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Plano de aula - Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

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Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, quatro vasos contendo as amostras de solo utilizadas na aula anterior, mudas de cebolinha.

Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, escreva no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Nessa aula, será feito o plantio de mudas de cebolinha em diferentes amostras de solo, para que os alunos verifiquem qual componente no solo é mais adequado para plantar. Para isso, prepare quatro vasos, contendo em cada um deles um dos tipos de amostra (solo rico em húmus, solo rico em argila, solo rico em areia, solo rico em calcário). Pode-se utilizar as mesmas amostras de solo que foram utilizadas na aula anterior para o manuseio e análise das crianças. Etiquete cada vaso com o nome do componente em que aquele solo é rico.

Prepare a muda de cebolinha para o plantio, cortando as folhas aproximadamente três dedos acima das raízes. Espere 24 horas para colocar as mudas recém plantadas para receber Sol diretamente, pois durante esse período elas passam por uma fase de adaptação ao novo solo e ambiente. A cebolinha precisa receber Sol diretamente por, pelo menos, algumas horas por dia. Ao regar, o solo não pode ficar encharcado.

Para que as crianças percebam qual o tipo de solo mais adequado para plantio, será necessário um tempo de observação e análise. Durante esse tempo, todas as amostras devem ser regadas igualmente e receber a mesma exposição ao Sol.

Para saber mais sobre o plantio da cebolinha:

http://hortaemcasa.net.br/como-plantar/como-plantar-cebolinha/

https://canalrural.uol.com.br/noticias/aprenda-plantar-cebolinha-passos-61594_1527931875571/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e converse com os alunos, questionando sobre o que eles acham que a aula vai tratar. Pergunte qual relação acham que existe entre solo e plantio. Ouça as hipóteses das crianças, acolhendo todas as possibilidades, sem dizer se estão certas ou erradas. Aproveite para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Peça para que as crianças observem a imagem. Leia com elas o texto e estimule que pensem sobre o que está retratado aqui, perguntando:

  • De onde a planta retira os nutrientes de que precisa?
  • E a água?
  • Será que essa plantinha viveria se não recebesse a luz do sol?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Abra a discussão e deixe que os alunos compartilhem suas opiniões e levantem hipóteses sobre como deve ser o solo adequado para o plantio. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações: Prepare quatro estações de trabalho contendo, em cada uma, um vaso com um dos tipos de solo e uma muda de cebolinha, previamente preparada, como indicado no primeiro slide. Divida a turma em quatro grupos e peça que cada um dos grupos se organize em uma estação de trabalho. Peça para que as crianças observem o solo que está no vaso da sua estação de trabalho. Faça um rodízio entre os grupos até que todas as crianças tenham observado os quatro tipos de solo.

Instigue as crianças a pensarem sobre o trabalho que irão realizar, fazendo perguntas como:

  • Observando as características desse quatro tipos de solo, em qual deles vocês acham que uma plantinha se desenvolveria melhor?
  • Por que vocês acham isso?
  • Quais características dos solos vocês observaram que fizeram vocês terem essa escolha?

Agora, peça para que cada grupo plante no vaso a muda de cebolinha.

Oriente as crianças afirmando que agora, por um mês, elas analisarão o desenvolvimento das plantas que estão em cada um dos solos, sempre regando e expondo ao Sol igualmente todas as amostras. Faça uma escala de trabalho para que, em cada dia da semana, um grupo de crianças seja responsável por regar e expor as plantas ao Sol.

Imprima a tabela de acompanhamento do desenvolvimento da planta para que as crianças preencham toda vez que cuidarem da plantinha. Essa tabela pode ficar presa a uma prancheta na sala de aula, para que, a cada dia, o grupo responsável pelo acompanhamento da planta preencha a tabela.

Antes de iniciar esse trabalho de análise e acompanhamento do desenvolvimento da planta, mostre e explique como as crianças devem regar os solos, como deve ser feita a medida da planta e o que elas devem observar quando fizerem o acompanhamento. Explique o que são e como devem ser observados e preenchidos todos os ítens da tabela.

Essa parte da aula pode ser realizada em um ambiente externo, como uma horta, se isso for possível.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Terminado o período de acompanhamento do desenvolvimento das plantas, coloque todos os vasos alinhados e peça que as crianças os observem. Peça que analisem o que aconteceu com cada uma das plantas.

Divida a turma em grupos de quatro crianças e peça para que elas conversem sobre o que aconteceu, analisem a tabela preenchida durante o período de acompanhamento e registrem tudo o que puderam observar. Entre os pontos analisados, deve conter: como se desenvolveu cada planta, quais os aspectos delas, qual parece estar mais saudável, etc. Peça para que todos terminem suas anotações, concluindo o que acreditam que o solo precisa ter para tornar o plantio mais adequado.

Peça para que os grupos compartilhem com a turma suas observações e conclusões.

As conclusões da turma podem ser transformadas em um texto coletivo que, posteriormente, pode ser copiado no caderno ou transformado em um cartaz, que servirá como material de consulta. Pode ser feito pelas crianças também um desenho de como ficaram as plantinhas, para ilustrar esse material.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Finalize a aula utilizando as observações e análises da turma para concluir que o solo rico em húmus é o mais adequado para o plantio.

Projete o slide e leia o texto, comentando pontos importantes e retomando as características dos quatro tipos de solo estudados na aula anterior. Peça que os alunos registrem os conceitos principais.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, quatro vasos contendo as amostras de solo utilizadas na aula anterior, mudas de cebolinha.

Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, escreva no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Nessa aula, será feito o plantio de mudas de cebolinha em diferentes amostras de solo, para que os alunos verifiquem qual componente no solo é mais adequado para plantar. Para isso, prepare quatro vasos, contendo em cada um deles um dos tipos de amostra (solo rico em húmus, solo rico em argila, solo rico em areia, solo rico em calcário). Pode-se utilizar as mesmas amostras de solo que foram utilizadas na aula anterior para o manuseio e análise das crianças. Etiquete cada vaso com o nome do componente em que aquele solo é rico.

Prepare a muda de cebolinha para o plantio, cortando as folhas aproximadamente três dedos acima das raízes. Espere 24 horas para colocar as mudas recém plantadas para receber Sol diretamente, pois durante esse período elas passam por uma fase de adaptação ao novo solo e ambiente. A cebolinha precisa receber Sol diretamente por, pelo menos, algumas horas por dia. Ao regar, o solo não pode ficar encharcado.

Para que as crianças percebam qual o tipo de solo mais adequado para plantio, será necessário um tempo de observação e análise. Durante esse tempo, todas as amostras devem ser regadas igualmente e receber a mesma exposição ao Sol.

Para saber mais sobre o plantio da cebolinha:

http://hortaemcasa.net.br/como-plantar/como-plantar-cebolinha/

https://canalrural.uol.com.br/noticias/aprenda-plantar-cebolinha-passos-61594_1527931875571/

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e converse com os alunos, questionando sobre o que eles acham que a aula vai tratar. Pergunte qual relação acham que existe entre solo e plantio. Ouça as hipóteses das crianças, acolhendo todas as possibilidades, sem dizer se estão certas ou erradas. Aproveite para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Peça para que as crianças observem a imagem. Leia com elas o texto e estimule que pensem sobre o que está retratado aqui, perguntando:

  • De onde a planta retira os nutrientes de que precisa?
  • E a água?
  • Será que essa plantinha viveria se não recebesse a luz do sol?

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Abra a discussão e deixe que os alunos compartilhem suas opiniões e levantem hipóteses sobre como deve ser o solo adequado para o plantio. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações: Prepare quatro estações de trabalho contendo, em cada uma, um vaso com um dos tipos de solo e uma muda de cebolinha, previamente preparada, como indicado no primeiro slide. Divida a turma em quatro grupos e peça que cada um dos grupos se organize em uma estação de trabalho. Peça para que as crianças observem o solo que está no vaso da sua estação de trabalho. Faça um rodízio entre os grupos até que todas as crianças tenham observado os quatro tipos de solo.

Instigue as crianças a pensarem sobre o trabalho que irão realizar, fazendo perguntas como:

  • Observando as características desse quatro tipos de solo, em qual deles vocês acham que uma plantinha se desenvolveria melhor?
  • Por que vocês acham isso?
  • Quais características dos solos vocês observaram que fizeram vocês terem essa escolha?

Agora, peça para que cada grupo plante no vaso a muda de cebolinha.

Oriente as crianças afirmando que agora, por um mês, elas analisarão o desenvolvimento das plantas que estão em cada um dos solos, sempre regando e expondo ao Sol igualmente todas as amostras. Faça uma escala de trabalho para que, em cada dia da semana, um grupo de crianças seja responsável por regar e expor as plantas ao Sol.

Imprima a tabela de acompanhamento do desenvolvimento da planta para que as crianças preencham toda vez que cuidarem da plantinha. Essa tabela pode ficar presa a uma prancheta na sala de aula, para que, a cada dia, o grupo responsável pelo acompanhamento da planta preencha a tabela.

Antes de iniciar esse trabalho de análise e acompanhamento do desenvolvimento da planta, mostre e explique como as crianças devem regar os solos, como deve ser feita a medida da planta e o que elas devem observar quando fizerem o acompanhamento. Explique o que são e como devem ser observados e preenchidos todos os ítens da tabela.

Essa parte da aula pode ser realizada em um ambiente externo, como uma horta, se isso for possível.

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Tempo sugerido:

Orientações: Terminado o período de acompanhamento do desenvolvimento das plantas, coloque todos os vasos alinhados e peça que as crianças os observem. Peça que analisem o que aconteceu com cada uma das plantas.

Divida a turma em grupos de quatro crianças e peça para que elas conversem sobre o que aconteceu, analisem a tabela preenchida durante o período de acompanhamento e registrem tudo o que puderam observar. Entre os pontos analisados, deve conter: como se desenvolveu cada planta, quais os aspectos delas, qual parece estar mais saudável, etc. Peça para que todos terminem suas anotações, concluindo o que acreditam que o solo precisa ter para tornar o plantio mais adequado.

Peça para que os grupos compartilhem com a turma suas observações e conclusões.

As conclusões da turma podem ser transformadas em um texto coletivo que, posteriormente, pode ser copiado no caderno ou transformado em um cartaz, que servirá como material de consulta. Pode ser feito pelas crianças também um desenho de como ficaram as plantinhas, para ilustrar esse material.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Finalize a aula utilizando as observações e análises da turma para concluir que o solo rico em húmus é o mais adequado para o plantio.

Projete o slide e leia o texto, comentando pontos importantes e retomando as características dos quatro tipos de solo estudados na aula anterior. Peça que os alunos registrem os conceitos principais.

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