Atividade para impressão - Mão na massa (tarjetas) - Saneamento básico e qualidade de vida
Plano de Aula
Plano de aula: Saneamento básico e qualidade de vida
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula tem a intenção que os alunos estabeleçam relação entre a promoção da saúde e o atendimento da população através do saneamento básico, como forma de prevenção de doenças. A proposta é partir do contexto real de índices de algumas doenças, assim como dados sobre a cobertura de saneamento básico no Brasil, para desenvolver um olhar crítico em relação a essa questão, valorizando o saneamento como forma de garantir dignidade humana, desenvolvimento e manutenção da qualidade de vida em nosso país. Procure saber previamente se a localidade (bairro ou cidade) onde vivem os alunos possui saneamento básico (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais).
Para saber mais sobre o tema, recomenda-se a leitura do artigo disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-melhora-mas-metade-dos-brasileiros-segue-sem-esgoto-no-pais.ghtml
Materiais necessários para a aula: Equipamento audiovisual ou impressão para visualizar as informações do contexto (gráficos e notícias) e reportagem, tabuleiro do jogo “concordo, tenho dúvidas, muito pelo contrário” e tarjetas com afirmativas para o jogo (disponíveis no material complementar deste plano).
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o título da aula e dialogue com os alunos sobre os termos presentes neste título:
- Alguém já ouviu falar sobre saneamento básico? Sabem o que é isso?
- E o que significa qualidade de vida?
- Qual a relação entre esses dois termos?
Informe aos alunos que saneamento básico é definido como um conjunto de serviços que abrange abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais (da chuva).
- Onde você mora há atendimento dos serviços de saneamento básico?
- Vocês acham que toda população do Brasil é atendida por esses serviços?
O Brasil possui o Plano Nacional de Saneamento Básico (2007), que tem como meta universalizar o acesso ao saneamento em todo país até 2033, ou seja, 100% da população deveria receber os quatro serviços básicos até esse ano-meta.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente e analise com os alunos as três fontes de informação que demonstram os índices de algumas doenças. A intenção é, além de fazer referência às doenças, destacar as localidades/regiões no Brasil nas quais há grande incidência de tais enfermidades:
- Os índices de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, dando ênfase à região Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste;
- O estado do Amazonas como destaque no aumento do número de casos de Doença de Chagas;
- Reportagem que destaca o elevado número de casos de leptospirose no estado de Pernambuco. Reportagem disponível em: https://www.sbt.com.br/jornalismo/sbtbrasil/noticias/111210/aumento-dos-casos-de-leptospirose-preocupa-populacao-de-pernambuco.html ou https://www.youtube.com/watch?v=PM4Dddt85H4
Contexto
Orientações: Apresente aos alunos o gráfico que mostra os índices de distribuição e tratamento de água e também coleta e tratamento de esgoto nos estados brasileiro. Destaque com os alunos que a maior parte dos estados e regiões citados anteriormente possuem índices abaixo do satisfatório em relação à água e criticamente baixo em relação ao esgoto. Explore com os alunos o contexto local do bairro ou município onde vivem, questionando se eles sabem como é o abastecimento de água em suas casas. Verifique se os alunos sabem se há abastecimento de água tratada, se vem de poço ou outra fonte. Questione também se os alunos sabem sobre a coleta, tratamento de esgoto e coleta de lixo na localidade onde vivem.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Logo após a análise dos dados, faça a questão disparadora aos alunos. Permita que levantem hipóteses. Esse é um momento rico de levantamento de conhecimentos prévios. Enquanto os alunos levantam hipóteses, pergunte se algum colega concorda ou discorda do que foi dito, peça que complementem as opiniões uns dos outros, isso enriquece os argumentos no momento de participação.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Para aprofundar os conhecimentos os alunos poderão ter acesso a duas fontes de informação. Primeiramente, exiba o vídeo “Saneamento é básico - saúde”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=f5KwXjJUOqc.Não havendo disponibilidade de equipamento audiovisual para exibição, a alternativa é utilizar somente o segundo material proposto para esta atividade, que é a reportagem “A falta de saneamento basico é a grande ameaça a saúde pública no Brasil”, disponível em: http://www.fenae.org.br/portal/fama-2018/noticias/a-falta-de-saneamento-basico-e-grande-ameaca-a-saude-publica-no-brasil.htm. Esse texto pode ser impresso ou acessado através de meio digital pelos alunos para realização de uma leitura colaborativa e dialogada. Nesta primeira etapa do Mão na Massa, utilize 15 minutos.
Mão na massa
Orientações: A segunda etapa do Mão na massa consiste na realização do jogo “concordo/ tenho dúvidas / muito pelo contrário”. Esse jogo foi adaptado de uma proposta semelhante presente no material SUDAN, et. al. Da pá Virada: Revirando o tema lixo. São Paulo: USP, 2007. Para a realização do jogo, os alunos devem ser organizados em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo receberá um tabuleiro com 6 tarjetas (disponível no material complementar deste plano), contendo frases relacionadas ao conteúdo estudado. Os integrantes do grupo deverão ler as frases, dialogar entre eles e posicionar as tarjetas na coluna de acordo com a opinião do grupo em relação à informação contida na tarjeta: se concordam, se têm dúvidas ou ou se a frase apresenta uma ideia equivocada, ou seja, muito pelo contrário. Essa discussão dos pequenos grupos deve levar cerca de 8 minutos. Depois de todos os grupos posicionarem suas tarjetas nos tabuleiros, oriente que um dos grupos inicie a socialização, verbalizando as colunas nas quais posicionaram as frases, verificando se algum grupo posicionou as tarjetas de maneira diferente. Estimule que os alunos argumentem sobre as formas de posicionamento dos grupos e articule a participação dos alunos de forma que evitem o senso comum ou equívocos conceituais, baseando-se nos conhecimentos trazidos nos materiais estudados na primeira etapa. Havendo tarjetas posicionadas na coluna de “tenho dúvidas”, estimule que os alunos dos outros grupos dialoguem, a fim de sanar as dúvidas dos colegas. Se necessário, faça intervenções que levam à compreensão das questões discutidas.
ATENÇÃO: Entre as afirmativas presentes nas tarjetas, apenas duas devem permanecer na coluna muito pelo contrário, que são “O saneamento básico é uma responsabilidade individual, cada pessoa deve fazer sua parte” e “É mais barato cuidar da saúde do que investir na construção de sistemas de saneamento básico”.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, retome a questão disparadora e elabore coletivamente com os alunos uma resposta para questão. Seja a escriba das ideias dos alunos no quadro e peça que registrem a resposta no caderno.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Gravação de aulas: Loom ou Google Meet.
- Ferramenta de vídeo: Youtube.
Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma, por Hangouts ou Zoom, inserindo todo trabalho sugerido nos slides 2, 3 e 4 do “contexto”. Projete os gráficos e infográficos com os alunos, analise as informações, faça os questionamentos e ouça as respostas deles.
Partilhe a “questão disparadora” com a turma. Se você aplicou outras aulas dessa sequência, é provável que os alunos já estejam bem familiarizados com o tema e dêem respostas bem assertivas.
Mão na massa
Para a primeira parte do “mão na massa”, partilhe o vídeo proposto no slide 6 com os alunos (disponível aqui), para que assistam em outro momento, ou projete-o durante a aula, para que todos vejam juntos.
A sugestão para execução da 2ª parte do “mão na massa” é que o jogo seja feito em grupos maiores com sua interação.
Peça para que cada aluno construa placas com as opções: "Concordo", "Tenho dúvidas" e "Muito pelo contrário".
Marque o tempo máximo de 5 a 8 minutos com cada grupo, você pode dividir a turma em 3 partes. O jogo deve ser conduzido por você. Leia as frases e peça aos alunos que levantem as placas.
Os alunos que, por ventura, não possuírem câmera, podem verbalizar. Havendo opiniões divergentes, converse com os estudantes de modo que cheguem a uma opinião comum.
Repita esse processo com os outros 2 grupos e, na sequência, reúna todos os alunos.
Sistematização
Ainda em videochamada, retome o jogo com os grupos. Questione-os sobre as aprendizagens acerca do tema e proponha que escrevam um texto coletivo. Registre o texto em tela compartilhada e, na sequência, peça aos alunos que copiem as informações no caderno.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a conversarem com os alunos sobre as aprendizagens do dia.
4º ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar algumas doenças à falta de saneamento básico, reconhecendo a importância do saneamento para a qualidade de vida e associando-o às políticas públicas de prevenção e promoção de saúde.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Cristina Muñoz Franco
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido