12787
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - O CULTIVO DE PLANTAS: NATIVAS, EXÓTICAS, MEDICINAIS E ORNAMENTAIS

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre O CULTIVO DE PLANTAS: NATIVAS, EXÓTICAS, MEDICINAIS E ORNAMENTAIS

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Caixa de papelão, cartolina, papel contact ou durex, canetinhas, tesoura, cola e materiais de pesquisa (internet ou livros/revistas cujo conteúdo esteja relacionado com o tema da aula).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o título da aula conforme indicado no slide e levante os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema. Os termos “plantas nativas e exóticas” trazem à mente da turma alguma relação? Poderá citar, por exemplo, o conceito de “animais exóticos” e questionar se para as plantas representa algo semelhante. Pergunte ainda se as famílias cultivam alguma espécie vegetal em casa, se sim quais? E entre as imagens do slide, quais das plantas podem ser avistadas na região da escola, quais já viram, conhecem e quais nunca tiveram contato algum.

Obs: Caso a escola não possua projetor de slides, ao invés de mostrar as imagens, poderá apenas citar algumas espécies de plantas e, se necessário, registre alguns nomes no quadro para retomada na sistematização do conteúdo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Narre aos alunos o episódio de Murilo, que estava doente e recebeu uma receita de chá de boldo para melhorar. Apresente o slide, a fim de que a turma acompanhe a leitura do bilhete, mas, caso não haja projetor, faça um bilhete como o que o personagem encontrou na geladeira, para que os alunos se envolvam no enredo e pareça uma história real. Passe o bilhete entre as crianças, deixe que peguem na mão e leiam também. Em seguida, promova alguns questionamentos, como: "o que será que Murilo estava sentindo? Como chegaram a essa conclusão? Alguém já tomou um chá para melhorar a saúde? De onde vem essas plantas? São remédios?" O objetivo nesse momento é instigar a curiosidade das crianças para que queiram descobrir mais sobre o tema das plantas consideradas medicinais.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Após discutirem sobre o boldo, faça as questões disparadoras que dizem respeito à plantas nativas e exóticas. Nesse momento, o objetivo é ampliar o leque de discussão sobre o mundo vegetal com as crianças. E para conhecerem mais a respeito, proponha a elaboração do jogo a seguir.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Leve os materiais semi preparados, como: uma caixa de papelão e os papéis para as faces do dado gigante, neles deverão conter os temas “Plantas nativas” e “Plantas exóticas”. Poderá levar também as cartas, em papel cartão, com os mesmos temas (em cores diferentes, se julgar necessário) para que eles apenas preencham. E por fim, a estrutura básica de um tabuleiro, no tamanho que preferir. Para o caso de um tabuleiro de chão duas ou três folhas de tamanho A1 são suficientes. Forneça ainda o material para pesquisa e os alunos, em grupos, produzirão as cartas de desafio. O jogo terá o objetivo de percorrer todo o trajeto em menor tempo, para avançar cada casa o grupo terá que responder o questionamento da carta, podendo ser uma afirmação verdadeira ou falsa, um teste múltipla escolha, conforme a criatividade das crianças e mediação do professor.

O material de pesquisa deverá abranger conceitos de plantas nativas e exóticas, com exemplos regionais. Dentro de cada tema estará a abordagem de plantas cultivadas, em que os alunos poderão aprender o que (e quem) são as plantas medicinais, ornamentais. Vale ressaltar a importância, nesse momento, de observar se as crianças terão uma percepção utilitarista das espécies vegetais e propor, nos minutos finais da atividade, uma discussão sobre isso.

Fontes de pesquisa:

http://www.efloraweb.com.br/plantas-exoticas-e-nativas/

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conheca-principais-plantas-nativas-brasil/

https://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/plantas-invasoras-lista/

https://saude.abril.com.br/bem-estar/conheca-e-saiba-usar-37-plantas-medicinais/

https://www.decorfacil.com/plantas-ornamentais/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematizar o conteúdo poderá deixar registrado no quadro o esquema do slide que está na cor preta, para que, ao longo da produção do jogo, as crianças possam preencher as definições e exemplos de acordo com as as pesquisas, isso facilitará a amarração entre os assuntos propostos. Por fim, retome as questões disparadoras e as fichas do jogo, revise cada uma junto à turma para que outros grupos possam opinar e acrescentar sugestões nas cartas que não foram produzidas por eles. Caso os alunos tragam desafios, questões e compreensões equivocadas aproveite para ressignificar esses conceitos através de discussões ricas, com a sala toda participando. O jogo poderá ser utilizado com outras turmas, no intervalo e se houver tempo hábil, poderá dedicar uma aula toda para jogarem e aperfeiçoarem as fichas, após trabalhados outros conteúdos relacionados ao tema.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Caixa de papelão, cartolina, papel contact ou durex, canetinhas, tesoura, cola e materiais de pesquisa (internet ou livros/revistas cujo conteúdo esteja relacionado com o tema da aula).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o título da aula conforme indicado no slide e levante os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema. Os termos “plantas nativas e exóticas” trazem à mente da turma alguma relação? Poderá citar, por exemplo, o conceito de “animais exóticos” e questionar se para as plantas representa algo semelhante. Pergunte ainda se as famílias cultivam alguma espécie vegetal em casa, se sim quais? E entre as imagens do slide, quais das plantas podem ser avistadas na região da escola, quais já viram, conhecem e quais nunca tiveram contato algum.

Obs: Caso a escola não possua projetor de slides, ao invés de mostrar as imagens, poderá apenas citar algumas espécies de plantas e, se necessário, registre alguns nomes no quadro para retomada na sistematização do conteúdo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Narre aos alunos o episódio de Murilo, que estava doente e recebeu uma receita de chá de boldo para melhorar. Apresente o slide, a fim de que a turma acompanhe a leitura do bilhete, mas, caso não haja projetor, faça um bilhete como o que o personagem encontrou na geladeira, para que os alunos se envolvam no enredo e pareça uma história real. Passe o bilhete entre as crianças, deixe que peguem na mão e leiam também. Em seguida, promova alguns questionamentos, como: "o que será que Murilo estava sentindo? Como chegaram a essa conclusão? Alguém já tomou um chá para melhorar a saúde? De onde vem essas plantas? São remédios?" O objetivo nesse momento é instigar a curiosidade das crianças para que queiram descobrir mais sobre o tema das plantas consideradas medicinais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Após discutirem sobre o boldo, faça as questões disparadoras que dizem respeito à plantas nativas e exóticas. Nesse momento, o objetivo é ampliar o leque de discussão sobre o mundo vegetal com as crianças. E para conhecerem mais a respeito, proponha a elaboração do jogo a seguir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Leve os materiais semi preparados, como: uma caixa de papelão e os papéis para as faces do dado gigante, neles deverão conter os temas “Plantas nativas” e “Plantas exóticas”. Poderá levar também as cartas, em papel cartão, com os mesmos temas (em cores diferentes, se julgar necessário) para que eles apenas preencham. E por fim, a estrutura básica de um tabuleiro, no tamanho que preferir. Para o caso de um tabuleiro de chão duas ou três folhas de tamanho A1 são suficientes. Forneça ainda o material para pesquisa e os alunos, em grupos, produzirão as cartas de desafio. O jogo terá o objetivo de percorrer todo o trajeto em menor tempo, para avançar cada casa o grupo terá que responder o questionamento da carta, podendo ser uma afirmação verdadeira ou falsa, um teste múltipla escolha, conforme a criatividade das crianças e mediação do professor.

O material de pesquisa deverá abranger conceitos de plantas nativas e exóticas, com exemplos regionais. Dentro de cada tema estará a abordagem de plantas cultivadas, em que os alunos poderão aprender o que (e quem) são as plantas medicinais, ornamentais. Vale ressaltar a importância, nesse momento, de observar se as crianças terão uma percepção utilitarista das espécies vegetais e propor, nos minutos finais da atividade, uma discussão sobre isso.

Fontes de pesquisa:

http://www.efloraweb.com.br/plantas-exoticas-e-nativas/

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conheca-principais-plantas-nativas-brasil/

https://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/plantas-invasoras-lista/

https://saude.abril.com.br/bem-estar/conheca-e-saiba-usar-37-plantas-medicinais/

https://www.decorfacil.com/plantas-ornamentais/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematizar o conteúdo poderá deixar registrado no quadro o esquema do slide que está na cor preta, para que, ao longo da produção do jogo, as crianças possam preencher as definições e exemplos de acordo com as as pesquisas, isso facilitará a amarração entre os assuntos propostos. Por fim, retome as questões disparadoras e as fichas do jogo, revise cada uma junto à turma para que outros grupos possam opinar e acrescentar sugestões nas cartas que não foram produzidas por eles. Caso os alunos tragam desafios, questões e compreensões equivocadas aproveite para ressignificar esses conceitos através de discussões ricas, com a sala toda participando. O jogo poderá ser utilizado com outras turmas, no intervalo e se houver tempo hábil, poderá dedicar uma aula toda para jogarem e aperfeiçoarem as fichas, após trabalhados outros conteúdos relacionados ao tema.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano