11936
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Poluição Sonora

Plano de Aula de Ciências com atividades para 3º Ano do EF sobre Poluição Sonora.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências presentes na BNCC. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Computador e projetor ou imagem impressa; aparelho de som.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre poluição sonora e seus impactos na saúde de pessoas e animais. Aproveite esse momento e faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, questionando se já ouviram algo sobre o tema.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos os primeiros 40 segundos do vídeo “Pica-Pau - Pirata do Barulho” (você pode acessá-lo através do link: https://www.youtube.com/watch?v=yyEBy_ezP-I). Em seguida, faça questionamentos com o intuito de introduzir o assunto a ser explorado na aula: “Por que o Pica-Pau estava irritado? Você conseguiria dormir tranquilo ao som de uma música bem alta? Por quê?”. Questionamentos como esses podem auxiliar os alunos a pensarem sobre poluição sonora e inferirem sobre o tema a ser explorado na aula. Caso não seja possível exibir o vídeo aos alunos, apresente uma imagem que retrate a poluição sonora. Acesse aqui e veja um exemplo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre como a poluição sonora pode afetar a vida cotidiana. Não se preocupe em corrigir as respostas deles neste momento, mas sim em estimulá-los a pensar sobre o tema. Veja os impactos da poluição sonora na natureza, clicando aqui.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize os alunos em círculo ou em uma fila, um ao lado do outro. Realize a brincadeira “telefone sem fio” em três rodadas. Certifique-se de que os alunos compreenderam as regras da brincadeira antes de começar. Questione: “Alguém já brincou de telefone sem fio? Qual é o objetivo da brincadeira? Vamos fazer três rodadas dessa brincadeira, porém com algumas modificações, vamos ver em qual delas a brincadeira é mais desafiadora?”

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Na primeira rodada, a brincadeira deve ser realizada em ambiente silencioso. Ressalte aos alunos que eles devem se manter em silêncio. Na segunda rodada, coloque uma música em volume baixo ou médio. A intenção é que os alunos percebam a música, mas que o volume não chegue a atrapalhar a realização da brincadeira, e que eles consigam ouvir a palavra dita em seus ouvidos sem dificuldades. Na terceira rodada, coloque a música em volume alto, de forma que as crianças tenham dificuldades para ouvir a palavra dita. O intuito é que os alunos percebam que sons altos e em excesso podem atrapalhar algumas atividades diárias e causar irritação, além de perceberem qual o ambiente adequado, em termos de som, para a realização de determinadas atividades. Ao final de cada rodada, questione: “Vocês conseguiram ouvir bem a palavra dita em seu ouvido? Foi mais difícil ouvir ou compreender a palavra dita? Por quê?”.

Na brincadeira, nem sempre a palavra falada inicialmente irá chegar ao final da mesma forma, essa é a intenção e a ludicidade envolvida. Nessa atividade, mesmo que isso aconteça, não será um problema, pois o objetivo aqui envolvido é que as crianças percebam a interferência externa (neste caso, a música) na realização da brincadeira, que tenham dificuldades em ouvir o que é dito em seu ouvido conforme o volume da música.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Proponha uma roda de conversa e explore as questões apresentadas no slide para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Ao final da conversa, questione: “Alguém já vivenciou uma situação na qual o “barulho” tenha atrapalhado a realização de alguma atividade? Vocês já ouviram falar na “Lei do Silêncio”? Sons altos podem atrapalhar o nosso sono? Por quê?”. Os questionamentos são importantes para que os alunos reflitam sobre suas hipóteses e as justifiquem, contribuindo para a sistematização do conceito explorado nesta aula (poluição sonora). Espera-se que os grupos façam apontamentos sobre a interferência da poluição sonora na realização das atividades cotidianas e os ambientes adequados em termos de som. Caso isso não ocorra, retome o vídeo (ou imagem) apresentada inicialmente no contexto e peça para que observem o que poderia ter influenciado a realização da brincadeira.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Explique que a poluição sonora pode causar diversos prejuízos à saúde humana e dos animais, e a importância de manter hábitos saudáveis e ambientes adequados em termos de som. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

Para conhecer mais sobre o tema e aprofundar seus conhecimentos, acesse um artigo sobre poluição sonora clicando aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências presentes na BNCC. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Computador e projetor ou imagem impressa; aparelho de som.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre poluição sonora e seus impactos na saúde de pessoas e animais. Aproveite esse momento e faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, questionando se já ouviram algo sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos os primeiros 40 segundos do vídeo “Pica-Pau - Pirata do Barulho” (você pode acessá-lo através do link: https://www.youtube.com/watch?v=yyEBy_ezP-I). Em seguida, faça questionamentos com o intuito de introduzir o assunto a ser explorado na aula: “Por que o Pica-Pau estava irritado? Você conseguiria dormir tranquilo ao som de uma música bem alta? Por quê?”. Questionamentos como esses podem auxiliar os alunos a pensarem sobre poluição sonora e inferirem sobre o tema a ser explorado na aula. Caso não seja possível exibir o vídeo aos alunos, apresente uma imagem que retrate a poluição sonora. Acesse aqui e veja um exemplo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre como a poluição sonora pode afetar a vida cotidiana. Não se preocupe em corrigir as respostas deles neste momento, mas sim em estimulá-los a pensar sobre o tema. Veja os impactos da poluição sonora na natureza, clicando aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize os alunos em círculo ou em uma fila, um ao lado do outro. Realize a brincadeira “telefone sem fio” em três rodadas. Certifique-se de que os alunos compreenderam as regras da brincadeira antes de começar. Questione: “Alguém já brincou de telefone sem fio? Qual é o objetivo da brincadeira? Vamos fazer três rodadas dessa brincadeira, porém com algumas modificações, vamos ver em qual delas a brincadeira é mais desafiadora?”

Slide Plano Aula

Orientações: Na primeira rodada, a brincadeira deve ser realizada em ambiente silencioso. Ressalte aos alunos que eles devem se manter em silêncio. Na segunda rodada, coloque uma música em volume baixo ou médio. A intenção é que os alunos percebam a música, mas que o volume não chegue a atrapalhar a realização da brincadeira, e que eles consigam ouvir a palavra dita em seus ouvidos sem dificuldades. Na terceira rodada, coloque a música em volume alto, de forma que as crianças tenham dificuldades para ouvir a palavra dita. O intuito é que os alunos percebam que sons altos e em excesso podem atrapalhar algumas atividades diárias e causar irritação, além de perceberem qual o ambiente adequado, em termos de som, para a realização de determinadas atividades. Ao final de cada rodada, questione: “Vocês conseguiram ouvir bem a palavra dita em seu ouvido? Foi mais difícil ouvir ou compreender a palavra dita? Por quê?”.

Na brincadeira, nem sempre a palavra falada inicialmente irá chegar ao final da mesma forma, essa é a intenção e a ludicidade envolvida. Nessa atividade, mesmo que isso aconteça, não será um problema, pois o objetivo aqui envolvido é que as crianças percebam a interferência externa (neste caso, a música) na realização da brincadeira, que tenham dificuldades em ouvir o que é dito em seu ouvido conforme o volume da música.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Proponha uma roda de conversa e explore as questões apresentadas no slide para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Ao final da conversa, questione: “Alguém já vivenciou uma situação na qual o “barulho” tenha atrapalhado a realização de alguma atividade? Vocês já ouviram falar na “Lei do Silêncio”? Sons altos podem atrapalhar o nosso sono? Por quê?”. Os questionamentos são importantes para que os alunos reflitam sobre suas hipóteses e as justifiquem, contribuindo para a sistematização do conceito explorado nesta aula (poluição sonora). Espera-se que os grupos façam apontamentos sobre a interferência da poluição sonora na realização das atividades cotidianas e os ambientes adequados em termos de som. Caso isso não ocorra, retome o vídeo (ou imagem) apresentada inicialmente no contexto e peça para que observem o que poderia ter influenciado a realização da brincadeira.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Explique que a poluição sonora pode causar diversos prejuízos à saúde humana e dos animais, e a importância de manter hábitos saudáveis e ambientes adequados em termos de som. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

Para conhecer mais sobre o tema e aprofundar seus conhecimentos, acesse um artigo sobre poluição sonora clicando aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano