Resolução de Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Falar sobre atividades diárias.
Plano 2 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills I
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é o segundo de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do input, que foi extraído do youtube. Caso estes recursos não estejam disponíveis, prepare flashcards com imagens que representam as atividades mostradas no vídeo com antecedência para que sejam mostradas aos alunos. Peça que os alunos levem para este dia de aula objetos que relembrem o que fazem diariamente como: escovas de cabelo, escovas de dente, um sabonete etc. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na expressão de ações realizadas rotineiramente. “Today you will be able to talk about daily routines.”
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:
- What do you see in the picture? (Os alunos devem responder coisas como: a clock (alarm clock), a bed, a lamp, a boy.) Aproveite a oportunidade quando falarem a boy para fazer a próxima pergunta
- Is the boy sleeping or awake? (Aproveite para fazer mímicas sobre as expressões sleeping e awake se forem novas para a turma. Isso ajudará na compreensão e manterá a turma atenta às explicações em inglês. Os alunos provavelmente responderão: awake). Aponte para a imagem e leia o que está no balão de diálogo para a turma: I wake up at 7:10.
Input
Tempo sugerido: 18 minutos.
Propósito: Apresentar o conteúdo de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos aprendam a expressar ações rotineiras. Não é preciso que entendam todas as novas expressões, muito menos todas as palavras, mas que percebam que as ações rotineiras são expressas com o uso do Presente simples.
Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: Shrek- All Stars. https://www.youtube.com/watch?v=Uo2SNtFofWI
Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o vídeo, imprima flashcards que representam as atividades diárias mostradas e faça mímicas para que os alunos entendam cada uma delas.
Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que o personagem Shrek aparece realizando sua rotina diária.
Mostre o vídeo para a turma e depois de fazer isso, coloque no quadro alguns desses verbos: Wake up / Brush the teeth/ Take a shower / have breakfast / get dressed. Em seguida mostre as cinco imagens e faça a turma relacionar a imagem que melhor descreve o verbo apresentado. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar as ações mostradas no vídeo com seus respectivos significados. Veja quais expressões eles reconhecem e faça repetições orais das mesmas. Em seguida mostre o vídeo novamente e após cada ação realizada por Shrek pause a cena e pergunte: What does he do in the morning? (os alunos devem responder: He takes a bath). Continue pausando o vídeo e interagindo com os alunos. As próximas respostas esperadas são: He brushes his teeth, He gets dressed, he paints, he has breakfast.
Entregue um worksheet com imagens e verbos relacionados a rotina similares aos apresentados no vídeo. Essa atividade possibilita a ampliação de vocabulário pelos alunos. Caso necessite ver a resolução da atividade proposta, clique aqui.
Proponha: Read the text in pairs and match the action with the correct images: (deixe os alunos em duplas e peça que um aluno mostre a imagem para que o outro adivinhe o verbo que a mesma representa.). Deve ser fácil deles concluírem isso, pois acabaram de ver algo parecido no vídeo. O professor deve circular em sala e à medida que forem respondendo, fazer reforços como: Good! Excellent!
Peça: Show an image and express yourself. Dê 7 minutos para eles. Um aluno mostra uma imagem e o outro lê a resposta. Essa dinâmica segue até que todas as frases do worksheet sejam lidas.
? Material complementar:
-Caso julgue necessário, pode usar a segunda atividade do worksheet no input (extra activity).
-Para mais prática de informações sobre a rotina diária, o professor pode escrever várias atividades diárias em inglês no quadro. Em seguida, mostrar uma imagem que representa uma das ações listadas e pedir que os alunos mostrem qual verbo foi representado pela imagem. Essa atividade também pode ser feita em grupos com cartões previamente preparados pelo professor que representem ações cotidianas. O professor mostra uma imagem e o aluno deve encontrar o verbo correspondente e falar em voz alta. Uma outra variação dessa atividade é realizar um bingo. Cada cartela deverá conter apenas imagens de verbos relacionados a atividades diárias. O professor deve falar em voz alta o nome dessas atividades. Ganha o aluno que relacionar todas as imagens corretas primeiro que os demais.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Fazer e responder perguntas sobre a rotina diária.
Expectativa: Os alunos devem interagir com alguns de seus colegas de classe. Eles devem utilizar: What do you do in the morning? What do you do in the afternoon? What do you do in the evening? Eles devem responder parecido com: I wake up in the morning / I take a shower in the afternoon / I brush my teeth in the evening. Dependendo do nível da turma as expressões podem ser expandidas como: What time do you wake up? What time do you sleep? Do you have your breakfast at 7am?
Orientações:
- Divida a turma em 4 grupos. Cada grupo deve levar objetos que lembrem alguma atividade diária, como por exemplo, um sabonete (take a shower), uma escova de dente (brush teeth), etc. Cada grupo deverá ter os mesmos objetos. As atividades acontecerão simultaneamente nos 4 grupos. Um aluno pergunta para o outro: What do you do in the morning? E o outro pega o sabonete e responde: I take a shower. Essa dinâmica segue até que todos os componentes de cada grupo façam uma pergunta / ou deem uma resposta.
- Peça que os componentes de cada grupo que responderá as perguntas organizem suas falas primeiramente no papel e escolha seus objetos. Dê 7 minutos para essa dinâmica.
- Se você tiver mais tempo, peça para que os alunos que apenas responderam façam perguntas e vice-versa. O aluno que pergunta, após ouvir a resposta dada, deve escrever a resposta em seu papel. Deixe que os alunos interajam bastante. Dê 13 minutos para essa atividades.
? Material complementar:
-Se os alunos tiverem acesso a smartphones ou tablets podem fazer a atividade do output usando Whatsapp (precisarão de internet) ou algum programa de áudio. Assim a produção dos alunos pode ficar gravada e eles podem escutar o que fizerem sempre que precisarem.
-O professor também pode fazer um vídeo falando sobre suas atividades diárias e enviar para os alunos. Essa é uma boa atividade para que prestem atenção na pronúncia de algumas palavras mais “difíceis” de pronunciar, como teeth. Os alunos podem responder o professor com seus vídeos também. Essa é uma boa oportunidade para interação.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de expressar ações sobre suas rotinas.
Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 4 novamente. Pegue alguns dos objetos levados pelos alunos na aula e peça para que digam que ação aquele objeto se refere. Faça assim: Mostre uma xícara e pergunte: What do you do at 8? (É esperado que os alunos respondam: I have breakfast). Administre a quantidade de objetos de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramenta de compartilhamento de áudio ou vídeo (Facebook, WhatsApp, Google Meet, Google Drive, e-mail, blog etc.);
- YouTube.
Optativas:
- Google Sheets ou Mentimeter;
- Padlet ou FlipGrid.
Context
Explique aos alunos que eles assistirão a um compilado de filmes que eles já devem conhecer, e que deverão prestar atenção em como os personagens se apresentam uns para os outros. Compartilhe o link do vídeo, disponível aqui, e instrua-os a apertar o botão Close Caption (CC) para facilitar a compreensão, ou disponibilize a eles o transcript disponível aqui. Peça que anotem, por ordem de aparição, os títulos dos filmes que conhecem e os personagens que são apresentados nas cenas. Eles podem enviar as respostas por meio da ferramenta escolhida para a comunicação da turma, ou você pode criar um formulário no Google Sheets e pedir que o preencham.
Input
Em um momento síncrono, peça aos alunos que compartilhem suas anotações sobre as informações do vídeo. Deixe que se complementem, que se corrijam e que revejam seus trabalhos. Em seguida, você pode passar o vídeo novamente, pausar após cada introdução e fazer perguntas como: Who is this character? How did they introduce themselves? How did they introduce the other characters?
Compartilhe com os alunos o worksheet disponível aqui, no Google Sheets ou no Mentimeter, e peça que preencham o diálogo em duplas. Em caso de aula síncrona, você pode fazer a atividade junto com eles.
Output
Peça aos alunos que utilizem suas duplas para conduzir a entrevista. Oriente os alunos a utilizar o prompt contido no slide do Output. Você pode fazer chats com as duplas para treiná-los e, uma vez que todos tenham praticado, reuni-los em uma aula síncrona para que encenem seus diálogos. Caso a aula seja assíncrona, você pode pedir que enviem os áudios ou os vídeos ao grupo.
Feedback
Compartilhe os áudios ou vídeos da turma e envie um feedback geral sobre o trabalho realizado. Você pode criar um formulário no Google Sheets para que o aluno faça uma autoavaliação e escreva o que aprendeu com sucesso e o que precisa melhorar. Utilize o slide 3 do Plano de Aula e peça aos alunos que respondam ao diálogo utilizando seus próprios nomes.
Para registrar o progresso da turma, você pode postar os áudios ou vídeos dos alunos em plataformas como o Padlet ou o Flipgrid, para que acompanhem o próprio crescimento.
Convite às famílias
Você pode sugerir que os alunos conduzam as entrevistas da aula também com membros de suas famílias. Eles podem fazer um vídeo ou áudio entrevistando o familiar, e compartilhar com a turma na plataforma combinada entre vocês.
Contents
- INPUT: <Video clip of the movie Shrek, showing his daily routine>
- OUTPUT: <Students should share their daily routines using the Simple Present Tense.>
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes