Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Identificar e Praticar os Sons da Língua inglesa (2)
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Texts About Oneself
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é o segundo de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do input que foi extraído do YouTube. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na identificação do som /S/ em inglês. “Today you will be able to identify and practice the English sound /S/.”
Context
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Mostre a imagem central aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:
- Do you know what place this is? (Os alunos devem reconhecem esse lugar como: Yes! A playground. Continue explorando a imagem assim: What colors can you see in the playground? (Os alunos provavelmente responderão red, orange, blue, green, brown, yellow, gray and white)
- How do you say this word? Aponte para a palavra playground. Os alunos provavelmente irão soletrar a palavra revisando o que já aprenderam. Aproveite esse momento para fazer repetição das letras com os alunos enfatizando na pronúncia correta dos sons. Faça o mesmo com as demais palavras: Seesaw, swing and slide.
- Veja se os alunos conseguem identificar o que cada uma dessas novas palavras significam. Peça para que relacionem as palavras às imagens .A sequência correta deve ser essa: 3 - 1 - 2
- Agora que os alunos já reconhecem o que cada palavra que inicia com /s/ significa, peça para os alunos pronunciarem a palavra seesaw bem devagar e compararem a pronúncia do som do /s/ inicial com uma palavra em língua portuguesa como: estranho. Enfatize a diferença de pronúncia entre esses sons iniciais em que brasileiros normalmente confundem. Faça a mesma atividades com as demais palavras do slide que iniciam com /S/. A ideia é que percebam a diferença dos sons quando pronunciamos as palavras em inglês e português.
Material Complementar:
- Caso julgue necessário pode ler mais sobre os sons em inglês, neste link: https://www.londonschool.com/blog/phonetic-alphabet/
- Se achar útil, pode ler um pouco mais sobre algumas diferenças entre o inglês e o portugues neste link: http://esl.fis.edu/grammar/langdiff/portuguese.htm
Input
Tempo sugerido: 16 minutos.
Propósito: Apresentar o conteúdo de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos aprendam a identificar e a praticar os sons da língua inglesa. Não é preciso que entendam todos os novos sons, mas que percebam que algumas palavras possuem pronúncias distintas de acordo com o idioma falado. Nessa aula enfocaremos os sons do /s/ inicial.
Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: Ride the slide: https://https://www.youtube.com/watch?v=wHIhKe6jYNI&t=115sww.youtube.com/watch?v=sa_cIOFfqrQ
Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o vídeo, tente baixar o áudio e imprimir a letra da música.
Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que os animais da fazenda estão em um parquinho. Neste vídeo é possível perceber palavras que iniciam com som de /s/. Mostre o vídeo para a turma e depois de fazer isso, pergunte quais animais/insetos reconhecem no vídeo. Faça assim: How many animals can you see? (os alunos devem responder: one!) , What animal is it? (os alunos devem responder: a pig) / How many insects can you see? (os alunos devem responder: one!) , What insect is it? (os alunos devem responder: an ant). Coloque no quadro essas palavras: Seesaw - swing - slide. Explique para a turma que cada unidade de som de uma palavra faz com que a boca se movimente de um jeito e essa produção sonora chama-se fonema. Pronuncie as palavras colocadas no quadro silenciosamente e peça para os alunos prestarem atenção no movimento da boca e da língua. Após ter feito isso, peça para os alunos pronunciarem as mesmas palavras de maneira silenciosa. Diga para a turma que os sons das palavras que iniciam com /S/ têm sons parecidos com o barulho que a cobra faz. A cobra faz assim: sssssssssssssssssss. Faça os movimentos com a boca e a língua e demonstre esse som. Pergunte aos alunos: How do we pronounce /S/ sounds in Portuguese? (os alunos provavelmente responderão palavras como sapato, sacola, silêncio ou quaisquer outras iniciadas com o som do /s/. Coloque o vídeo mais uma vez. Pause o vídeo toda vez que aparecerem palavras iniciadas com /S/ e pronuncie em voz alta para os alunos repetirem. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar os sons ensinados nesta aula. Veja quais palavras eles reconhecem ao assistirem o vídeo e faça repetições orais das mesmas. Em seguida mostre o vídeo uma terceira vez para que os alunos possam checar as suas respostas e prestarem mais atenção aos sons enfocados nessa aula.
É importante explicar aos alunos que em inglês algumas palavras que possuem o som de /s/ inicial começam com a letra ‘C’, por exemplo: City, Citizen, Century etc. Pergunte: É assim em português? Sim, por exemplo, cidade, cidadão etc. Para mais informações acesse aqui:
Para mais prática do som /s/ em inglês, acessar o vídeo da música Here comes the Sun dos Beatles aqui. Passe o clipe uma primeira vez. Em seguida faça perguntas sobre informações gerais em relação à banda Do you know this musical band? (Os alunos podem responder Yes!) Em caso afirmativo pergunte: What’s its name? (os alunos devem responder “The Beatles”). Se os alunos responderem No!, apresente a banda para eles. Faça assim: The band is The Beatles. They come from England. Verifique se os alunos conhecem outras músicas da banda: Do you know other songs by the Beatles? (Essas respostas podem variar, pois dependerá deles lembrarem de alguma música). Coloque o vídeo uma segunda vez e enfatize com os alunos as palavras que têm o som do /s/ inicial ou no meio das palavras e faça repetições das mesmas com toda a turma. Repita o vídeo e toda vez que os alunos ouvirem palavras com som de /s/, peça para que levantem os braços. Assim, ficarão atentos aos sons que ouvirão e participarão ativamente da atividade.
-Se achar necessário, Imprima flashcards que representam as imagens propostas na atividade que iniciam com som de /s/ e repita as palavras com a turma.
Material Complementar:
- Se tiver mais tempo ou como lição de casa, pode usar um worksheet com imagens que iniciam com os sons ensinados nessa aula. Peça para que os alunos identifiquem entre as imagens apresentadas qual delas se inicia com o som de /s/. Faça assim: leia a primeira pergunta e espere os alunos identificarem os nomes das imagens apresentadas. Feito isso, peça para que identifiquem qual tem seu nome pronunciado com o /s/ inicial. Essa atividade possibilita a ampliação da visão de língua pelos alunos. Caso necessite ver a resolução da atividade, clique aqui: Proponha: Look at the image, read the words in pairs and choose the image that starts with initial /s/. (deixe os alunos em duplas e peça que um aluno leia a palavra para que o outro identifique a resposta). Deve ser fácil deles concluírem isso, pois acabaram de ver algo parecido no vídeo. O professor deve circular pela sala e a medida que forem respondendo, fazer reforços como: Good! Excellent!
Peça: Show images and say their pronunciation. Dê 7 minutos para eles. Essa dinâmica segue até que todas as cinco perguntas sejam lidas e cada dupla participe igualmente.
- Há mais dicas de atividades sobre os sons do /s/ aqui
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Reconhecer e identificar os sons da língua inglesa.
Expectativa: Os alunos devem praticar os sons ensinados nessa aula (/s/) através da dinâmica “memory game”. A turma deve ser dividida em dois times para que, de maneira alternada, cada time possa encontrar o par de cada imagem ou vice versa e praticar o jogo da memória.
Orientações:
- Divida a turma em duplas. As imagens estão pré estabelecidas no quadro. As palavras com os nomes das imagens serão entregues para cada dupla. Acesse aqui o template com as palavras desse memory game. Aproveite para imprimir vários cartões em apenas uma folha.
- Modele primeiro com a turma para mostrar como a dinâmica funciona. Aponte para uma das imagens e escolha entre os cartões qual palavra representa a imagem em destaque. Depois disso, leia a palavra em voz alta para toda a turma. Feito isso com todas as imagens, peça para as duplas seguirem o exemplo dado. (Faça repetições orais das palavras antes deles jogarem em duplas)
- Deixe este slide com as imagens projetadas e entregue aos alunos apenas um jogo de cartões com as palavras que as nomeiam. Um aluno escolhe uma imagem e tenta reconhecer qual palavra representa a imagem a partir da escolha correta do cartão. O aluno deverá mostrar o cartão e pronunciar a palavra corretamente. Os componentes da dupla devem se alternar a fim de que possam ter as mesmas chances de interação. Ganha o componente da dupla que reconhecer e pronunciar corretamente a maior parte das palavras. Essa dinâmica segue até que todas as palavras sejam pronunciadas a fim de praticarem bastante a oralidade. Essa atividade deve ser repetida mais de uma vez por ser um jogo da memória. Dê 16 minutos para essa etapa.
- Administre a quantidade de adivinhações de acordo com o seu tempo. Assim, se você tiver mais tempo, promova mais interações. Verifique a entonação e a pronúncia para que possam reconhecer os sons da língua inglesa de maneira mais prática.
Feedback
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de identificar e praticar os sons da língua inglesa.
Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 3 novamente. Peça que um dos alunos pronuncie uma das palavras ensinadas na música, como slide. E pergunte para o restante da turma qual é o som da letra inicial. Eles devem dizer /s/. Utilize outras palavras e chame alunos variados para essa atividade. Administre a quantidade de pessoas de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem! Se tiver tempo, também pode decidir colocar uma última vez a música Here comes the sun, e peça aos alunos para tentarem acompanhar a música e pronunciarem as palavras com os som aprendidos na aula.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- YouTube, Facebook, WhatsApp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas, para o Context, Input e Output).
- Para aulas síncronas, os alunos precisarão de papel e lápis.
Optativas:
- Hangouts, Zoom, Facebook (para momentos síncronos).
Context
Em um encontro assíncrono ou síncrono, explique aos alunos o objetivo da aula da semana: “To identify and practice the /s/ sound in English”. Comece a semana escrevendo um post no grupo de Facebook ou WhatsApp, questionando: “Can you tell me one color, one city, one object, one fruit and one country with the letter s?”.
No post de Facebook, eles podem responder ao questionamento através dos comentários.
Em seguida, mande um áudio ou grave um vídeo fazendo um resumo das palavras que eles falaram, mostrando, então, a correta pronúncia de cada uma delas.
Input
Aulas síncronas (no Zoom, Hangouts ou Facebook Live): Explique que, no Output, os alunos farão um jogo de BINGO utilizando palavras com S. Primeiramente, apresente a seguinte lista de palavras e peça que eles as repitam. Por exemplo: snake, soccer, scuba diver, smart, special, story, sale, sorry, surprise, store. Também pode apresentar imagens relacionadas às palavras perguntando a eles: “What is this?", anotando as respostas na lousa digital ou no chat.
Aulas assíncronas: Envie um áudio ou um vídeo com as palavras do context para praticarem a pronúncia das palavras com s.
Aulas assíncronas: Crie um post no Facebook ou no WhatsApp mostrando um exemplo do Output. Explique que eles deverão encontrar em casa pelo menos 8 objetos com S. Você pode colocar uma imagem relacionando os objetos encontrados na sua casa ou gravar um vídeo ou áudio explicando o que encontrou e mostrando a pronúncia correta.
Output
Aulas síncronas: Os alunos jogarão o BINGO. Eles precisarão criar seu próprio jogo de BINGO, desenhando uma tabela de 6 quadros e colocando 6 das 10 palavras mostradas no quadro. Você vai mostrando imagens das palavras ou pronunciando-as. Você pode pedir que os alunos repitam as palavras que você pronuncia ou que alguns deles as pronunciem sozinhos. O primeiro a terminar de marcar os 6 quadros ganha a rodada.
Abaixo um exemplo de tabela que o aluno pode escrever no caderno:
Aulas assíncronas: Informe que eles deverão fazer uma “caça ao tesouro”, encontrando pelo menos 8 itens na casa deles cujos nomes sejam iniciados com a letra /s/; por exemplo: sister, soccer ball, soap, soup etc. Pode haver uma competição de quem encontra mais itens. Se possível, peça que enviem uma foto com a maior parte dos objetos encontrados, respondendo nos comentários do post ou no WhatsApp. Eles também podem optar por fazer um vídeo.
Feedback
Faça um resumo da semana. Por exemplo: “Great job this week everyone! This week, you identified and practiced the /s/ sounds in English. New vocabulary from this week’s class was: X, Y and Z. Did you like this week’s topic? What did you learn, any new words?”. Os alunos podem responder nos chats, compartilhando suas opiniões sobre a aula e o que eles aprenderam na semana. Por exemplo: “I learned the word sock”.
DICA: Você pode escolher um aluno que participou muito bem da aula semanal e usá-lo como exemplo. Caso prefira, você pode mandar uma mensagem privada para o aluno escolhido. É importante lembrar que a cada semana um aluno diferente deve ser reconhecido por seus esforços.
Convite às famílias
Incentive a família na participação da aula. Os familiares podem ajudar os alunos encontrando objetos em casa com o som inicial /s/, e ajudar também no envio das fotos ou vídeos para a atividade.
Contents
- INPUT: <Video of the series Word World - The Stage>
- OUTPUT: <Memory Game with words with the /S/ sound>
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes