12286
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Fases e movimentos da Lua

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Fases e movimentos da Lua

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada após a aula CIE4_08TU05.

Se possível, programe essa aula para uma época em que a Lua esteja visível no céu durante o período da aula. A Lua está visível pela manhã em sua fase minguante e no final da tarde em sua fase crescente. A observação da Lua será feita durante a etapa “Contexto”.

Para a etapa “Mão na Massa” deste plano de aula, é sugerida a utilização do registro feito pelos alunos na aula CIE4_08TU05. Caso você opte por utilizar esse plano de aula isoladamente, há um documento complementar que poderá ser utilizado.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nessa aula, assista ao vídeo Fases da Lua, da série ABC da Astronomia, disponível em https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 03/06/2018).

Materiais necessários para a aula: Lanternas ou luminárias (uma por grupo), esferas (duas por grupo de tamanhos bastante diferentes - podem ser esferas de isopor, frutas de formato esférico, bolas, etc.), papel grande para registro de conhecimentos prévios, hipóteses e questionamentos (flip-chart, kraft ou cartolina), papel ou caderno para registro, lápis de cor ou canetas hidrocores, fita crepe ou giz (de lousa) ou post-its e equipamento para exibição de vídeo.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão investigar as posições da Lua em suas diferentes fases e em que momentos do dia e da noite a Lua pode ser vista no céu dependendo de sua fase.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Se a Lua estiver visível no céu, leve os alunos para a área externa para essa etapa. Caso isso não seja possível, projete a imagem do slide ou outra da Lua visível no céu no período diurno.

Com os alunos dispostos em círculo, semicírculo ou em ‘U’, pergunte se eles já viram (ou haviam visto, no caso de estarem observando no momento) a Lua no céu durante o dia. Você pode usar outras questões como:

  • Quando a Lua está visível no céu?
  • Em que fases vemos a Lua no céu de dia e ou à noite?
  • Em qual direção está a Lua no céu quando a vemos durante o dia? E à noite?

Registre o que os alunos forem falando em um papel grande (papel kraft ou de flip chart, por exemplo) sob o título “O que sabemos?”. Se você utilizou esse quadro na aula anterior, retome o mesmo e ressalte o desenvolvimento das hipóteses devido à atividade realizada anteriormente. Esse papel deve ficar visível para a turma durante a aula, para que essas ideias prévias possam ser revisitadas à medida em que eles forem descobrindo outras coisas.

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “hoje vamos explorar modelos do Sol, da Terra e da Lua, para descobrir em quais posições esses astros devem estar para que observemos a Lua em cada uma de suas fases. Descobriremos também, com isso, em que momento do dia a Lua está visível em cada uma de suas fases”.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema, levantem hipóteses e questionamentos sobre a relação entre os movimentos da Lua e as suas fases. Não se preocupe em responder às questões deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Registre as hipóteses e questionamentos em um local onde fiquem visíveis e possam ser revisitados.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos. Pense nos agrupamentos para que o trabalho seja produtivo (leia sobre agrupamentos produtivos aqui). Idealmente, esses grupos seriam compostos por um número de alunos igual ou inferior ao número de grupos de trabalho, para facilitar a organização da discussão posterior. Cada grupo necessitará de uma fonte de luz (que pode ser uma lanterna, uma luminária, um projetor, etc.) e duas esferas: uma maior para representar a Terra e outra menor para representar a Lua. Essas esferas podem ser de isopor, pequenas bolas ou até mesmo frutas. Se houver globos para a representação da Terra, esses também podem ser usados

Para que os alunos assistam ao vídeo, disponibilize recursos para cada grupo. Se não for possível que cada grupo tenha seu próprio dispositivo para assistir ao vídeo, você pode projetá-lo para a turma inteira de uma vez, antes de dividir os grupos.

Explique a atividade. Você pode projetar o slide e ler com os alunos, ou apenas explicar o que será feito. Nesse momento, faça combinados com a turma sobre o tempo que será dado para essa exploração e possíveis sinais que vocês utilizarão para avisos e pedidos de diminuição de volume de voz, caso as discussões comecem a ficar muito ruidosas. Você pode projetar, caso seja possível, um temporizador com a contagem regressiva do tempo combinado, para ajudar os estudantes a gerenciarem seu tempo. Um temporizador online pode ser acessado aqui, por exemplo, mas existem outras opções para esse recurso. Caso isso não seja possível, combine com os alunos de avisá-los, por exemplo, a cada 5 minutos, quanto tempo ainda falta para o final da atividade.

Forneça para cada grupo um kit com uma fonte de luz, duas esferas e disponibilize o vídeo sobre os movimentos da Lua (https://www.youtube.com/watch?v=2cBkW63JzZw Acesso em 19/07/2018). Caso não seja possível assistir ao vídeo, disponibilize para os alunos uma transcrição de trechos do vídeo com a imagem disponível aqui ou um texto sobre os movimentos da Lua, podendo ser inclusive de um livro didático adotado pela sua escola. Preste atenção para que o texto não trate das fases da Lua, para que não dê respostas diretas para o que queremos que os alunos descubram com a atividade.

Peça também para que os alunos peguem as folhas de registro da aula anterior (CIE4_08TU05) ou forneça essas folhas, caso você as tenha guardado. Caso não tenha realizado a atividade da aula anterior com sua turma, forneça o “gabarito” da atividade anterior, disponível aqui. Nesse caso, familiarize-se com a atividade da aula CIE4_08TU05 para dirimir eventuais dúvidas dos alunos sobre a interpretação desse “gabarito”.

Reforce com os alunos o fato de que todos devem registrar individualmente seus modelos e conclusões em seus cadernos ou folhas de registro, pois isso será essencial para a discussão subsequente.

Materiais necessários: Fontes de luz (uma por grupo, podendo ser lanternas, luminárias, projetores, etc.), esferas (duas por grupo, uma maior e outra menor, podendo ser esferas de isopor, frutas, bolas, etc.), papel ou caderno para registro, lápis de cor ou canetas hidrocores, equipamento para exibição do vídeo.

Materiais complementares:

“Gabarito” da aula CIE4_08TU05

Imagem da trajetória da Lua (revolução)

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Monte grupos de discussão com um representante de cada grupo da investigação. Para organizar isso, você pode atribuir números a cada um dos membros de cada grupo inicial e indicar, ao final, a qual mesa devem se dirigir os alunos com cada número. É importante que cada grupo de discussão tenha um kit de investigação utilizado na atividade anterior. Vale pensar na organização desse segundo grupo previamente, de forma que os agrupamentos continuem produtivos.

Projete o slide, anote as perguntas na lousa ou imprima as perguntas para cada grupo. Explique como será a discussão: cada aluno deve apresentar, sucintamente, o modelo proposto pelo grupo para a explicação das fases da Lua, indicando também em que momento do dia a Lua, em cada fase, é visível no céu (Lua Nova - não é vísível. Lua crescente - visível à tarde e início da noite a Leste do Sol. Lua Cheia - visível à noite, pode ser vista também ao anoitecer e amanhecer. Lua minguante - visível no final da noite e manhã, a oeste do Sol). Os participantes dos outros grupo, após ouvirem atentamente, devem dar feedback sobre o que ouviram, apresentando questionamentos e ou sugestões para a melhoria do modelo. Os membros da mesa de discussão se revezam nos papéis de expositor e de ouvintes. Após as apresentações, os grupos devem discutir as questões apresentadas.

Durante esse compartilhamento, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue refletir e explicar seus modelos, fazer conexões e dar feedback aos colegas. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, fazendo questionamentos para estimular a conversa. Faça registros sobre o que observa e sobre o que falam os alunos durante a discussão.

Caso os alunos de sua turma não estejam familiarizados com o processo de dar feedbacks uns para os outros, trabalhe um pouco com eles esse tema em um momento anterior a essa aula. Você pode utilizar, como ponto de partida para esse trabalho sobre feedback, o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=hqh1MRWZjms (ative as legendas em português selecionando legendas em espanhol e a opção auto-translate para português).

Após esse tempo nos grupos de discussão, os alunos devem voltar a seus grupos originais, compartilhar os feedbacks que receberam e fazer ajustes a seus modelos caso necessário.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para que os grupos compartilhem brevemente suas conclusões. Esse momento deve ser bem sucinto, uma vez que todos os alunos já terão ouvido os outros grupos no momento da discussão.

Pergunte para os alunos:

  • Vocês chegaram a conclusões semelhantes?
  • Vocês repensaram alguma coisa após o feedback?

Para complementar, se houver tempo e recursos, mostre aos alunos o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2USGowR0Y7o (Acesso em 18/06/2018).

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora tanto dessa aula como na aula anterior (CIE4_08TU05) e ressalte o que eles aprenderam na aula. Você pode usar a dinâmica de pensamento “eu costumava pensar que…, Mas agora penso que…” para deixar visível o que foi aprendido nessas aulas. Para realizar essa dinâmica, divida um quadro em duas colunas com os inícios das frases “eu costumava pensar que…” e “mas agora penso que…”. Peça para que os alunos escrevam individualmente respostas para os dois inícios de frases e depois colete respostas oralmente, anotando resumidamente no quadro. A ideia é que os alunos expressem o que mudou em sua forma de pensar sobre o tema da aula.

Leia mais sobre essa dinâmica, em inglês, em http://www.pz.harvard.edu/resources/i-used-to-think-but-now-i-think (Acesso em 18/06/2018), com tradução para o português aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada após a aula CIE4_08TU05.

Se possível, programe essa aula para uma época em que a Lua esteja visível no céu durante o período da aula. A Lua está visível pela manhã em sua fase minguante e no final da tarde em sua fase crescente. A observação da Lua será feita durante a etapa “Contexto”.

Para a etapa “Mão na Massa” deste plano de aula, é sugerida a utilização do registro feito pelos alunos na aula CIE4_08TU05. Caso você opte por utilizar esse plano de aula isoladamente, há um documento complementar que poderá ser utilizado.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nessa aula, assista ao vídeo Fases da Lua, da série ABC da Astronomia, disponível em https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 03/06/2018).

Materiais necessários para a aula: Lanternas ou luminárias (uma por grupo), esferas (duas por grupo de tamanhos bastante diferentes - podem ser esferas de isopor, frutas de formato esférico, bolas, etc.), papel grande para registro de conhecimentos prévios, hipóteses e questionamentos (flip-chart, kraft ou cartolina), papel ou caderno para registro, lápis de cor ou canetas hidrocores, fita crepe ou giz (de lousa) ou post-its e equipamento para exibição de vídeo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão investigar as posições da Lua em suas diferentes fases e em que momentos do dia e da noite a Lua pode ser vista no céu dependendo de sua fase.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Se a Lua estiver visível no céu, leve os alunos para a área externa para essa etapa. Caso isso não seja possível, projete a imagem do slide ou outra da Lua visível no céu no período diurno.

Com os alunos dispostos em círculo, semicírculo ou em ‘U’, pergunte se eles já viram (ou haviam visto, no caso de estarem observando no momento) a Lua no céu durante o dia. Você pode usar outras questões como:

  • Quando a Lua está visível no céu?
  • Em que fases vemos a Lua no céu de dia e ou à noite?
  • Em qual direção está a Lua no céu quando a vemos durante o dia? E à noite?

Registre o que os alunos forem falando em um papel grande (papel kraft ou de flip chart, por exemplo) sob o título “O que sabemos?”. Se você utilizou esse quadro na aula anterior, retome o mesmo e ressalte o desenvolvimento das hipóteses devido à atividade realizada anteriormente. Esse papel deve ficar visível para a turma durante a aula, para que essas ideias prévias possam ser revisitadas à medida em que eles forem descobrindo outras coisas.

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “hoje vamos explorar modelos do Sol, da Terra e da Lua, para descobrir em quais posições esses astros devem estar para que observemos a Lua em cada uma de suas fases. Descobriremos também, com isso, em que momento do dia a Lua está visível em cada uma de suas fases”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema, levantem hipóteses e questionamentos sobre a relação entre os movimentos da Lua e as suas fases. Não se preocupe em responder às questões deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Registre as hipóteses e questionamentos em um local onde fiquem visíveis e possam ser revisitados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos. Pense nos agrupamentos para que o trabalho seja produtivo (leia sobre agrupamentos produtivos aqui). Idealmente, esses grupos seriam compostos por um número de alunos igual ou inferior ao número de grupos de trabalho, para facilitar a organização da discussão posterior. Cada grupo necessitará de uma fonte de luz (que pode ser uma lanterna, uma luminária, um projetor, etc.) e duas esferas: uma maior para representar a Terra e outra menor para representar a Lua. Essas esferas podem ser de isopor, pequenas bolas ou até mesmo frutas. Se houver globos para a representação da Terra, esses também podem ser usados

Para que os alunos assistam ao vídeo, disponibilize recursos para cada grupo. Se não for possível que cada grupo tenha seu próprio dispositivo para assistir ao vídeo, você pode projetá-lo para a turma inteira de uma vez, antes de dividir os grupos.

Explique a atividade. Você pode projetar o slide e ler com os alunos, ou apenas explicar o que será feito. Nesse momento, faça combinados com a turma sobre o tempo que será dado para essa exploração e possíveis sinais que vocês utilizarão para avisos e pedidos de diminuição de volume de voz, caso as discussões comecem a ficar muito ruidosas. Você pode projetar, caso seja possível, um temporizador com a contagem regressiva do tempo combinado, para ajudar os estudantes a gerenciarem seu tempo. Um temporizador online pode ser acessado aqui, por exemplo, mas existem outras opções para esse recurso. Caso isso não seja possível, combine com os alunos de avisá-los, por exemplo, a cada 5 minutos, quanto tempo ainda falta para o final da atividade.

Forneça para cada grupo um kit com uma fonte de luz, duas esferas e disponibilize o vídeo sobre os movimentos da Lua (https://www.youtube.com/watch?v=2cBkW63JzZw Acesso em 19/07/2018). Caso não seja possível assistir ao vídeo, disponibilize para os alunos uma transcrição de trechos do vídeo com a imagem disponível aqui ou um texto sobre os movimentos da Lua, podendo ser inclusive de um livro didático adotado pela sua escola. Preste atenção para que o texto não trate das fases da Lua, para que não dê respostas diretas para o que queremos que os alunos descubram com a atividade.

