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Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Epidemias: fatores ambientais e vacinação

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Epidemias: fatores ambientais e vacinação

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário disponibilizar os materiais citados no Mão na massa para manuseio e pesquisa dos alunos. Haverá material para impressão e para disponibilização em algum meio eletrônico, como computadores ou tablets.

Se quiser saber mais sobre o assunto antes de iniciar a aula, recomendamos as leituras abaixo:

https://www.cartacapital.com.br/saude/Ha-risco-de-contagio-urbano-da-febre-amarela-Entenda

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/febre-amarela-urbana-e-silvestre-qual-diferenca.html

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos. Neste momento é interessante investigar se os alunos estão familiarizados com os conceitos envolvidos no título, pois eles permeiam toda a aula. Pode utilizar perguntas como Sabem o que é uma epidemia? O que são fatores ambientais?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente este slide aos alunos. É possível que eles tenham ouvido falar das filas para vacinação da febre amarela na cidade ou no estado deles ou pelos jornais. Se desejar, poderá realizar a leitura da notícia referida no slide com os alunos introduzindo algumas informações interessantes [https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/12/politica/1515776572_533502.html].

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora da aula. Anote possíveis respostas ou falas dos alunos relativas à pergunta e retome-as na Sistematização.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Para esta atividade, divida a sala em seis duplas ou trios. Cada grupo deverá solucionar um desafio. Disponha os materiais para consulta pelas carteiras ou em uma mesa na frente da sala. Você poderá imprimi-los ou apresentá-los em um dispositivo eletrônico como computadores ou tablets. São eles:
um mapa da vegetação do Brasil (link), uma cadeia alimentar (link), um site com informações sobre a história da febre amarela no Brasil [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/historico.php] e a imagem do ciclos silvestre e urbano da doença (link) . Se possível, projete este slide com a imagem dos ciclos silvestre e urbano para que os alunos tenham fácil acesso, uma vez que vários grupos deverão consultar este material. Caso não seja possível, você poderá imprimir algumas cópias e disponibilizar junto com o restante do material ou até mesmo representar o ciclo por meio de um desenho no quadro.

Disponibilize aos alunos os desafios (link) e recorte cada um deles, dobre-os e coloque em uma caixa ou os segure na mão. Cada grupo deverá retirar seu desafio e tentar solucioná-lo encontrando as evidências necessárias nos materiais, mobilizando conhecimentos prévios e utilizando o raciocínio lógico. Se a sala for numerosa, você poderá fazer pequenos grupos ou imprimir o dobro de desafios, mas também deverá, neste caso, disponibilizar o dobro de materiais para consulta. Os materiais serão usados a depender do desafio que devem solucionar, assim listamos, junto aos desafios, o que será necessário consultar para solucionar cada um deles, facilitando a sua organização na disponibilização do material.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Solucionados os desafios, cada grupo terá uma evidência que torna possível fazer a conexão proposta na Questão disparadora. Para este momento da Sistematização, reserve 10 minutos. Para compartilhar os resultados de cada um destas atividades, guie os estudantes a fazer as relações necessárias para responderem a pergunta ressaltando a ligação entre estas evidências, por exemplo: entre desmatamento e a expansão das cidades, entre estes dois fatores com a necessidade de vacinação dos humanos que estão nessa interface campo-cidade, da necessidade de proteção dos ambiente silvestre para manutenção do equilíbrio das cadeias alimentares e do controle populacional de mosquitos. Consulte este material para guiar as discussões (link). Traga neste momento as anotações feitas durante a Questão disparadora para que sejam também analisadas pelo grupo: O que foi trazido se sustenta ou não faz mais sentido?.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Finalize a aula, utilizando os últimos 5 minutos da Sistematização para propor a leitura pelo grupo da notícia do Estadão que traz um estudo sobre esta relação da interferência negativa no meio ambiente pelo homem e sua ligação com o surto de febre amarela no ano seguinte. Este é um momento de reafirmação do que os alunos já trouxeram, servindo também ao esclarecimento de dúvidas que tenham permanecido sobre o assunto da aula.

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,para-biologa-surto-de-febre-amarela-pode-ter-relacao-com-tragedia-de-mariana,10000100032

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário disponibilizar os materiais citados no Mão na massa para manuseio e pesquisa dos alunos. Haverá material para impressão e para disponibilização em algum meio eletrônico, como computadores ou tablets.

Se quiser saber mais sobre o assunto antes de iniciar a aula, recomendamos as leituras abaixo:

https://www.cartacapital.com.br/saude/Ha-risco-de-contagio-urbano-da-febre-amarela-Entenda

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/febre-amarela-urbana-e-silvestre-qual-diferenca.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos. Neste momento é interessante investigar se os alunos estão familiarizados com os conceitos envolvidos no título, pois eles permeiam toda a aula. Pode utilizar perguntas como Sabem o que é uma epidemia? O que são fatores ambientais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente este slide aos alunos. É possível que eles tenham ouvido falar das filas para vacinação da febre amarela na cidade ou no estado deles ou pelos jornais. Se desejar, poderá realizar a leitura da notícia referida no slide com os alunos introduzindo algumas informações interessantes [https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/12/politica/1515776572_533502.html].

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora da aula. Anote possíveis respostas ou falas dos alunos relativas à pergunta e retome-as na Sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Para esta atividade, divida a sala em seis duplas ou trios. Cada grupo deverá solucionar um desafio. Disponha os materiais para consulta pelas carteiras ou em uma mesa na frente da sala. Você poderá imprimi-los ou apresentá-los em um dispositivo eletrônico como computadores ou tablets. São eles:
um mapa da vegetação do Brasil (link), uma cadeia alimentar (link), um site com informações sobre a história da febre amarela no Brasil [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/historico.php] e a imagem do ciclos silvestre e urbano da doença (link) . Se possível, projete este slide com a imagem dos ciclos silvestre e urbano para que os alunos tenham fácil acesso, uma vez que vários grupos deverão consultar este material. Caso não seja possível, você poderá imprimir algumas cópias e disponibilizar junto com o restante do material ou até mesmo representar o ciclo por meio de um desenho no quadro.

Disponibilize aos alunos os desafios (link) e recorte cada um deles, dobre-os e coloque em uma caixa ou os segure na mão. Cada grupo deverá retirar seu desafio e tentar solucioná-lo encontrando as evidências necessárias nos materiais, mobilizando conhecimentos prévios e utilizando o raciocínio lógico. Se a sala for numerosa, você poderá fazer pequenos grupos ou imprimir o dobro de desafios, mas também deverá, neste caso, disponibilizar o dobro de materiais para consulta. Os materiais serão usados a depender do desafio que devem solucionar, assim listamos, junto aos desafios, o que será necessário consultar para solucionar cada um deles, facilitando a sua organização na disponibilização do material.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Solucionados os desafios, cada grupo terá uma evidência que torna possível fazer a conexão proposta na Questão disparadora. Para este momento da Sistematização, reserve 10 minutos. Para compartilhar os resultados de cada um destas atividades, guie os estudantes a fazer as relações necessárias para responderem a pergunta ressaltando a ligação entre estas evidências, por exemplo: entre desmatamento e a expansão das cidades, entre estes dois fatores com a necessidade de vacinação dos humanos que estão nessa interface campo-cidade, da necessidade de proteção dos ambiente silvestre para manutenção do equilíbrio das cadeias alimentares e do controle populacional de mosquitos. Consulte este material para guiar as discussões (link). Traga neste momento as anotações feitas durante a Questão disparadora para que sejam também analisadas pelo grupo: O que foi trazido se sustenta ou não faz mais sentido?.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Finalize a aula, utilizando os últimos 5 minutos da Sistematização para propor a leitura pelo grupo da notícia do Estadão que traz um estudo sobre esta relação da interferência negativa no meio ambiente pelo homem e sua ligação com o surto de febre amarela no ano seguinte. Este é um momento de reafirmação do que os alunos já trouxeram, servindo também ao esclarecimento de dúvidas que tenham permanecido sobre o assunto da aula.

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,para-biologa-surto-de-febre-amarela-pode-ter-relacao-com-tragedia-de-mariana,10000100032

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