Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Identificar e praticar os sons da língua inglesa
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Texts About Oneself
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é o primeiro de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do context e do input que foi extraído do youtube. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na identificação de sons de /r/ e /h/ em inglês. “Today you will be able to identify and practice English Sounds.”
Context
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Mostre as siglas em inglês aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:
- Do you know these abbreviations? Which ones? (Os alunos devem responder se já viram essas palavras em algum lugar como: Yes! MTV, email etc. As respostas vão variar de acordo com cada aluno) Aproveite a oportunidade quando falarem e-mail para fazer a próxima pergunta
- How do you say this word? Aponte para a palavra e-mail. Os alunos provavelmente responderão com a letra ‘e’ de maneiras diferentes. Faça uma outra pergunta: Do you know the alphabet song? Os alunos provavelmente responderão: yes!. Mesmo assim, ensine os sons do alfabeto da língua inglesa para os alunos.
- Coloque a música do alfabeto para que os alunos escutem os sons das letras com atenção. Repita duas vezes o mesmo vídeo. Para isso clique aqui.
- Agora peça para os alunos pronunciarem as palavras do slide novamente. A ideia é que percebam a diferença dos sons quando pronunciamos as palavras em inglês e português. Os alunos podem falar BBC em português e em inglês (conforme o vídeo apresentado). Isso ajudará na compreensão e reconhecimento dos sons linguísticos e manterá a turma atenta às explicações durante essa aula.
- Uma boa informação aos alunos é que o alfabeto em inglês tem 26 letras mas que a língua inglesa conta com aproximadamente 44 sons. É bom reforçar os sons das letras geralmente mais difíceis, por exemplo: i, e, y and h, e dar exemplos desses sons em inglês e em português.
Material Complementar:
- Caso julgue necessário pode ler mais sobre os sons em inglês, neste link: https://www.londonschool.com/blog/phonetic-alphabet/
- Se achar útil, pode ler um pouco mais sobre algumas diferenças entre o inglês e o portugues neste link: http://esl.fis.edu/grammar/langdiff/portuguese.htm
Input
Tempo sugerido: 16 minutos.
Propósito: Identificar os sons de /r/ e /h/ da língua inglesa de forma contextualizada e prática.
Expectativa: Que os alunos aprendam a identificar e a praticar os sons da língua inglesa. Não é preciso que entendam todos os novos sons, mas que percebam que algumas palavras possuem pronúncias distintas de acordo com o idioma falado. Nessa aula nos concentraremos nos sons do /r/ e /h/ aspirado.
Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: one love-Bob Marley: https://https://www.youtube.com/watch?v=wHIhKe6jYNI&t=115sww.youtube.com/watch?v=sa_cIOFfqrQ
Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o vídeo, tente baixar o áudio e imprimir a letra da música.
Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que Bob Marley canta uma música popular. Nesta canção é possível perceber palavras que iniciam com som de /r/ e /h/ aspirado. Mostre o vídeo para a turma e depois de fazer isso, coloque no quadro algumas dessas palavras: Heart / right / hear / really / hopeless / has / hurt / his. Explique para a turma que cada unidade de som de uma palavra faz com que a boca se movimente de um jeito e essa produção sonora chama-se fonema. Diga para a turma que quando gargalhamos produzimos um som parecido com esse: ha ha ha! Peça para os alunos repetirem esse som e em seguida se reconhecem o som de /h/. Feito isso, pergunte aos alunos: qual som o cachorro faz quando rosna? (os alunos devem responder algo parecido com rrrr). Agora, peça aos alunos para prestarem atenção no formato da boca ao pronunciar o /h/ (boca mais aberta) e /r/ inicial (boca mais fechada). Pergunte aos alunos: How do we pronounce /r/ and /h/ sounds in Portuguese? (os alunos provavelmente responderão que pronunciam o som do /r/ como /h/ em português ou podem imitar o som de alguma palavra para exemplificar). Coloque o vídeo da música duas vezes (utilize até 1:40 apenas). Na segunda vez, pause o vídeo e pronuncie em voz alta as palavras que começam com /h/ e /r / para os alunos repetirem. Depois pergunte aos alunos para separar as palavras em destaque por som. As respostas devem ser essas: /h/ hear, heart, hopeless, has, hurt, his e /r/ really, right. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar os sons ensinados nessa aula. Veja quais palavras eles reconhecem ao assistirem o vídeo e faça repetições orais das mesmas. Em seguida mostre o vídeo uma terceira vez para que os alunos possam checar as suas respostas e prestarem mais atenção aos sons trabalhados nessa aula.
Entregue um worksheet com palavras que iniciam com os sons ensinados nessa aula. Peça para que os alunos pronunciem as palavras propostas no quadro e separe-as nas colunas corretas de acordo com o som inicial delas. Faça assim: leia a primeira palavra e verifique em qual coluna essa palavra se encaixa (/r/ ou /h/). Essa atividade possibilita a ampliação da visão de língua pelos alunos. Caso necessite ver a resolução da atividade, clique aqui:
Proponha: Read the words in pairs and use the pronunciation according to the correct initial sound. (deixe os alunos em duplas e peça que um aluno leia uma palavra para que o outro escute a pronúncia). Deve ser fácil deles concluírem isso, pois acabaram de ver algo parecido no vídeo. O professor deve circular em sala e à medida que forem respondendo, fazer reforços como: Good! Excellent!
Peça: Show an expression and say it with intonation. Dê 7 minutos para eles. Essa dinâmica segue até que todas as palavras sejam lidas e cada dupla participe igualmente.
Material Complementar:
-Se precisar da letra da música One Love de Bob Marley, a mesma está disponível para impressão neste link
-Se achar necessário, Imprima flashcards que representam os sons das palavras que iniciam com som de /r/ e /h/ aspirado e repita as palavras com a turma.
- Há mais informações sobre o som de /h/ e /r/ nos próximos links: https://www.englishlanguageclub.co.uk/h-sound/ e https://www.englishlanguageclub.co.uk/r-sound/
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Praticar os sons do /r/ e /h/ da língua inglesa através de tongue twisters.
Expectativa: Os alunos devem falar trava-línguas com os sons do /r/ e /h/ aspirado. Cada aluno deverá se preparar para ler trava-línguas com os sons corretos do /r/ e /h/ aspirado. As suas falas devem ficar assim: 1. Round and round the rugged rock the ragged rascal ran; 2. Hurry, Harry! Hurry, Harry! Hurry, Harry!
Orientações:
- Peça que cada dupla treine suas falas oralmente antes de apresentar. Dê 8 minutos para essa dinâmica.
- Divida a turma em duplas. Cada aluno deverá escolher qual trava língua quer memorizar, o 1 ou o 2. Os sons devem ser pronunciados de acordo com as orientações dadas nessa aula. Um aluno deverá dizer o trava-língua 1 e o outro deve ler o 2 de maneira rápida um para o outro. Ganha o aluno que conseguir falar pronunciando corretamente e de forma rápida. Essa dinâmica segue até que os dois componentes das duplas façam suas tentativas a fim de praticarem bastante a oralidade.
- Um aluno deve apresentar-se para o outro componente da dupla. Enquanto essa atividade é desenvolvida, o professor deve circular pela sala e fazer reforços positivos como: Great! Nice! Dê 12 minutos para essa etapa.
- Administre a quantidade de apresentações de acordo com o seu tempo. Assim, se você tiver mais tempo, promova mais interações.Verifique a entonação e a pronúncia para que possam reconhecer os sons da língua inglesa de maneira mais prática.
- Se quiser deixar essa atividade mais desafiadora, dê 3 tentativas para cada aluno da dupla conseguir acertar o trava-língua correto e de maneira rápida. Depois, verifique quantos alunos da sala conseguiram permanecer acertando até o final da atividade.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de identificar e praticar os sons da língua inglesa.
Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 4 novamente. Peça que um dos alunos pronuncie uma das palavras ensinadas na música como: heart. E pergunte para o restante da turma qual é o som da letra inicial. Eles devem dizer /h/ aspirado. Utilize outras palavras e chame alunos variados para essa atividade. Administre a quantidade de pessoas de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem! Se tiver tempo, também pode colocar uma última vez a música One Love, e peça aos alunos para tentarem acompanhar a música e pronunciarem as palavras com os som aprendidos na aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- YouTube, Facebook, WhatsApp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas, nas fases de Context, Input e Output).