Peça também para que os alunos peguem as folhas de registro da aula anterior (CIE4_08TU05) ou forneça essas folhas, caso você as tenha guardado. Caso não tenha realizado a atividade da aula anterior com sua turma, forneça o “gabarito” da atividade anterior, disponível aqui. Nesse caso, familiarize-se com a atividade da aula CIE4_08TU05 para dirimir eventuais dúvidas dos alunos sobre a interpretação desse “gabarito”.

Reforce com os alunos o fato de que todos devem registrar individualmente seus modelos e conclusões em seus cadernos ou folhas de registro, pois isso será essencial para a discussão subsequente.

Materiais necessários: Fontes de luz (uma por grupo, podendo ser lanternas, luminárias, projetores, etc.), esferas (duas por grupo, uma maior e outra menor, podendo ser esferas de isopor, frutas, bolas, etc.), papel ou caderno para registro, lápis de cor ou canetas hidrocores, equipamento para exibição do vídeo.

Materiais complementares:

“Gabarito” da aula CIE4_08TU05

Imagem da trajetória da Lua (revolução)

Slide Plano Aula

Orientações: Monte grupos de discussão com um representante de cada grupo da investigação. Para organizar isso, você pode atribuir números a cada um dos membros de cada grupo inicial e indicar, ao final, a qual mesa devem se dirigir os alunos com cada número. É importante que cada grupo de discussão tenha um kit de investigação utilizado na atividade anterior. Vale pensar na organização desse segundo grupo previamente, de forma que os agrupamentos continuem produtivos.

Projete o slide, anote as perguntas na lousa ou imprima as perguntas para cada grupo. Explique como será a discussão: cada aluno deve apresentar, sucintamente, o modelo proposto pelo grupo para a explicação das fases da Lua, indicando também em que momento do dia a Lua, em cada fase, é visível no céu (Lua Nova - não é vísível. Lua crescente - visível à tarde e início da noite a Leste do Sol. Lua Cheia - visível à noite, pode ser vista também ao anoitecer e amanhecer. Lua minguante - visível no final da noite e manhã, a oeste do Sol). Os participantes dos outros grupo, após ouvirem atentamente, devem dar feedback sobre o que ouviram, apresentando questionamentos e ou sugestões para a melhoria do modelo. Os membros da mesa de discussão se revezam nos papéis de expositor e de ouvintes. Após as apresentações, os grupos devem discutir as questões apresentadas.

Durante esse compartilhamento, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue refletir e explicar seus modelos, fazer conexões e dar feedback aos colegas. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, fazendo questionamentos para estimular a conversa. Faça registros sobre o que observa e sobre o que falam os alunos durante a discussão.

Caso os alunos de sua turma não estejam familiarizados com o processo de dar feedbacks uns para os outros, trabalhe um pouco com eles esse tema em um momento anterior a essa aula. Você pode utilizar, como ponto de partida para esse trabalho sobre feedback, o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=hqh1MRWZjms (ative as legendas em português selecionando legendas em espanhol e a opção auto-translate para português).

Após esse tempo nos grupos de discussão, os alunos devem voltar a seus grupos originais, compartilhar os feedbacks que receberam e fazer ajustes a seus modelos caso necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para que os grupos compartilhem brevemente suas conclusões. Esse momento deve ser bem sucinto, uma vez que todos os alunos já terão ouvido os outros grupos no momento da discussão.

Pergunte para os alunos:

  • Vocês chegaram a conclusões semelhantes?
  • Vocês repensaram alguma coisa após o feedback?

Para complementar, se houver tempo e recursos, mostre aos alunos o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2USGowR0Y7o (Acesso em 18/06/2018).

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora tanto dessa aula como na aula anterior (CIE4_08TU05) e ressalte o que eles aprenderam na aula. Você pode usar a dinâmica de pensamento “eu costumava pensar que…, Mas agora penso que…” para deixar visível o que foi aprendido nessas aulas. Para realizar essa dinâmica, divida um quadro em duas colunas com os inícios das frases “eu costumava pensar que…” e “mas agora penso que…”. Peça para que os alunos escrevam individualmente respostas para os dois inícios de frases e depois colete respostas oralmente, anotando resumidamente no quadro. A ideia é que os alunos expressem o que mudou em sua forma de pensar sobre o tema da aula.

Leia mais sobre essa dinâmica, em inglês, em http://www.pz.harvard.edu/resources/i-used-to-think-but-now-i-think (Acesso em 18/06/2018), com tradução para o português aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano