12830
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Investigando a cobertura vacinal da escola

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Investigando a cobertura vacinal da escola

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: É importante que, para esta aula, os alunos já conheçam para que servem e como funcionam as vacinas. Este plano faz parte de uma sequência de investigação e deve ser seguido pelo CIE7_10VE09.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessário material para anotação, como caderno e lápis, além do material impresso sugerido (o Roteiro para Pesquisa) e o material solicitado pelos alunos no momento da pesquisa.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o Título da aula aos alunos. Neste momento você poderá fazer uma rápida sondagem do que os alunos entendem por investigação e quais etapas eles atribuem a esta atividade corrigindo possíveis erros de conceito. Não é necessário, no entanto, se aprofundar no assunto.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente este slide aos alunos. A intenção é esclarecer o significado de “cobertura vacinal” e para que serve, tanto estabelecer uma cobertura desejadacomo descobrir qual a cobertura vacinal atual.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora aos alunos. É possível que os alunos tragam ideias como “perguntando aos colegas”, “fazendo entrevistas”, “fazendo um questionário” ou ainda “estudando a caderneta de vacinação das pessoas” caso tenham trabalhado o CIE7_VE01, entre outras. Anote as ideias que surgirem no quadro para que tenham acesso a diferentes técnicas. Neste momento, explicite que as ideias são interessantes, mas, além de escolher uma técnica, precisamos planejar como vamos realizá-las.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Este Mão na massa compreende dois momentos distintos: o do planejamento da pesquisa, que não deve ultrapassar 15 minutos, e o da execução da pesquisa, que levará os próximos 20 minutos. A organização dos alunos dependerá da sua quantidade de alunos, pois, se forem numerosos, divida-os em grupos menores, a fim de que todos consigam ter papéis na investigação. Neste caso, aproveite os diferentes grupos para obterem um número maior de dados na escola, investigando mais alunos ou mais vacinas, de acordo com a estratégia que criarem para a pesquisa. Em ambas as possibilidades, sente-se com toda a sala em uma roda e procure instigar que os alunos relacionem quais os pontos que devem ser pensados para o planejamento de uma pesquisa e a coleta dos dados desejados. Primeiro escolhe-se a técnica: questionário, entrevista, análise das cadernetas de vacinação ou outro; em seguida é preciso definir como e com quem se dará a pesquisa. Peça que os grupos então pensem em todos os detalhes necessários para a execução desta investigação. Se usarmos de entrevistas, por exemplo, precisamos definir quem queremos entrevistar, quais perguntas serão feitas e como faremos (se de forma individual ou coletiva). Se escolherem o questionário ele será impresso, faremos a pergunta oralmente e os alunos respondem em alternativas no quadro ou os alunos se interessam por utilizar o Google Formulários, por exemplo? Queremos saber a cobertura vacinal de todas as vacinas para uma sala? Ou queremos descobrir a cobertura vacinal de uma determinada vacina em um ano escolar? Ou ainda, cada grupo investigará a cobertura vacinal de uma vacina específica em diferentes grupos? Esses questionamentos ajudarão a elaborar o Roteiro de Pesquisa, construindo de forma organizada como pretende-se fazer a investigação. Após essa discussão inicial, para que os alunos compreendam a amplitude de suas escolhas e as etapas a ser seguidas, peça que eles escrevam todas essas ideias preenchendo um Roteiro de Pesquisa. Assim, cada grupo deverá ter um roteiro a ser preenchido. Sugerimos um modelo no material complementar.

Para acessar a plataforma do Google Formulários acesse aqui: https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Após preencherem o Roteiro de Pesquisa, instrua os alunos, de acordo com seu planejamento, como devem seguir a pesquisa. Lembre-os que: se forem entrar em uma sala de aula de outro professor, é necessário pedir licença, explicar ao professor o conteúdo do trabalho e quanto tempo ele levará; devem tratar todos com respeito, atendo-se às perguntas e registrando com cautela as respostas; terminada a pesquisa, os alunos devem voltar para a sala de aula imediatamente para guardar o material utilizado, preservando os dados coletados.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este é o momento para o fechamento da aula. Receber os alunos de volta à sala, acolher os sucessos e as dificuldades que tiveram no processo e se certificar que os dados coletados estão guardados para ser utilizados na próxima aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: É importante que, para esta aula, os alunos já conheçam para que servem e como funcionam as vacinas. Este plano faz parte de uma sequência de investigação e deve ser seguido pelo CIE7_10VE09.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessário material para anotação, como caderno e lápis, além do material impresso sugerido (o Roteiro para Pesquisa) e o material solicitado pelos alunos no momento da pesquisa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o Título da aula aos alunos. Neste momento você poderá fazer uma rápida sondagem do que os alunos entendem por investigação e quais etapas eles atribuem a esta atividade corrigindo possíveis erros de conceito. Não é necessário, no entanto, se aprofundar no assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente este slide aos alunos. A intenção é esclarecer o significado de “cobertura vacinal” e para que serve, tanto estabelecer uma cobertura desejadacomo descobrir qual a cobertura vacinal atual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora aos alunos. É possível que os alunos tragam ideias como “perguntando aos colegas”, “fazendo entrevistas”, “fazendo um questionário” ou ainda “estudando a caderneta de vacinação das pessoas” caso tenham trabalhado o CIE7_VE01, entre outras. Anote as ideias que surgirem no quadro para que tenham acesso a diferentes técnicas. Neste momento, explicite que as ideias são interessantes, mas, além de escolher uma técnica, precisamos planejar como vamos realizá-las.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Este Mão na massa compreende dois momentos distintos: o do planejamento da pesquisa, que não deve ultrapassar 15 minutos, e o da execução da pesquisa, que levará os próximos 20 minutos. A organização dos alunos dependerá da sua quantidade de alunos, pois, se forem numerosos, divida-os em grupos menores, a fim de que todos consigam ter papéis na investigação. Neste caso, aproveite os diferentes grupos para obterem um número maior de dados na escola, investigando mais alunos ou mais vacinas, de acordo com a estratégia que criarem para a pesquisa. Em ambas as possibilidades, sente-se com toda a sala em uma roda e procure instigar que os alunos relacionem quais os pontos que devem ser pensados para o planejamento de uma pesquisa e a coleta dos dados desejados. Primeiro escolhe-se a técnica: questionário, entrevista, análise das cadernetas de vacinação ou outro; em seguida é preciso definir como e com quem se dará a pesquisa. Peça que os grupos então pensem em todos os detalhes necessários para a execução desta investigação. Se usarmos de entrevistas, por exemplo, precisamos definir quem queremos entrevistar, quais perguntas serão feitas e como faremos (se de forma individual ou coletiva). Se escolherem o questionário ele será impresso, faremos a pergunta oralmente e os alunos respondem em alternativas no quadro ou os alunos se interessam por utilizar o Google Formulários, por exemplo? Queremos saber a cobertura vacinal de todas as vacinas para uma sala? Ou queremos descobrir a cobertura vacinal de uma determinada vacina em um ano escolar? Ou ainda, cada grupo investigará a cobertura vacinal de uma vacina específica em diferentes grupos? Esses questionamentos ajudarão a elaborar o Roteiro de Pesquisa, construindo de forma organizada como pretende-se fazer a investigação. Após essa discussão inicial, para que os alunos compreendam a amplitude de suas escolhas e as etapas a ser seguidas, peça que eles escrevam todas essas ideias preenchendo um Roteiro de Pesquisa. Assim, cada grupo deverá ter um roteiro a ser preenchido. Sugerimos um modelo no material complementar.

Para acessar a plataforma do Google Formulários acesse aqui: https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Após preencherem o Roteiro de Pesquisa, instrua os alunos, de acordo com seu planejamento, como devem seguir a pesquisa. Lembre-os que: se forem entrar em uma sala de aula de outro professor, é necessário pedir licença, explicar ao professor o conteúdo do trabalho e quanto tempo ele levará; devem tratar todos com respeito, atendo-se às perguntas e registrando com cautela as respostas; terminada a pesquisa, os alunos devem voltar para a sala de aula imediatamente para guardar o material utilizado, preservando os dados coletados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este é o momento para o fechamento da aula. Receber os alunos de volta à sala, acolher os sucessos e as dificuldades que tiveram no processo e se certificar que os dados coletados estão guardados para ser utilizados na próxima aula.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Roteiro de pesquisa - Mão na Massa - Investigando a cobertura vacinal da escola


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

AULA 02

Descobrindo a vacina

AULA 03

A tecnologia na produção das vacinas

AULA 04

Imunização: a vacina no organismo

AULA 05

Campanhas de vacinação

AULA 06

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

AULA 07

Os riscos da não vacinação

AULA 09

Analisando a cobertura vacinal da escola

AULA 10

Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os biomas brasileiros: caracterização

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Cerrado

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificar e definir bioma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Mapeando os biomas brasileiros

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Amazônia

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Caatinga

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Campanhas de vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Analisando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Pampa

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Biomas e Ecossistemas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Ecossistema em equilíbrio

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os riscos da não vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e Som: como os animais aquáticos reagem às nossas ondas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos das catástrofes: o furacão Irma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A onça-pintada em perigo de extinção

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Mata Atlântica

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos das catástrofes: o desastre de Mariana

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos das catástrofes: o desastre de Mariana

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Temperatura e Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas Hidráulicas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os biomas brasileiros: caracterização

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Estufa de plantas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Sensação térmica

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera varia suas características

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Atmosfera - O ar que nos cerca

7º ano / Ciências / Terra e Universo

As principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construção de um forno caseiro

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Materiais condutores e isolantes térmicos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Cerrado

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Envolvidos por todos os lados: pressão atmosférica

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera se move

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calorias dos Alimentos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Identificar e definir bioma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mapeando os biomas brasileiros

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Amazônia

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Gases do efeito estufa

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI10 da BNCC

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Campanhas de vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Analisando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os riscos da não vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI11 da BNCC

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Campanhas de vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Analisando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os riscos da não vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Ações para preservar a camada de Ozônio

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann