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Plano de aula - Classificação dos animais

Plano de Aula de ciências com atividades para 3º ano do EF sobre classificação dos animais

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula trabalhará com a identificação de características presentes em diferentes animais através de um jogo de cartas, onde os alunos serão estimulados a reconhecer diferentes características e relacioná-las a animais específicos. Essa atividade dará subsídios para que os alunos consigam no final desta proposta criar diferentes grupos de classificação de animais conhecidos por eles.

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas e tesoura.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula com os alunos e comente que eles irão realizar uma atividade que envolve um jogo, chamado jogo das características. Nesse jogo eles deverão identificar e associar características à diferentes animais.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles já visitaram um zoológico, escute as respostas e depois solicite que pensem e produzam uma lista de dez animais diferentes que podem ser encontrados em um zoológico. Com as listas produzidas, escreva no quadro todos os nomes lembrados pelos alunos e fale que vocês irão utilizar essa lista no final da aula para criar diferentes grupos de classificação pensando nas características presentes nesses animais. Se achar interessante, você pode reproduzir o vídeo Unesp Notícias - Saiba como são alimentados os animais do Zoo de Bauru, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3qPB2p2oD54. Neste vídeo os alunos poderão conhecer um pouquinho melhor sobre como funciona a rotina de alimentação dos animais em um zoológico. Para saber mais, acesse: http://reporterunesp.jor.br/2015/08/05/os-35-anos-de-historia-do-zoo-bauru/. Após esse momento, proponha a questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão deste slide e pergunte aos alunos se eles sabem classificar os animais lembrados anteriormente segundo as características que possuem. Você pode pedir sugestões de classificação aos alunos e ir anotando no quadro. Logo após, explique que para conhecer melhor como os animais são classificados, é importante o reconhecimento das características apresentadas pelos diferentes seres e que, para praticar esse reconhecimento, eles participarão de um jogo chamado o jogo das caracteríticas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: A proposta do Mão na Massa está organizada em 2 slides. O primeiro, que é destinado ao jogo, deve durar cerca de 20 minutos, e o segundo é uma tabulação de dados, este deve durar aproximadamente 5 minutos. Separe os alunos em grupos com 6 participantes, entregue para cada grupo uma cópia da atividade disponível no material complementar (nesse documento estão as regras e as cartas), leia junto com os alunos as regras e cada uma das informações contidas nas cartas. Solicite que recortem as cartas e depois as separem segundo as regras, “monte” dos animais e “monte” das características. Se achar necessário, simule uma rodada explicativa com os alunos. Combine um tempo máximo para o desenvolvimento dessa atividade, caso eles terminem a primeira rodada antes de terminar o tempo estipulado, podem jogar novamente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para sistematizar as informações presentes no jogo, projete ou reproduza no quadro essa tabela de classificação, nela há critérios que podem ser utilizados para classificar os animais segundo as características que foram trabalhadas no jogo. Preencha a tabela com a ajuda dos alunos, marcando um X na informação correta. No item “revestimento do corpo”, escreva como é o revestimento: pelos, penas, exoesqueleto ou carapaça. Após a tabulação de dados, faça o seguinte questionamento aos alunos: “Observando essas características, como é possível classificar os animais do jogo?”, “Quais são os critérios utilizados para classificá-los?”. Espera-se que os alunos consigam reconhecer que o tipo de alimentação, o tipo de reprodução, ter ou não cuidado parental e o revestimento do corpo, são critérios que podem ser utilizados para classificar os animais. Anote as sugestões propostas pelos alunos no quadro.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a leitura sobre a importância de se utilizar um sistema de classificação para organizar melhor o estudo dos animais. Depois, enfatize os termos relacionados a classificação quanto a alimentação e a reprodução. Para concluir, proponha aos alunos que utilizem a lista de animais que foi elaborada no momento da contextualização para produzir diferentes grupos de classificação. Peça que utilizem os critérios citados no jogo (carnívoros, herbívoros, onívoros, ovíparos, vivíparos, cuidar dos filhotes ou não, possuir pelos, penas, carapaça e exoesqueleto) e outros lembrados por eles.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula trabalhará com a identificação de características presentes em diferentes animais através de um jogo de cartas, onde os alunos serão estimulados a reconhecer diferentes características e relacioná-las a animais específicos. Essa atividade dará subsídios para que os alunos consigam no final desta proposta criar diferentes grupos de classificação de animais conhecidos por eles.

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas e tesoura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula com os alunos e comente que eles irão realizar uma atividade que envolve um jogo, chamado jogo das características. Nesse jogo eles deverão identificar e associar características à diferentes animais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles já visitaram um zoológico, escute as respostas e depois solicite que pensem e produzam uma lista de dez animais diferentes que podem ser encontrados em um zoológico. Com as listas produzidas, escreva no quadro todos os nomes lembrados pelos alunos e fale que vocês irão utilizar essa lista no final da aula para criar diferentes grupos de classificação pensando nas características presentes nesses animais. Se achar interessante, você pode reproduzir o vídeo Unesp Notícias - Saiba como são alimentados os animais do Zoo de Bauru, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3qPB2p2oD54. Neste vídeo os alunos poderão conhecer um pouquinho melhor sobre como funciona a rotina de alimentação dos animais em um zoológico. Para saber mais, acesse: http://reporterunesp.jor.br/2015/08/05/os-35-anos-de-historia-do-zoo-bauru/. Após esse momento, proponha a questão disparadora.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão deste slide e pergunte aos alunos se eles sabem classificar os animais lembrados anteriormente segundo as características que possuem. Você pode pedir sugestões de classificação aos alunos e ir anotando no quadro. Logo após, explique que para conhecer melhor como os animais são classificados, é importante o reconhecimento das características apresentadas pelos diferentes seres e que, para praticar esse reconhecimento, eles participarão de um jogo chamado o jogo das caracteríticas.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: A proposta do Mão na Massa está organizada em 2 slides. O primeiro, que é destinado ao jogo, deve durar cerca de 20 minutos, e o segundo é uma tabulação de dados, este deve durar aproximadamente 5 minutos. Separe os alunos em grupos com 6 participantes, entregue para cada grupo uma cópia da atividade disponível no material complementar (nesse documento estão as regras e as cartas), leia junto com os alunos as regras e cada uma das informações contidas nas cartas. Solicite que recortem as cartas e depois as separem segundo as regras, “monte” dos animais e “monte” das características. Se achar necessário, simule uma rodada explicativa com os alunos. Combine um tempo máximo para o desenvolvimento dessa atividade, caso eles terminem a primeira rodada antes de terminar o tempo estipulado, podem jogar novamente.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para sistematizar as informações presentes no jogo, projete ou reproduza no quadro essa tabela de classificação, nela há critérios que podem ser utilizados para classificar os animais segundo as características que foram trabalhadas no jogo. Preencha a tabela com a ajuda dos alunos, marcando um X na informação correta. No item “revestimento do corpo”, escreva como é o revestimento: pelos, penas, exoesqueleto ou carapaça. Após a tabulação de dados, faça o seguinte questionamento aos alunos: “Observando essas características, como é possível classificar os animais do jogo?”, “Quais são os critérios utilizados para classificá-los?”. Espera-se que os alunos consigam reconhecer que o tipo de alimentação, o tipo de reprodução, ter ou não cuidado parental e o revestimento do corpo, são critérios que podem ser utilizados para classificar os animais. Anote as sugestões propostas pelos alunos no quadro.

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a leitura sobre a importância de se utilizar um sistema de classificação para organizar melhor o estudo dos animais. Depois, enfatize os termos relacionados a classificação quanto a alimentação e a reprodução. Para concluir, proponha aos alunos que utilizem a lista de animais que foi elaborada no momento da contextualização para produzir diferentes grupos de classificação. Peça que utilizem os critérios citados no jogo (carnívoros, herbívoros, onívoros, ovíparos, vivíparos, cuidar dos filhotes ou não, possuir pelos, penas, carapaça e exoesqueleto) e outros lembrados por eles.

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