Optativas:
- Hangouts, Zoom, Facebook (para momentos síncronos). Se você quiser e puder, uma opção é fazer as mesmas atividades deste plano de forma síncrona, pedindo então que os alunos preparem com antecedência o Output da aula, para que seja discutido no encontro síncrono.
Context
Em um encontro assíncrono ou síncrono, explique aos alunos o objetivo da aula da semana: “To identify and practice the /r/ and /h/ sounds in English.”
Comece a semana escrevendo um post no grupo de Facebook ou WhatsApp, questionando: “What words do you know in English with /r/ e /h/?”. Em seguida, mande um áudio ou grave um vídeo fazendo um resumo das palavras que eles falaram, mostrando, então, a correta pronúncia de cada uma delas. Você também pode fazer um vídeo com algumas palavras comumente confundidas, como, por exemplo: “red and head”, “rap and happy”. Apresente a pronúncia correta e a diferença entre elas; para interação, pronuncie uma palavra e peça que eles identifiquem o que você está dizendo, qual é a palavra pronunciada.
DICA: Em encontros síncronos, faça o momento de prática de forma online, para eles praticarem. Escreva uma lista de palavras que eles geralmente confundem, como “head and red”, e então proponha a seguinte dinâmica: cada palavra corresponde a uma quantidade de dedos seus levantados, ou seja, “head” será 1 dedo levantado e “red”, 2 dedos. Você deve explicar essa dinâmica dos dedos para os alunos, e quando pronunciar uma das duas palavras, eles deverão levantar 1 ou 2 dedos, para qual das palavras julgarem a pronúncia correta. Ou seja, no exemplo que temos aqui, se você falar “HEAD”, os alunos devem levantar 1 dedo.
Input
Através de um post no grupo de inglês no Facebook ou no WhatsApp, explique que, para a seguinte atividade, eles escutarão uma música do Bob Marley (“One Love”) e terão que identificar e praticar as palavras com /r/ e /h/ que a música contém. Faça também as seguintes perguntas: “Do you know Bob Marley? What do you know about him?”.
Envie então o vídeo da música “One Love", disponível aqui, e diga: “Listen to the song one to three times, write down three words with the /r/ sound and three with the /h/ sound”.
Output
Para o Output, sugerimos escolher alguma das ferramentas e atividades abaixo, conforme aceitação, possibilidades e engajamento dos alunos. Alguns exemplos:
1. WhatsApp: Continuando com a música, peça que eles escolham uma frase e pratiquem a pronúncia. Eles podem falar ou cantar mandando áudios no WhatsApp.
2. Facebook: Escolha uma parte da música de que eles gostem e explique que deverão escutar e praticar a pronúncia da parte escolhida:
“Answer in the comments of this post. Choose one sentence that you like from the song”.
3. Aula síncronas: Escute junto com os alunos a música; a cada palavra que escutarem que contenha /r/, eles podem bater palmas. Caso escutem uma palavra com som de /h/, poderão ficar de pé (ou qualquer outro movimento que você prefira).
4. WhatsApp ou aulas síncronas: Se achar mais interessante, os alunos podem praticar os “tongue twisters” (no Output do plano original): “Round and round the rugged rock, the ragged rascal ran” e “Hurry. Harry, Hurry, Harry, Hurry, Harry”.
Feedback
Faça um resumo da semana. Por exemplo: “Great job this week everyone! This week, you identified and practiced the /r/ and /h/ sounds in English. New vocabulary from this week’s class was: heart, has, hurt and really, real and right... Did you like this week’s topic? What did you learn, any new words?”.
Os alunos podem responder nos chats, compartilhando suas opiniões sobre a aula e o que eles aprenderam na semana. Por exemplo: “I learned the word bake”.
DICA: Você pode escolher um aluno que participou muito bem da aula semanal e usá-lo como exemplo. Caso prefira, você pode mandar uma mensagem privada para o aluno escolhido. É importante lembrar que a cada semana um aluno diferente deve ser reconhecido por seus esforços.
Convite às famílias
Os alunos podem escutar a música junto com seus primos, irmãos ou pais, e praticar cantando juntos.
Contents
- INPUT: <Video of the song One Love by Bob Marley>
- OUTPUT: <Tongue Twisters with /r/ and /h/ sounds.>
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e\ou outras línguas conhecidas.
(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira\comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes