Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecer o uso de palavras em Língua inglesa presentes no mundo tecnológico
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Texts About Oneself
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é o quinto de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet ou o vídeo num pendrive e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do input que foi extraído do youtube. Não esqueça de imprimir o worksheet e cópias das cartelas de bingo disponibilizados no plano para serem entregues durante a aula para os alunos.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de palavras relacionadas com tecnologia. Today you will learn and practice words related to technology and social media.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre as imagens desse slide aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:
- Do you know these images? (Os alunos devem reconhecer as imagens e responder: Yes!) Continue perguntando: What are their names? (os alunos devem responder: computer/laptop, cell phone or smartphone, wifi connection, social network (Facebook, Google, Instagram), an agenda and a pen.
- Alguns alunos quando se referirem a computadores podem citar notebooks. É importante que seja explicado para eles que no Brasil um computador portátil é comumente chamado de notebook, o qual também significa caderno, e no Estados Unidos, por exemplo é comum ouvir laptop. Notebook é um computador de tamanho aproximado ao de um caderno e um laptop é assim chamado pelo fato de poder ser colocado no lap (colo) de alguém.
- Verifique se os alunos conseguem relacionar os nomes apresentados no slide com as imagens apresentadas. Faça assim: Aponte para a imagem do computador e pergunte: What’s this? (Os alunos devem responder a computer). Faça da mesma forma com todas as imagens. Explore mais as imagens fazendo mais perguntas: Aponte para uma imagem e pergunte: Do you have a laptop? (os alunos provavelmente responderão Yes! / No!), Do you use wifi connection? (os alunos podem responder Yes! / No!) Faça essas perguntas com o vocabulário apresentado nesse slide.
- Veja se os alunos conseguem identificar o que cada uma dessas novas palavras significa. Peça para que relacionem as palavras às imagens.A sequência correta deve ser essa: 2 - 4 - 3 - 1
- Agora que os alunos já reconhecem o que cada palavra significa, peça para os alunos pronunciarem as novas palavras em voz alta. Repita com a turma em forma de coral. Enfatize a importância dos recursos tecnológicos e dependendo do nível da turma, peça outros exemplos de palavras em inglês do mundo tecnológico.
Input
Tempo sugerido: 19 minutos.
Propósito: Apresentar um vídeo que retrata o uso da língua inglesa presente nas redes sociais de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar palavras em inglês que pertencem ao mundo tecnológico a partir de um vídeo sobre redes sociais. Nessa aula o foco será o uso de palavras da língua inglesa nas redes sociais. Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: The Social Network Official Trailer - In theatres Oct 1 2010
: https://https://www.youtube.com/watch?v=wHIhKe6jYNI&t=115sww.youtube.com/watch?v=sa_cIOFfqrQ
Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o vídeo, tente baixar o áudio e imprimir o transcript do vídeo.
Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que aparecem muitas palavras em inglês comuns ao cotidiano tecnológico. Neste vídeo é possível perceber que muitas palavras em inglês ficaram muito comuns por conta da expansão do uso das redes sociais. Grande parte delas não precisam mais ser traduzidas para que os alunos entendam, uma vez que já fazem parte do universo tecnológico atual. Antes de mostrar o vídeo contextualize o assunto a ser tratado. We are going to watch a trailer of a film called “The Social Network”. This film was launched (released) in 2010. Do you know the history (story) of Facebook? (os alunos podem responder Yes! / No!). The film is about two former Harvard University students. They are the founders of Facebook. Pergunte se utilizam redes sociais e dê exemplos delas. Faça assim: Do you have Instagram/ Whatsapp/ Facebook? (Os alunos provavelmente participam de pelo menos uma dessas redes sociais). Explique assim: Instagram, Whatsapp and Facebook are Social Networks. Do you like to use Social Networks? (Os alunos provavelmente responderão yes!). Mostre o vídeo para a turma e pergunte de qual rede social o vídeo fala, assim: Which social network is the video about? (É esperado que os alunos respondam: It’s Facebook) Pergunte quais palavras em inglês são comuns nesta rede social, assim: Which English words do you recognize in the video? (Os alunos podem citar algumas dessas palavras: comment, going to, add as a friend, what’s on your mind,? like, people, relationship status, confirm, where are you, trust, this day sucks, university, Fall) depois de fazer isso, pergunte quais dessas palavras os alunos reconhecem em inglês sem precisar traduzi-las. Faça assim: Which words do you use in Social networks? (os alunos podem responder: comment, add as a friend, like, people, relationship status, confirm). Explique para a turma que palavras que mantém o mesmo radical entre a língua portuguesa e inglesa são chamadas de cognatas. Dê exemplos: Confirm - confirmar; University - universidade. These words are cognates. Sendo assim, os alunos podem entendê-las mais facilmente sem necessariamente traduzi-las. Mostre o vídeo novamente e peça para os alunos listarem as cognatas que reconhecerem no vídeo. Algumas respostas podem ser Celebrate - Internet - Website - millions - dollars - October. Após feito isso, peça para os alunos pronunciarem as palavras listadas por eles em voz alta. Coloque o vídeo mais uma vez. A ideia é verificar se os alunos conseguem reconhecer as palavras em inglês que fazem parte do mundo tecnológico. Aproveite a oportunidade para dar algumas orientações aos alunos quanto aos cuidados quando usarem as redes sociais. Faça assim: Do you post personal photos on social networks? (os alunos provavelmente responderão Yes!). Alerte para o perigo do excesso de exposição da imagem, principalmente, para os menores de idade. Em seguida pergunte: Do you chat with strangers in the internet? (É provável que a maioria responda No!, mas é importante alertar que falar com estranhos é muito perigoso).
É importante que os alunos consigam perceber como o uso das palavras em língua inglesa do mundo tecnológico fazem parte do cotidiano brasileiro. Apresente o diálogo abaixo no quadro e leia para a turma alternando com um aluno. Depois deixe os alunos em duplas e peça para os praticarem o diálogo e principalmente as palavras utilizadas nas mídias sociais.
A: Hi, Paulo! How are you?
B: Hello, Fernanda! I’m fine, thanks.
A: Do you have Instagram?
B: Yes! My profile is FernandaSilva. And you?
A: I do, too. Can you add me as a friend?
B: Sure! I want to comment on your page.
A: Nice! I have many likes on my posts.
B: Where are you going now?
A: To the university. See you, then.
B: Ok, don’t forget to accept me on Instagram.
A: That’s right. Bye!
Material Complementar:
- Se tiver mais tempo ou como lição de casa, pode fazer um bingo de palavras disponível no worksheet com palavras em inglês comuns nas redes sociais. Inicialmente verifique se os alunos conhecem as 27 palavras listadas. Faça repetições orais com todos os alunos e tire suas dúvidas. Em seguida entregue um Bingo card com espaços para que cada aluno escolha 6 palavras das 27 disponibilizadas e preencha seu próprio card. Assim que todos os alunos tiverem feito isso, recorte as palavras e coloque dentro de um saco ou recipiente para que as palavras possam ser sorteadas. Pegue uma palavra de cada vez e fale em voz alta a mesma palavra somente duas vezes. Assim que algum aluno reconhecer que as suas 6 palavras foram “chamadas”, ele deve falar “Blackout”! Então vence o aluno que marcar as suas palavras primeiro.
Proponha: Read the English words from the technological area after the teacher. (deixe os alunos em duplas e peça que um aluno leia a palavra para que o outro identifique a resposta). Deve ser fácil deles concluírem isso, pois acabaram de ver algo parecido no vídeo. O professor deve circular em sala e à medida que forem respondendo, fazer reforços como: Good! Excellent!
Peça: Listen to the words and mark them on your Bingo card. Dê 7 minutos para eles. Essa dinâmica segue até que algum aluno marque todas as seis palavras da cartela. Essa atividade possibilita a ampliação da visão de língua pelos alunos.
- Uma outra possibilidade de atividade é aproveitar as palavras estudadas nessa aula e fazer Hangman ou Hot potato. Os alunos devem ficar em um círculo e um balão deve ser passado de mão em mão. Cada aluno que receber o balão deve falar uma palavra em inglês presente nas redes sociais e passar para o colega do lado.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Reconhecer o uso da língua inglesa no cotidiano tecnológico e praticar a oralidade a partir das novas palavras aprendidas.
Expectativa: Os alunos devem praticar as palavras em inglês comuns no mundo tecnológico ensinadas nessa aula através de um roleplaying. A turma deve ser dividida em duplas para que, de maneira alternada, cada componente possa praticar a oralidade e praticar as palavras comuns nas redes sociais em inglês. Os alunos devem completar o diálogo com informações pessoais e com as palavras dadas no quadro.
Orientações:
- Divida a turma em duplas. Mostre o diálogo no quadro presente nesse slide. Leia em voz alta as palavras que deverão ser utilizadas nessa atividade. Verifique se os alunos têm alguma dúvida sobre seus significados. Mostre o diálogo com lacunas projetado no quadro. Cada dupla deve completar as lacunas com as palavras oferecidas no quadro e no lugar dos nomes das personagens, os alunos devem inserir seus próprios nomes. Aproveite para imprimir este diálogo para que os alunos possam fazer de maneira mais organizada em suas cadeiras e mesas.
- Peça para as duplas antecipadamente lerem o diálogo em voz baixa e tentarem entender quais informações estão faltando. Em seguida peça para que completem o diálogo com uma das palavras do quadro. Deixe-os trabalhar em duplas e construir os significados a partir das tentativas de completar os espaços. Dê 10 minutos para essa dinâmica.
- Feito isso, movimente-se pela turma e verifique a produção dos alunos. Reforce suas tentativas assim: Good! Excellent! Em seguida peça para que os alunos leiam o diálogo com seus pares. Cada aluno deve ler o diálogo inteiro de modo alternado. Assim: Um aluno lê a parte A e outro a B. Feito isso, eles devem trocar e ler as falas que eram de seu par. Essa dinâmica segue até que todos os alunos leiam o diálogo a fim de praticarem bastante a oralidade. Verifique a entonação e a pronúncia para que possam reconhecer as palavras da língua inglesa do contexto das redes sociais de maneira mais prática. Dê 10 minutos para essa etapa.
Feedback
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de reconhecer o uso de palavras da língua inglesa da área tecnológica.
Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 3 novamente. Peça que um dos alunos pronuncie uma das palavras ensinadas no quadro como: Smartphone. E pergunte para o restante da turma se eles têm um: Do you have a smartphone? Utilize outras palavras do quadro e chame alunos variados para essa atividade. Administre a quantidade de pessoas de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- YouTube, Facebook, Whatsapp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas, para o context, input e output).
- Os alunos precisarão de papel e lápis.
Nota: A sugestão deste plano é realizar momentos assíncronos para o context, input e feedback. Entretanto, os alunos também participarão do output, em um momento síncrono, através de uma live no Facebook ou de uma reunião usando o Google Meet ou Zoom.
Context
Explique aos alunos o objetivo da aula da semana: “To recognize and use words in English related to technology”. Comece a semana escrevendo um post no grupo de Facebook ou WhatsApp. Escolha 5 ou 6 imagens de objetos tecnológicos de uso cotidiano.
Por exemplo:
1. Laptop (explicar que em português eles falam notebook, mas que notebook, em inglês, significa caderno).
2. Headphone
3. Earphone
4. Cellphone
5. Wifi
6. Speaker
7. Tablet
8. Nintendo
Pergunte: "Which of these do you know? Which of these technologies do you have? Which do you want to have?". Os alunos devem responder com pelo menos duas frases. For example: I have a laptop and I want a cellphone.
Input
Crie um post ou escreva uma mensagem no WhatsApp apresentando as 27 palavras que utilizarão no output para jogar BINGO. Peça para os alunos lerem as palavras e verem se as conhecem.
Peça: “Read the words. Write one or two simple sentences using at least one of these words”. Opcionalmente, envie um áudio no grupo de WhatsApp ou pelo Facebook, mostrando a pronúncia certa das palavras, para que eles possam praticar.
Estas são as palavras do BINGO:
Output
Organize um momento síncrono para jogar o BINGO. Pode ser através de uma live no Facebook, caso a maioria dos alunos não consiga se conectar através do Google Meet ou Zoom. Os alunos precisarão criar seu próprio jogo desenhando uma tabela de 6 quadros e colocando 6 das 27 palavras mostradas no input. Você pode, então, ir ditando as palavras. Você pode pedir que os alunos repitam as palavras que você pronuncia ou que alguns deles as pronuncie sozinho. O primeiro a terminar de marcar os 6 quadros ganha a rodada. Veja abaixo um exemplo de tabela que o aluno pode reproduzir no caderno:
Feedback
Faça um resumo da semana. Por exemplo: “Great job this week everyone! You replied to the questions of this week using complete sentences and you actively participated in the BINGO game. You learned the pronunciation of the words link, like and update. You also learned how to say some technological devices correctly. For example: We say laptop and not notebook”. Os alunos podem responder nos chats, compartilhando suas opiniões sobre a aula e o que eles aprenderam na semana.
Convite às famílias
Uma semana antes da aula, converse com os pais ou responsáveis sobre a possibilidade de usar o Zoom ou Google Meet para o encontro síncrono, ou se é melhor fazer uma live no Facebook. Os familiares que se interessarem podem participar do BINGO.
Contents
- INPUT: <Videoclip of the movie”Social Network”>
- OUTPUT: <A short dialogue with words related to the technology area>
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes