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Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - El niño e la niña

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre El niño e la niña

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eloísa de Souza Carvalho

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que o professor já tenha trabalhado as seguintes habilidades: EF08CI14 e EF08CI15. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões como a relação entre climas regionais, padrões de circulação atmosférica e oceânica, aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra e as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo. Nesta aula, os alunos farão leituras de textos sobre o el niño e la niña para posteriormente apresentarem suas hipóteses sobre quais fatores podem influenciar na ocorrência destes fenômenos. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: imprima os textos disponíveis no material complementar desta aula (https://docs.google.com/document/d/1b25aNn3Smpgp_yDoqPh2I-5UC44-_xMhTojn7IaI3Ok/edit?usp=sharing). Utilize também livros e material didático que contenha o assunto. Caso sua escola tenha acesso à internet, é possível que os alunos utilizem a rede para as pesquisas.

Recomendo a visualização dos vídeos a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

  • https://www.youtube.com/watch?v=oF4naKtTo6o (o que são el niño e la niña)
  • https://www.youtube.com/watch?v=F6FUblEo-FM (El niño e o aquecimento global)
  • http://enos.cptec.inpe.br/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o título da aula e diga aos alunos que hoje eles vão aprender sobre mais dois tipos de fenômenos meteorológicos naturais: el Niño e la Niña. Pergunte se ele sabem o que são cada um deles e quais as diferenças entre eles.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o título da notícia e pergunte aos alunos por que eles acham que algo deste tipo é importante de ser noticiado. Passe o primeiro minuto do vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EO-lOuw61rs

Print screen do site: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/clima/213532-el-nino-tem-chances-de-se-instalar-nos-proximos-meses-preve-servico-de-meteorologia-dos-eua.html#.WyWMsVVKjtQ

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles imaginam que pode influenciar na ocorrência do ENOS. Você e os alunos devem se familiarizar com as siglas ENSO ou ENOS, que são as nomenclaturas que se dá para o ciclismo de El Niño e La Niña juntos, sendo ENSO sigla de El Niño Southern Oscillation em inglês ou ENOS El Niño oscilação sul em português.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos e distribua um texto para cada grupo. No material complementar há 4 textos disponíveis (https://docs.google.com/document/d/1b25aNn3Smpgp_yDoqPh2I-5UC44-_xMhTojn7IaI3Ok/edit?usp=sharing). Dependendo do número de grupos formados, você pode repetir o texto entre eles ou sentir-se livre para selecionar outros que você julgue ser pertinentes. A partir da leitura os alunos deverão tentar encontrar respostas para as seguintes perguntas:

  • Como ocorre o El niño?
  • Como ocorre a La niña?
  • Exemplifique outros fenômenos que ocorrem de maneiras semelhantes a estes
  • O que pode influenciar a ocorrência destes fenômenos?
  • Relate uma curiosidade de seu texto ou alguma informação nova para seu grupo.

Peça para que utilizem também os livros e outros materiais trazidos por você.

Observe que os textos selecionados não irão responder à todas as perguntas, mas colaboram para os alunos criarem dúvidas para que, posteriormente, possam compreender o assunto na sistematização. Também servirá para que eles sintam-se inspirados para raciocinar e criar hipóteses diversas sobre o que pode influenciar na ocorrência destes fenômenos.

Na divisão dos tempos sugiro deixar 20 minutos para esta etapa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Agora os alunos deverão compartilhar suas respostas com a sala e discutir as hipóteses e reflexões.

Retome a questão disparadora (O que ocasiona o ENOS?) e peça para eles tentarem responder novamente.

Na divisão dos tempos sugiro deixar 15 minutos para esta etapa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide e peça para os alunos observarem a imagem. Traduza para eles a legenda da barra de cores: Anomalia da temperatura da superfície do mar (ºC). Traduza também a legenda da imagem: “Estes mapas globais centrados no Oceano Pacífico mostram padrões de temperatura da superfície do mar durante os episódios de El Niño e La Niña. As cores ao longo do equador mostram áreas mais quentes ou mais frias do que a média de longo prazo”.

Peça para que observem as diferenças entre as imagens. Explique que o El niño (menino em espanhol) descreve um extenso aquecimento da superfície do oceano em todo o Pacífico Equatorial central e oriental, com duração de três ou mais estações. Este fenômeno ocorre irregularmente em intervalos de 2 a 7 anos. Quando essa região oceânica muda para temperatura abaixo do normal, ela é chamada de La niña (menina em espanhol).

Espera-se que os alunos tenham compreendido que o ENOS são fenômenos meteorológicos naturais, mas com relação ao que causa esses fenômenos ainda não há consenso entre os meteorologistas. Explique a eles que, apesar dos estudos ainda serem escassos para demonstrar uma relação, é possível que o aquecimento global aumente a quantidade de eventos como os efeitos do El niño. Então, pode ser que o ser humano influencie a ocorrência do el niño à medida que libera para a atmosfera gases de efeito estufa, que aumentam o aquecimento global. Entretanto, por enquanto isso é apenas uma suposição.

Complemente seus argumentos lendo os textos disponíveis em:

- https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2015/12/aquecimento-global-tende-aumentar-frequencia-de-el-nino-diz-inpe.html

- https://www.agrolink.com.br/colunistas/coluna/afinal--qual-e-a-causa-do-el-nino-_388183.html

Fonte do print screen: https://www.climate.gov/news-features/understanding-climate/can-we-blame-el-ni%C3%B1o

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que o professor já tenha trabalhado as seguintes habilidades: EF08CI14 e EF08CI15. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões como a relação entre climas regionais, padrões de circulação atmosférica e oceânica, aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra e as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo. Nesta aula, os alunos farão leituras de textos sobre o el niño e la niña para posteriormente apresentarem suas hipóteses sobre quais fatores podem influenciar na ocorrência destes fenômenos. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: imprima os textos disponíveis no material complementar desta aula (https://docs.google.com/document/d/1b25aNn3Smpgp_yDoqPh2I-5UC44-_xMhTojn7IaI3Ok/edit?usp=sharing). Utilize também livros e material didático que contenha o assunto. Caso sua escola tenha acesso à internet, é possível que os alunos utilizem a rede para as pesquisas.

Recomendo a visualização dos vídeos a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

  • https://www.youtube.com/watch?v=oF4naKtTo6o (o que são el niño e la niña)
  • https://www.youtube.com/watch?v=F6FUblEo-FM (El niño e o aquecimento global)
  • http://enos.cptec.inpe.br/
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o título da aula e diga aos alunos que hoje eles vão aprender sobre mais dois tipos de fenômenos meteorológicos naturais: el Niño e la Niña. Pergunte se ele sabem o que são cada um deles e quais as diferenças entre eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o título da notícia e pergunte aos alunos por que eles acham que algo deste tipo é importante de ser noticiado. Passe o primeiro minuto do vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EO-lOuw61rs

Print screen do site: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/clima/213532-el-nino-tem-chances-de-se-instalar-nos-proximos-meses-preve-servico-de-meteorologia-dos-eua.html#.WyWMsVVKjtQ

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles imaginam que pode influenciar na ocorrência do ENOS. Você e os alunos devem se familiarizar com as siglas ENSO ou ENOS, que são as nomenclaturas que se dá para o ciclismo de El Niño e La Niña juntos, sendo ENSO sigla de El Niño Southern Oscillation em inglês ou ENOS El Niño oscilação sul em português.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos e distribua um texto para cada grupo. No material complementar há 4 textos disponíveis (https://docs.google.com/document/d/1b25aNn3Smpgp_yDoqPh2I-5UC44-_xMhTojn7IaI3Ok/edit?usp=sharing). Dependendo do número de grupos formados, você pode repetir o texto entre eles ou sentir-se livre para selecionar outros que você julgue ser pertinentes. A partir da leitura os alunos deverão tentar encontrar respostas para as seguintes perguntas:

  • Como ocorre o El niño?
  • Como ocorre a La niña?
  • Exemplifique outros fenômenos que ocorrem de maneiras semelhantes a estes
  • O que pode influenciar a ocorrência destes fenômenos?
  • Relate uma curiosidade de seu texto ou alguma informação nova para seu grupo.

Peça para que utilizem também os livros e outros materiais trazidos por você.

Observe que os textos selecionados não irão responder à todas as perguntas, mas colaboram para os alunos criarem dúvidas para que, posteriormente, possam compreender o assunto na sistematização. Também servirá para que eles sintam-se inspirados para raciocinar e criar hipóteses diversas sobre o que pode influenciar na ocorrência destes fenômenos.

Na divisão dos tempos sugiro deixar 20 minutos para esta etapa.

Slide Plano Aula

Orientações: Agora os alunos deverão compartilhar suas respostas com a sala e discutir as hipóteses e reflexões.

Retome a questão disparadora (O que ocasiona o ENOS?) e peça para eles tentarem responder novamente.

Na divisão dos tempos sugiro deixar 15 minutos para esta etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide e peça para os alunos observarem a imagem. Traduza para eles a legenda da barra de cores: Anomalia da temperatura da superfície do mar (ºC). Traduza também a legenda da imagem: “Estes mapas globais centrados no Oceano Pacífico mostram padrões de temperatura da superfície do mar durante os episódios de El Niño e La Niña. As cores ao longo do equador mostram áreas mais quentes ou mais frias do que a média de longo prazo”.

Peça para que observem as diferenças entre as imagens. Explique que o El niño (menino em espanhol) descreve um extenso aquecimento da superfície do oceano em todo o Pacífico Equatorial central e oriental, com duração de três ou mais estações. Este fenômeno ocorre irregularmente em intervalos de 2 a 7 anos. Quando essa região oceânica muda para temperatura abaixo do normal, ela é chamada de La niña (menina em espanhol).

Espera-se que os alunos tenham compreendido que o ENOS são fenômenos meteorológicos naturais, mas com relação ao que causa esses fenômenos ainda não há consenso entre os meteorologistas. Explique a eles que, apesar dos estudos ainda serem escassos para demonstrar uma relação, é possível que o aquecimento global aumente a quantidade de eventos como os efeitos do El niño. Então, pode ser que o ser humano influencie a ocorrência do el niño à medida que libera para a atmosfera gases de efeito estufa, que aumentam o aquecimento global. Entretanto, por enquanto isso é apenas uma suposição.

Complemente seus argumentos lendo os textos disponíveis em:

- https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2015/12/aquecimento-global-tende-aumentar-frequencia-de-el-nino-diz-inpe.html

- https://www.agrolink.com.br/colunistas/coluna/afinal--qual-e-a-causa-do-el-nino-_388183.html

Fonte do print screen: https://www.climate.gov/news-features/understanding-climate/can-we-blame-el-ni%C3%B1o

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - textos do mão na massa - El niño e la niña


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Mudanças do clima local

AULA 02

Clima local x clima global

AULA 03

Aquecimento global: vamos falar de permafrost?

AULA 04

Ciclones, furacões, tufões e tornados

AULA 06

Inversão térmica

AULA 07

Biodiversidade e alterações ambientais

AULA 08

Sequestro de carbono

AULA 09

Economia de recursos naturais

AULA 10

Sustentabilidade

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