Atividade para impressão - Output
Plano de Aula
Plano de aula: Falar sobre informações pessoais
Plano 1 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills I
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é o primeiro de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do input que foi extraído do youtube. Caso estes recursos não estejam disponíveis, prepare com antecedência o script do áudio para que o mesmo seja lido para os alunos. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no reconhecimento de expressões relacionadas a cumprimentos e troca de informações pessoais. Today you will be able to introduce yourself and a friend to others.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou televisor ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:
- What animals do you see? (Os alunos devem responder coisas como: a fish, a shark)
- Do you know a film with fishes like this? (Os alunos provavelmente responderão: Finding Nemo ou Finding Dory). Do you know Nemo? Do you know Dory and Destiny? (Os alunos provavelmente responderão: yes). What are they doing? (Os alunos podem responder: They’re introducing themselves or They’re saying their names) Are they friends? (de acordo com essa imagem os alunos podem responder yes! or no!, mas se conhecerem o filme responderão: Yes!)
- How can you fill in the blanks? (É esperado que os alunos respondam: What’s your name? Hi, I’m Nemo. É possível que alguns alunos respondam Hi, I’m Marlin!)
Input
Tempo sugerido: 18 minutos.
Propósito: Apresentar o conteúdo de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos percebam as várias formas de realizar apresentações pessoais. Não é preciso que entendam todas as novas expressões, muito menos todas as palavras, mas que percebam que as pessoas podem utilizar maneiras diferentes para se apresentar.
Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: https://www.youtube.com/watch?v=QappQivIfXE
Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar os vídeos pode usar um televisor e um pendrive para mostrar o vídeo ou pode baixar só o áudio.
Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que aparecerão vários personagens de filmes infantis se apresentando.
Mostre o vídeo para a turma e depois de fazer isso, coloque no quadro algumas dessas expressões: I’m Nemo / I want you to meet Mr. Gru / Hi! I’m Margo / My name’s Ralph / This is Pumba / Hi, There!. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar as expressões mostradas no quadro com o que ouviram no vídeo. Veja quais expressões eles reconhecem e faça repetições orais das mesmas. Em seguida mostre o vídeo novamente e entregue um worksheet com diálogos similares aos apresentados no vídeo. Caso necessite ver a resolução das atividades, basta clicar aqui.
Proponha: Read the text in pairs and match the questions with the correct answers: (deixe os alunos em duplas e peça para que organizem as perguntas com suas respectivas respostas). Deve ser fácil para eles concluírem as respostas, pois terão acabado de ver algo parecido no vídeo. Circule pela sala e à medida que forem respondendo, reforce a performance adequada dos alunos com Good! Excellent!
Peça: Read a question and answer. Dê 7 minutos para eles. Um aluno lê uma pergunta e outro lê a resposta. Essa dinâmica segue até que todas as frases do worksheet sejam lidas.
? Material complementar:
- Caso seja necessário, a transcrição do vídeo encontra-se neste link.
- Para mais prática de informações pessoais os alunos podem criar um encarte (foldable) usando folhas coloridas ou brancas ou mesmo as folhas dos seus cadernos. Na parte de frente eles escrevem a pergunta e na parte de dentro a resposta. Eles podem ir colecionando e utilizar como material de estudo. Voce pode encontrar exemplos de foldables neste link: http://www.csun.edu/~krowlands/Content/Academic_Resources/Foldables/Basic%20Foldables.pdf e também fazer uma pesquisa simples no google (há muitos estilos).
- Caso precise de mais prática e expansão do vocabulário, este worksheet de Língua House pode ser usado: https://www.linguahouse.com/esl-lesson-plans/general-english/nice-to-meet-you
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Fazer e responder perguntas pessoais e trocar informações.
Expectativa: Os alunos devem entrevistar alguns de seus colegas de classe. Eles devem utilizar: What’s your name? Hi, I`m ____________. / This is _____________ / I want you to meet ___________/ Hello! I’m ____________. Dependendo do nível da turma as expressões podem ser expandidas como: Where do you live? Where do you study? What’s your last/first name? Are you Brazilian?
Orientações:
- Divida a turma em dois grupos. Metade da turma deve elaborar perguntas, sendo duas para cada aluno (grupo A). A outra metade deve responder as perguntas elaboradas pelo outro grupo.(grupo B)
- Peça que o grupo que fará as perguntas organizem suas falas primeiramente no papel. Dê 7 minutos para essa dinâmica.
- O grupo das perguntas deve se espalhar pela sala de aula de modo que cada aluno encontre alguém para responder às suas perguntas. O aluno que pergunta, após ouvir a resposta dada, deve escrever a resposta em seu papel. Deixe que os alunos interajam bastante. Dê 13 minutos para essa atividades. (se sua turma for muito grande e seu tempo não for tão flexível, peça que cada aluno faça perguntas apenas para um outro aluno.
- Ao final da atividade, proponha aos alunos a “group summary” das perguntas e respostas encontradas em sala. Essa atividade deve ficar parecida com essa:
- (Grupo A): Good morning! (Grupo B): Good morning!
(Grupo A): Hi, how are you? (Grupo B): I’m fine, thanks!
(Grupo A): Hello, what’s your name? (Grupo B): I’m Peter.
(Grupo A): Peter, I want you to meet my friend... (uma variação: This is my friend) (Grupo B) Nice to meet you.
(Grupo A): How old are you? (Grupo B) I’m 10.
? Material complementar:
- Se os alunos tiverem acesso a smartphones ou tablets podem fazer a atividade do output usando whatsapp (neste caso, precisarão de internet) ou algum programa de áudio. Assim a produção dos alunos pode ficar gravada e eles podem escutar o que fizerem sempre que precisarem.
- Os alunos também podem criar um dicionário ou glossário com o vocabulário que forem aprendendo em cada aula.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de dar informações pessoais e fazer perguntas sobre outras pessoas.
Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 3 novamente e peça para que respondam utilizando seus próprios nomes. Se o tempo estiver curto, apenas apresente esse slide, que provavelmente contém a essência do que você anotou no quadro na etapa anterior. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas que possibilitem o envio de fotos e vídeos (WhatsApp, Facebook, blog da turma, Google Classroom, Google Meet etc.).
Optativa:
- FlipGrid.
Context
Esta aula pode ser feita de forma síncrona ou assíncrona. Compartilhe a imagem do slide com os alunos e pergunte:
- What do you see in the picture?
- What are they doing?
- Are they friends?
- Are they happy?
Você também pode compartilhar o vídeo "What to do with your friends in the summer", disponível aqui. Peça aos alunos que ativem a Closed Caption (botão CC) e vejam como Caroline se diverte com os amigos no verão.
Peça aos alunos que lhe enviem as respostas e já pensem a respeito das questões: "Who is your best friend? What do you do for fun?"
Caso haja um encontro síncrono, retome as perguntas e deixe que os alunos conversem sobre a imagem e/ou o vídeo livremente, encontrando semelhanças e diferenças entre as atividades que fazem com os amigos e o que viram na foto e/ou no vídeo.
Input
No encontro síncrono, mostre aos alunos o vídeo "I’m looking for my friends", disponível aqui. Mostre uma vez o vídeo inteiro e depois vá pausando e perguntando, após cada apresentação: "What’s his/her name? What can he/she do?" Você também pode enviar o vídeo aos alunos por meio de uma das plataformas citadas, junto com perguntas mais detalhadas, como: "Who is looking for his friends? Who is the first friend? What can she do? Who is the second friend? What can he do?" Mostre o slide 4 para a turma e peça que anotem qual atividade pertence a cada amigo do vídeo.
Envie aos alunos o worksheet disponível aqui, e peça que o respondam individualmente ou em duplas. Você pode criar um formulário no Google Sheets e enviar o link para que os alunos o preencham com suas respostas. No encontro síncrono, você pode compartilhar a tela e realizar a atividade junto com eles.
Output
Explique aos alunos que eles deverão apresentar seu melhor amigo(a) para a classe. Para auxiliar na tarefa, você pode enviar prompts de frases que ajudam a descrever amigos, como:
"Hello, my name is ________. This is my friend ___________. He/She is from ____________ and studies at _____________. He/She likes ____________, _____________ and __________. That’s my friend!"
Peça aos alunos que preencham as frases com as informações de seus amigos e enviem para correção. Você pode gravar um áudio ou vídeo de exemplo, para que os alunos treinem a dicção. Depois de corrigido e devolvido, peça aos alunos que preparem uma apresentação. Eles podem fazer um desenho de seu amigo para ilustrar, e gravar um áudio ou vídeo para apresentá-lo. Em aulas síncronas, peça que todos estejam ensaiados e, um a um, que leiam seus textos. Você pode, em seguida, criar um grid no Flipgrid com as apresentações dos alunos.
Feedback
Peça aos alunos que assistam aos vídeos ou ouçam os áudios uns dos outros, e pergunte sobre os amigos apresentados, o que entenderam, quais amigos eles gostariam de conhecer, quais atividades os amigos apresentados têm em comum. Você pode introduzir as expressões "Cool! Wow! Yeah!", para que os alunos reajam ao trabalho dos colegas.
Convite às famílias
Caso um membro da família seja o melhor amigo do aluno, peça que participe do vídeo ou áudio, ou que o aluno compartilhe a foto dele com a turma.
Contents
- INPUT: YouTube videos that show movie characters presenting themselves and exchanging personal information
- OUTPUT: Students role-play and exchange personal information
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes