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Plano de aula - Propaganda

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Propaganda

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o terceiro plano (PL 03) de uma sequência de três planos envolvendo a habilidade EF09LI05. O ideal é que os alunos tenham participado das aulas constantes nos plano 01 e 02 antes de participar dessa aula. No entanto, caso você prefira, ela pode ser trabalhada isoladamente também, desde que os alunos tenham conhecimento prévio acerca do gênero discursivo propaganda, ou seja, sobre sua forma composicional, seu propósito comunicativo, público-alvo e saibam identificar os recursos persuasivos que costumam ser utilizados nesse tipo de gênero.

Preparação para a aula: Projete ou imprima as propagandas trabalhadas no INPUT da unidade. Caso não tenha como fazer a projeção, você também precisará imprimir o texto que foi proposto para leitura no CONTEXT. Imprima uma cópia por dupla (em torno de 15 ou 20 cópias) dependendo do número de alunos que você tiver em sala. Para o OUTPUT, certifique-se de que cada grupo de alunos tenha em mãos as quatro propagandas propostas para leitura, além de quatro cópias impressas da Rubrica de Qualidade (Ads Quality Rubric).

Texto context

Propagandas input

Propagandas output

Rubrica Output

Sugestão de leitura: Para maior aprofundamento acerca do uso da linguagem verbal e da linguagem não verbal enquanto mecanismos persuasivos, sugerimos a leitura do livro: O verbal e o não verbal, de Vera Teixeira de Aguiar.

Referência: AGUIAR, Vera Teixeira de. O verbal e o não verbal. Coleção Paradidáticos. Série linguagens e representações. São Paulo: UNESP, 2004. 109 páginas

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do principal tema que norteará os textos do input da aula

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, apresente para os alunos o slide com o recorte textual sugerido. Trata-se de um artigo que fala sobre os segredos de uma campanha publicitária eficiente. Apresente esse recorte no início da aula para que os alunos possam refletir acerca do processo de produção das propagandas pois essa será a temática principal da aula. Caso não seja possível projetar o slide, imprima o texto para que os alunos possam lê-lo individualmente ou em duplas.

O slide do context não se refere a um texto publicitário, mas a ideia é que os alunos atentem para o assunto do texto cuja temática gira em torno das características - no texto chamadas de “segredos” - de uma boa propaganda.

Sugestões de perguntas:

  • By reading this text, can you predict what we are going to talk about in this class? (Espera-se que os alunos respondam algo como: characteristics of a good ad; things that must be used in advertisements in order to make them more effective, etc)
  • Based on the text, what are the secrets of effective ad campaigns? (Espera-se que os alunos respondam algo como: the ad must be memorable, deliver a personally meaningful message, show the consumer how the product is going to fit into his/her life; talk about values of the product/brand; have a brand characteristic in order not to be confused with other products/brands; touch the audience through powerful, meaningful and inspirational messages, consider psychological insights. Provavelmente os alunos utilizarão o próprio vocabulário do texto para responder a essa pergunta. Esse não é um problema, pois é uma forma de leitura que o aluno faz utilizando a estratégia de scanning. No entanto, é importante que você se certifique que seus alunos realmente compreenderam o texto e não apenas estão reproduzindo os dizeres nele veiculados. Para isso, caso você sinta a necessidade, você pode fazer questionamentos, tais como: Do you know what ‘memorable’ means? Para responder a perguntas como essas, os alunos tentarão buscar termos sinônimos ou explicar o que a palavra significa por meio de exemplos, como por exemplo: it means something that is unforgettable, unique. Assim, você perceberá se eles compreenderam o sentido da palavra ou não e caso não tenham compreendido, você pode citar exemplos ou fornecer termos sinônimos para auxiliá-los no processo de compreensão. Outro aspecto importante a ressaltar é que nesse momento você pode mostrar que o que a autora aponta como segredos no texto, nada mais são do que recursos e, mais especificamente, recursos persuasivos utilizados pelos produtores de propagandas para persuadir o leitor/consumidor. No texto proposto para leitura, a autora faz referência a recursos verbais e não faz alusão direta aos recursos não verbais presentes numa propaganda, mas você poderá conversar sobre eles com os alunos durante as leituras das propagandas do input e do output)
  • We are going to read some texts. Based on the main subject of the text we read, what kind of texts do you think we are going to read? (Espera-se que os alunos respondam: ads, advertisements, pois a pergunta já orienta o aluno a buscar deduzir/prever o gênero que será lido pela temática do texto lido no contexto e não pelo gênero que ele representa).

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula. Optamos por trabalhar com o gênero propaganda pelo fato de que se trata de um gênero discursivo publicitário no qual os recursos persuasivos podem ser facilmente identificados.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Propósito: Identificar os recursos persuasivos em duas propagandas impressas, bem como as características que possibilitam que tais propagandas sejam avaliadas como duas das melhores.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os recursos persuasivos (verbais ou não verbais) utilizados nas propagandas e o modo como tais recursos constroem o status da propaganda.

Orientações: Para esse momento do input, fizemos uma busca no Google pelas melhores propagandas no período de 2014 a 2018 e escolhemos duas dentre aquelas que o site de busca elencou. Nossa intenção é que os alunos consigam identificar os elementos persuasivos utilizados em ambas as propagandas e que sejam capazes de perceber que tais elementos constróem o status da propaganda, ou seja, contribuem para que uma propaganda seja avaliada como excelente, boa, razoável e/ou ruim.

Sugestões de perguntas:

I’m going to present you now two ads that were recently considered as two of the best ads. The first one was publicized in 2017 and the second one was publicized in 2014. I want you to read these ads, paying attention to the way they were produced, I mean, the resources (verbal or nonverbal) that were used by the producers in order to publicize the brand/product and convince the consumers to purchase it. Then, I want you to answer:

  • What persuasive resources can you identify in the ad?
  • What characteristics gave the ad the status of one of the best ads?

Advertisement 1

  • What persuasive resources can you identify in the ad? (Espera-se que os alunos respondam algo como: there is a catchphrase; as it is an ad in honor of the children’s day, the producer simulated a toy; the toy, that can be a ball or a wheel has the same color of the product brand: pink; the product (simulating a toy) and its brand are in focus because of their color, the other images are black)
  • What characteristics gave the ad the status of one of the best ads? (Espera-se que os alunos respondam algo como: creativity; the joke between the auxiliary DO NOT and the product brand (DONUT), a joke made by the use of verbal resources; the images used and the color that was used to focus the product and its brand, etc. Enquanto os alunos citam características, você pode tomar nota delas no quadro, fazendo uma lista do que foi identificado por eles. Isso auxiliará na atividade prevista no output)

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação do Input

Advertisement 2

  • What persuasive resources can you identify in the ad? (Espera-se que os alunos respondam algo como: a beautiful landscape, a catchphrase, a teenager who wants to lose weight)
  • What characteristics gave the ad the status of one of the best ads? (Espera-se que os alunos respondam algo como: there is a catchphrase that brings an inspirational message and touches the audience; it delivers a personally meaningful message; shows the consumer how the product is going to fit into his/her life; there is a real boy, not an idealized one. Ao identificar as principais características da propaganda, os alunos provavelmente farão uso do vocabulário e da temática que foi trabalhada no context. Se conseguirem fazer a ligação entre o texto (context) e as propagandas lidas, ou seja, se encontrarem nas propagandas as características (os segredos) trazidos no texto, os alunos estarão sendo capazes de identificar o funcionamento do gênero; identificar as características elencadas no artigo, de fato, funcionando numa boa propaganda. Isso é muito importante!)

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Que os alunos sejam capazes de ler/analisar as propagandas propostas e avaliá-las, tomando como ponto de partida para avaliação a rubrica de qualidade sugerida.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar o modo como os recursos persuasivos (verbais ou não verbais) utilizados nas propagandas constroem o status da propaganda.

Orientações: Durante a atividade do input, ao ler/analisar as propagandas propostas, os alunos puderam observar quais recursos persuasivos utilizados nas propagandas contribuíram para que elas fossem avaliadas como duas das melhores propagandas no período de 2014 a 2018. Durante o output, os alunos farão um exercício semelhante ao que foi feito no input, mas terão uma tabela-base para nortear a leitura/análise. Trata-se de uma rubrica de qualidade: um conjunto de critérios de avaliação que foram formulados com base no texto lido durante o context e nas respostas que provavelmente foram dadas pelos alunos durante o input. Divida os alunos em grupos e entregue para cada grupo cópias impressas da rubrica. Para explicar como a rubrica funciona, faça a projeção dela para que todos possam visualizá-la coletivamente. Se não for possível a projeção, como os alunos terão as cópias impressas em mãos, você também poderá explicar a eles qual tarefa deverão cumprir. Calculamos cinco minutos para explicar a atividade, 10 minutos para os alunos executarem a tarefa e cinco minutos para a partilha das respostas. Todos os grupos avaliarão as mesmas propagandas. Para desenvolvimento da atividade aqui proposta, sugerimos a leitura das guidelines for the teacher.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação output

Propósito: Que os alunos sejam capazes de ler/analisar as propagandas propostas e avaliá-las, tomando como ponto de partida para avaliação a rubrica de qualidade sugerida.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar o modo como os recursos persuasivos (verbais ou não verbais) utilizados nas propagandas constroem o status da propaganda.

Orientações: Durante a atividade do input, ao ler/analisar as propagandas propostas, os alunos puderam observar quais recursos persuasivos utilizados nas propagandas contribuíram para que elas fossem avaliadas como duas das melhores propagandas no período de 2014 a 2018. Durante o output, os alunos farão um exercício semelhante ao que foi feito no input, mas terão uma tabela-base para nortear a leitura/análise. Trata-se de uma rubrica de qualidade: um conjunto de critérios de avaliação que foram formulados com base no texto lido durante o context e nas respostas que provavelmente foram dadas pelos alunos durante o input. Divida os alunos em grupos e entregue para cada grupo cópias impressas da rubrica. Para explicar como a rubrica funciona, faça a projeção dela para que todos possam visualizá-la coletivamente. Se não for possível a projeção, como os alunos terão as cópias impressas em mãos, você também poderá explicar a eles qual tarefa deverão cumprir. Calculamos cinco minutos para explicar a atividade, 10 minutos para os alunos executarem a tarefa e cinco minutos para a partilha das respostas. Todos os grupos avaliarão as mesmas propagandas. Para desenvolvimento da atividade aqui proposta, sugerimos a leitura das guidelines for the teacher.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de ler e avaliar propagandas de maneira autônoma e consciente

Orientações: Faça dois questionamentos (você pode fazê-los oralmente e escrevê-los no quadro ou projetá-los no slide) e registre as respostas dadas pelos alunos, de uma maneira bem sintetizada.

Sugestões de perguntas:

What reading strategies did you use to read the context, input and output texts? (Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: skimming, scanning, inference, cognates, genre identification, nonverbal information)

What are the secrets of effective ad campaigns? (Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: effective ad campaigns are generally creative, memorable, bring an inspirational message; touch the audience; deliver a personally meaningful message; show the consumer how the product is going to fit into his/her life; don’t present gender stereotypes. Essa pergunta faz uma retomada geral do que foi discutido durante a aula e remete diretamente à temática inicial da aula, apresentada no context e aprofundada no input e output)

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o terceiro plano (PL 03) de uma sequência de três planos envolvendo a habilidade EF09LI05. O ideal é que os alunos tenham participado das aulas constantes nos plano 01 e 02 antes de participar dessa aula. No entanto, caso você prefira, ela pode ser trabalhada isoladamente também, desde que os alunos tenham conhecimento prévio acerca do gênero discursivo propaganda, ou seja, sobre sua forma composicional, seu propósito comunicativo, público-alvo e saibam identificar os recursos persuasivos que costumam ser utilizados nesse tipo de gênero.

Preparação para a aula: Projete ou imprima as propagandas trabalhadas no INPUT da unidade. Caso não tenha como fazer a projeção, você também precisará imprimir o texto que foi proposto para leitura no CONTEXT. Imprima uma cópia por dupla (em torno de 15 ou 20 cópias) dependendo do número de alunos que você tiver em sala. Para o OUTPUT, certifique-se de que cada grupo de alunos tenha em mãos as quatro propagandas propostas para leitura, além de quatro cópias impressas da Rubrica de Qualidade (Ads Quality Rubric).

Texto context

Propagandas input

Propagandas output

Rubrica Output

Sugestão de leitura: Para maior aprofundamento acerca do uso da linguagem verbal e da linguagem não verbal enquanto mecanismos persuasivos, sugerimos a leitura do livro: O verbal e o não verbal, de Vera Teixeira de Aguiar.

Referência: AGUIAR, Vera Teixeira de. O verbal e o não verbal. Coleção Paradidáticos. Série linguagens e representações. São Paulo: UNESP, 2004. 109 páginas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do principal tema que norteará os textos do input da aula

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, apresente para os alunos o slide com o recorte textual sugerido. Trata-se de um artigo que fala sobre os segredos de uma campanha publicitária eficiente. Apresente esse recorte no início da aula para que os alunos possam refletir acerca do processo de produção das propagandas pois essa será a temática principal da aula. Caso não seja possível projetar o slide, imprima o texto para que os alunos possam lê-lo individualmente ou em duplas.

O slide do context não se refere a um texto publicitário, mas a ideia é que os alunos atentem para o assunto do texto cuja temática gira em torno das características - no texto chamadas de “segredos” - de uma boa propaganda.

Sugestões de perguntas:

  • By reading this text, can you predict what we are going to talk about in this class? (Espera-se que os alunos respondam algo como: characteristics of a good ad; things that must be used in advertisements in order to make them more effective, etc)
  • Based on the text, what are the secrets of effective ad campaigns? (Espera-se que os alunos respondam algo como: the ad must be memorable, deliver a personally meaningful message, show the consumer how the product is going to fit into his/her life; talk about values of the product/brand; have a brand characteristic in order not to be confused with other products/brands; touch the audience through powerful, meaningful and inspirational messages, consider psychological insights. Provavelmente os alunos utilizarão o próprio vocabulário do texto para responder a essa pergunta. Esse não é um problema, pois é uma forma de leitura que o aluno faz utilizando a estratégia de scanning. No entanto, é importante que você se certifique que seus alunos realmente compreenderam o texto e não apenas estão reproduzindo os dizeres nele veiculados. Para isso, caso você sinta a necessidade, você pode fazer questionamentos, tais como: Do you know what ‘memorable’ means? Para responder a perguntas como essas, os alunos tentarão buscar termos sinônimos ou explicar o que a palavra significa por meio de exemplos, como por exemplo: it means something that is unforgettable, unique. Assim, você perceberá se eles compreenderam o sentido da palavra ou não e caso não tenham compreendido, você pode citar exemplos ou fornecer termos sinônimos para auxiliá-los no processo de compreensão. Outro aspecto importante a ressaltar é que nesse momento você pode mostrar que o que a autora aponta como segredos no texto, nada mais são do que recursos e, mais especificamente, recursos persuasivos utilizados pelos produtores de propagandas para persuadir o leitor/consumidor. No texto proposto para leitura, a autora faz referência a recursos verbais e não faz alusão direta aos recursos não verbais presentes numa propaganda, mas você poderá conversar sobre eles com os alunos durante as leituras das propagandas do input e do output)
  • We are going to read some texts. Based on the main subject of the text we read, what kind of texts do you think we are going to read? (Espera-se que os alunos respondam: ads, advertisements, pois a pergunta já orienta o aluno a buscar deduzir/prever o gênero que será lido pela temática do texto lido no contexto e não pelo gênero que ele representa).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula. Optamos por trabalhar com o gênero propaganda pelo fato de que se trata de um gênero discursivo publicitário no qual os recursos persuasivos podem ser facilmente identificados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Propósito: Identificar os recursos persuasivos em duas propagandas impressas, bem como as características que possibilitam que tais propagandas sejam avaliadas como duas das melhores.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os recursos persuasivos (verbais ou não verbais) utilizados nas propagandas e o modo como tais recursos constroem o status da propaganda.

Orientações: Para esse momento do input, fizemos uma busca no Google pelas melhores propagandas no período de 2014 a 2018 e escolhemos duas dentre aquelas que o site de busca elencou. Nossa intenção é que os alunos consigam identificar os elementos persuasivos utilizados em ambas as propagandas e que sejam capazes de perceber que tais elementos constróem o status da propaganda, ou seja, contribuem para que uma propaganda seja avaliada como excelente, boa, razoável e/ou ruim.

Sugestões de perguntas:

I’m going to present you now two ads that were recently considered as two of the best ads. The first one was publicized in 2017 and the second one was publicized in 2014. I want you to read these ads, paying attention to the way they were produced, I mean, the resources (verbal or nonverbal) that were used by the producers in order to publicize the brand/product and convince the consumers to purchase it. Then, I want you to answer:

  • What persuasive resources can you identify in the ad?
  • What characteristics gave the ad the status of one of the best ads?

Advertisement 1

  • What persuasive resources can you identify in the ad? (Espera-se que os alunos respondam algo como: there is a catchphrase; as it is an ad in honor of the children’s day, the producer simulated a toy; the toy, that can be a ball or a wheel has the same color of the product brand: pink; the product (simulating a toy) and its brand are in focus because of their color, the other images are black)
  • What characteristics gave the ad the status of one of the best ads? (Espera-se que os alunos respondam algo como: creativity; the joke between the auxiliary DO NOT and the product brand (DONUT), a joke made by the use of verbal resources; the images used and the color that was used to focus the product and its brand, etc. Enquanto os alunos citam características, você pode tomar nota delas no quadro, fazendo uma lista do que foi identificado por eles. Isso auxiliará na atividade prevista no output)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação do Input

Advertisement 2

  • What persuasive resources can you identify in the ad? (Espera-se que os alunos respondam algo como: a beautiful landscape, a catchphrase, a teenager who wants to lose weight)
  • What characteristics gave the ad the status of one of the best ads? (Espera-se que os alunos respondam algo como: there is a catchphrase that brings an inspirational message and touches the audience; it delivers a personally meaningful message; shows the consumer how the product is going to fit into his/her life; there is a real boy, not an idealized one. Ao identificar as principais características da propaganda, os alunos provavelmente farão uso do vocabulário e da temática que foi trabalhada no context. Se conseguirem fazer a ligação entre o texto (context) e as propagandas lidas, ou seja, se encontrarem nas propagandas as características (os segredos) trazidos no texto, os alunos estarão sendo capazes de identificar o funcionamento do gênero; identificar as características elencadas no artigo, de fato, funcionando numa boa propaganda. Isso é muito importante!)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Que os alunos sejam capazes de ler/analisar as propagandas propostas e avaliá-las, tomando como ponto de partida para avaliação a rubrica de qualidade sugerida.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar o modo como os recursos persuasivos (verbais ou não verbais) utilizados nas propagandas constroem o status da propaganda.

Orientações: Durante a atividade do input, ao ler/analisar as propagandas propostas, os alunos puderam observar quais recursos persuasivos utilizados nas propagandas contribuíram para que elas fossem avaliadas como duas das melhores propagandas no período de 2014 a 2018. Durante o output, os alunos farão um exercício semelhante ao que foi feito no input, mas terão uma tabela-base para nortear a leitura/análise. Trata-se de uma rubrica de qualidade: um conjunto de critérios de avaliação que foram formulados com base no texto lido durante o context e nas respostas que provavelmente foram dadas pelos alunos durante o input. Divida os alunos em grupos e entregue para cada grupo cópias impressas da rubrica. Para explicar como a rubrica funciona, faça a projeção dela para que todos possam visualizá-la coletivamente. Se não for possível a projeção, como os alunos terão as cópias impressas em mãos, você também poderá explicar a eles qual tarefa deverão cumprir. Calculamos cinco minutos para explicar a atividade, 10 minutos para os alunos executarem a tarefa e cinco minutos para a partilha das respostas. Todos os grupos avaliarão as mesmas propagandas. Para desenvolvimento da atividade aqui proposta, sugerimos a leitura das guidelines for the teacher.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação output

Propósito: Que os alunos sejam capazes de ler/analisar as propagandas propostas e avaliá-las, tomando como ponto de partida para avaliação a rubrica de qualidade sugerida.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar o modo como os recursos persuasivos (verbais ou não verbais) utilizados nas propagandas constroem o status da propaganda.

Orientações: Durante a atividade do input, ao ler/analisar as propagandas propostas, os alunos puderam observar quais recursos persuasivos utilizados nas propagandas contribuíram para que elas fossem avaliadas como duas das melhores propagandas no período de 2014 a 2018. Durante o output, os alunos farão um exercício semelhante ao que foi feito no input, mas terão uma tabela-base para nortear a leitura/análise. Trata-se de uma rubrica de qualidade: um conjunto de critérios de avaliação que foram formulados com base no texto lido durante o context e nas respostas que provavelmente foram dadas pelos alunos durante o input. Divida os alunos em grupos e entregue para cada grupo cópias impressas da rubrica. Para explicar como a rubrica funciona, faça a projeção dela para que todos possam visualizá-la coletivamente. Se não for possível a projeção, como os alunos terão as cópias impressas em mãos, você também poderá explicar a eles qual tarefa deverão cumprir. Calculamos cinco minutos para explicar a atividade, 10 minutos para os alunos executarem a tarefa e cinco minutos para a partilha das respostas. Todos os grupos avaliarão as mesmas propagandas. Para desenvolvimento da atividade aqui proposta, sugerimos a leitura das guidelines for the teacher.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de ler e avaliar propagandas de maneira autônoma e consciente

Orientações: Faça dois questionamentos (você pode fazê-los oralmente e escrevê-los no quadro ou projetá-los no slide) e registre as respostas dadas pelos alunos, de uma maneira bem sintetizada.

Sugestões de perguntas:

What reading strategies did you use to read the context, input and output texts? (Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: skimming, scanning, inference, cognates, genre identification, nonverbal information)

What are the secrets of effective ad campaigns? (Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: effective ad campaigns are generally creative, memorable, bring an inspirational message; touch the audience; deliver a personally meaningful message; show the consumer how the product is going to fit into his/her life; don’t present gender stereotypes. Essa pergunta faz uma retomada geral do que foi discutido durante a aula e remete diretamente à temática inicial da aula, apresentada no context e aprofundada no input e output)

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