Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta não é uma aula sequencial, mas poderá ser mais bem trabalhada se posteriormente aos planos CIE7_10VE04, CIE7_10VE05 e CIE7_10VE06, uma vez que vamos aproveitar dos conceitos desenvolvidos nestas aulas.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário providenciar o material impresso para o Mão na massa, sendo que os alunos trabalharão em pequenos grupos. Cada grupo também deverá ter acesso a lápis de cor ou canetinha. Para a Sistematização serão utilizados cartolinas ou papel craft, canetinhas e outros materiais que julgar necessário para a produção de cartazes.
Material para consulta do professor:
http://www.bio.fiocruz.br/index.php/noticias/386-vacinacao-polio
https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E
https://www.revistasauda.pt/noticias/Pages/Imunidade-de-grupo-o-que-e.aspx
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o título da aula para os alunos. Aqui você poderá relembrar com eles, caso venha trabalhando os planos de aula sobre vacinação, o que já sabemos da importância de vacinar, para agora compreendermos quais os riscos de não vacinar.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O Contexto desta aula consiste em mobilizar os alunos a relembrar as notícias de jornais e revistas sobre a baixa vacinação no país nos últimos anos e a preocupação no ano de 2018 com a volta de doenças consideradas erradicadas no Brasil como a poliomielite.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente a Questão disparadora aos alunos. É provável que eles tragam afirmações pensando no individual como “Se você não se vacinar pode ficar doente”. Acolha essas respostas e adiante aos alunos que a questão é muito mais abrangente. Anote o que foi trazido para retomada durante a Sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Para esta atividade, divida a sala em pequenos grupos. Distribua uma atividade por grupo juntamente com lápis de escrever ou caneta e lápis de cor ou canetinha. A atividade é dividida em dois momentos. Primeiro peça aos alunos que considerem a pergunta do slide: Se o vírus da poliomielite voltar a circular nas cidades brasileiras, o que pode acontecer?. Leia a atividade com eles e realize a explicação do que julgar necessário para o melhor entendimento dos alunos sobre o que devem realizar e alcançar. Por exemplo a necessidade ou não de discorrer com eles sobre os que não podem ser vacinados ou sobre a transmissão de um vírus pelas pessoas. Assim, peça aos alunos que pintem nas três situações - ninguém imunizado, uma parcela da população imunizada e a maioria da população imunizada - as pessoas que podem ficar doentes. Lembre a eles durante a atividade que as novas pessoas infectadas também podem transmitir o vírus. Quando terminarem esta etapa, peça que eles criem legendas para as imagens, explicando o que ocorreu em cada uma delas e salientando as suas diferenças.
Atividade para impressão no material complementar.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: inicie o momento da Sistematização fazendo uma análise em conjunto das atividades que os grupos realizaram. Utilize a imagem 3 com a maioria de pessoas vacinadas para apresentar o conceito de Imunidade de grupo ou “efeito rebanho” aos alunos. Demonstre por meio da imagem que as pessoas vacinadas impedem o vírus de circular e também protegem aqueles que não puderam ou não foram vacinados, criando o que se chama de “efeito rebanho”. Finalize a aula instruindo os alunos a criar um material de divulgação com todos os pontos importantes dos riscos da não vacinação:
um cartaz com título e as informações em listagem. Este é momento de retomar as respostas que os alunos trouxeram durante a apresentação da Questão disparadora salientando como a importância de vacinar não é apenas uma questão individual de saúde mas sim coletiva e de grande importância para pensar as ações e as políticas públicas de saúde no país.