13157
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Os riscos da não vacinação

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Os riscos da não vacinação

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta não é uma aula sequencial, mas poderá ser mais bem trabalhada se posteriormente aos planos CIE7_10VE04, CIE7_10VE05 e CIE7_10VE06, uma vez que vamos aproveitar dos conceitos desenvolvidos nestas aulas.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário providenciar o material impresso para o Mão na massa, sendo que os alunos trabalharão em pequenos grupos. Cada grupo também deverá ter acesso a lápis de cor ou canetinha. Para a Sistematização serão utilizados cartolinas ou papel craft, canetinhas e outros materiais que julgar necessário para a produção de cartazes.

Material para consulta do professor:

http://www.bio.fiocruz.br/index.php/noticias/386-vacinacao-polio

https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E

https://www.revistasauda.pt/noticias/Pages/Imunidade-de-grupo-o-que-e.aspx

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos. Aqui você poderá relembrar com eles, caso venha trabalhando os planos de aula sobre vacinação, o que já sabemos da importância de vacinar, para agora compreendermos quais os riscos de não vacinar.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O Contexto desta aula consiste em mobilizar os alunos a relembrar as notícias de jornais e revistas sobre a baixa vacinação no país nos últimos anos e a preocupação no ano de 2018 com a volta de doenças consideradas erradicadas no Brasil como a poliomielite.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora aos alunos. É provável que eles tragam afirmações pensando no individual como “Se você não se vacinar pode ficar doente”. Acolha essas respostas e adiante aos alunos que a questão é muito mais abrangente. Anote o que foi trazido para retomada durante a Sistematização.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para esta atividade, divida a sala em pequenos grupos. Distribua uma atividade por grupo juntamente com lápis de escrever ou caneta e lápis de cor ou canetinha. A atividade é dividida em dois momentos. Primeiro peça aos alunos que considerem a pergunta do slide: Se o vírus da poliomielite voltar a circular nas cidades brasileiras, o que pode acontecer?. Leia a atividade com eles e realize a explicação do que julgar necessário para o melhor entendimento dos alunos sobre o que devem realizar e alcançar. Por exemplo a necessidade ou não de discorrer com eles sobre os que não podem ser vacinados ou sobre a transmissão de um vírus pelas pessoas. Assim, peça aos alunos que pintem nas três situações - ninguém imunizado, uma parcela da população imunizada e a maioria da população imunizada - as pessoas que podem ficar doentes. Lembre a eles durante a atividade que as novas pessoas infectadas também podem transmitir o vírus. Quando terminarem esta etapa, peça que eles criem legendas para as imagens, explicando o que ocorreu em cada uma delas e salientando as suas diferenças.

Atividade para impressão no material complementar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: inicie o momento da Sistematização fazendo uma análise em conjunto das atividades que os grupos realizaram. Utilize a imagem 3 com a maioria de pessoas vacinadas para apresentar o conceito de Imunidade de grupo ou “efeito rebanho” aos alunos. Demonstre por meio da imagem que as pessoas vacinadas impedem o vírus de circular e também protegem aqueles que não puderam ou não foram vacinados, criando o que se chama de “efeito rebanho”. Finalize a aula instruindo os alunos a criar um material de divulgação com todos os pontos importantes dos riscos da não vacinação:
um cartaz com título e as informações em listagem. Este é momento de retomar as respostas que os alunos trouxeram durante a apresentação da Questão disparadora salientando como a importância de vacinar não é apenas uma questão individual de saúde mas sim coletiva e de grande importância para pensar as ações e as políticas públicas de saúde no país.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta não é uma aula sequencial, mas poderá ser mais bem trabalhada se posteriormente aos planos CIE7_10VE04, CIE7_10VE05 e CIE7_10VE06, uma vez que vamos aproveitar dos conceitos desenvolvidos nestas aulas.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário providenciar o material impresso para o Mão na massa, sendo que os alunos trabalharão em pequenos grupos. Cada grupo também deverá ter acesso a lápis de cor ou canetinha. Para a Sistematização serão utilizados cartolinas ou papel craft, canetinhas e outros materiais que julgar necessário para a produção de cartazes.

Material para consulta do professor:

http://www.bio.fiocruz.br/index.php/noticias/386-vacinacao-polio

https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E

https://www.revistasauda.pt/noticias/Pages/Imunidade-de-grupo-o-que-e.aspx

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos. Aqui você poderá relembrar com eles, caso venha trabalhando os planos de aula sobre vacinação, o que já sabemos da importância de vacinar, para agora compreendermos quais os riscos de não vacinar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O Contexto desta aula consiste em mobilizar os alunos a relembrar as notícias de jornais e revistas sobre a baixa vacinação no país nos últimos anos e a preocupação no ano de 2018 com a volta de doenças consideradas erradicadas no Brasil como a poliomielite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora aos alunos. É provável que eles tragam afirmações pensando no individual como “Se você não se vacinar pode ficar doente”. Acolha essas respostas e adiante aos alunos que a questão é muito mais abrangente. Anote o que foi trazido para retomada durante a Sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para esta atividade, divida a sala em pequenos grupos. Distribua uma atividade por grupo juntamente com lápis de escrever ou caneta e lápis de cor ou canetinha. A atividade é dividida em dois momentos. Primeiro peça aos alunos que considerem a pergunta do slide: Se o vírus da poliomielite voltar a circular nas cidades brasileiras, o que pode acontecer?. Leia a atividade com eles e realize a explicação do que julgar necessário para o melhor entendimento dos alunos sobre o que devem realizar e alcançar. Por exemplo a necessidade ou não de discorrer com eles sobre os que não podem ser vacinados ou sobre a transmissão de um vírus pelas pessoas. Assim, peça aos alunos que pintem nas três situações - ninguém imunizado, uma parcela da população imunizada e a maioria da população imunizada - as pessoas que podem ficar doentes. Lembre a eles durante a atividade que as novas pessoas infectadas também podem transmitir o vírus. Quando terminarem esta etapa, peça que eles criem legendas para as imagens, explicando o que ocorreu em cada uma delas e salientando as suas diferenças.

Atividade para impressão no material complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: inicie o momento da Sistematização fazendo uma análise em conjunto das atividades que os grupos realizaram. Utilize a imagem 3 com a maioria de pessoas vacinadas para apresentar o conceito de Imunidade de grupo ou “efeito rebanho” aos alunos. Demonstre por meio da imagem que as pessoas vacinadas impedem o vírus de circular e também protegem aqueles que não puderam ou não foram vacinados, criando o que se chama de “efeito rebanho”. Finalize a aula instruindo os alunos a criar um material de divulgação com todos os pontos importantes dos riscos da não vacinação:
um cartaz com título e as informações em listagem. Este é momento de retomar as respostas que os alunos trouxeram durante a apresentação da Questão disparadora salientando como a importância de vacinar não é apenas uma questão individual de saúde mas sim coletiva e de grande importância para pensar as ações e as políticas públicas de saúde no país.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano