Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, WhatsApp ou Google Classroom;
- Navegador web.
Optativas:
- Zoom, WhatsApp ou Google Meet;
- Google Sheets ou Mentimeter.
Context
Compartilhe com antecedência o link do texto, disponível aqui, por meio de alguma ferramenta de troca de mensagens. Explique aos alunos que eles lerão uma biografia, ou seja, um texto sobre a vida de uma pessoa famosa. Você pode fazer uma leitura guiada, criando perguntas sobre o texto, para que os alunos prestem atenção em pontos-chave. Em uma aula assíncrona, você pode gravar um vídeo lendo o texto para os alunos, fazendo pausas para ajudar na compreensão.
Peça aos alunos que extraiam do texto as seguintes informações: name, age, occupation, birth date, birthplace e hometown. Caso a aula seja síncrona, peça que levem as anotações para o encontro. Caso seja assíncrona, você pode criar um formulário no Google Sheets ou Mentimeter, e pedir aos alunos que registrem suas respostas.
Input
Em uma aula síncrona, via Zoom, WhatsApp ou Google Meet, você pode explorar mais o texto fazendo as perguntas do slide input. É importante demorar-se na análise dos textos e ajudar os alunos a extrair as informações de forma eficiente. Para isso, você pode compartilhar sua tela e ler o texto junto com a turma, fazendo as perguntas nos lugares pertinentes e garantindo que todos tenham seu momento de fala.
Em uma aula assíncrona, você pode dividir o texto em blocos, dividir a turma em grupos e criar um pequeno questionário para cada grupo. Eles deverão responder às questões e enviá-las de volta por meio de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês.
Output
Compartilhe com a turma o exercício do slide de output do Plano de Aula. Peça que, individualmente, marquem as respostas corretas. Para um controle maior das entregas, você pode recriar o exercício em plataformas como o Google Sheets e o Mentimeter.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer diferentes perguntas que apareceram durante a lesson e receber uma resposta oral dos alunos. Em uma aula assíncrona, você pode fazer a mesma pergunta, como Who is Ed Sheeran?, e pedir aos alunos que enviem a resposta por texto, áudio ou vídeo.
Convite às famílias
A sua família gosta das músicas do Ed Sheeran? Quem é o cantor favorito da sua família? Qual música está sempre tocando na sua casa? Grave um vídeo ou um áudio mostrando o cantor ou cantora favorito de vocês e compartilhe com a turma.