Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, WhatsApp ou Google Classroom;
- GoConqr;
- YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Google Sheets ou Mentimeter;
- FlipGrid ou Padlet.
Context
Compartilhe com antecedência o vídeo do Plano de Aula, disponível aqui, através de alguma ferramenta de troca de mensagens. Explique aos alunos que eles assistirão à rotina de um personagem muito conhecido. Eles deverão prestar atenção nas atividades que o Shrek realiza durante o dia e anotá-las. Crie flashcards no GoConqr com as atividades feitas pelo Shrek (Wake up; brush teeth; take a shower; have breakfast; get dressed). Peça aos alunos que anotem em que parte do vídeo acontecem essas ações. Caso a aula seja síncrona, peça que levem as anotações para o encontro. Caso seja assíncrona, você pode criar um formulário no Google Sheets ou no Mentimeter, e pedir aos alunos que registrem suas respostas.
Input
Em uma aula síncrona, peça aos alunos que compartilhem suas anotações e relembrem momentos do vídeo a que assistiram. Você pode passar o vídeo novamente e fazer perguntas como: What is he doing now? What does he do in the morning?
Compartilhe com a turma o worksheet disponível aqui, e peça que correlacionem as imagens aos nomes em pares. Você pode pedir que gravem um vídeo em que eles se alternam mostrando as atividades e falando o nome delas. Os vídeos podem ser compartilhados por ferramentas de mensagens, como e-mail ou WhatsApp, acrescentados ao Google Drive ou postados em um mural virtual, como o FlipGrid ou o Facebook.
Output
Mostre o slide do Output e peça aos alunos que formem grupos no WhatsApp, Google Meet ou Zoom, para realizar a atividade. Peça que cada aluno tenha consigo um item de uma atividade diária para mostrar aos amigos. Caso a aula seja síncrona, você pode nomear um aluno e pedir que pergunte a outro: "What to you do in the morning?" ou "What do you do at 8am?", e o outro mostra o objeto e responde. Você pode ampliar a conversa a partir da informações que os alunos trouxerem. Por exemplo: se um aluno responder “I have breakfast at 8am”, você pode perguntar: "Who else has breakfast at 8am? Raise your hand!", e os alunos podem interagir mais ainda na aula.
Para aulas assíncronas, você pode pedir aos alunos que façam um pequeno vídeo mostrando suas rotinas matinais. Eles podem narrar suas atividades em voiceover ou no momento da ação. Peça que descrevam suas rotinas, editem os vídeos e compartilhem na plataforma utilizada durante as aulas.
Feedback
Mostre o slide 4 para a turma, ou compartilhe-o através do aplicativo utilizado por vocês durante a aula. Faça perguntas sobre as imagens para se certificar de que os alunos aprenderam a falar sobre suas rotinas. Você também pode criar um mural no FlipGrid ou no Padlet para que os alunos registrem em fotos e vídeos suas rotinas.
Convite às famílias
As famílias podem participar do vídeo dos alunos em suas rotinas matinais. Peça que eles apresentem suas famílias e mostrem um pouco da rotina da casa em uma manhã.