noses, first bump. Mostre as imagens do slide 5 e explique assim: picture 1 means shaking hands or handshake / picture 2 means kiss/ picture 3 means bow/ picture 4 means touch noses / picture 5 means fist bump.

Agora introduza o assunto: Today we are going to read about greetings in many different places. What words come to your mind when you think about greeting others? (os alunos podem responder making friends/ being polite/ making business). The text is about different cultures around the world.

Peça aos alunos para lerem o texto e identificarem os países listados no texto (os alunos devem responder Italy, Spain, Portugal, Germany, Japan, France, Netherlands, Belgium, Switzerland, Thailand, Brazil, United Kingdom, UAE and Saudi Arabia, Greece, Argentina, India, China and United States). É importante que os alunos entendam que a listagem desses países refere-se a maneiras de cumprimentos culturalmente diferentes.

Em seguida peça para que os alunos leiam junto com o professor e listem palavras em inglês apresentadas no suporte de texto com a escrita parecida em língua portuguesa. Explique para a turma que palavras que mantém o mesmo radical entre a língua portuguesa e inglesa são chamadas de cognatas ou cognates. Dê exemplos: Prepared/preparado - Efficient/Eficiente - Europe/Europa). These words are cognates. Sendo assim, os alunos podem entendê-las mais facilmente sem necessariamente traduzi-las. Mostre o suporte de texto novamente e peça para os alunos listarem as cognatas que reconhecerem nele. Os alunos podem listar algumas dessas palavras cognatas Portugal, China, Thailand, Brazil, Japan, depending, formalities, press, contact, extra. Após reconhecer algumas das palavras cognatas apresentadas no texto, peça que os alunos elaborem uma frase simples que responda essa pergunta: What is the text about? (as respostas vão variar, mas devem manter a essência da questão. Uma possibilidade é The text is about greetings around the world.) Após feito isso, peça para os alunos pronunciarem as palavras listadas por eles em voz alta. Continue explorando o conteúdo do blog assim: Where was the text come from? (os alunos podem responder: From a site, ou especificar, from The Insiders), What kind of site is the Insiders? (os alunos podem dizer que é sobre informações: It’s an information site). Aproveite para explicar para a turma que The Insiders é uma empresa de marketing: The Insiders is a marketing site. Leia o texto com os alunos mais uma vez. A ideia é verificar se os alunos conseguem reconhecer as palavras em inglês que descrevem hábitos culturais distintos.

É importante explicar aos alunos sobre o uso da expressão fist bump. No texto há a imagem do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama cumprimentando as pessoas. Ele ficou conhecido por cumprimentar fazendo o “fist bump”, mas quando se refere ao ex-presidente chama-se “first bump”. Isso porque ele é o presidente e tudo referente a ele recebe o título de “first”, como a first lady, sua esposa, o first dog, seu cachorro e assim por diante.

Tempo sugerido: Continuação do Input

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Reconhecer o uso da língua inglesa a partir de informações específicas utilizadas para tratar de saudações em diferentes países e praticar a leitura a partir das novas palavras aprendidas. Aqui está o link para o texto.

Expectativa: Os alunos devem reconhecer as palavras em inglês ensinadas nessa aula através de uma atividade de múltipla escolha. A turma deve ser dividida em duplas para que, de maneira alternada, cada componente possa praticar a leitura e verificar qual a melhor resposta para cada questão sobre o texto estudado. Os alunos devem ler o texto e buscar as respostas das perguntas específicas.

Orientações:

  • Divida a turma em duplas. Acesse o link e mostre o texto no quadro presente nesse slide. Contextualize antes de pedir que os alunos leiam o texto. Pergunte assim: What action is the text about? (os alunos devem responder greeting people), When was this text published? (os alunos devem responder In 2006). Cada dupla deve ler esse texto silenciosamente e responder as questões que serão perguntadas posteriormente. Aproveite para imprimir este texto a fim de que os alunos possam lê-lo de maneira mais organizada em suas cadeiras e mesas.
  • Peça para as duplas antecipadamente lerem o texto, em voz baixa, e tentarem entender as informações principais a partir das palavras cognatas. Em seguida peça para que leiam as frases no slide 7 e responderem as questões. Deixe-os trabalhar em duplas e construir os significados a partir das leituras que realizarem. Dê 10 minutos para essa dinâmica.
  • Feito isso, movimente-se pela turma e verifique a produção dos alunos. Reforce suas tentativas assim: Good! Excellent! E que não é necessário que entendam todas as palavras. Em seguida peça para que os alunos leiam as frases do slide 7 e peça para que os alunos tenham certeza da escolha que estão fazendo e localizando a informação correta no texto. Cada aluno deve ler as frases completas, de modo alternado. Assim: Um aluno lê a frase 1 lê outro a 2. Feito isso, eles devem discutir qual a melhor resposta a ser escolhida. Essa dinâmica segue até que todos as frases sejam respondidas e discutidas pelas duplas a fim de praticarem bastante a leitura. Verifique sua habilidade de reconhecer palavras cognatas que descrevem hábitos culturais diferentes para que possam reconhecer as palavras da língua inglesa de maneira mais prática. Dê 10 minutos para essa etapa.
  • Caso necessite ver as respostas da atividade, eis aqui:

WHAT’S THE CORRECT ANSWER?

  • People bow at each other in:

( x ) China and Japan ( ) Italy and Saudi Arabia ( ) France and Japan

2. Which of these countries people do not kiss when greeting?

( ) Brazil ( ) Spain ( x ) England

3. In which of these countries do people fist bump when greeting?

( ) Thailand (x ) The USA ( ) Greece

4. People who place the palms together and say “Namaste” are probably from:

( x ) India ( ) Saudi Arabia ( ) Argentina

5. A way of saying nice to meet you in _____________ is with a slap on the back.

( ) England ( ) France ( x ) Greece

6. In _____________ people use a lot of physical contact when greeting.

( ) Spain ( x ) Brazil ( ) The USA

7. In which countries do people kiss three times from right to left and left to right?

( x ) Netherlands, Belgium and Switzerland ( ) Italy, Spain and Portugal

( ) France, Italy and England.

Tempo sugerido: Continuação do Output

Atividade Complementar: Para aumentar as possibilidades de prática de leitura e compreensão de língua inglesa o professor pode citar os nomes dos países que apareceram no blog disponibilizado e pedir para os alunos se cumprimentarem conforme o país. Os alunos todos devem iniciar a atividade em pé. Ao longo da atividade, os que forem errando os cumprimentos devem sentar-se. Faça assim: Peça aos alunos para ficarem em pé e forneça as instruções. Please, stand up! I will say a country name and you greet accordingly. For example, I say: Germany, and everybody has to give a firm handshake. Administre o número de países de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que participaram pouco da atividade de leitura não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de reconhecer informações específicas em um blog sobre diferentes maneiras de saudações em 19 países em inglês assim com o uso de palavras cognatas.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 4 novamente. Peça que um dos alunos pronuncie uma das palavras ensinadas no quadro como: Physical contact. E pergunte para o restante da turma se eles reconhecem essa palavra: (Eles devem dizer Yes!), Is it cognate? (Eles devem dizer Yes!), continue perguntando sobre as outras palavras. Utilize outras palavras do quadro e chame alunos variados para essa atividade. Administre a quantidade de palavras de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!

Contents

  1. INPUT: A descriptive text about ways of greeting in 19 countries.
  2. OUTPUT: Finding specific information in the text.



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.


Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes