Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: É importante que, para esta aula, os alunos já conheçam para que servem e como funcionam as vacinas. Este plano faz parte de uma sequência de investigação e deve ser seguido pelo CIE7_10VE09.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessário material para anotação, como caderno e lápis, além do material impresso sugerido (o Roteiro para Pesquisa) e o material solicitado pelos alunos no momento da pesquisa.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o Título da aula aos alunos. Neste momento você poderá fazer uma rápida sondagem do que os alunos entendem por investigação e quais etapas eles atribuem a esta atividade corrigindo possíveis erros de conceito. Não é necessário, no entanto, se aprofundar no assunto.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente este slide aos alunos. A intenção é esclarecer o significado de “cobertura vacinal” e para que serve, tanto estabelecer uma cobertura desejadacomo descobrir qual a cobertura vacinal atual.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente a Questão disparadora aos alunos. É possível que os alunos tragam ideias como “perguntando aos colegas”, “fazendo entrevistas”, “fazendo um questionário” ou ainda “estudando a caderneta de vacinação das pessoas” caso tenham trabalhado o CIE7_VE01, entre outras. Anote as ideias que surgirem no quadro para que tenham acesso a diferentes técnicas. Neste momento, explicite que as ideias são interessantes, mas, além de escolher uma técnica, precisamos planejar como vamos realizá-las.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Este Mão na massa compreende dois momentos distintos: o do planejamento da pesquisa, que não deve ultrapassar 15 minutos, e o da execução da pesquisa, que levará os próximos 20 minutos. A organização dos alunos dependerá da sua quantidade de alunos, pois, se forem numerosos, divida-os em grupos menores, a fim de que todos consigam ter papéis na investigação. Neste caso, aproveite os diferentes grupos para obterem um número maior de dados na escola, investigando mais alunos ou mais vacinas, de acordo com a estratégia que criarem para a pesquisa. Em ambas as possibilidades, sente-se com toda a sala em uma roda e procure instigar que os alunos relacionem quais os pontos que devem ser pensados para o planejamento de uma pesquisa e a coleta dos dados desejados. Primeiro escolhe-se a técnica: questionário, entrevista, análise das cadernetas de vacinação ou outro; em seguida é preciso definir como e com quem se dará a pesquisa. Peça que os grupos então pensem em todos os detalhes necessários para a execução desta investigação. Se usarmos de entrevistas, por exemplo, precisamos definir quem queremos entrevistar, quais perguntas serão feitas e como faremos (se de forma individual ou coletiva). Se escolherem o questionário ele será impresso, faremos a pergunta oralmente e os alunos respondem em alternativas no quadro ou os alunos se interessam por utilizar o Google Formulários, por exemplo? Queremos saber a cobertura vacinal de todas as vacinas para uma sala? Ou queremos descobrir a cobertura vacinal de uma determinada vacina em um ano escolar? Ou ainda, cada grupo investigará a cobertura vacinal de uma vacina específica em diferentes grupos? Esses questionamentos ajudarão a elaborar o Roteiro de Pesquisa, construindo de forma organizada como pretende-se fazer a investigação. Após essa discussão inicial, para que os alunos compreendam a amplitude de suas escolhas e as etapas a ser seguidas, peça que eles escrevam todas essas ideias preenchendo um Roteiro de Pesquisa. Assim, cada grupo deverá ter um roteiro a ser preenchido. Sugerimos um modelo no material complementar.
Para acessar a plataforma do Google Formulários acesse aqui: https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Após preencherem o Roteiro de Pesquisa, instrua os alunos, de acordo com seu planejamento, como devem seguir a pesquisa. Lembre-os que: se forem entrar em uma sala de aula de outro professor, é necessário pedir licença, explicar ao professor o conteúdo do trabalho e quanto tempo ele levará; devem tratar todos com respeito, atendo-se às perguntas e registrando com cautela as respostas; terminada a pesquisa, os alunos devem voltar para a sala de aula imediatamente para guardar o material utilizado, preservando os dados coletados.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Este é o momento para o fechamento da aula. Receber os alunos de volta à sala, acolher os sucessos e as dificuldades que tiveram no processo e se certificar que os dados coletados estão guardados para ser utilizados na próxima aula.