Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que assistam ao vídeo “Existe perigo na vacina?” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:
- Quais são os riscos da não vacinação?
Mão na massa
Peça aos estudantes que leiam a matéria “Estamos mesmo livres da poliomielite?” (disponível aqui).
Envie a atividade disponível na aba “materiais e atividades” e oriente-os conforme o slide “mão na massa”.
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Peça aos grupos que discutam sobre as compreensões do texto e da atividade, e respondam a pergunta:
- Se o vírus da poliomielite voltar a circular nas cidades brasileiras, o que pode acontecer?
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e oriente os grupos a apresentarem as respostas. Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar o estudante na análise do texto e reflexões os riscos da não vacinação.