12270
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O solo na construção de moradias

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre O solo na construção de moradias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Álbum de fotos virtual: Google fotos.

Contexto e questão disparadora
Marque um videochamada com a turma e apresente o contexto da aula pelo Zoom ou Google meet.

Você pode fazer uma apresentação de slides para partilhar as informações e imagens com a turma.

Estimule as crianças a pensarem nas imagens disponíveis no slide 3 e prepare-as para a “questão disparadora”, fazendo os questionamentos sugeridos no plano.

Mão na massa
Siga as orientações do slide 5 para a adaptação do “mão na massa”.

Use o momento da videochamada para explicar a montagem que os alunos devem realizar em casa. Sugira o uso dos materiais apresentados no plano, como: pedras, folhas, gravetos, argila, galhos, vegetais, palitos de picolé (neste caso, fale sobre a matéria-prima deste objeto).

Caso os materiais sugeridos sejam de difícil acesso, proponha o uso de objetos relacionados ao solo para a construção do modelo de casa.

Envie para os pais uma lista desses materiais, de modo a facilitar a execução do “mão na massa”.

Peça que as crianças façam os modelos, os fotografem e enviem para você através do meio de comunicação usual da turma (Whatsapp, e-mail ou classroom).

Sistematização
Faça uma nova videochamada com a turma e pergunte se conseguiram fazer as montagens em casa. Peça para que partilhem os experimentos e, na sequência, questione os alnuos retomando a questão disparadora e as perguntas do slide 5 para avaliar a aprendizagem.

Siga as orientações do slide 6 e, antes de finalizar a aula, projete as fotos enviadas. Peça para alguns compartilharem as impressões sobre os produtos.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa” do plano e no envio das fotos.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_10T&U05

(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas