12315
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Epidemias: fatores ambientais e vacinação

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Epidemias: fatores ambientais e vacinação

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário disponibilizar os materiais citados no Mão na massa para manuseio e pesquisa dos alunos. Haverá material para impressão e para disponibilização em algum meio eletrônico, como computadores ou tablets.

Se quiser saber mais sobre o assunto antes de iniciar a aula, recomendamos as leituras abaixo:

https://www.cartacapital.com.br/saude/Ha-risco-de-contagio-urbano-da-febre-amarela-Entenda

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/febre-amarela-urbana-e-silvestre-qual-diferenca.html

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos. Neste momento é interessante investigar se os alunos estão familiarizados com os conceitos envolvidos no título, pois eles permeiam toda a aula. Pode utilizar perguntas como Sabem o que é uma epidemia? O que são fatores ambientais?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente este slide aos alunos. É possível que eles tenham ouvido falar das filas para vacinação da febre amarela na cidade ou no estado deles ou pelos jornais. Se desejar, poderá realizar a leitura da notícia referida no slide com os alunos introduzindo algumas informações interessantes [https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/12/politica/1515776572_533502.html].

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora da aula. Anote possíveis respostas ou falas dos alunos relativas à pergunta e retome-as na Sistematização.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Para esta atividade, divida a sala em seis duplas ou trios. Cada grupo deverá solucionar um desafio. Disponha os materiais para consulta pelas carteiras ou em uma mesa na frente da sala. Você poderá imprimi-los ou apresentá-los em um dispositivo eletrônico como computadores ou tablets. São eles:
um mapa da vegetação do Brasil (link), uma cadeia alimentar (link), um site com informações sobre a história da febre amarela no Brasil [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/historico.php] e a imagem do ciclos silvestre e urbano da doença (link) . Se possível, projete este slide com a imagem dos ciclos silvestre e urbano para que os alunos tenham fácil acesso, uma vez que vários grupos deverão consultar este material. Caso não seja possível, você poderá imprimir algumas cópias e disponibilizar junto com o restante do material ou até mesmo representar o ciclo por meio de um desenho no quadro.

Disponibilize aos alunos os desafios (link) e recorte cada um deles, dobre-os e coloque em uma caixa ou os segure na mão. Cada grupo deverá retirar seu desafio e tentar solucioná-lo encontrando as evidências necessárias nos materiais, mobilizando conhecimentos prévios e utilizando o raciocínio lógico. Se a sala for numerosa, você poderá fazer pequenos grupos ou imprimir o dobro de desafios, mas também deverá, neste caso, disponibilizar o dobro de materiais para consulta. Os materiais serão usados a depender do desafio que devem solucionar, assim listamos, junto aos desafios, o que será necessário consultar para solucionar cada um deles, facilitando a sua organização na disponibilização do material.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Solucionados os desafios, cada grupo terá uma evidência que torna possível fazer a conexão proposta na Questão disparadora. Para este momento da Sistematização, reserve 10 minutos. Para compartilhar os resultados de cada um destas atividades, guie os estudantes a fazer as relações necessárias para responderem a pergunta ressaltando a ligação entre estas evidências, por exemplo: entre desmatamento e a expansão das cidades, entre estes dois fatores com a necessidade de vacinação dos humanos que estão nessa interface campo-cidade, da necessidade de proteção dos ambiente silvestre para manutenção do equilíbrio das cadeias alimentares e do controle populacional de mosquitos. Consulte este material para guiar as discussões (link). Traga neste momento as anotações feitas durante a Questão disparadora para que sejam também analisadas pelo grupo: O que foi trazido se sustenta ou não faz mais sentido?.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Finalize a aula, utilizando os últimos 5 minutos da Sistematização para propor a leitura pelo grupo da notícia do Estadão que traz um estudo sobre esta relação da interferência negativa no meio ambiente pelo homem e sua ligação com o surto de febre amarela no ano seguinte. Este é um momento de reafirmação do que os alunos já trouxeram, servindo também ao esclarecimento de dúvidas que tenham permanecido sobre o assunto da aula.

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,para-biologa-surto-de-febre-amarela-pode-ter-relacao-com-tragedia-de-mariana,10000100032

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário disponibilizar os materiais citados no Mão na massa para manuseio e pesquisa dos alunos. Haverá material para impressão e para disponibilização em algum meio eletrônico, como computadores ou tablets.

Se quiser saber mais sobre o assunto antes de iniciar a aula, recomendamos as leituras abaixo:

https://www.cartacapital.com.br/saude/Ha-risco-de-contagio-urbano-da-febre-amarela-Entenda

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/febre-amarela-urbana-e-silvestre-qual-diferenca.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos. Neste momento é interessante investigar se os alunos estão familiarizados com os conceitos envolvidos no título, pois eles permeiam toda a aula. Pode utilizar perguntas como Sabem o que é uma epidemia? O que são fatores ambientais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente este slide aos alunos. É possível que eles tenham ouvido falar das filas para vacinação da febre amarela na cidade ou no estado deles ou pelos jornais. Se desejar, poderá realizar a leitura da notícia referida no slide com os alunos introduzindo algumas informações interessantes [https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/12/politica/1515776572_533502.html].

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora da aula. Anote possíveis respostas ou falas dos alunos relativas à pergunta e retome-as na Sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Para esta atividade, divida a sala em seis duplas ou trios. Cada grupo deverá solucionar um desafio. Disponha os materiais para consulta pelas carteiras ou em uma mesa na frente da sala. Você poderá imprimi-los ou apresentá-los em um dispositivo eletrônico como computadores ou tablets. São eles:
um mapa da vegetação do Brasil (link), uma cadeia alimentar (link), um site com informações sobre a história da febre amarela no Brasil [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/historico.php] e a imagem do ciclos silvestre e urbano da doença (link) . Se possível, projete este slide com a imagem dos ciclos silvestre e urbano para que os alunos tenham fácil acesso, uma vez que vários grupos deverão consultar este material. Caso não seja possível, você poderá imprimir algumas cópias e disponibilizar junto com o restante do material ou até mesmo representar o ciclo por meio de um desenho no quadro.

Disponibilize aos alunos os desafios (link) e recorte cada um deles, dobre-os e coloque em uma caixa ou os segure na mão. Cada grupo deverá retirar seu desafio e tentar solucioná-lo encontrando as evidências necessárias nos materiais, mobilizando conhecimentos prévios e utilizando o raciocínio lógico. Se a sala for numerosa, você poderá fazer pequenos grupos ou imprimir o dobro de desafios, mas também deverá, neste caso, disponibilizar o dobro de materiais para consulta. Os materiais serão usados a depender do desafio que devem solucionar, assim listamos, junto aos desafios, o que será necessário consultar para solucionar cada um deles, facilitando a sua organização na disponibilização do material.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Solucionados os desafios, cada grupo terá uma evidência que torna possível fazer a conexão proposta na Questão disparadora. Para este momento da Sistematização, reserve 10 minutos. Para compartilhar os resultados de cada um destas atividades, guie os estudantes a fazer as relações necessárias para responderem a pergunta ressaltando a ligação entre estas evidências, por exemplo: entre desmatamento e a expansão das cidades, entre estes dois fatores com a necessidade de vacinação dos humanos que estão nessa interface campo-cidade, da necessidade de proteção dos ambiente silvestre para manutenção do equilíbrio das cadeias alimentares e do controle populacional de mosquitos. Consulte este material para guiar as discussões (link). Traga neste momento as anotações feitas durante a Questão disparadora para que sejam também analisadas pelo grupo: O que foi trazido se sustenta ou não faz mais sentido?.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Finalize a aula, utilizando os últimos 5 minutos da Sistematização para propor a leitura pelo grupo da notícia do Estadão que traz um estudo sobre esta relação da interferência negativa no meio ambiente pelo homem e sua ligação com o surto de febre amarela no ano seguinte. Este é um momento de reafirmação do que os alunos já trouxeram, servindo também ao esclarecimento de dúvidas que tenham permanecido sobre o assunto da aula.

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,para-biologa-surto-de-febre-amarela-pode-ter-relacao-com-tragedia-de-mariana,10000100032

Slide Plano Aula
  • Materiais complementares
  • Documento

    Atividade para impressão (desafios) - Mão na massa - Epidemias: fatores ambientais e vacinação

  • Documento

    Material de apoio para a discussão - Sistematização - Epidemias: fatores ambientais e vacinação

  • Documento

    Material para Desafio (Cadeia Alimentar) - Mão na Massa - Epidemias: fatores ambientais e vacinação

  • Documento

    Material para Desafio (Ciclos urbano e silvestre) - Mão na Massa - Epidemias: fatores ambientais e vacinação

  • Documento

    Material para desafio (Mapas) - Mão na Massa - Epidemias: fatores ambientais e vacinação


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

AULA 02

Descobrindo a vacina

AULA 03

A tecnologia na produção das vacinas

AULA 04

Imunização: a vacina no organismo

AULA 05

Campanhas de vacinação

AULA 07

Os riscos da não vacinação

AULA 08

Investigando a cobertura vacinal da escola

AULA 09

Analisando a cobertura vacinal da escola

AULA 10

Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os biomas brasileiros: caracterização

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Cerrado

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificar e definir bioma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Mapeando os biomas brasileiros

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Amazônia

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Caatinga

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Campanhas de vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Analisando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Pampa

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Biomas e Ecossistemas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Ecossistema em equilíbrio

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os riscos da não vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e Som: como os animais aquáticos reagem às nossas ondas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos das catástrofes: o furacão Irma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A onça-pintada em perigo de extinção

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Mata Atlântica

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos das catástrofes: o desastre de Mariana

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos das catástrofes: o desastre de Mariana

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Temperatura e Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas Hidráulicas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os biomas brasileiros: caracterização

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Estufa de plantas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Sensação térmica

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera varia suas características

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Atmosfera - O ar que nos cerca

7º ano / Ciências / Terra e Universo

As principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construção de um forno caseiro

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Materiais condutores e isolantes térmicos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Cerrado

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Envolvidos por todos os lados: pressão atmosférica

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera se move

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calorias dos Alimentos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Identificar e definir bioma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mapeando os biomas brasileiros

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Amazônia

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Gases do efeito estufa

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI10 da BNCC

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Campanhas de vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Analisando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os riscos da não vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI11 da BNCC

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Campanhas de vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Analisando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os riscos da não vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Ações para preservar a camada de Ozônio

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann