12421
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Igualdade entre os gêneros

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Igualdade entre os gêneros

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento sobre o tema, acesse os demais planos de aula desta sequência. Este plano aborda como a desigualdade entre os gêneros acontece em nossa sociedade e como podemos construir ações para superá-la. Tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É de suma importância que a escola seja uma instituição que promova a construção de conhecimentos científicos, além de criar meios de desconstruir os mais diversos preconceitos, pois a igualdade de gênero deve ser discutida no âmbito dos direitos humanos, para promover o respeito entre as pessoas.

Para aprofundar-se no assunto e ampliar o campo dos debates, recomendamos as seguintes leituras complementares:

- páginas 321 até 325 dos Parâmetros Curriculares Nacionais (disponível neste link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/orientacao.pdf );

- da páginas 43 até 87 do livro de Guacira Lopes Louro: Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista (disponível neste link: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf ).

Sugerimos que este plano de aula possa ser utilizado para promover reflexões sobre o contexto histórico, social, político e econômico da existência do Dia Internacional da Mulher (8 de março). Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos a leitura dos textos disponíveis nestes links:

- Sobre a origem do Dia Internacional da Mulher: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher;

- Sobre as mulheres que ocupam cargos na Educação: https://novaescola.org.br/conteudo/10272/mulheres-na-educacao;

- Sobre as relações de gênero na escola: http://educacaointegral.org.br/reportagens/igualdade-de-genero-pressupoe-uma-sociedade-justa-para-meninos-e-meninas/ e https://emais.estadao.com.br/blogs/bruna-ribeiro/igualdade-genero-escolas/;

- Sobre a importância de debater a igualdade de gênero: https://nacoesunidas.org/a-questao-central-para-igualdade-de-genero-e-uma-questao-de-poder-diz-antonio-guterres/.

Sugestão de filme: As Sufragistas (2015).
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som, se disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis, caneta, borracha e textos impressos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Organize a sala de forma que os meninos sentem nos lugares à frente, ou “melhores lugares”. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos falar sobre a importância de identificarmos situações de desigualdade entre os gêneros. Abordaremos situações em que as pessoas sofrem preconceitos e discriminação por serem do gênero feminino ou masculino. Se a turma questionar quanto à organização da sala, com os meninos à frente, dialogue sobre como já avançamos muito em sociedade quanto à igualdade entre os gêneros, pois já conseguimos identificar algumas situações e problematizá-las. No entanto, para algumas culturas a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres é algo comum. Esclareça que somente o diálogo sobre essa questão pode levar à mudança de posicionamentos e à construção de respeito entre homens e mulheres, formando uma sociedade mais justa e igualitária. Se a turma não questionar a respeito dos lugares ocupados pelos meninos, pergunte o que os estudantes acharam dessa organização e, então, conduza essa explicação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Para iniciar as reflexões sobre a desigualdade entre os gêneros, projete esse slide com um excerto de uma reportagem (disponível neste link: https://educacao.estadao.com.br/blogs/de-olho-na-educacao/igualdade-de-genero-na-educacao-por-que-ainda-e-importante-falar-sobre-isso/ ). Caso não seja possível a projeção, acesse a reportagem direto no link e a imprima para os alunos (recomendamos a leitura do terceiro e do quarto parágrafos).
Depois de apresentar as informações da reportagem, questione o estudantes: Vocês percebem que existe discriminação e preconceito em relação a meninas e meninos? Existem profissões, por exemplo, que a sociedade acredita que mulheres não podem exercer? Vocês percebem que a sociedade costuma apontar que certas funções, cargos ou empregos sejam ocupados por mulheres ou por homens?Caso perceba a necessidade de ampliar as discussões, sugerimos esta atividade extra: apresente o gráfico indicado nesta reportagem sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres: https://www.folhadelondrina.com.br/economia/diferenca-salarial-entre-homens-e-mulheres-chega-a-25-6-no-parana-1000239.html.

Pergunte o que os estudantes pensam sobre isso, se concordam, se sabem os motivos que levam a essa desigualdade salarial, se sabem quanto ganha alguma mulher e algum homem que conheçam para comparar os dados.

Materiais necessários: Computador ou notebook, acesso à internet, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; ou reportagem impressa.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Apenas pergunte à turma: Por que é importante promovermos a igualdade entre os gêneros? Ouça as respostas. Fique atento para demonstrações de preconceito ou ideias discriminatórias, principalmente em relação às mulheres. Demonstre um posicionamento crítico para mediar as discussões, no sentido de construir valores de respeito com todas as pessoas, promovendo reflexões amigáveis, baseadas em argumentos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: A duração total desta etapa é de 28 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 6 minutos. Projete este slide ou fale as orientações para a turma. Proponha uma "situação de estudo" em que uma mulher enfrenta preconceito (machismo) em uma entrevista de emprego. Peça que os alunos formem grupos com até quatro integrantes. Entregue uma cópia por grupo da "situação de estudo"impressa (disponível para impressão neste link). Peça para os grupos lerem a "situação de estudo" e responderem aos questionamentos no caderno. A próxima atividade desta etapa consiste na elaboração de um mapa da empatia relacionado à essa "situação de estudo".

Caso não seja possível imprimir o material, escreva a "situação de estudo" no quadro para que os alunos a copiem no caderno e respondam às perguntas. Também é possível abrir a atividade diretamente no link e projetar a situação para a turma ler coletivamente.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; ou cópias impressas da "situação de estudo"; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta parte, recomendamos usar 22 minutos. Projete este slide ou desenhe o mapa da empatia no quadro para que os alunos o copiem e trabalhem nos grupos já formados. Peça que os grupos completem o mapa a partir do que foi discutido na "situação de estudo".

Caso julgue necessário, imprima cópias do mapa da empatia (disponível neste link) e o distribua para os grupos. No documento disponível neste link há orientações sobre como preencher o mapa da empatia.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; ou cópias impressas do mapa da empatia; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: A duração total desta etapa é de 11 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 3 minutos. Retome a questão disparadora: Por que é importante promovermos a igualdade entre os gêneros? Projete para a turma o vídeo disponível neste link https://www.youtube.com/watch?v=2S3XPlPfspA&feature=youtu.be.
Relacione o vídeo com a questão disparadora, para que os estudantes repensem sobre o machismo presente na sociedade e na relações de poder e reflitam sobre importância do empoderamento das mulheres para a conquista de direitos. Depois desta atividade, siga para a próxima parte desta etapa.

Caso não seja possível a exibição do vídeo para a turma, retome a questão disparadora e projete ou imprima para a turma esta reportagem: https://novaescola.org.br/conteudo/465/feminismo-genero-meninas-mudam-escola. Caso opte por realizar esta atividade, é preciso despender mais tempo nesta etapa. Peça que os alunos leiam os seguintes trechos da reportagem: 3º parágrafo (começa com a frase “O feminismo, você sabe, não é de hoje”); 6º parágrafo (começa com a frase “O roteiro de um currículo oculto, mas sempre reforçado nas trocas informais com colegas e educadores, é conhecido”); 10º e 11º parágrafos (começa na frase “A ação pedagógica, nesse tipo de caso, envolve discussões sobre padrões de beleza”); 13º parágrafo (começa em “Paulo Blikstein, professor da Universidade de Stanford”). Após a leitura, siga para a próxima parte desta etapa.

Materiais necessários: Notebook ou computador com internet, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som - caso tenha disponível em sua escola; ou reportagem impressa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta parte final, recomendamos usar 8 minutos. Projete este slide ou copie-o no quadro. Oriente a turma a completar em conjunto as lacunas da frase, buscando consensos para a construção coletiva de uma resposta argumentativa. Este é um exemplo de como vocês podem elaborar essa resposta:

Dado que (dados) ______ assim/então (conclusão) ______ já que (conhecimentos construídos sobre o tema) ______.

(Adaptado de: Toulmin, S. E. (2006). Os usos do argumento, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.)

Após elaborarem a frase, escreva-a no quadro e peça que todos copiem no caderno. Finalize a aula enfatizando que promover a igualdade de gênero nada mais é do que garantir que meninos e meninas sejam livres para agir na escola da maneira como se sintam confortáveis.

Sugerimos a leitura deste artigo que esclarece sobre a argumentação no ensino de ciências: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v20n2/1516-7313-ciedu-20-02-0393.pdf.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento sobre o tema, acesse os demais planos de aula desta sequência. Este plano aborda como a desigualdade entre os gêneros acontece em nossa sociedade e como podemos construir ações para superá-la. Tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É de suma importância que a escola seja uma instituição que promova a construção de conhecimentos científicos, além de criar meios de desconstruir os mais diversos preconceitos, pois a igualdade de gênero deve ser discutida no âmbito dos direitos humanos, para promover o respeito entre as pessoas.

Para aprofundar-se no assunto e ampliar o campo dos debates, recomendamos as seguintes leituras complementares:

- páginas 321 até 325 dos Parâmetros Curriculares Nacionais (disponível neste link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/orientacao.pdf );

- da páginas 43 até 87 do livro de Guacira Lopes Louro: Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista (disponível neste link: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf ).

Sugerimos que este plano de aula possa ser utilizado para promover reflexões sobre o contexto histórico, social, político e econômico da existência do Dia Internacional da Mulher (8 de março). Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos a leitura dos textos disponíveis nestes links:

- Sobre a origem do Dia Internacional da Mulher: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher;

- Sobre as mulheres que ocupam cargos na Educação: https://novaescola.org.br/conteudo/10272/mulheres-na-educacao;

- Sobre as relações de gênero na escola: http://educacaointegral.org.br/reportagens/igualdade-de-genero-pressupoe-uma-sociedade-justa-para-meninos-e-meninas/ e https://emais.estadao.com.br/blogs/bruna-ribeiro/igualdade-genero-escolas/;

- Sobre a importância de debater a igualdade de gênero: https://nacoesunidas.org/a-questao-central-para-igualdade-de-genero-e-uma-questao-de-poder-diz-antonio-guterres/.

Sugestão de filme: As Sufragistas (2015).
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som, se disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis, caneta, borracha e textos impressos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Organize a sala de forma que os meninos sentem nos lugares à frente, ou “melhores lugares”. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos falar sobre a importância de identificarmos situações de desigualdade entre os gêneros. Abordaremos situações em que as pessoas sofrem preconceitos e discriminação por serem do gênero feminino ou masculino. Se a turma questionar quanto à organização da sala, com os meninos à frente, dialogue sobre como já avançamos muito em sociedade quanto à igualdade entre os gêneros, pois já conseguimos identificar algumas situações e problematizá-las. No entanto, para algumas culturas a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres é algo comum. Esclareça que somente o diálogo sobre essa questão pode levar à mudança de posicionamentos e à construção de respeito entre homens e mulheres, formando uma sociedade mais justa e igualitária. Se a turma não questionar a respeito dos lugares ocupados pelos meninos, pergunte o que os estudantes acharam dessa organização e, então, conduza essa explicação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Para iniciar as reflexões sobre a desigualdade entre os gêneros, projete esse slide com um excerto de uma reportagem (disponível neste link: https://educacao.estadao.com.br/blogs/de-olho-na-educacao/igualdade-de-genero-na-educacao-por-que-ainda-e-importante-falar-sobre-isso/ ). Caso não seja possível a projeção, acesse a reportagem direto no link e a imprima para os alunos (recomendamos a leitura do terceiro e do quarto parágrafos).
Depois de apresentar as informações da reportagem, questione o estudantes: Vocês percebem que existe discriminação e preconceito em relação a meninas e meninos? Existem profissões, por exemplo, que a sociedade acredita que mulheres não podem exercer? Vocês percebem que a sociedade costuma apontar que certas funções, cargos ou empregos sejam ocupados por mulheres ou por homens?Caso perceba a necessidade de ampliar as discussões, sugerimos esta atividade extra: apresente o gráfico indicado nesta reportagem sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres: https://www.folhadelondrina.com.br/economia/diferenca-salarial-entre-homens-e-mulheres-chega-a-25-6-no-parana-1000239.html.

Pergunte o que os estudantes pensam sobre isso, se concordam, se sabem os motivos que levam a essa desigualdade salarial, se sabem quanto ganha alguma mulher e algum homem que conheçam para comparar os dados.

Materiais necessários: Computador ou notebook, acesso à internet, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; ou reportagem impressa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Apenas pergunte à turma: Por que é importante promovermos a igualdade entre os gêneros? Ouça as respostas. Fique atento para demonstrações de preconceito ou ideias discriminatórias, principalmente em relação às mulheres. Demonstre um posicionamento crítico para mediar as discussões, no sentido de construir valores de respeito com todas as pessoas, promovendo reflexões amigáveis, baseadas em argumentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: A duração total desta etapa é de 28 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 6 minutos. Projete este slide ou fale as orientações para a turma. Proponha uma "situação de estudo" em que uma mulher enfrenta preconceito (machismo) em uma entrevista de emprego. Peça que os alunos formem grupos com até quatro integrantes. Entregue uma cópia por grupo da "situação de estudo"impressa (disponível para impressão neste link). Peça para os grupos lerem a "situação de estudo" e responderem aos questionamentos no caderno. A próxima atividade desta etapa consiste na elaboração de um mapa da empatia relacionado à essa "situação de estudo".

Caso não seja possível imprimir o material, escreva a "situação de estudo" no quadro para que os alunos a copiem no caderno e respondam às perguntas. Também é possível abrir a atividade diretamente no link e projetar a situação para a turma ler coletivamente.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; ou cópias impressas da "situação de estudo"; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz.

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta parte, recomendamos usar 22 minutos. Projete este slide ou desenhe o mapa da empatia no quadro para que os alunos o copiem e trabalhem nos grupos já formados. Peça que os grupos completem o mapa a partir do que foi discutido na "situação de estudo".

Caso julgue necessário, imprima cópias do mapa da empatia (disponível neste link) e o distribua para os grupos. No documento disponível neste link há orientações sobre como preencher o mapa da empatia.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; ou cópias impressas do mapa da empatia; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: A duração total desta etapa é de 11 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 3 minutos. Retome a questão disparadora: Por que é importante promovermos a igualdade entre os gêneros? Projete para a turma o vídeo disponível neste link https://www.youtube.com/watch?v=2S3XPlPfspA&feature=youtu.be.
Relacione o vídeo com a questão disparadora, para que os estudantes repensem sobre o machismo presente na sociedade e na relações de poder e reflitam sobre importância do empoderamento das mulheres para a conquista de direitos. Depois desta atividade, siga para a próxima parte desta etapa.

Caso não seja possível a exibição do vídeo para a turma, retome a questão disparadora e projete ou imprima para a turma esta reportagem: https://novaescola.org.br/conteudo/465/feminismo-genero-meninas-mudam-escola. Caso opte por realizar esta atividade, é preciso despender mais tempo nesta etapa. Peça que os alunos leiam os seguintes trechos da reportagem: 3º parágrafo (começa com a frase “O feminismo, você sabe, não é de hoje”); 6º parágrafo (começa com a frase “O roteiro de um currículo oculto, mas sempre reforçado nas trocas informais com colegas e educadores, é conhecido”); 10º e 11º parágrafos (começa na frase “A ação pedagógica, nesse tipo de caso, envolve discussões sobre padrões de beleza”); 13º parágrafo (começa em “Paulo Blikstein, professor da Universidade de Stanford”). Após a leitura, siga para a próxima parte desta etapa.

Materiais necessários: Notebook ou computador com internet, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som - caso tenha disponível em sua escola; ou reportagem impressa.

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta parte final, recomendamos usar 8 minutos. Projete este slide ou copie-o no quadro. Oriente a turma a completar em conjunto as lacunas da frase, buscando consensos para a construção coletiva de uma resposta argumentativa. Este é um exemplo de como vocês podem elaborar essa resposta:

Dado que (dados) ______ assim/então (conclusão) ______ já que (conhecimentos construídos sobre o tema) ______.

(Adaptado de: Toulmin, S. E. (2006). Os usos do argumento, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.)

Após elaborarem a frase, escreva-a no quadro e peça que todos copiem no caderno. Finalize a aula enfatizando que promover a igualdade de gênero nada mais é do que garantir que meninos e meninas sejam livres para agir na escola da maneira como se sintam confortáveis.

Sugerimos a leitura deste artigo que esclarece sobre a argumentação no ensino de ciências: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v20n2/1516-7313-ciedu-20-02-0393.pdf.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano