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Plano de aula - Debate

POR: Isabela Sued 26/10/2018
Código: ING8_04UND05

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Debate

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de três planos. Este é o terceiro plano da sequência. O primeiro é o ING8_04UN03, cujo tema é “Emitir opiniões”, e o segundo é o ING8_04UN04, cujo tema é “Justificar opiniões”. Embora os três planos possam ser usados independentemente uns dos outros, as habilidades e os objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular serão contemplados de forma mais precisa se os três planos forem aplicados em sequência.

Preparação para a aula:

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre para a turma ou leia e escreva no quadro o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de habilidades orais para participar de um debate.

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Comece a aula com uma brincadeira. Exiba o slide ou escreva “Let’s play a game!” no quadro.
  • Faça uma roda com os alunos e diga: I’ll start a sentence but I won’t finish it. One by one, you should continue my sentence including your own ideas. At the end, we’ll compare your ideas to mine, OK? Caso você tenha mais de quinze alunos, considere formar duas ou três rodas (em vez de uma) para que a atividade não dure mais tempo que necessário. Se este for o caso, diga as frases (ver próximo slide) para o grupo inteiro e peça que eles continuem a frase na sua roda enquanto você monitora todos os grupos.

Tempo sugerido: Continuação do context.

Orientações:

  • Estas são sugestões de frases que você pode usar, mas elas podem (e devem) ser adaptadas para a realidade dos seus alunos. Mostre o slide ou imprima em tamanho grande de modo que toda a turma possa enxergar. As partes em parênteses só devem ser reveladas depois que os alunos tiverem dado suas ideias.
  • Everyone should watch the film ‘Wonder’. The main reason I believe that is because… (it encourages people to treat each other with respect.)
  • Considering that teenagers have too many things to do… (they should be given less homework.)
  • The most important things in life are free which is why I think… (money can’t buy us happiness.)
  • Elogie as contribuições dos alunos e conclua pedindo que eles retornem aos seus lugares.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam criticamente, pensando em um ponto positivo e outro negativo para um mesmo tema.

Expectativa: Que os alunos percebam a importância de conhecer os dois lados de um mesmo tema para chegar a uma conclusão, compreendendo a função da argumentação em um debate.

Orientações:

  • Caso você tenha feito a aula ING8_04UN04 e esteja usando este plano como sequência, não mostre a foto deste slide aos alunos. Em vez disso, diga: Last class, we recorded some very interesting movie reviews. Now it’s time to watch them. E prepare os vídeos produzidos pelos alunos na última aula para serem exibidos. Caso os vídeos sejam muito longos, exiba um pouquinho de cada um. Não ultrapasse dez minutos para a exibição dos vídeos.
  • Caso você esteja usando este plano independentemente e fora da sequência, diga: Now you’ll watch a video in which kids talk about homework and bedtime. Caso necessário para garantir uma melhor compreensão da parte dos seus alunos, distribua cópias da ficha de transcrição ou exiba o vídeo mais de uma vez.

Atenção: O início do vídeo é irrelevante para o plano, por isso comece a partir de 2:25.

  • Antes de exibir (ou as movie reviews dos alunos ou o vídeo sobre homework), distribua a ficha de atividades e peça que os alunos registrem, baseando-se nas opiniões apresentadas, uma ideia com a qual concordam e uma ideia da qual discordam. Essa atividade deve ser realizada independentemente da sua escolha de input: ela é intercambiável e se aplica para ambos os casos.
  • Depois de exibir, peça que os alunos compartilhem suas ideias em duplas. Diga você também algo com que você concorda e de que discorda e deixe alguns alunos dividirem suas ideias com o grupo todo se quiserem.
  • Pergunte: Now I want to know your opinion on something else. Why do students wear uniforms? Aceite as ideias dos alunos mesmo que rapidamente.
  • Indique o #3 da ficha e diga: You’re going to interview each other to find out everyone’s opinions. Tick ‘yes’ or ‘no’ and briefly explain why that was the answer with a few words. Let’s start with me. I believe students should wear school uniforms. The main reason I believe that is because they help students focus on learning rather than clothing. So, do we tick ‘yes’ or ‘no’ for me? (Ss: Yes.) Why? (Ss: Because students can focus on learning rather than clothing.) How can we say that with just a few words? (Ss: Focus on learning.)
  • Escreva no quadro as suas respostas (Yes; Focus on learning) e peça que os alunos copiem na primeira linha da tabela.
  • Então, peça que se levantem e entrevistem quatro colegas diferentes. Dê no máximo quatro minutos para finalizarem a tarefa.
  • Divida os alunos em dois grupos: um com os que concordam com o uso de uniformes e outro com os que discordam do uso. Caso a maioria (ou toda a turma) tenha a mesma opinião, divida a turma em dois grupos independentemente de suas ideias.
  • Antes de prosseguir para o próximo slide, diga: Now we’ll prepare our own debate. Let’s first understand the rules.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 18 minutos

Propósito: Proporcionar aos alunos uma situação autêntica de debate.

Expectativa: Que os alunos possam expor e justificar suas opiniões em um debate, sabendo respeitar as regras previamente estabelecidas.

Orientações:

  • Mostre o slide ou imprima as regras em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar. Leia as regras com os alunos, esclarecendo dúvidas e pedindo que os alunos ilustrem algumas regras com exemplos.
  • Depois de ler, diga: In groups, write your opinions on the subject considering the data you’ve collected from your classmates. Group 1 should argument for school uniforms and group 2 should argument against school uniforms. Decide what each member of the group will say in the debate and practice, too. You have five minutes to prepare yourselves, OK?
  • Durante a produção, ande pela sala incentivando os alunos a pensarem criticamente, criando argumentos sustentáveis. Lembre-os que não precisam necessariamente concordar com a ideia que vão defender para formular justificativas consistentes.
  • Depois de alguns minutos de produção, diga: Now it’s time to start our debate.
  • Separe as carteiras em dois grupos, ambos em formato de U, de forma que os dois grupos do debate fiquem de frente um para o outro.
  • Dê início ao debate e monitore a atividade. Evite orientar os alunos sobre o que dizer neste momento: esta é uma maneira de proporcionar aos alunos oportunidades para que atuem de forma ainda mais ativa em seu processo de aprendizado.
  • Ao fim do debate, parabenize os alunos por suas opiniões e argumentos e peça que retornem aos seus lugares.

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: Tomar consciência dos saberes adquiridos na aula.

Expectativa: Que os alunos possam realizar uma auto-reflexão sobre o que aprenderam.

Orientações:

  • Diga: To round off the lesson, let’s check what we’ve learned.
  • Distribua a ficha de autoavaliação e peça que os alunos assinalem as respostas em silêncio.
  • Ao fim, incentive-os a calcular sua pontuação final. Este é um momento de auto-reflexão: deixe que os alunos pensem e reflitam sobre o seu desempenho durante a aula individualmente.

Contents

  1. INPUT: Students’ movie reviews OR GMA interview
  2. OUTPUT: Classroom debate

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


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