12056
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Classificação dos animais

Plano de Aula de ciências com atividades para 3º ano do EF sobre classificação dos animais

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula trabalhará com a identificação de características presentes em diferentes animais através de um jogo de cartas, onde os alunos serão estimulados a reconhecer diferentes características e relacioná-las a animais específicos. Essa atividade dará subsídios para que os alunos consigam no final desta proposta criar diferentes grupos de classificação de animais conhecidos por eles.

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas e tesoura.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula com os alunos e comente que eles irão realizar uma atividade que envolve um jogo, chamado jogo das características. Nesse jogo eles deverão identificar e associar características à diferentes animais.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles já visitaram um zoológico, escute as respostas e depois solicite que pensem e produzam uma lista de dez animais diferentes que podem ser encontrados em um zoológico. Com as listas produzidas, escreva no quadro todos os nomes lembrados pelos alunos e fale que vocês irão utilizar essa lista no final da aula para criar diferentes grupos de classificação pensando nas características presentes nesses animais. Se achar interessante, você pode reproduzir o vídeo Unesp Notícias - Saiba como são alimentados os animais do Zoo de Bauru, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3qPB2p2oD54. Neste vídeo os alunos poderão conhecer um pouquinho melhor sobre como funciona a rotina de alimentação dos animais em um zoológico. Para saber mais, acesse: http://reporterunesp.jor.br/2015/08/05/os-35-anos-de-historia-do-zoo-bauru/. Após esse momento, proponha a questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão deste slide e pergunte aos alunos se eles sabem classificar os animais lembrados anteriormente segundo as características que possuem. Você pode pedir sugestões de classificação aos alunos e ir anotando no quadro. Logo após, explique que para conhecer melhor como os animais são classificados, é importante o reconhecimento das características apresentadas pelos diferentes seres e que, para praticar esse reconhecimento, eles participarão de um jogo chamado o jogo das caracteríticas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: A proposta do Mão na Massa está organizada em 2 slides. O primeiro, que é destinado ao jogo, deve durar cerca de 20 minutos, e o segundo é uma tabulação de dados, este deve durar aproximadamente 5 minutos. Separe os alunos em grupos com 6 participantes, entregue para cada grupo uma cópia da atividade disponível no material complementar (nesse documento estão as regras e as cartas), leia junto com os alunos as regras e cada uma das informações contidas nas cartas. Solicite que recortem as cartas e depois as separem segundo as regras, “monte” dos animais e “monte” das características. Se achar necessário, simule uma rodada explicativa com os alunos. Combine um tempo máximo para o desenvolvimento dessa atividade, caso eles terminem a primeira rodada antes de terminar o tempo estipulado, podem jogar novamente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para sistematizar as informações presentes no jogo, projete ou reproduza no quadro essa tabela de classificação, nela há critérios que podem ser utilizados para classificar os animais segundo as características que foram trabalhadas no jogo. Preencha a tabela com a ajuda dos alunos, marcando um X na informação correta. No item “revestimento do corpo”, escreva como é o revestimento: pelos, penas, exoesqueleto ou carapaça. Após a tabulação de dados, faça o seguinte questionamento aos alunos: “Observando essas características, como é possível classificar os animais do jogo?”, “Quais são os critérios utilizados para classificá-los?”. Espera-se que os alunos consigam reconhecer que o tipo de alimentação, o tipo de reprodução, ter ou não cuidado parental e o revestimento do corpo, são critérios que podem ser utilizados para classificar os animais. Anote as sugestões propostas pelos alunos no quadro.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a leitura sobre a importância de se utilizar um sistema de classificação para organizar melhor o estudo dos animais. Depois, enfatize os termos relacionados a classificação quanto a alimentação e a reprodução. Para concluir, proponha aos alunos que utilizem a lista de animais que foi elaborada no momento da contextualização para produzir diferentes grupos de classificação. Peça que utilizem os critérios citados no jogo (carnívoros, herbívoros, onívoros, ovíparos, vivíparos, cuidar dos filhotes ou não, possuir pelos, penas, carapaça e exoesqueleto) e outros lembrados por eles.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula trabalhará com a identificação de características presentes em diferentes animais através de um jogo de cartas, onde os alunos serão estimulados a reconhecer diferentes características e relacioná-las a animais específicos. Essa atividade dará subsídios para que os alunos consigam no final desta proposta criar diferentes grupos de classificação de animais conhecidos por eles.

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas e tesoura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula com os alunos e comente que eles irão realizar uma atividade que envolve um jogo, chamado jogo das características. Nesse jogo eles deverão identificar e associar características à diferentes animais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles já visitaram um zoológico, escute as respostas e depois solicite que pensem e produzam uma lista de dez animais diferentes que podem ser encontrados em um zoológico. Com as listas produzidas, escreva no quadro todos os nomes lembrados pelos alunos e fale que vocês irão utilizar essa lista no final da aula para criar diferentes grupos de classificação pensando nas características presentes nesses animais. Se achar interessante, você pode reproduzir o vídeo Unesp Notícias - Saiba como são alimentados os animais do Zoo de Bauru, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3qPB2p2oD54. Neste vídeo os alunos poderão conhecer um pouquinho melhor sobre como funciona a rotina de alimentação dos animais em um zoológico. Para saber mais, acesse: http://reporterunesp.jor.br/2015/08/05/os-35-anos-de-historia-do-zoo-bauru/. Após esse momento, proponha a questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão deste slide e pergunte aos alunos se eles sabem classificar os animais lembrados anteriormente segundo as características que possuem. Você pode pedir sugestões de classificação aos alunos e ir anotando no quadro. Logo após, explique que para conhecer melhor como os animais são classificados, é importante o reconhecimento das características apresentadas pelos diferentes seres e que, para praticar esse reconhecimento, eles participarão de um jogo chamado o jogo das caracteríticas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: A proposta do Mão na Massa está organizada em 2 slides. O primeiro, que é destinado ao jogo, deve durar cerca de 20 minutos, e o segundo é uma tabulação de dados, este deve durar aproximadamente 5 minutos. Separe os alunos em grupos com 6 participantes, entregue para cada grupo uma cópia da atividade disponível no material complementar (nesse documento estão as regras e as cartas), leia junto com os alunos as regras e cada uma das informações contidas nas cartas. Solicite que recortem as cartas e depois as separem segundo as regras, “monte” dos animais e “monte” das características. Se achar necessário, simule uma rodada explicativa com os alunos. Combine um tempo máximo para o desenvolvimento dessa atividade, caso eles terminem a primeira rodada antes de terminar o tempo estipulado, podem jogar novamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para sistematizar as informações presentes no jogo, projete ou reproduza no quadro essa tabela de classificação, nela há critérios que podem ser utilizados para classificar os animais segundo as características que foram trabalhadas no jogo. Preencha a tabela com a ajuda dos alunos, marcando um X na informação correta. No item “revestimento do corpo”, escreva como é o revestimento: pelos, penas, exoesqueleto ou carapaça. Após a tabulação de dados, faça o seguinte questionamento aos alunos: “Observando essas características, como é possível classificar os animais do jogo?”, “Quais são os critérios utilizados para classificá-los?”. Espera-se que os alunos consigam reconhecer que o tipo de alimentação, o tipo de reprodução, ter ou não cuidado parental e o revestimento do corpo, são critérios que podem ser utilizados para classificar os animais. Anote as sugestões propostas pelos alunos no quadro.

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a leitura sobre a importância de se utilizar um sistema de classificação para organizar melhor o estudo dos animais. Depois, enfatize os termos relacionados a classificação quanto a alimentação e a reprodução. Para concluir, proponha aos alunos que utilizem a lista de animais que foi elaborada no momento da contextualização para produzir diferentes grupos de classificação. Peça que utilizem os critérios citados no jogo (carnívoros, herbívoros, onívoros, ovíparos, vivíparos, cuidar dos filhotes ou não, possuir pelos, penas, carapaça e exoesqueleto) e outros lembrados por eles.

Slide Plano Aula
  • Materiais complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa - Como os animais são?


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Critérios para classificar objetos

AULA 02

Os animais e suas características

AULA 04

Investigando um ambiente

AULA 05

Para o que serve o esqueleto?

AULA 06

Quem são os artrópodes?

AULA 07

Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

AULA 08

Os vertebrados e as suas adaptações

AULA 09

Como eram os seres do passado?

AULA 10

As características dos animais mamíferos

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano :

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Critérios para classificar objetos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As características dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os animais e suas características

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo “A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Pata aqui, pata acolá: como os animais se locomovem

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Quem são os artrópodes?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo É hora de comer: como se alimentam os animais?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Como é coberto o corpo dos animais?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As formas de reprodução dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Como eram os seres do passado?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Etapas da Vida

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O ciclo de vida e a metamorfose

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os vertebrados e as suas adaptações

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As características dos animais mamíferos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os tipos de ovos dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O tempo de gestação dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As etapas do desenvolvimento humano

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Formas de respiração dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo De quem é esse filhote? Quais formas os animais assumem ao se desenvolver

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fatores que atrapalham a propagação do som

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

O som em diferentes materiais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Meios de Propagação

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Conceituando poluição

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição Sonora

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Critérios para classificar objetos

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na agricultura e na pecuária

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Feixe de luz

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os animais e suas características

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Do que é formado o solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Refração da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição sonora e saúde

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

“A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Materiais extraídos do solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na construção de moradias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI06 da BNCC

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Critérios para classificar objetos

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais aquáticos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os animais e suas características

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Quem são os artrópodes?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como eram os seres do passado?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vertebrados e as suas adaptações

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais mamíferos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann